01.07.2020 às 07:51h - atualizado em 01.07.2020 às 09:26h - Meio Ambiente

Farmacêutica orienta sobre destinação correta de medicamentos vencidos ou sem uso

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Farmacêutica orienta sobre destinação correta de medicamentos vencidos ou sem uso

Conforme a farmacêutica da unidade de Saúde de Descanso, Maraisa Arpini, a orientação do descarte correto é importante principalmente neste momento em função do tornado que há cerca de três semanas causou diversos estragos no município, e que também causou muito lixo, e entre os materiais estão medicamentos.

A farmacêutica comenta que remédios vencidos ou que não serão mais utilizados devem ser trazidos até a unidade de saúde, para o descarte correto com a empresa responsável. Medicamentos líquidos ou comprimidos são destinados para incineração. Já os medicamentos injetáveis, perfurocortantes e contaminantes vão para a Descarpack.

Maraisa cita que por serem químicos, medicamentos descartados de forma irregular na pia, no vaso ou no lixo comum, contaminam o meio ambiente, inclusive o solo, e a água que consumimos.

A profissional explica porque as farmácias não podem mais fracionar as cartelas de medicamentos.

Maraisa Arpini comenta que o corte das cartelas só pode ser feito, caso a farmácia disponibilize uma sala específica para isso.

A farmacêutica ressalta que o fracionamento também só pode ocorrer se for possível colocar em cada cartela cortada o lote e a validade do remédio. Ela diz que normalmente estas informações estão em somente uma parte da embalagem, e se ela for fracionada, o paciente não terá os dados do vencimento.

Por isso as cartelas são entregues inteiras, e em caso de sobras, o paciente é orientado a fazer a devolução.

A farmacêutica da unidade de Saúde de Descanso lembra que as pessoas não devem armazenar em casa antibióticos para usar caso a doença volte, pois se isso ocorrer, nova avaliação médica deve ser feita para receitar o medicamento indicado.

Foto(s): VISA Descanso

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.