01.07.2020 às 10:46h - atualizado em 01.07.2020 às 12:16h - Chuvas

CICLONE: Celesc registra o maior dano da história na rede elétrica estadual

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

CICLONE: Celesc registra o maior dano da história na rede elétrica estadual
Divulgação

A passagem do ciclone deixou um rastro de destruição em praticamente todas as regiões do estado, com ventos que ultrapassaram os 100km/h. Árvores, postes e placas caíram sobre a rede elétrica e provocaram problemas graves na distribuição de energia. Embora a Celesc estivesse preparada para a passagem do Ciclone com equipes de sobreaviso, os danos foram muito significativos.

Na noite desta terça-feira, 30, cerca de 1,5 milhão de unidades consumidoras (UCs) ficaram sem energia elétrica. Às 9h20 desta quarta-feira, 01 de julho, cerca de 750 mil UCs continuam sem energia, número que pode oscilar, pois com o rompimento do cabo de fibra ótica da Oi, o sistema de telecomunicação da empresa foi atingido diretamente, bem como de outras distribuidoras que atendem o Sul do país. Por isso, não foi possível identificar os locais com defeito na rede de distribuição. A única forma de comunicação dos consumidores é através do aplicativo Celesc.

Neste momento, 300 equipes trabalham para recuperar o sistema, com cerca de 1300 pessoas, mas o trabalho exige retirada de material pesado das redes e a previsão é que seja estendido por alguns dias em determinadas localidades. A Celesc está trabalhando para recompor 75% a 80% do sistema até o final desta quarta-feira. No interior o tempo de recomposição pode ser de dois a três dias.

A orientação é para que as pessoas fiquem em casa e não se aproximem de locais próximos à rede elétrica para evitar acidentes.

Fonte: CELESC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.