01.06.2024 às 09:08h - atualizado em 01.06.2024 às 09:51h - Geral
O município de Iporã do Oeste comemora neste sábado,01, 35 anos de emancipação político-administrativa. A população de Iporã do Oeste tem forte vocação agrícola, dedicando-se à suinocultura, bovinocultura de leite, avicultura em larga escala e grande produção de grãos.
Os primeiros colonos, descendentes de alemães e italianos, chegaram à antiga Vila Pinhal por volta de 1928. Esses colonizadores, muitos deles estrangeiros e outros vindos do Rio Grande do Sul, batizaram de Pinhal a comunidade que se formava, por conta da abundância de pinheiros existentes na região naquela época. A grande disponibilidade de madeira de lei motivou a migração.
Entre os acontecimentos históricos, o de maior expressão foi a passagem da Coluna Prestes, em 1925, perseguida pelas tropas legalistas do governo. Em novembro de 1953, Pinhal se tornou distrito de Mondaí, recebendo a denominação de Iporã, que na tradução do dialeto Guarani significa “água boa”. A emancipação político-administrativa do município foi aprovada somente em 1988, com instalação oficial em 1º de junho de 1989.
O município de Iporã do Oeste conta atualmente com mais de 9 mil habitantes, sendo descendentes alemãs, italianos e brasileiros.
Diversos investimentos vem sendo feitos em várias áreas do município, a exemplo da saúde, educação, agricultura, indústria e comércio. O movimento econômico agropecuário de Iporã do Oeste somou em 2023, aproximadamente 775 milhões de reais, o que colocou o município em destaque com a segunda colocação no movimento agropecuário entre os municípios que compõe a região da AMEOSC e em 11ª colocação à nível de Estado.
Conforme o Secretário de Planejamento e Gestão Wilson Mallmann, o resultado é fruto do trabalho que vem sendo feito pela administração municipal nos últimos anos, além dos diversos programas que o munícipio possui em andamento e que vem sendo implantados, com o objetivo de valorizar e incentivar as famílias e produtores rurais a seguirem com os trabalhos desempenhados nas propriedades do interior.
Os setores da indústria e o comércio também recebem constantes incentivos da administração para que consigam se desenvolver cada vez mais, gerando rendimentos ao município.
As festividades alusivas aos 35 anos de Iporã do Oeste iniciaram no último sábado, 25, com a Corrida Rústica e a 19ª edição da Noite Italiana, promovida pelo Centro Integrado de Ensino Rural de Linha Esperança, interior do município.
Na quinta feira, 30, pela parte da manhã teve início a Cavalgada da Demarcação, organizada pelo Clube do Cavalo Alma Campeira, que terá duração de três dias e percorrerá os limites entre Iporã do Oeste e os municípios vizinhos. Em cada ponto de divisa será plantada uma muda de árvore de Ipê. Já pela parte da noite, ocorreu a Noite das Tradições, com apresentações artísticas e culturais, além do lançamento do Artesanato Artístico.
A programação alusiva ao aniversário de Iporã do Oeste tem sequência neste sábado, 01, com a alvorada festiva que aconteceu às 06h da manhã com apresentação da Fanfarra Pantera. A partir das 14h haverá a Tarde Cultural e Festiva no Ginásio Poliesportivo, com apresentações da escola de música do INDACI, orquestra musical e
Às 15h30 será realizado um momento cívico e o corte o Bolo. Logo após haverá show com o Grupo Flashback.
As festividades alusivas aos 35 anos de emancipação político-administrativa de Iporã do Oeste, encerram no domingo, com a 23ª Festa do Leitão, na comunidade de Linha Macucozinho, interior do município.
Confirma a programação :
1º de junho
DIA DE ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO - 35 ANOS
Alvorada Cívica
06h - Fanfarra Panteras
Tarde Cultural e Festiva - Centro Poliesportivo
14h - Apresentações da Escola de Música do INDACI
• Alunos de Teclado, Violão e Gaita
• Orquestra Musical
• Banda Municipal
15h30 - Momento Cívico e Corte do Bolo
16h - Show com o Grupo Flashback.
Comentar pelo Facebook