01.06.2023 às 09:50h - atualizado em 01.06.2023 às 10:30h - Geral
O município de Iporã do Oeste comemora 34 anos de emancipação político-administrativa nesta quinta-feira. A população de Iporã do Oeste tem forte vocação agrícola, dedicando-se à suinocultura, bovinocultura de leite, avicultura em larga escala e grande produção de grãos. Os primeiros colonos, descendentes de alemães e italianos, chegaram à antiga Vila Pinhal por volta de 1928.
Esses colonizadores, muitos deles estrangeiros e outros vindos do Rio Grande do Sul, batizaram de Pinhal a comunidade que se formava, por conta da abundância de pinheiros existentes na região naquela época. A grande disponibilidade de madeira de lei motivou a migração.
Entre os acontecimentos históricos, o de maior expressão foi a passagem da Coluna Prestes, em 1925, perseguida pelas tropas legalistas do governo. Em novembro de 1953, Pinhal se tornou distrito de Mondaí, recebendo a denominação de Iporã, que na tradução do dialeto Guarani significa “água boa”. A emancipação político-administrativa do município foi aprovada somente em 1988, com instalação oficial em 1º de junho de 1989.
O prefeito, Adélio Marx, destacou em entrevista ao RPN 1ª edição desta quarta-feira, 31, que o município registrou crescimento populacional em todos os censos demográficos realizados pelo IBGE. No último levantamento feito em 2022, Iporã do Oeste alcançou a marca de 9.333 habitantes, dos quais quase 50% ainda residem no interior. O prefeito também apontou a realização de investimentos contínuos em várias áreas, com destaque para a Educação, Saúde, Agricultura, Indústria e Comércio.
O movimento econômico geral de Iporã do Oeste em 2022 foi de R$ 865 milhões, o quarto maior entre os 19 municípios da Ameosc. Desse montante, R$ 724 milhões são oriundos da agricultura, que é o carro chefe local. O prefeito enalteceu os investimentos e atenção constante da administração para fomentar o setor através dos programas de incentivo, manutenção das estradas e acessos das propriedades, além da certificação das propriedades livres de brucelose e tuberculose.
Adélio Marx disse ainda que a indústria e o comércio também recebem incentivos da administração e citou como exemplo o Projeto “Empresa Mais” em tramitação na Câmara, que prevê o custeio dos juros de empréstimos e financiamentos feitos pelas empresas nos bancos credenciados para capital de giro ou investimentos.
Programação de aniversário
As festividades alusivas aos 34 anos de Iporã do Oeste iniciaram às 06h da manhã desta quinta-feira, com o tradicional desfile da Fanfarra Panteras nas ruas centrais da cidade. Logo depois, às 07h30, foi dado início a primeira Cavalgada da Demarcação, organizada pelo Clube do Cavalo Alma Campeira, que terá duração de quatro dias e percorrerá todos os limites entre Iporã do Oeste e os municípios vizinhos.
Em cada ponto de divisa será plantada uma muda de araucária, a árvore símbolo do município. O prefeito municipal e conhecido tradicionalista, Adélio Marx, participou da cavalgada durante a manhã desta quinta-feira. Já a partir das 13h30, terá momento cultural no ginásio poliesportivo. A partir das 15h15 terá ato cívico com corte e distribuição de bolo, seguindo com animação da Banda Municipal. No dia 10 de junho, a tradicional corrida rústica fechará a programação dos 34 anos de Iporã do Oeste.
Foto(s): Vandonei dos Santos/Rede Peperi
Comentar pelo Facebook