01.06.2023 às 16:57h - Meio Ambiente

Comitê da Bacia Hidrográfica da região possui nova diretoria

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Comitê da Bacia Hidrográfica da região possui nova diretoria
Foto: Divulgação

Na semana passada foi realizada a Assembleia Geral Ordinária do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas, Bacias Contíguas e Afluentes Catarinenses do Rio Peperi-guaçu. Para o cargo de Presidente foi eleito o Agrônomo de Itapiranga, Anderson Rhoden, representante da Uceff. Para vice-presidente foi eleito Douglas Patel do CREA de Santa Catarina. Já a função de Secretário-Executivo ficará novamente com Clístenes Guadagnin, da Epagri. Das 30 organizações-membro do Comitê, 19 marcaram presença na Assembleia. A expectativa é que o termo de posse dos membros da nova diretoria seja assinado nesta sexta-feira, 02.

O Presidente comentou sobre a representatividade do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas e do Rio Peperi-guaçu. Segundo Anderson Rhoden, a entidade tem como principais objetivos: promover o gerenciamento descentralizado, participativo e integrado da bacia. Destaca ainda a necessidade de observar os aspectos de quantidade e qualidade da água em projetos de curto, médio e longo prazo.

A Bacia, que abrange o Comitê Antas e Afluentes do Peperi-Guaçu, é integrada por 35 municípios da região Oeste de Santa Catarina. Segundo Rhoden, as ações são baseadas no Plano de Recursos Hídricos que foi elaborado a partir de um amplo estudo realizado a partir de 2016 até 2019. É considerado um grande documento para gestão dos recursos hídricos.

A estrutura atual do comitê é insuficiente para atender a demanda sobre recursos hídricos na região. Anderson Rhoden lembra que atua neste debate há 17 anos, sendo que os envolvidos na atividade não possuem salário e desenvolvem suas atividades por interesse em fazer algo de bom pela região.

O Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica lembra ainda que a entidade não tem sede e mantém contato virtual, além de não possuir carro para deslocamento a eventos. Anderson Rhoden cita que a abrangência vai de Itapiranga a Dionísio Cerqueira, Campo Erê e Palmitos. É preciso contar com a boa vontade das pessoas que fazem parte do Comitê. Ele reconhece que a situação não é melhor, porém, é possível realizar um trabalho visando parcerias com o poder público e ações que visam melhores condições no futuro.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.