01.06.2022 às 16:57h - atualizado em 01.06.2022 às 18:55h - Trânsito
Após a criação das ciclofaixas, trechos de uso exclusivo dos ciclistas, infelizmente muitos pedestres não vêm respeitando essas delimitações em São Miguel do Oeste, o que acaba causando acidentes.
A informação é do representante do Clube do Pedal SMO, Gilberto Fiorini. Ele relatou em entrevista à Peperi que trafega por vias como a Waldemar Rangrab, principalmente, onde mesmo havendo sinalização com placas e marcações na pista, encontra inúmeras pessoas caminhando ou correndo no espaço destinado aos ciclistas.
Portanto, Fiorini fez um apelo para que a população opte por utilizar o lado da pista onde não há a sinalização de ciclofaixa, tornando melhor a trafegabilidade tanto dos ciclistas, como dos próprios pedestres que devem trafegar pelos passeios públicos, as calçadas. Além disso, o respeito às delimitações entre ambos pode reduzir muito a ocorrência de acidentes e consequentemente melhorar a qualidade do trânsito de São Miguel do Oeste.
Ele lembrou também que a implantação das ciclofaixas no município foi um presente muito bem aceito pela população, que inclusive, está muito presente nos finais de tarde e finais de semana praticando o ciclismo, esporte ao ar livre que não polui, não consome combustível e ainda fornece saúde e bem-estar a quem o pratica.
O representante do Clube do Pedal SMO comentou que já há um estudo para posterior ampliação do trecho de ciclofaixa na rua Marcílio Dias, das proximidades do Fórum até o Estádio Padre Aurélio Canzi, do Guarani, e deste ponto seguindo então pela rua Oiapoc até próximo da UPA 24h.
Finalizando, ele ressaltou que os motoristas devem tomar mais cuidado ao conduzirem seus veículos perto de ciclofaixas, a exemplo da rua Marcílio Dias, local onde ocorrem vários acidentes pela falta de atenção principalmente daqueles motorizados.
Comentar pelo Facebook