cresol mobile

01.06.2020 às 09:24h - atualizado em 01.06.2020 às 09:49h - Geral

Vídeo: Apresentações da Fanfarra e Banda Municipal marcam passagem dos 31 anos de Iporã do Oeste

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Vídeo: Apresentações da Fanfarra e Banda Municipal marcam passagem dos 31 anos de Iporã do Oeste

Continua depois da publicidade

Este ano, em função da pandemia, a tradicional programação em homenagem ao aniversário do município não será realizada, a exemplo da Semana das Etnias, a Feira do Livro, palestras, o baile de aniversário e o corte do bolo.

Pela manhã, a Fanfarra Municipal desfilou pelas ruas da cidade. Dos 55 integrantes, 21 participaram da alvorada, com coordenação de Júlio Meotti.

Conforme o secretário de Educação, Nereu Barth, hoje à tarde, às 14 horas, a Banda Municipal também irá desfilar pelas ruas da cidade, animando a população. A Banda possui 25 integrantes e hoje, no desfile com o carro alegórico, participam 12 alunos para manter o distanciamento. A coordenação é do maestro Ademar Meurer.

O secretário destaca que a orientação é que as pessoas permaneçam e acompanhem o desfile de casa para evitar aglomerações.

A história de Iporã do Oeste, antiga Pinhal, começa em 1928 quando chegaram os primeiros moradores. Segundo Nereu Barth, desde a emancipação até os dias de hoje, o desenvolvimento de Iporã do Oeste é significativo, fruto do trabalho de todos.

Em função da preocupação com o ser humano, o secretário de Educação ressalta que o trabalho tem sido intenso no setor da saúde, pela secretaria em parceria com o hospital. Destaca também o setor da agricultura, responsável pela maior parte da movimentação econômica do município. Barth enfatiza que mais de R$ 2 milhões foram investidos na detonação de rochas, para proporcionar a modernização das estradas.

Nereu Barth afirma que o objetivo é deixar as estradas em boas condições, facilitar o tráfego e favorecer o desenvolvimento das propriedades. Outro programa que recebe destaque é o de inseminação, com investimento de R$ 500 mil na compra de sêmen.

Na cidade, o secretário de Educação cita a pavimentação de diversas ruas, com a construção dos passeios públicos no momento, e o investimento nas lâmpadas LED.

Nereu Barth chama atenção para as melhorias na praça Reinoldo Ruschel, que em breve inicia a segunda etapa de revitalização, a reforma na praça dos Imigrantes, a construção do complexo de esportes próximo aos ginásios municipais, os quais também receberam melhorias, além de novos espaços sendo criados, como a área de lazer e recreação no bairro Ruschel.

E na educação, o secretário enaltece o destaque que o município vem mantendo no IDEB, o que é resultado do trabalho de parceria entre escola, famílias e alunos. Barth lembra que a educação passa no momento por um novo desafio, das aulas à distância, o que tem exigido empenho de todos os envolvidos.

Em nome da administração, Nereu parabeniza todos os munícipes pelos 31 anos de Iporã do Oeste.

Foto(s): Joana Reichert/Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.