cresol mobile

01.06.2020 às 16:48h - atualizado em 01.06.2020 às 17:37h - Agricultura

Resolução estabelece livre comércio de produtos de origem animal em regiões do Sul

Diógenes Di Domenico

Por: Diógenes Di Domenico Itapiranga - SC

Resolução estabelece livre comércio de produtos de origem animal em regiões do Sul

Continua depois da publicidade

O CONSAD - Consórcio Interestadual e Intermunicipal de Municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul de Segurança Alimentar, Atenção e Sanidade Agropecuária e Desenvolvimento Local, envolve 16 municípios de Santa Catarina, 12 municípios do sudoeste do Paraná e mais 3 municípios do noroeste do Rio Grande do Sul. É presidido pelo Prefeito Renato Paulata de Tunápolis e presta serviço de inspeção SISBI/POA de empreendimentos que permite comercializar seus produtos em todo o território brasileiro.

A partir da Resolução Administrativa Nº 12 de 20 de maio de 2020 fica estabelecido o livre comércio de produtos de origem animal na área de atuação do Consorcio Público Municipal que possuam o SIM – Serviço de Inspeção Municipal, vinculado ao CONSAD. Os municípios que não tem seu sistema de inspeção vinculado ao CONSAD poderão apenas comercializar seus produtos em seu território podendo receber os produtos dos demais municípios.

Segundo o médico Veterinário do município Eduardo Dotto responsável técnico do SIM municipal, essa resolução beneficia 4 empresa que comercializam produtos de origem animal no município de Tunápolis: Comercial Spies; Açougue e Embutidos Naue; Supermercado Veneza; Ovos Groetsberger e a COOMILP que a longa data já vende seus produtos lácteos em vários estados brasileiro. “Essa abertura de comércio aos empreendimentos vai gerar mais desenvolvimento, renda e possíveis novos empregos”, destacou o médico veterinário

O Presidente do CONSAD, Prefeito Renato Paulata ressalta a importância dos serviços do consórcio, que, além de proporcionar um mercado maior para as empresas, garantem segurança alimentar dos produtos de origem animal.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.