cresol mobile

01.06.2020 às 21:05h - atualizado em 01.06.2020 às 21:12h - Agricultura

Campo Erê tem uma das duas únicas áreas experimentais da Embrapa em Santa Catarina

Rafael Rintzel

Por: Rafael Rintzel Campo Erê - SC

Campo Erê tem uma das duas únicas áreas experimentais da Embrapa em Santa Catarina

Continua depois da publicidade

O ponto de pesquisa no município fica localizado no Cedup, uma parceria que já acontece a mais de dez anos como informa o agente de desenvolvimento e pesquisador de novas cultivares da Embrapa, Luis Tarcísio. Ele salienta que já tiveram excelentes resultados na área, ajudando a definir quais cultivares são viáveis para serem comercializadas e implantadas na região.

Luis explica que um dos motivos por escolherem Campo Erê para implantar o ponto de pesquisa, é devido à região ser produtora de trigo. Comenta que no Cedup são avaliadas cultivares de trigo de diferentes ciclos e também triticale.

O pesquisador frisa que a parceria com o colégio é de extrema importância, tanto para avaliação das cultivares, quanto pela parte pedagógica, disponibilizando acesso ao conhecimento aos futuros técnicos.

O técnico em agropecuária e professor do Colégio Agrícola de Campo Erê, Nelson Rintzel, define o projeto como de fundamental importância, pois na agricultura é necessário trabalhar com dados, esses que são obtidos em estações como essa. Para a escola as informações coletadas são interessantes por serem exatas para a região, podendo ser passadas tanto para alunos quanto para agricultores, além de entrarem nos dados oficiais do país.

Além de contribuir com a pesquisa, o professor Nelson frisa a importância na formação dos alunos. Com a área implantada no colégio, os estudantes tem a oportunidade de observar como são desenvolvidas e avaliadas as novas espécies. Outro ponto positivo é o incentivo aos estudantes se interessarem pela pesquisa. Rintzel comenta que vendo na prática o estudante consegue entender melhor, além de dar mais credibilidade aos dados científicos, por entender como são coletados.

O técnico ainda ressalta o orgulho do Cedup Campo Erê em ter uma dentre as duas únicas áreas experimentais do estado, embora lamente que não existam muitos outros pontos de pesquisa em Santa Catarina, é algo que traz orgulho ao município.

Foto(s): Nelson Rintzel

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.