01.05.2022 às 09:49h - São Miguel do Oeste
Tradição no Dia do Trabalhador há 13 anos, mas que por conta da Pandemia de Covid-19 estava suspensa desde 2019, 45 costelões são assados em fogo de chão na Sede Campeira do CTG Porteira Aberta, em São Miguel do Oeste. No total, meia tonelada de carne serão servidos aos moradores e visitantes de outras cidades.
De acordo com o patrão do grupo de Cavalarianos do Centro de Tradições Gaúchas Porteira Aberta, Rudimar Francisco, o preparo começou ainda no sábado, 30, onde a carne foi temperada. Neste domingo, 01, o trabalho começou por volta das 4h. “A carne foi colocada para assar às 5h30”, complementou. Segundo ele, para a carne ficar boa, é preciso permanecer no fogo por cerca de seis horas.
“O maior segredo é o amor, o carinho, a dedicação, o trabalho, né? E, lógico, o maior segredo disso, também, é a maneira de você assar. Com tranquilidade, fogo na medida certa, não pode apressar, não pode reduzir. Mas esse pessoal já está campeão nos assados”, disse se referindo ao trabalho feito por 40 assadores voluntários.
O costelão também vem acompanhado de mandioca, saladas, pães e bebidas. O almoço será servido a partir das 11h e cada costela tem capacidade para alimentar aproximadamente 25 pessoas. A coordenação informou que são esperadas __ mil pessoas para a festa.
O almoço é servido, principalmente, para empresas que reúnem os funcionários para comemorar o Dia do Trabalho. Mas várias famílias também aproveitam o feriado para passar próximo ao tradicionalismo e ar livre.
Foto(s): Marcos de Lima / Portal Peperi
Comentar pelo Facebook