01.05.2021 às 21:52h - atualizado em 01.05.2021 às 22:17h - Meio Ambiente

Oficina sobre compostagem caseira será neste domingo

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Oficina sobre compostagem caseira será neste domingo
Marina Petzen, mestre em Biologia que vai conduzir a oficina sobre compostagem

Alusivo à Semana da Compostagem, um movimento internacional que estimula a reutilização de lixo orgânico, neste domingo, 2, haverá oficina sobre o assunto, com início às 15h. A mentora será a bióloga e mestre em Biologia, Marina Petzen, de Chapecó. Esta será a primeira oficina de compostagem virtual, com duração de uma hora até uma hora e meia, seguida de questionamentos dos participantes.

O objetivo é mostrar como é possível armazenar resíduos orgânicos dentro de casa, para não precisar mais mandar na reciclagem. Marina reitera que as pessoas devem assumir a responsabilidade de dar um destino adequado ao lixo que produzem, inclusive reutilizando-o através da compostagem.

Ela faz esse processo de compostagem inclusive em apartamento de 70 metros quadrados, utilizando baldes que são empilhados. A bióloga enfatiza que é possível organizar sem causar cheiro ou gerar bichos. Dentro de 30 dias de compostagem, ela já utiliza o adubo resultante para cultivar plantas.

Marina Petzen orienta para as pessoas se prepararem para a oficina com três caixas ou baldes que possam ser empilhados. Também devem ter três tampas e pelo menos uma faca para fazer furos, ou de preferência uma furradeira, com brocas de quatro a cinco milímetros. Quem quiser personalizar os baldes ainda pode utilizar sobras de tinta ou de tecido. Com este material será formada a composteira.

A mestre em Biologia salienta que as pessoas também podem guardar as sobras do almoço de domingo para pedir quais alimentos podem colocar na composteira, já que alguns não são indicados para produzir adubo. Segundo Marina, ao invés de colocar em saco plástico, é melhor depositar o lixo orgânico numa composteira e deixar em lugar fechado, num canto da casa. A oficina pode ser acessada no canal Estilo Verde Moda Sustentável, no Youtube, e também estará disponível no Instagram.

Clique aqui para acessar a oficina às 15h deste domingo.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.