01.04.2022 às 10:11h - atualizado em 01.04.2022 às 10:41h - São Miguel do Oeste

Recuperação total das estradas de SMOeste deve demorar mais de seis meses

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Recuperação total das estradas de SMOeste deve demorar mais de seis meses

As fortes chuvas que caíram no Extremo Oeste de Santa Catarina na última semana trouxeram prejuízos expressivos em todos os municípios da região. Em São Miguel do Oeste foram mais de 170 milímetros em questão de horas, danificando a grande maioria das estradas do interior. Estima-se que em alguns locais o volume de chuva tenha ultrapassado os 200 milímetros.

Conforme o secretário de Obras, José Xavier, a situação fez com que as equipes do setor trabalhassem de forma intensa novamente para minimizar os impactos aos moradores do interior. Ao menos quatro comunidades de São Miguel do Oeste foram fortemente atingidas pelo excesso de chuva da última semana, sendo as Linhas Barra do Guamerim, Alto Guamerim, Pinheirinho e Fátima. Já as que registraram menos estragos foram as Linhas Lajeado Direito, Juvêncio e Filomena.

De acordo com José Xavier, na Linha Fátima uma ponte feita de tubos acabou sendo danificada pela metade, sendo que o acesso já foi totalmente refeito. Outra localidade que sofreu com o alto volume de água foi a Linha São Pedro, onde uma ponte de 14 metros que dá acesso a uma granja foi totalmente arrastada pelas águas, ficando distante 30 metros do local de instalação.

O secretário afirmou que quase 100% das estradas do interior de São Miguel do Oeste foram danificadas com as chuvas da última semana. José Xavier destacou que pelo menos 95% da malha viária sofreu com o alto volume de água.

Ele frisou que as equipes estão atuando na Linha Bela Vista das Flores, Fátima e São Pedro. Já no Lajeado Direito as ações foram executadas em parceria com a secretaria de Obras de Guaraciaba, visto o local ser divisa entre os dois municípios. Ações também devem ser executadas na Linha Tupancy e demais localidades.

Ele projetou que a secretaria de Obras de São Miguel do Oeste deve demorar entre seis e oito meses para recuperar toda a malha viária do interior. Ele explicou que esse cronograma leva em conta o período de inverno que acaba limitando a plena execução dos serviços visto as chuvas e demais situações.

Ele comentou que os estragos foram os maiores das últimas décadas já registrados no município.

Xavier disse ainda que as próximas ações devem ocorrer no Alto Guamerim e São Domingos. Ele pediu colaboração da população e paciência no momento, porém, garantiu que o serviço será feito o mais rápido possível para que todas as localidades tenham seus acessos restaurados.

Foto(s): Divulgação

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.