01.04.2021 às 21:20h - atualizado em 02.04.2021 às 09:21h - Cultura

São João do Oeste cancela eventos culturais

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

São João do Oeste cancela eventos culturais

Sem condições de planejamento das atividades, São João do Oeste cancela eventos culturais e aguarda melhor situação da pandemia. É o segundo ano seguido que a tradicional Semana Alemã é cancelada em virtude das consequências provocadas pela Covid.

A 12ª edição da Deutsche Woche prevista para o período de 24 a 31 de julho, não irá acontecer neste ano. As indefinições para realização de ensaios e assinatura de contratos motivaram a comissão organizadora e o governo municipal cancelar o evento cultural. O diretor de Cultura de São João do Oeste, Elias Schneider considera que o impacto cultural é muito forte e de forma negativa. A impossibilidade de ensaios e apresentações culturais causam grande preocupação e inviabilizam eventos. Ele cita como exemplo o grupo de danças do município que está há vários meses sem realização de ensaios.

No momento é possível apenas a realização de aulas de música com distanciamento e até de forma individual para respeitar os protocolos de segurança da área da saúde. Elias Schneider destaca que apresentações de danças e eventos são afetados diretamente e prejudicam o potencial que o município possui em atrações culturais. Segundo o diretor de cultura, a perda é significativa em trabalhos em grupos causando inclusive frustrações com o momento sem eventos.

A preocupação é com a quebra de uma sequência de ensaios e apresentações que o município possui com diferentes grupos culturais. O diretor de cultura de São João do Oeste cita que a Semana Alemã impacta em vários setores e impulsionam a economia com vendas no comércio.

Elias Schneider salienta que é preciso buscar formas de manter grupos culturais e lembra que o município teve 18 cadastros com um total de 58 mil reais por meio da Lei Aldir Blanc. Neste projeto foram contempladas aproximadamente 500 pessoas. Schneider ressalta que recursos do governo federal foram destinados para corais e artesãos que obtiveram pequenos valores em período que estão impedidos de exercerem suas atividades remuneradas.

O diretor de cultura manifesta alento com aulas de canto, violão, violino, teclado, técnica vocal e acordeon, respeitando os decretos em vigência. O setor realiza levantamento e pesquisa com as entidades para saber de que forma o município pode contribuir com atividades culturais.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.