01.04.2021 às 08:39h - atualizado em 01.04.2021 às 14:50h - Educação

Itapiranguense tem estudo publicado em revista dos EUA

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Itapiranguense tem estudo publicado em revista dos EUA

Professora natural de Itapiranga ganha destaque com estudos envolvendo idosos e conquista espaço em publicação de revista especializada dos Estados Unidos.

Marciane Kessler atua como professora do Curso de Enfermagem da URI, em Erechim, no Rio Grande do Sul. Com formação de doutorado na Universidade Federal de Pelotas, ela também realizou estágio de pesquisa em Londres, na Inglaterra. Durante nove anos ela realizou estudos com idosos de Bagé, para constatar a condição e situação de saúde.

Avaliar os determinantes sociais da saúde e a função dos ESF na redução das desigualdades na mortalidade entre idosos. Estes foram os objetivos da tese da professora Marciane Kessler. Os resultados inéditos encontrados em sua pesquisa foram publicados na edição deste mês de março na Revista Americana de Saúde Pública, reconhecida internacionalmente. Segundo ela, os estudos mostram que população mais vulnerável adoece mais e mais cedo em comparação às pessoas de melhores condições sociais.

Marciane Kessler avalia que a Estratégia Saúde da Família tem muita influência na redução das desigualdades na mortalidade, que são causadas pelos determinantes sociais de saúde como por exemplo, renda, riqueza, escolaridade, emprego, moradia entre a população idosa. O estudo mostrou que a vulnerabilidade social é maior entre os idosos residentes em áreas abrangidas pela ESF com maior proporção de pobres, negros e pardos e baixa escolaridade. Porém, a ESF reduz o risco de morte nesta população.

Marciane Kessler deixou o interior de Itapiranga em 2009 para realizar o sonho de estudar e continua sua formação agora com pós-doutorado. Seus pais ainda residem na localidade de Popi, em Itapiranga.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.