01.04.2021 às 14:21h - atualizado em 01.04.2021 às 19:55h - São Miguel do Oeste

COVID-19 E INFLUENZA: chegada do frio preocupa Vigilância Epidemiológica do município

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

COVID-19 E INFLUENZA: chegada do frio preocupa Vigilância Epidemiológica do município
Foto: Marcos de Lima / Portal Peperi

O dia 21 de março marcou a chegada do outono e trouxe o alerta sobre as doenças respiratórias, que tendem a se manifestar mais na estação, devido ao clima frio e seco. Em tempos de pandemia, o cuidado deve ser reforçado, para evitar a transmissão dos vírus respiratórios.

De acordo com o coordenador da vigilância Epidemiológica de São Miguel do Oeste, Marcos Bortolanza, a chegada dos dias mais frios preocupam a vigilância epidemiológica pois a circulação viral que hoje já acontece de uma forma intensa, através do Coronavírus, vai ocorrer também num nível maior com o vírus da Influenza. Bortolanza destaca que a influenza é um vírus sazonal que é de fácil transmissão no inverno pois a circulação de ar fica menor e as pessoas optam por fechar os ambientes para se abrigar do frio.

O coordenador reforça que a população utilize os meios de prevenção, que são praticamente os mesmos, tanto para o Coronavírus, quanto para a Influenza e demais vírus respiratórios. Os cuidados são: a higiene das mãos e ambientes, etiqueta da tosse, manter o distanciamento social, não compartilhar alimentos nem utensílios domésticos e permanecer em descanso caso apresentar sintomas respiratórios.

O Coordenador da Vigilância Epidemiológica do município destaca também que a imunização para o vírus influenza deve começar para os grupos prioritários neste mês de abril e que a população deve continuar seguindo as orientações dos órgãos de saúde.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.