01.04.2020 às 07:43h - atualizado em 01.04.2020 às 07:48h - Polícia
De acordo com o delegado da comarca de Descanso, Cléverson Muller, a Polícia Civil tem percebido o aumento de notícias falsas em redes sociais e aplicativos, no momento relacionadas principalmente a pandemia do coronavírus.
O delegado afirma que o compartilhamento destas informações, as chamadas fake news, tem ocorrido sem que a pessoa se certifique da veracidade do fato. Muller ressalta que isso tem trazido um prejuízo psicológico as pessoas e gerado maior pânico em um momento em que a situação já está difícil.
Ele cita que são dados falsos sobre o surgimento de vacinas, aumento nos casos de mortes, tipos sanguíneos mais vulneráveis ao vírus, golpes entre outros. O delegado lembra que a internet tem sido uma ferramenta importante no desempenho das funções, mas orienta que as pessoas tenham a consciência em fazer bom uso da rede.
Antes de compartilhar qualquer informação, o delegado da comarca de Descanso reforça que a pessoa deve conferir a procedência da notícia, se é de site confiável e na dúvida não repassar os dados.
Cléverson Muller comenta que muitas vezes também ocorre à pressa na divulgação de alguma informação sem que ela tenha sido verificada antes, já que hoje as redes sociais permitem que qualquer pessoa manifeste sua opinião.
Para o delegado, todos que fazem uso da internet, principalmente os formadores de opinião na sociedade, devem se preocupar em divulgar somente dados verídicos para não prejudicar a sua credibilidade e acabar afetando várias pessoas com o que na verdade é falso.
O que também tem aumentado o índice de compartilhamento das fake news, segundo Muller, é o fato das pessoas estarem mais em casa devido à quarentena e do uso mais acentuado da internet.
Comentar pelo Facebook