01.03.2024 às 10:35h - atualizado em 01.03.2024 às 13:27h - Geral

Comissão Pró-ponte faz reivindicação em Florianópolis

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Comissão Pró-ponte faz reivindicação em Florianópolis

Comitiva do Extremo Oeste Catarinense e Noroeste do Rio Grande do Sul participou nesta quinta-feira, 29, do 1º Encontro Regional Sul do Brasil, em Florianópolis. A Comissão de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, e associações de municípios, AMEOSC, AMUFRON, AMUCELEIRO, AMERIOS, AMUPLAN e AMZOP entregou uma ampla pauta de reivindicações. Conforme o Presidente da Comissão Pró-ponte, prefeito de Barra do Guarita, Rodrigo Locatelli Tisott, também estiveram presentes lideranças do Noroeste do Rio Grande do Sul e Extremo Oeste de Santa Catarina, com apoio de Deputados e Senadores./ A pauta destaca a federalização da 163 e construção da Ponte Barra do Guarita a Itapiranga; reforma da rodovia 163, no trecho entre Guaraciaba a São Miguel do Oeste; duplicação da BR 282, com recapeamento imediato entre Chapecó a São Miguel do Oeste; rodovias BR 158 e BR 386 e ferrovia Norte e Sul.

Rodrigo Locatelli Tisott destaca a importância do debate sobre a infraestrutura e logística nos três estados do sul, pois são grandes demandas em pauta. Ele comenta que a principal reivindicação foi a construção da ponte sobre o Rio Uruguai. O plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina esteve lotado e isso mostra a importância do evento. Locatelli afirma que a conclusão do projeto técnico da ponte deve ocorrer até junho ou julho. Chama atenção que o Ministro dos Transportes Renan Filho, garantiu a inclusão da obra no orçamento do governo federal para 2025. O Presidente da Comissão comemora o apoio de seis associações, prefeitos, vereadores, deputados e senadores unindo forças em busca de recursos de bancadas e Ministérios do Governo Federal.

A retirada de verba para obras da ponte sobre o Rio Uruguai, ligando Itapiranga a Barra do Guarita mobiliza várias autoridades. Na tarde desta quinta-feira ocorreu encontro em Florianópolis com presença do Superintendente do DNIT em Santa Catarina, Alysson de Andrade, técnicos de infraestrutura e representantes de ministérios do Governo Federal. O Vice-prefeito de Itapiranga, Nilo Bourscheidt, esteve presente na audiência e fez projeção de investimentos para atender as demandas da Comissão Pró-ponte. Ele lamenta a retirada da rúbrica que destinava recursos de parlamentares federais para o início das obras. Segundo o vice-prefeito, a luta agora é para evitar atrasos nos trabalhos, que estão previstos para iniciarem em 2025. O projeto técnico está em fase de conclusão.

Nilo Bourscheidt destaca ainda a presença na comitiva do coordenador do Movimento Pró-ponte, prefeito de Barra do Guarita, Rodrigo Locatelli Tisott, Prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, além de prefeitos e vice-prefeitos de outras cidades da região Extremo Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul e representantes de diversas entidades dos dois estados. O debate sobre infraestrutura e logística nesta quinta-feira (29), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a ALESC, em Florianópolis, uniu pautas dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O evento foi organizado pela Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura, em parceria com a ACAERT, a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.