01.03.2020 às 16:23h - atualizado em 01.03.2020 às 18:05h - Meio Ambiente

Surgimento de grande quantidade de cobras chama atenção na região

Kelly Figueiró

Por: Kelly Figueiró São José do Cedro - SC

Surgimento de grande quantidade de cobras chama atenção na região

O período entre dezembro e janeiro registra inúmeros casos de pessoas que localizam cobras em residências e principalmente propriedades rurais devido ao calor excessivo. Há ocorrências também de pessoas feridas por mordidas ou picadas de cobras no Extremo Oeste.

Em São José do Cedro houve várias situações semelhantes no loteamento Alta Colina. Além disso, um morador encontrou pelo menos de cinco a seis cobras da espécie Coral e também filhotes de Jararaca. Os últimos registros foram nesta semana. Maurício Fávero explica que a propriedade fica localizada na Linha São Vicente e está ocupada há pouco tempo. Antes a área era menos frequentada e possivelmente houve criação de ninhos de serpentes no galpão de madeiras e proximidades. Ele revela que muitas vezes a família acaba atropelando as cobras que passam pela estrada.

Apesar de comum, ele afirma que o medo é que possa acontecer algum acidente envolvendo as crianças e por isso a família tem tomado alguns cuidados.

O biólogo e professor da Unoesc, Jackson Preuss afirmou que em fevereiro costumam reduzir os surgimentos das serpentes, mas, afirma que isso acontece por conta do calor que segue neste período. Cita também que os animais podem ser importantes na conservação ambiental e no controle biológico de roedores.

Segundo Preuss, a população deve se manter alerta pois na região é comum o aparecimento tanto de Jararacas quanto de Corais que atacam suas presas inoculando veneno. Em caso de acidente com pessoas ele recomenda que a vítima seja encaminhada rapidamente para hospitais.

Foto(s): Maurício Fávero e Michel Teixeira

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.