01.02.2025 às 08:44h - Santa Catarina

Número de acidentes de trabalho cresce 10% em 2023 em SC

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Número de acidentes de trabalho cresce 10% em 2023 em SC
Foto: Divulgação/ Internet

O número de acidentes de trabalho em Santa Catarina cresceu cerca de 10% em 2023 em relação ao ano anterior, totalizando mais de 55 mil ocorrências, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Previdência Social.

Este é o maior número já registrado na série histórica, iniciada em 2002.

Santa Catarina é o quinto estado com maior número de registros, atrás somente de Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Em todo o Brasil, foram registradas 732 mil notificações de acidentes de trabalho em 2023, com um total de 2,8 mil mortes.

O levantamento também revelou que, em aproximadamente 15% dos casos (8,3 mil ocorrências), não houve emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), o que impacta negativamente no acesso aos direitos dos trabalhadores acidentados e pode dificultar a implementação de políticas de prevenção.

Perfil

Os setores econômicos que registraram mais notificações foram fundição e metais ferrosos, e frigoríficos e abate de suínos, ambos com 3 mil acidentes. Segundo o Observatório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), o ramo da fundição emprega cerca de 70 mil trabalhadores no estado, enquanto que o de frigoríficos e abates, 83 mil.

Em relação ao perfil das vítimas com CAT registrada, os homens sofreram mais acidentes do que as mulheres: foram 31,7 mil, contra 12,7 mil. O grupo mais afetado foi o de jovens entre 20 e 24 anos, com 6,1 mil notificações registradas.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.