01.02.2021 às 08:21h - atualizado em 01.02.2021 às 11:46h - Economia

Nota esclarece aumento do IPTU 2021 no município de Paraíso

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

Nota esclarece aumento do IPTU 2021 no município de Paraíso

Em nota, encaminhada ao jornalismo da Rede Peperi, pela prefeita da cidade, Marlene Giacomoni, é detalhado o porquê do aumento do IPTU 2021 na cidade.

CONFIRA AGORA A NOTA DE ESCLARECIMENTO:

A Prefeita de Paraíso, no uso de suas atribuições, vem a público esclarecer situação concernente ao aumento do IPTU 2021, que, por força de lei, foi reajustado pelo IGPM – Índice Geral de Preços ao Consumidor, na base de 23,13%.

Primeiro, esclarece a chefe do Executivo que este índice é o acumulado do ano todo de 2020, sendo, segundo pesquisas efetuadas, o maior desde 2002.

Segundo, conforme previsto em nossa constituição federal, o art. 150, I, é vedado aos municípios exigir ou AUMENTAR tributo sem LEI que o estabeleça.

Terceiro, o direito tributário, de forma nacional, atende a princípios que norteiam toda a exigência e cobrança dos tributos e um deles, talvez o principal, é o princípio da ANTERIORIDADE ANUAL, que prevê que a lei que altera ou cria tributo só pode gerar efeitos no ano posterior à sua edição.

Em palavras de fácil entendimento, para que você, munícipe de Paraíso, compreenda o que houve, podemos dizer que: a Lei que não permitiria o aumento abusivo no IPTU deveria ter sido criada ANO PASSADO, não sendo responsabilidade deste governo o aumento aplicado no imposto.

Desta forma, o que podemos garantir ao povo de Paraíso é que neste ano, com início de vigência no ano de 2022, iremos criar lei que altere a forma de atualização do IPTU e também iremos frear a progressividade nociva imposta ao IPTU pelo governo anterior.

Pedimos desculpas pelo ocorrido, mas sempre quando os governantes não fazem seu papel, quem paga é o povo.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.