01.02.2020 às 08:58h - atualizado em 01.02.2020 às 09:02h - Acidente
Destes 22 acidentes, 12 foram picadas de aranhas. A responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica de Descanso, Edilene Lorenski, ressalta que o setor já recebeu várias ligações de pessoas informando acidentes com animais peçonhentos, principalmente com serpentes encontradas próximo a residências.
Ela comenta que a principal orientação para evitar acidentes com estes animais é manter os terrenos limpos, o que facilita a visualização da serpente.
Edilene diz que devido ao calor e o uso excessivo de agrotóxicos nas lavouras os animais acabam se aproximando das casas e de locais mais aconchegantes para eles.
Os horários mais comuns para encontrar as serpentes é pela manhã e antes da noite, o que também exige cuidado, por exemplo, nas caminhadas e em trabalhos manuais ao ar livre.
Como as serpentes se alimentam de roedores, Edilene Lorenski orienta que os ambientes sejam mantidos limpos destes animais.
Em relação a aranhas e escorpiões, o principal cuidado é ao vestir roupas e calçados onde os animais costumam se esconder.
Em caso de acidente, a responsável pela Vigilância Epidemiológica de Descanso orienta que o local atingido seja lavado com água e sabão, e não utilizar álcool ou algum outro produto, além de procurar atendimento médico.
Sempre que possível também identificar o animal, para facilitar o uso do soro. Para a captura segura dos animais, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros.
Foto(s): Vigilância Epidemiológica de Descanso
Comentar pelo Facebook