ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 31/12/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 36 graus. A mínima das últimas horas foi de ...graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 60 centavos para a compra e quatro reais e 87 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

O governo da Nicarágua concedeu, nesta segunda-feira, regime de prisão domiciliar a 91 opositores que estavam na cadeia. Entre os favorecidos está a líder estudantil belga-nicaraguense AMAYA COPPENS e 12 pessoas que foram detidas depois de transportar água a um grupo de mães em greve de fome. As libertações foram possíveis graças aos esforços do Papa Francisco, do núncio apostólico no país, WALDEMAR STANISLAW, do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e da procuradoria de direitos humanos nicaraguense, segundo o comunicado do governo.

Um tribunal do Sudão condenou 29 membros do serviço nacional de inteligência à morte por enforcamento, nesta segunda-feira, devido ao assassinato de um professor detido em fevereiro durante protestos que levaram à queda do ex-presidente OMAR AL-BASHIR. Foi a primeira vez que uma corte emitiu condenações em reação à repressão dos protestos nos meses que transcorreram antes e depois da deposição de BASHIR, ocorrida em abril. Treze réus receberam penas de prisão e outros quatro foram absolvidos no veredicto, que pode enfrentar várias fases de apelação.

O governo do México determinou, nesta segunda-feira, que a embaixadora mexicana na Bolívia, MARÍA TERESA MERCADO, deixe o país. A medida é para garantir a segurança dela depois que a presidente interina da Bolívia, JEANINE ÁÑEZ, ordenou, também nesta segunda, que MERCADO saísse do país dentro de 72 horas. ÁÑEZ também expulsou os diplomatas espanhóis CRISTINA BORREGUERO e ÁLVARO FERNÁNDEZ e um grupo de funcionários da embaixada da Espanha. A decisão da presidente interina veio depois que a Bolívia denunciou, na sexta-feira, que funcionários da embaixada espanhola tentaram entrar, "encapuzados e presumivelmente armados" e de forma "clandestina", na casa de MERCADO, a embaixadora do México.

O presidente JAIR BOLSONARO vetou integralmente um projeto que prorrogava a desoneração de impostos na construção de salas de cinema no país. O texto foi aprovado neste mês pelo Congresso e buscava prorrogar o incentivo ao setor. A desoneração é prevista no Regime Especial de Tributação para Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica e termina no dia 31 de dezembro. O projeto vetado pelo presidente estendia o prazo até 2024. O Recine foi criado por lei em 2012 e isenta de uma série de impostos, como PIS e IPI, as compras de materiais para construção de salas de cinema e exibição de filmes.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira mostra que 57 por cento dos brasileiros preferem que o governo invista na área social para reduzir a violência. Para 41 por cento, o governo deve priorizar a segurança, e dois por cento não souberam responder. A pesquisa ouviu dois mil 948 pessoas nos dias cinco e seis de dezembro em 176 municípios de todas as regiões do país. O índice é mais alto inclusive entre os apoiadores do presidente Jair BOLSONARO: 51 por cento responderam que o governo deveria investir nas áreas sociais; 47 por cento em segurança e dois por cento não souberam responder.

A Ordem dos Advogados do Brasil pediu nesta segunda-feira que o Supremo Tribunal Federal rejeite ação apresentada por associações de magistrados contra a criação do juiz de garantias sancionada na semana passada pelo presidente JAIR BOLSONARO. A OAB defende a figura do juiz de garantias, que, pelo texto da lei, passará a ser o responsável por acompanhar a investigação e autorizar etapas no âmbito da apuração, como prisões, bloqueio de bens, buscas e apreensões. Pela lei, após a apresentação da denúncia, outro magistrado assumirá o processo e será responsável pela sentença. Segundo a OAB, a medida não exigirá custos extras para o Judiciário.

Sob o slogan “Pingo de Consciência”, a Casan lançou uma série de peças publicitárias que estimulam a economia de água. A Companhia investiu 46 milhões e 800 mil reais em 66 ações ao longo de 2019 em todo o estado para ampliar a segurança das operações nos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Com três sistemas principais de abastecimento para atender Florianópolis e a Região Metropolitana, que é a região mais procurada pelos turistas no verão, a Casan trabalha com a capacidade de disponibilizar aproximadamente 317 milhões de litrosdia de água. A orientação é para o uso consciente, especialmente nos cuidados aos hábitos de higiene no banheiro. Segundo a Casan, essa é a área da residência onde se consome o equivalente a 70 por cento dos gastos de uma família, limpezas na cozinha e no pátio.

O governo de Santa Catarina definiu o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotorese as alíquotas do tributo para o ano de 2020.Os valores estarão em vigor já a partir de quarta-feira. O pagamento é obrigatório. A base de cálculo do IPVA é o valor de mercado do veículo, conforme a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, baseado no mercado automotivo catarinense. Para carros, por exemplo, a alíquota é de dois por cento. A cota única para veículos com placa final 1 vence no dia 31 de janeiro. Em caso de parcelamento, a primeira cota deve ser paga até o dia 10 de janeiro.

Após 28 anos de interdição total, a Ponte Hercílio Luz foi reaberta na manhã desta segunda-feira. Cerca de 50 mil pessoas acompanharam o momento histórico e puderam atravessar a mais antiga ligação entre a Ilha e o Continente. O governador CARLOS MOISÉS afirmou que, mais do que ajudar na mobilidade urbana da região da Capital, o retorno da Hercílio Luz representa um aumento da autoestima da população do estado. A cerimônia de abertura contou com o desfile de 172 veículos antigos, que passaram por cima da Ponte, puxados pelo Fusca do governador. Para comemorar a reabertura, o Governo do Estado promove sete dias de eventos esportivos, gastronômicos e culturais, por meio do Projeto Viva a Ponte. Embora já seja possível passear pela estrutura, alguns trabalhos de acabamento seguem até março de 2020, como a retirada das estruturas inferiores e a instalação da iluminação cênica.

Mais de 40 autoridades e lideranças participaram da programação da Rádio Atalaia, agora de manhã. Acima de 40 pessoas fizeram a retrospectiva 2019, Perspectiva 2020, de suas respectivas entidades. O programa é tradicional em todas as emissoras afiliadas a Rede Peperi de Comunicação e acontece sempre dia 31 de dezembro, entre 8 da manhã e meio-dia. A grande maioria das avaliações do ano foram muito positivas.

Feliz Ano Novo Com A Rádio Atalaia. O especial é tradição na programação da Rádio Atalaia. Amanhã, primeiro dia de 2020, os comunicadores da emissora levarão ao ar uma seleção de música bem elaborada para intercalar junto as mensagens do dia. Feliz Ano Novo com A Rádio Atalaia começa às 6 horas e se estende até as 23.

2019 vai ficar marcado na história. A declaração é do diretor da Rede Peperi ADILSON BALDISSERA. Isso se dá, segundo ele, pelas migrações de AM para FM, de duas emissoras afiliadas a rede, a Rádio Peperi de São Miguel do Oeste que operava na faixa AM em 1370 e agora passou a operar em FM em 99,9. Essa migração fica marcada, pois aconteceu no ano em que a emissora completou 60 anos de história na região. Outra Rádio é a Cidade que operava no AM em 1560 e agora no FM na faixa 95,7.

Para 2020 mais duas emissoras afiliadas a Rede Peperi migram para FM. Afirmação é do diretor ADILSON BALDISSERA. Apesar de ser um processo difícil, está em andamento e a estimativa e que saia no próximo ano as migrações da Rádio Itapiranga de Itapiranga que opera hoje na faixa AM 990 e a Rádio Atalaia de Campo Erê que opera em 850 AM.

Bispo avalia 2019 como um grande ano para a igreja. DOM ODELIR MAGRI menciona as comemorações dos 50 anos da diocese, que abrange 80 municípios, totalizando mil e quinhentas comunidades; Mil e duzentas são do interior e apenas trezentas, no perímetro urbano. Ao todo são 9 regiões pastorais. Informa que a partir de fevereiro as paróquias irão construir seus planos pastorais locais.

Amanhã, primeiro de janeiro, é Dia mundial Da Paz. Para o religioso se trata de uma oportunidade de reflexão de todos os cristãos. O bispo salienta que cada pessoa tem responsabilidade na construção de um mundo melhor. DOM ODELIR chama atenção para os pequenos gestos, pois também tem suas responsabilidades e consequências. O religioso tem muita expectativa para 2020. Afirma que sua diocese está em comunhão com a CNBB e com as 10 dioceses de Santa Catarina.

Ano de muitos desafios. Assim classifica 2019, o presidente do Sintraf de Palma Sola DOUGLAS GOERGEN. O setor mais afetado foi a produção de leite, que além das dificuldades com a estiagem, sofreu diversas alterações de preço, gerando impactos diretos na economia dos municípios. Além disso, o presidente cita as perdas de algumas culturas de inverno. Contudo, chegando ao fim do ano, teve melhorias e a expectativa é para uma boa safra. GORGEN, destaca ainda, os atendimentos dentro do Sindicato, a busca de novos sócios e o trabalho em parceria com outras entidades.

Objetivo do Sintraf para 2020, é desenvolver as colheitas de todas as cadeias produtivas. O presidente, relata que o Sindicato de Palma Sola vai atuar firme para que seja um ano de avanços e conquistas nas mais diversas áreas. Que sejam executadas políticas públicas em saúde, educação, agricultura familiar, transporte e principalmente melhorias nas rodovias da região. Outra projeção, é o crescimento da entidade. Em seu ponto de vista, com trabalho coletivo é mais fácil promover a valorização de todas as categorias.

Núcleo dos Técnicos agrícolas é um grupo pequeno, mas diversas ações são feitas durante o ano. FERNANDO DETONI – presidente da Associação do Núcleo dos Técnicos Agrícolas de Campo Erê, relata que a maioria das ações são internas para os sócios. Destaca o Torneio de Truco dos Técnicos, evento tradicional para levantar fundos para manter a entidade. Para 2020, o presidente, cita que um dos principais objetivos é a busca por novos sócios, melhorias com ampliação na sede com criação de áreas para crianças e lazer. Outra ideia, é tornar a Festa junina que até 2019 era apenas interna, aberta ao público, com um baile junino para casais, tornando tradicional como é o caso do Torneio de Truco dos Técnicos.

Prefeito de Campo Erê classifica como muito positivo 2019 para o município. ODILSON LIMA começa a avaliação do ano citando aquisição de 5 veículos para a saúde. O Odonto Sesc atendeu setecentas pessoas; receberam tratamento dentário outras seiscentas e quarenta e duas. Mais de cem cirurgias foram realizadas. Todo mês mil e setecentas pessoas recebem remédios nas farmácias básicas. Até fevereiro o prefeito quer zerar as filas de cirurgia. Chefe do Executivo enaltece as conquistas na educação.

Prefeito anuncia para os próximos 2 anos a construção de uma creche. O projeto vai custar 2 milhões e 450 mil reais. LIMA reconhece a dedicação dos professores municipais para quase mil e 300 alunos. Na Secretaria da Cidade anuncia para 2020 a recuperação de várias quadras, inclusive com asfaltamento. Rótulas foram construídas. Um projeto importante será a construção das praças do fórum e da matriz, com inaugurações previstas para fevereiro e abril. Juntas as obras vão importar 800 mil reais. Prefeito quer para breve calçamento na Caldato.

Pavimentar com asfalto ou deixar dinheiro em caixa. Essa é uma meta de ODILSON LIMA para o restante de seu mandato. O projeto é para asfaltar a Rua Antônio Mendes, para a qual vai investir 921 mil reais. Para o asfaltamento na Primeiro de Maio inteira a Administração Municipal deve investir 1 milhão e 500 mil. A Rua John Kennedy também receberá pavimentação. Prefeito de Campo Erê diz ter muita esperança para 2020 e finaliza dizendo que está muito satisfeito com os trabalhos de todas as secretarias.

Prefeito classifica 2019 como um ano muito positivo. DERLI FURTADO – chefe do executivo de Santa Terezinha do Progresso, conta que apesar dos contratempos, conseguiu fechar o ano com as contas em dia. Foram inúmeras conquistas e avanços, e acima de tudo conseguido atender as necessidades da população. O prefeito destaca que 2019 não deu para fazer tudo que estava previsto, mas nem por isso deixa de avaliar positivamente. Cita que os gastos em educação e saúde foram ultrapassados, chegando a 27% na educação e 20% na saúde fechando com 90 % de aprovação da população. A folha de pagamento ficou em 45%. Cita ainda 95% das estradas do município em ótimas condições de tráfego e aquisição de veículos novos para as secretarias.

Grandes investimentos para 2020. O prefeito DERLI FURTADO, destaca reforma e ampliação do centro comunitário do município. Agradece a doação do terreno que era da Paróquia, mas foi cedido para o município para que fosse melhorado, reformado e dar condições de abrigar, com mais qualidade a população nos eventos. Comenta ainda a construção da ciclovia que vai ligar a cidade ao laticínio. O dinheiro para esse trabalho é todo com recurso próprio. O prefeito reconhece que todas as conquistas de 2019, são fruto do trabalho em equipe, graças a isso, também comenta que uma pesquisa feita revelou aprovação da administração em mais de 80 por cento.

2019: Um ano com bastante investimentos. Assim observa DEONIR FERRONATO – prefeito de Saltinho. Segundo ele, apesar das dificuldades revela que o comércio do município fez inúmeros investimentos, o que favorece para o desenvolvimento, além da oferta de emprego dentro da cidade. Apesar de poucas emendas parlamentares, em 2019, deu para fazer um bom trabalho em todas as secretarias. Destaca aquisições de veículos para saúde, infraestrutura e agricultura. Além de reformas nas escolas municipais.

2020 é um ano de muitos projetos para município. FERRONATO, observa que a economia, não só a municipal, mas do estado e nação, vem apresentando melhoras, e a estimativa para 2020 é de muitos avanços. Adianta que administração vai buscar mais recursos dos governos estadual e federal, para promover o desenvolvimento de Saltinho. Acrescenta ainda que a ideia é investir seja com recurso próprio ou não, em mais pavimentação em ruas do centro e bairros também. Além de melhorias em todos as secretarias.

2019 foi um ano de muitas conquistas. É o que afirma o prefeito de São Bernardino - ADELI RIFFEL. Ele revela que foram avanços em todas as áreas. Como 2018 fechou com um milhão e oitocentos mil reais em caixa não foi difícil trabalhar. Com esse valor várias ações foram feitas, entre elas: Recuperação de ruas da cidade e das estradas rurais, aquisição de equipamentos para as secretarias, repasse de recurso para saúde, educação e agricultura.

Dar sequência aos investimento na cidade e interior é proposta da administração para 2020. RIFFEL, cita que a meta é continuar trabalhando na redução de gastos para usar o dinheiro da sobra em ações e melhorias no município. Objetivo maior é seguir promovendo o crescimento de São Bernardino. Para isso, quer que as parcerias continuem sendo feitas, para que 2020 seja um ano de ainda mais avanços. Adianta a construção de barracões industriais para geração de empregos, e construção de uma praça no centro da cidade e uma no Bairro Scheid.

Polícia Rodoviária Federal chama atenção para tráfego de veículos pesados nas rodovias da região. Nos feriados nacionais, como primeiro de janeiro, existem restrições para veículos como bi trem e cegonheira. Eles não podem circular em datas assim, em pistas simples, das 14 ás 22 horas. O policial explica que são veículos muito pesados e lentos, que provocam filas, o que pode representar perigo. Sindicatos e as próprias empresas orientam seus motoristas.

Motociclista sofre ferimentos em tombamento. O acidente ocorreu por volta das 16 horas e 35 minutos de ontem, no KM 4,350 da SC 305 no município de São Lourenço do Oeste. Foi um tombamento, envolvendo uma motocicleta HondaCG 125 emplacada no município de São Miguel do Oeste, conduzida por um homem de 46 anos. Nesse acidente o condutor da motocicleta teve ferimentos de natureza leve e na motocicleta foram registrados danos de pequena monta.

Polícia apreende mercadorias de contrabando. Foi ontem por volta das 21 horas no Km 05,050 da rodovia SC-157em São Lourenço do Oeste. A guarnição do décimo sétimo Grupo de Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste, em fiscalização abordou um veículo KiaCerato emplacado no município de Cruzeiro do SulRS, conduzido por um homem de 37 anos. Em revista foi constatado o transporte de mercadorias - eletrônicos, sem o devido desembaraço aduaneiro. O valor aproximado é de 15 mil reais.

Incêndio deixa casa destruída no interior. Uma residência na comunidade de Ouro Verde, em São Lourenço do Oeste, foi tomada pelas chamas. Os bombeiros atenderam a ocorrência. A casa, unifamiliar, era em alvenaria com repartições de madeira e possuía 63 metros quadrados. Não havia ninguém em casa no momento do incêndio. Conforme os bombeiros, as chamas já haviam destruído totalmente a casa quando a guarnição chegou. O local foi isolado para posterior investigação das causas do sinistro.

Polícia Militar captura mais um foragido da Penitenciária de Francisco Beltrão. Ontem, a Polícia Militar do 21º BPM recebeu uma denúncia de que um dos foragidos da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, em fuga ocorrida na madrugada do natal, estaria em uma residência na Rua Getúlio Vargas, bairro São Miguel. Os policiais realizaram o cerco e o foragido ALEX RODRIGUES, 20 anos, pulou por uma janela dos fundos da casa, porém foi alcançado pela equipe policial e preso, sendo encaminhado para a cadeia pública ficando a disposição da justiça. Dos quatro que fugiram já foram recapturados RONALDO PINHEIRO, 37 anos, ELOI CZEKASLKI de 30 e ALEX RODRIGUES. Continua foragido VILSON DE ABREU, 29 anos.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.