ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco - segunda-feira - 31 12 2018

-BOLSONARO DEVE EDITAR DECRETO PARA FACILITAR POSSE DE ARMA

-POSSE DE CARLOS MOISÉS TERÁ CULTO E SOLENIDADE ENXUTA

-EMPRESA É NOTIFICADA POR POLUIÇÃO DE RIACHO NO MUNICÍPIO

-ESPECIAL DE FIM DE ANO DA PEPERI RECEBE MAIS DE 30 CONVIDADOS

-NÚMERO DE PROCESSOS JULGADOS EM 2018 AUMENTOU QUASE 20 POR CENTO

-OPERAÇÃO DA PM APREENDE 340 QUILOS DE MACONHA NA REGIÃO

-HOMEM MATA EX-MULHER A TIROS E DEPOIS COMETE SUICÍDIO


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 36 graus. A mínima das últimas horas foi de 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda.


A eleição presidencial no Afeganistão, marcada inicialmente para 20 de abril, foi adiada para 20 de julho. As eleições provinciais e locais, assim como as eleições legislativas na província de Ghazni, serão realizadas no mesmo dia. A presidência do atual chefe de Estado, ASHRAF GHANI, foi marcada pelo aumento da violência, um nível recorde de baixas civis e profundas divisões políticas e étnicas entre os afegãos. O governante aspira a um novo mandato em 2019.


Ao menos três pessoas morreram e pelo menos 79 estão desaparecidas após um prédio de nove andares desabar parcialmente na Rússia. A suspeita é que uma explosão de gás, ocorrida por volta das seis desta segunda tenha afetado a estrutura do edifício. Ao todo, vivem no local mais de mil pessoas. Ainda não há informações sobre quantas estavam no prédio no momento em que sete dos nove andares ruíram.


Autoridades colombianas estão investigando possíveis conspirações para assassinar o presidente da Colômbia, IVÁN DUQUE, segundo informações da agência Reuters. A investigação envolve cidadãos venezuelanos que foram detidos portando armas de guerra, de acordo com o ministro das Relações Exteriores da Colômbia, CARLOS HOLMES TRUJILLO. Ele confirmou a existência de planos para atacar o direitista DUQUE, que assumiu o cargo em agosto e que três venezuelanos foram presos nos últimos dias com armas pesadas.


Depois de algumas idas e vindas, o presidente MICHEL TEMER decidiu não conceder indulto de Natal, ou seja, o perdão da pena para presos condenados. Em tese, TEMER teria prazo para editar um decreto até esta segunda-feira, último dia do atual governo. Segundo auxiliares próximos, se o presidente optasse pelo decreto, a intenção era tomar a decisão neste domingo, para publicação na edição desta segunda do "Diário Oficial da União". Segundo assessores próximos, o presidente ouviu opiniões, refletiu e optou por não assinar. O presidente eleito JAIR BOLSONARO, chegou a declarar que se Temer concedesse indulto, este seria o último porque ele, BOLSONARO, não pretende mais fazê-lo.


O presidente eleito, JAIR BOLSONARO, escreveu neste sábado no Twitter que pretende garantir por meio de decreto a posse de armas de fogo a cidadão sem antecedentes criminais. A posse dá ao cidadão o direito de manter a arma em casa. Para sair de casa com a arma, é preciso ter autorização para o porte. Em outra mensagem, publicada posteriormente, ele disse que "outras formas de aperfeiçoamento dependem também do Congresso Nacional". Quando ainda era candidato, BOLSONARO afirmou em seu plano de governo que pretende reformular o Estatuto do Desarmamento.


O governo realizou neste domingo, na Esplanada dos Ministérios, o último ensaio para a posse do presidente eleito, JAIR BOLSONARO, marcada para terça-feira. O ensaio se deu sob forte esquema de segurança. A expectativa do governo é de que 250 mil a 500 mil pessoas compareçam à cerimônia oficial. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal classifica a operação do dia da posse como o maior esquema de segurança já montado para um evento do tipo em Brasília. Foram escalados para atuar na posse mais de três mil e 200 policiais militares, civis, federais e bombeiros, além de integrantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.



A taxa de Preservação Ambiental de Bombinhas terá reajuste a partir da primeira hora desta terça-feira, logo após a virada de ano. O aumento é de quatro por cento e corresponde ao reajuste anual da Unidade Fiscal de Referência do Município que serve como base de referência para a cobrança de taxas municipais. Para quem entra na cidade de carro, por exemplo, o pedágio passa a custar 27 reais e 50 centavos. De 15 de novembro até agora foram arrecadados 880 mil reais com a taxa.


CARLOS MOISÉS DA SILVA terá uma sequência de atos até assinar seu nome no livro de posse como novo governador de Santa Catarina amanhã. Ele será formalizado no cargo na tarde desta terça-feira. Antes do rito na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, MOISÉS e a vice DANIELA REINEHR participam de um culto ecumênico na Catedral da Capital, marcado para as duas e meia da tarde. Eles são aguardados pelo presidente do Legislativo, SILVIO DREVECK, às quatro horas. A expectativa é de que os atos de posse sejam breves e econômicos nos discursos.


No último dia útil do seu governo, EDUARDO PINHO MOREIRA sancionou o projeto aprovado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina que garante o aumento do salário dos deputados estaduais. Pelo texto publicado no Diário Oficial do Estado de sexta-feira, o subsídio dos parlamentares da próxima legislatura, que inicia em primeiro de fevereiro de 2019, fica fixado em 75 por cento do que recebe o deputado federal. Atualmente, o salário é de 25 mil 322 reais e o valor só subirá para 29 mil 469 se os federais também aprovarem o aumento dos próprios salários para o novo teto do funcionalismo público.


Moradores do bairro São Luiz e do conjunto Vila Nova Dois registraram um caso de poluição de um riacho que vai desaguar no rio Guamirim. De acordo com o relato encaminhado para o portal da Peperi, um vazamento de óleo diesel atingiu o córrego de água. O caso também foi encaminhado para o Corpo de Bombeiros e para a Polícia Ambiental. De acordo com o comandante da Ambiental, EVERTON RONCAGLIO, a empresa responsável pelo vazamento já foi identificada e notificada. Ele explicou que o empresário terá que contratar uma empresa com licenciamento para promover a limpeza do riacho.


A decoração natalina de São Miguel do Oeste foi novamente danificada neste final de semana. De acordo com o artesão do barracão de Natal, MARCELO ROVEDA, seis objetos da ornamentação da praça Walnir Botaro Daniel foram destruídos. Os materiais serão recolhidos e levados para o barracão. Até agora, nenhum suspeito foi identificado. A decoração de Natal foi instalada no final de novembro. O recolhimento dos enfeites começa na próxima segunda-feira, dia sete de janeiro.


A Polícia Civil do Extremo-oeste fechou o ano de 2018 com oito mil 911 procedimentos instaurados nos 27 municípios da região. A informação é do delegado regional da instituição, ADRIANO BINI. O número é praticamente o mesmo de 2017. Neste ano, também foram registradas e encaminhadas ao Poder Judiciário, 670 medidas protetivas de urgência visando proteger vítimas de violência doméstica. A Polícia Civil realizou 405 prisões em flagrante ou por ordem judicial neste ano. Também foram cumpridos 296 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário resultando na apreensão de 123 armas ilegais.


A região teve 47 casos de assassinatos ou tentativas de homicídio em 2018. De acordo com o relatório divulgado sábado pela Policia Civil do Extremo-oeste, foram 15 homicídios consumados, 19 tentativas, três feminicídios consumados e oito tentados. O delegado regional, ADRIANO BINI disse que desse total, 34 crimes contra a vida tiveram as investigações concluídas e remetidas ao Poder Judiciário. O percentual de resolução dos casos é de 72 por cento. 13 crimes ainda estão sendo investigados pela Polícia Civil e serão concluídos em 2019. BINI disse que a solução desse tipo de crime é uma das prioridades da Polícia Civil.


Dos 27 municípios que compreendem a décima terceira Delegacia de Polícia Civil não tiveram nenhum caso de assassinato. A informação é do delegado regional, ADRIANO BINI. Ele citou que as cidades sem crimes contra a vida são Anchieta, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Cunha Porã, Iporã do Oeste, Mondaí, Paraíso, Princesa, Santa Helena, São João do Oeste, São Miguel da Boa Vista, Tigrinhos e Tunápolis. BINI disse que diante das estatísticas apuradas pela Polícia Civil, a região esteve mais segura em 2018. Ele citou que a Polícia Civil contribuiu para o que ele chama de aumento da sensação de segurança da população.


A Polícia Civil realizou uma série de operações e atividades especiais para combater os crimes de maior repercussão e incidência em 2018. De acordo com o delegado regional, ADRIANO BINI, foram realizadas 27 operações neste ano. Um dos destaues foi a operação Regresso onde foram cumpridas ordens judiciais nas cidades de Paraíso, Itapiranga, Chapecó e São Miguel do Oeste, resultando na prisão de seis integrantes de uma associação criminosa que atuava no tráfico de drogas. O delegado BINI vai continuar à frente da Polícia Civil no primeiro trimestre de 2019. O governador eleito, CARLOS MOISÉS DA SILVA, ainda não confirmou que haverá mudança ou não na delegacia regional da Polícia Civil.


O sindicato dos produtores rurais está organizando a criação de um grupo de assistência técnica gerencial. A informação é do presidente do sindicato, ADAIR TEIXEIRA. De acordo com ele, o objetivo é prestar uma assessoria mais específica para melhorar a produtividade e o resultado das propriedades, principalmente na área do leite. TEIXEIRA citou que a gestão do negócio rural é um aspecto que pode fazer muita diferença para a agricultura. Os interessados em participar desse programa devem procurar o Sindicato Rural. Ele comentou que a assistência técnica gerencial será uma das primeiras ações do sindicato em 2019.


O sindicato dos produtores rurais realizou cerca de 200 cursos de qualificação para os agricultores da região em 2018. Durante o ano, aproximadamente três mil produtores participaram das atividades promovidas pelo sindicato em parceria com o Senar. O dado é do presidente do sindicato, ADAIR TEIXEIRA. Ele disse que os cursos são gratuitos e são organizados a partir dos pedidos das comunidades. Além dos cursos, o sindicato também promoveu palestras e seminários sobre as principais culturas e atividades do campo. Outro ponto importante do ano foi a intensificação dos trabalhos do laboratório de análises do sindicato.


O especial de fim de ano da Peperi recebeu 35 convidados na manhã desta segunda-feira. Eles analisaram o ano que está terminando e projetaram o novo ano. O Retrospectiva 2018-Perspectiva 2019 contou com a presença de prefeitos, presidentes de câmara de vereadores, presidentes de entidades, associações, sindicatos e lideranças do município e da região. O programa, ao vivo, começou as oito horas da manhã e terminou agora há pouco. O especial também foi transmitido ao vivo pelo Facebook. As fotos e o vídeo completo do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.


O prefeito de Paraíso, VALDECIR CASAGRANDE, foi o primeiro entrevistado do Especial de Fim de Ano da Peperi na manhã de hoje. Ele fez uma avaliação positiva do ano e destacou os investimentos que foram feitos pela administração municipal neste ano, como por exemplo, a pavimentação de ruas e a aquisição de veículos e máquinas. Além de Paraíso, o Especial da Peperi também conversou com os prefeitos de Barra Bonita, Bandeirante e São Miguel do Oeste. Todos eles citaram conquistas e dificuldades que as prefeituras enfrentaram em 2018.


O Retrospectiva 2018-Perspectiva 2019 também recebeu os representantes dos três clubes de serviços de São Miguel do Oeste. Os presidentes do Rotary e dos Lions Universidade e São Miguel explicaram as principais ações e projetos realizados neste ano. O Rotary, por exemplo, está completando 50 anos e uma das ações foi o início da captação de recursos para a construção da Casa de Apoio do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Entidades como Epagri, Apae, Sesc, Sindicomércio, Acismo e CDL também participaram do Especial de Fim de Ano da Peperi.


O ano de 2018 foi de muito trabalho para a justiça de Santa Catarina. A avaliação é dojuiz da comarca de São Miguel do Oeste, MARCIO CRISTOFOLI. Ele disse as eleições gerais exigiram muito do poder judiciário. O magistrado citou que o dado mais importante do ano, no entanto, foi o aumento da produtividade da justiça. CRISTÓFOLI disse que os juízes de primeiro grau sentenciaram mais do que em 2017. O número de processos julgados neste ano foi quase 20 por cento maior do que no ano passado. Para ele, isso mostra que a justiça está dando uma resposta mais rápida à população.


O ano de 2018 foi de muitas novidades e dificuldades para o comércio. A análise é da presidente da CDL, SOLANI BALBINOT. Ela citou que o ano foi marcado pela implantação do estacionamento rotativo e das vias de mão única. SOLANI disse que apesar dos transtornos iniciais, o rotativo foi um reivindicação do comércio e o sistema resolveu o problema da falta de vagas. Ela comentou que as empresas conseguiram superar as dificuldades econômicas e o setor está fechando o ano com um saldo positivo. Outro aspecto importante do ano foi a criação do site de vendas das empresas associadas à CDL. SOLANI está fechando o mandato hoje e disse que a entidade também ampliou os serviços de apoio aos lojistas do município.


O prefeito WILSON TREVISAN foi o último entrevistado do programa Retrospectiva 2018-Perspectiva 2019. O chefe do executivo municipal afirmou que 2018 foi o ano de consolidação de um modelo de gestão administrativa na prefeitura. Ele disse que o município está fechando o ano com as contas em dia e com saldo financeiro positivo. TREVISAN disse que essa condição vai permitir um ano ainda melhor para São Miguel do Oeste, especialmente para a educação.


Um acidente na BR 163 deixou uma pessoa ferida neste domingo. A ocorrência foi registrada por volta das quatro horas da tarde na via periférica no parque industrial dois de São José do Cedro. Um veículo ocupado por três pessoas saiu da pista e capotou. Apenas um passageiro sofreu ferimentos leves. Mesmo assim, todos foram socorridos pelos bombeiros e conduzidos ao hospital do município para atendimento médico.


Um idoso ficou ferido em um acidente de transito envolvendo uma moto e um carro neste final de semana em São Miguel do Oeste. A colisão aconteceu por voltas oito horas da noite de sábado na rua Almirante Barroso e envolveu uma Honda NXR de Paraíso e um Peugeut 207 de São Miguel do Oeste. O motociclista, de 65 anos, sofreu fratura na perna e escoriações generalizadas. Ele foi socorrido pelos bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional onde recebeu atendimento médico.


Uma mulher foi separar uma briga e acabou ferida neste domingo em São Miguel do Oeste. O caso foi atendido pelo Corpo de Bombeiros por volta das dez horas da noite. Ao chegar no local da chamada, a equipe de resgate encontrou a vítima na rua com um corte na cabeça. A mulher relatou que foi separar uma briga e acabou atingida por um golpe de facão na testa. Ela recebeu os primeiros socorros no local e foi levada para atendimento médico no Hospital Regional do Extremo-oeste.


Uma operação conjunta entre a Polícia Militar de Santa Catarina e a Polícia Militar do Paraná resultou na apreensão de 340 quilos de maconha neste domingo em São José do Cedro. A droga estava em um veículo Civic que furou uma barreira policial na cidade de Barracão. O motorista fugiu pela BR 163. A PM acompanhou o veículo que seguiu por uma estrada rural de São José do Cedro. Durante a fuga, o motorista perdeu o controle da direção e colidiu contra uma árvore. Os ocupantes do carro fugiram a pé e foram presos em seguida. O primeiro envolvido estava a aproximadamente 500 metros do local onde o veículo foi abandonado. O segundo homem foi encontrado logo depois. Eles foram presos e levados para a Delegacia da Polícia Federal de Dionísio Cerqueira.


Uma mulher foi morta a tiros pelo ex-marido neste final de semana em Anchieta. O crime aconteceu na manhã de ontem. Testemunhas relataram que o homem foi até a casa da vítima e tocou o interfone. Quando ela foi abrir a porta, ele fez três disparos e depois se matou. MARLENE BERNARDI, 47 anos, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A mulher não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das oito horas da noite de ontem.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.