ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 31-12-2018 Segunda-Feira

-BOLSONARO DEVE EDITAR DECRETO PARA FACILITAR POSSE DE ARMA

-POSSE DE CARLOS MOISÉS TERÁ CULTO E SOLENIDADE ENXUTA

-CELESC OFERECE DESCONTO PARA INVESTIMENTOS EM IRRIGAÇÃO E PISCICULTURA

-ACCS DEMONSTRA OTIMISMO COM SUINOCULTURA CATARINENSE

-RÁDIO OESTE IRÁ FAZER COBERTURA DE INTERCÂMBIO NA ALEMANHA

-RETROSPECTIVA 2018 E PERSPECTIVA 2019 RECEBE MAIS DE 40 ENTREVISTADOS

-FAMÍLIA DE MONDAÍ SE ENVOLVE EM ACIDENTE E MULHER MORRE NA BR 470

-HOMEM COMETE SUICÍDIO APÓS ATIRAR CONTRA EX-ESPOSA


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 36 graus. A mínima das últimas horas foi de 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda.


A eleição presidencial no Afeganistão, marcada inicialmente para 20 de abril, foi adiada para 20 de julho. As eleições provinciais e locais, assim como as eleições legislativas na província de Ghazni, serão realizadas no mesmo dia. A presidência do atual chefe de Estado, ASHRAF GHANI, foi marcada pelo aumento da violência, um nível recorde de baixas civis e profundas divisões políticas e étnicas entre os afegãos. O governante aspira a um novo mandato em 2019.


Ao menos três pessoas morreram e pelo menos 79 estão desaparecidas após um prédio de nove andares desabar parcialmente na Rússia. A suspeita é que uma explosão de gás, ocorrida por volta das seis desta segunda tenha afetado a estrutura do edifício. Ao todo, vivem no local mais de mil pessoas. Ainda não há informações sobre quantas estavam no prédio no momento em que sete dos nove andares ruíram.


Autoridades colombianas estão investigando possíveis conspirações para assassinar o presidente da Colômbia, IVÁN DUQUE, segundo informações da agência Reuters. A investigação envolve cidadãos venezuelanos que foram detidos portando armas de guerra, de acordo com o ministro das Relações Exteriores da Colômbia, CARLOS HOLMES TRUJILLO. Ele confirmou a existência de planos para atacar o direitista DUQUE, que assumiu o cargo em agosto e que três venezuelanos foram presos nos últimos dias com armas pesadas.



Depois de algumas idas e vindas, o presidente MICHEL TEMER decidiu não conceder indulto de Natal, ou seja, o perdão da pena para presos condenados. Em tese, TEMER teria prazo para editar um decreto até esta segunda-feira, último dia do atual governo. Segundo auxiliares próximos, se o presidente optasse pelo decreto, a intenção era tomar a decisão neste domingo, para publicação na edição desta segunda do "Diário Oficial da União". Segundo assessores próximos, o presidente ouviu opiniões, refletiu e optou por não assinar. O presidente eleito JAIR BOLSONARO, chegou a declarar que se Temer concedesse indulto, este seria o último porque ele, BOLSONARO, não pretende mais fazê-lo.


O presidente eleito, JAIR BOLSONARO, escreveu neste sábado no Twitter que pretende garantir por meio de decreto a posse de armas de fogo a cidadão sem antecedentes criminais. A posse dá ao cidadão o direito de manter a arma em casa. Para sair de casa com a arma, é preciso ter autorização para o porte. Em outra mensagem, publicada posteriormente, ele disse que "outras formas de aperfeiçoamento dependem também do Congresso Nacional". Quando ainda era candidato, BOLSONARO afirmou em seu plano de governo que pretende reformular o Estatuto do Desarmamento.


O governo realizou neste domingo, na Esplanada dos Ministérios, o último ensaio para a posse do presidente eleito, JAIR BOLSONARO, marcada para terça-feira. O ensaio se deu sob forte esquema de segurança. A expectativa do governo é de que 250 mil a 500 mil pessoas compareçam à cerimônia oficial. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal classifica a operação do dia da posse como o maior esquema de segurança já montado para um evento do tipo em Brasília. Foram escalados para atuar na posse mais de três mil e 200 policiais militares, civis, federais e bombeiros, além de integrantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.


A taxa de Preservação Ambiental de Bombinhas terá reajuste a partir da primeira hora desta terça-feira, logo após a virada de ano. O aumento é de quatro por cento e corresponde ao reajuste anual da Unidade Fiscal de Referência do Município que serve como base de referência para a cobrança de taxas municipais. Para quem entra na cidade de carro, por exemplo, o pedágio passa a custar 27 reais e 50 centavos. De 15 de novembro até agora foram arrecadados 880 mil reais com a taxa.


CARLOS MOISÉS DA SILVA terá uma sequência de atos até assinar seu nome no livro de posse como novo governador de Santa Catarina amanhã. Ele será formalizado no cargo na tarde desta terça-feira. Antes do rito na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, MOISÉS e a vice DANIELA REINEHR participam de um culto ecumênico na Catedral da Capital, marcado para as duas e meia da tarde. Eles são aguardados pelo presidente do Legislativo, SILVIO DREVECK, às quatro horas. A expectativa é de que os atos de posse sejam breves e econômicos nos discursos.


No último dia útil do seu governo, EDUARDO PINHO MOREIRA sancionou o projeto aprovado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina que garante o aumento do salário dos deputados estaduais. Pelo texto publicado no Diário Oficial do Estado de sexta-feira, o subsídio dos parlamentares da próxima legislatura, que inicia em primeiro de fevereiro de 2019, fica fixado em 75 por cento do que recebe o deputado federal. Atualmente, o salário é de 25 mil 322 reais e o valor só subirá para 29 mil 469 se os federais também aprovarem o aumento dos próprios salários para o novo teto do funcionalismo público.


-CELESC OFERECE DESCONTO PARA INVESTIMENTOS EM IRRIGAÇÃO E PISCICULTURA

-ACCS DEMONSTRA OTIMISMO COM SUINOCULTURA CATARINENSE

-RÁDIO OESTE IRÁ FAZER COBERTURA DE INTERCÂMBIO NA ALEMANHA

-RETROSPECTIVA 2018 E PERSPECTIVA 2019 RECEBE MAIS DE 40 ENTREVISTADOS


ACCS demonstra otimismo com suinocultura catarinense. A observação é do presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos, LOSIVANIO DE LORENZI. Ele aponta vários fatores que permitem fazer uma projeção otimista para a suinocultura em 2019. Lembra como benefício o fato do estado ser área livre de febre aftosa sem vacinação e ter excelência em sanidade animal. DE LORENZI também cita o crescimento das exportações como bom indicador para um ano positivo na suinocultura. Ressalta a importância de manter os cuidados com a sanidade animal que proporciona melhor preço pago ao produtor e exportações para mercados exigentes. O presidente da ACCS diz que países da América do Sul, estão se tornando bons compradores da carne suína de Santa Catarina.


Além do aumento nas exportações LOSIVANIO DE LORENZI demonstra otimismo com a mudança de governo federal e arecuperação da economia brasileira. De acordo com o presidente da ACCS é preciso uma mudança brusca, pois avalia que a suinocultura de Santa Catarina teve um ano amargo em 2018. Segundo LOSIVANIO DE LORENZI o alto custo de produção veio acompanhado da queda nos preços. Cita que o problema ocorreu no sistema de integração e também na produção independente onde o preço pago ao produtor pelo quilo de suíno caiu de 3,76 para três reais e 30 centavos comprovando prejuízo significativo. Destaca ainda problemas com a queda na economia brasileira e até a greve dos caminhoneiros como fatores que prejudicaram a atividade.


Para o presidente da ACCS a viabilidade da suinocultura tem como alternativa o milho que vem do Paraguai. LOSIVANIO DE LORENZI Alerta que várias usinas de etanol no centro oeste do país inviabilizam o transporte do milho para Santa Catarina. O presidente da ACCS diz que a Rota de Integração Paraguai, Argentina e Brasil é a solução. Salienta que o Paraguai é um grande produtor de milho e a Argentina também está destinando maior quantidade de terra para a produção de milho. Conforme DE LORENZI, a nova rota para trazer o milho do Paraguai, inclui a Argentina e deve ter inicio já na segunda quinzena de janeiro.


Celesc oferece desconto na tarifa de energia elétrica para investimentos em irrigação e piscicultura. Segundo o gerente comercial da Celesc regional de SMOeste, SANDRO VALMÓRBIDA, se enquadram na modalidade tarifária os agricultores que investem na irrigação e criação de peixe em áreas rurais. O desconto pode chegar a até 60%. O gerente comercial lembra que o desconto é válido somente no horário das 22 horas e 30 minutos as sete horas da manhã, o chamado horário reservado. Ele orienta o agricultor a avaliar o custo e o benefício, porque é exigido pela Celesc a instalação de um padrão que terá um custo de cerca de dois mil reais. A Celesc instala um medidor específico e programado para calcular o consumo dos equipamentos somente no horário estipulado. O desconto não vai valer fora deste horário ou para o restante do consumo da propriedade.


O primeiro passo para ter direito ao desconto é fazer a solicitação formal na Celesc.SANDRO VALMÓRBIDA explica que o consumidor deve apresentar um comprovante de produtor rural, expedido por órgãos como a Epagri, Cidasc ou secretaria de agricultura, e no caso dos piscicultores é exigida ainda uma licença ambiental emitida pelo IMA, antiga FATMA. O piscicultor também terá que assinar um termo de compromisso com a Celesc sobre a utilização do sistema que permite o desconto. O gerente comercial da Celesc regional de SMOeste ressalta que no caso da piscicultura o calculo da energia consumida será feita com base no uso de aeradores e a irrigação pode ser em qualquer atividade, como pastagem ou horticultura.


Rádio Oeste irá acompanhar e fazer cobertura do intercâmbio cultural e histórico na Alemanha. O projeto de resgate de origens que será executado em setembro de 2019 contempla uma viagem de duas semanas para a região de Hunsrück e arredores. A promotora do projeto e professora de idiomas, ARIELE BAUERMANN, avalia que 2019 será um ano especial por marcar os 195 anos da imigração alemã no Sul do país e pela realização de mais uma viagem que possibilita aos descendentes conhecer as suas origens e de seus antepassados. Ela explica que os descendentes de Hunsrück chegaram ao Rio Grande do Sul há quase 200 anos, e descendentes de outras regiões da Alemanha chegaram anos antes na Bahia, a partir de 1824. ARIELE explica que além do gerente da Rádio Oeste, LAÉRCIO ANTONIO que acompanha a viagem de setembro, um representante de jornal do RS também acompanhará a viagem que ocorre em junho, com descendentes da região do Vale do Rio dos Sinos.


Para a viagem de setembro estão confirmadas cerca de 30 pessoas de Iporã do Oeste, São João do Oeste, Itapiranga, Tunápolis e SMOeste. Ainda há vagas para interessados. As confirmações ocorreram após encontros realizados em toda a região, e que ainda serão realizados antes da viagem como forma de organização e integração do grupo. A promotora do intercâmbio e professora de idiomas comenta que o próximo encontro será em março, para esclarecer dúvidas gerais sobre passaporte, bagagem e documentação. ARIELE BAUERMANN explica que na Alemanha serão visitadas várias cidades na região de Hunsrück, considerada uma região com muitas belezas mas que por contemplar cidades pequenas geralmente não está nas rotas turísticas. O roteiro contempla passeios de barco, trem, ônibus, carro e palestras, acompanhadas por interprete, além de uma pesquisa com historiados para que a pessoa possa conhecer na Alemanha locais ou fatos relacionados aos seus antepassados.


Rádio Oeste recebe mais de 40 entrevistados na retrospectiva 2018 e perspectiva 2019. O programa foi ao ar na manhã desta segunda-feira, das oito às 12 horas. Participaram autoridades, membros de entidades e lideranças dos municípios da área de abrangência da emissora para relatar as principais ações do ano, bem como, o planejamento previsto para 2019. A proposta do programa, retrospectiva 2018 e perspectiva 2019, é oferecer um espaço diferenciado para as lideranças avaliarem os trabalhos e conquistas obtidas ao longo do ano e as expectativas no novo ano. Mais de 40 lideranças e autoridades, dos municípios de Iporã do Oeste, Mondaí, São João do Oeste, Descanso, Tunápolis, Santa Helena e Belmonte passaram pelo estúdio da Rádio Oeste para deixar a sua avaliação e projeção dos trabalhos.


Presidente destaca ações importantes da APAE Caminho de Luz de Iporã do Oeste em 2018. Segundo ROGÉRIO BERTI, este ano a escola realizou algumas atividades novas e diferenciadas como a viagem de estudos dos alunos e professores a Foz do Iguaçu. Ele destaca a participação no Parajasc onde um aluno se consagrou campeão na bocha rolada. BERTI ressalta também as parcerias com prefeitura, governo do estado, e o fundo social, com a liberação regular dos recursos o que permitiu fechar o ano com tranquilidade. Ele cita ainda um convenio que está sendo encaminhado, no valor de 20 mil reais para compra de computadores e bebedouros. Ainda em 2018 a escola especial realizou a construção de uma nova estufa na horta. Para 2019, o presidente ressalta que a expectativa é a que a liberação de recursos pelo fundo social siga de forma regular, bem como, a manutenção do convenio com a prefeitura e a cedencia de motorista.


O diretor da escola estadual de São Lourenço, WAGNER FERRARI, enfatiza que 2018 foi o ano que o educandário completou 40 anos. Cita o bom envolvimento da comunidade com a escola durante o ano, a exemplo da noite da família na escola em que familiares e moradores vieram para prestigiar as apresentações culturais, além da festa junina, o evento de aniversário da escola e a programação natalina. O diretor ressalta também o trabalho com os estudantes tendo em vista a sua formação profissional, o projeto Ambial com aulas de música demonstradas na apresentação de Natal, as atividades ligadas ao meio ambiente por ser uma escola de campo com atividades como trilhas, plantio de mudas, ornamentação e ajardinamento da escola e destaques no esporte com várias conquistas regionais. WAGNER FERRARI destaca que as atividades na escola serão retomadas no dia 11 de fevereiro, e os professores já retornam dia quatro.


Na escola estadual Padre Vendelino Seidel, o diretor PEDRO GAUER ressalta que o ano foi de muitas realizações e projetos, com a construção de novas salas de aulas para receber os alunos no ano letivo de 2019, além das várias atividades realizadas durante o ano pelos profissionais nas várias disciplinas. O diretor lembra que a partir de 2019 a escola trabalha com as salas ambientes, em que os alunos trocam de sala, e não os professores, que se mantêm fixos nas salas com as disciplinas pré-estabelecidas. PEDRO GAUER enfatiza ainda o comprometimento de toda equipe com os alunos, familiares e comunidades, o que terá continuidade em 2019.


Para a comunidade Romena, o cônsul honorário EDSON DREHER cita um ano movimentado com a participação do consulado em eventos locais regionais, o encontro em Brasília com os embaixadores da Alemanha, Itália e União Européia para apresentar trabalhos da comunidade Romênia na região, o mutirão para encaminhamento da dupla cidadania que está em andamento com mais de 100 cidadanias encaminhadas, o segundo jantar romeno na Oktoberfest e o encontro regional dos romenos bessarabianos na linha Santo Antonio, Itapiranga, com a participação do embaixador ESTEFAN MERA. O cônsul cita ainda a cedencia de uma área pela comunidade Santa Antonio para o espaço próprio da associação dos romenos bessarabianos do extremo oeste. EDSON DREHER comenta que além de retomar a prática do idioma romeno, o consulado e a associação trabalham para resgatar também costumes de vestimentas, gastronomia e cultura.


Coordenadora afirma que trabalhos foram expressivos no setor da cultura de Iporã do Oeste. LUCIANE FLACH TREIN cita o repasse de 220 mil reais pela prefeitura ao INDACI, recursos que foram destinados para as oficinas de música e as escolinhas do esporte. A coordenadora destaca que pela oficina de flauta e instrumentos de sopro, o maestro ADEMAR MEURER atendeu em média 50 alunos. As aulas de violão, com o instrutor FELIPE BABICK, tiveram cerca de 80 alunos. Foram mais dez alunos atendidos com as aulas de teclado, e em média 20 alunos na oficina de gaita com o instrutor ALAN MAIER. LUCIANE cita ainda o trabalho com os corais de Aparecida, a associação coral com regência de LUIS SEHN, o coral infanto juvenil com regência de FELIPE BABICK, além da criação de dois novos corais em Macucozinho e de São Lourenço. Para 2019 a coordenadora destaca a criação do conselho e a elaboração do plano municipal do turismo.


O prefeito de Santa Helena LUIZ GLUITZ afirma que o ano foi de dificuldades financeiras, mas o município conseguiu manter seus compromissos com a população. Entre os trabalhos, o prefeito cita a construção de um pavilhão para mais uma empresa, a perfuração de um poço artesiano de 300 metros, a renovação da frota de veículos na saúde, a contratação de mais uma médica completando duas profissionais, o credenciamento de serviços na saúde, a compra de um terreno, o fornecimento de uniformes aos alunos, auxilio transporte aos alunos, novo espaço para biblioteca, realização de atividades no esporte e aulas de música, serviços de manutenção das estradas e nas propriedades com incentivos aos agricultores, ampliação do viveiro municipal. Para 2019 o prefeito cita a ampliação de escolinhas de esporte e incentivo a novas modalidades, melhorias nas escolas, construção de parque infantil, aquisição de veículos, criação de programas para agricultura e empresas, melhorias nas ruas da cidade, a busca de recursos para solucionar o problema da água, e a realização da oitava Extenoleite em março.


FERNANDO BISIGO, prefeito de São João do Oeste, destaca entre as ações do ano a execução do asfalto em Beato Roque, com investimento superior a 500 mil reais, a substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED em ruas da cidade, a instalação das câmeras de videomonitoramento em seis pontos da cidade, a implantação de uma passarela, o contrato com o Badesc para asfaltamento de centros comunitários e o projeto de recalque de água do Rio Uruguai. Para 2019, o prefeito cita investimentos diversos, como o setor da saúde e da infraestrutura, com projetos sendo encaminhados. Em Tunápolis, o prefeito RENATO PAULATA cita parcerias diversas com varias entidades, o asfalto de quase dois km em Pitangueira, a compra de uma área para a creche, a aquisição de dois veículos para a educação, um caminhão para o setor de urbanismo, veículos para saúde, CRAS e setor administrativo, que somam mais de 700 mil reais. Na agricultura PAULATA destaca vários programas de incentivo além do programa Pró Empresas que beneficiou diversos estabelecimentos.


O prefeito de Descanso, SADI BONAMIGO, disse durante o programa de retrospectiva 2018 perspectivas 2019, que o ano foi positivo com a aquisição de novas máquinas, a construção do novo galpão para a garagem, a aprovação dos projetos de modernização da máquina pública, as reformas nas escolas da sede e do interior, melhorias nas unidades de saúde a exemplo da unidade do Bairro Jarosezki, a compra de terreno e investimentos na academia da saúde na praça. Para 2019, o prefeito comenta que um dos desafios será a ocupação dos lotes da área industrial pelas empresas e a conclusão do ginásio e esportes.


Já o prefeito de Iporã do Oeste, LÚCIO MALLMANN, ressalta que apesar do ano tumultuado no país, houve conquistas no município como o primeiro lugar no IDEB pelas escolas municipais, melhorias nas escolas, a consolidação do hospital como referência de cirurgias de catarata, finalização das obras no lar dos idosos, investimento de mais de um milhão e 300 mil em cirurgias, exames e consultas, conclusão da primeira etapa de melhorias na praça, inicio do projeto de pavimentação de ruas da cidade, implantação do programa Empresa Mais, cedencia de áreas para duas novas empresas, auxilio a empresas com terraplanagem, redução de gastos com folha de pagamento, novos programas para a agricultura, compra de máquinas, além da manutenção e modernização das estradas. O prefeito lembra que o ano encerra com cerca de oito milhões de reais no caixa da prefeitura.


Comandante cita aumento da presença da Polícia Militar nas ruas de Iporã do Oeste. O sargento MILTON WOLF afirma que o objetivo é garantir maior segurança da população, o que ocorreu com maior fiscalização e ações envolvendo a comunidade. Cita a doação de uma empresa do município para a compra de armamento longo, e será adquirido ainda um equipamento bafômetro, entrega que deve ocorrer próximos dias. O sargento destaca a contribuição das câmeras de videomonitoramento para suprir a falta de efetivo policial, que não é o ideal para o município. Ele lembra que a PM cumpre o que está previsto em lei, e a fiscalização não é feita para punir. Para 2019, o comandante afirma que o objetivo é buscar uma nova estrutura para o destacamento da PM, um projeto que prevê a construção em container na praça central.


Na polícia civil, a agente de polícia e responsável pela delegacia SIMONE KOELLN cita a reforma na sede da delegacia, que ainda irá receber nova pintura com auxílio da prefeitura. Além da agente de polícia, a delegacia conta com escrivã de polícia e estagiária. SIMONE comenta que o trabalho está rendendo, apesar de novos casos surgirem diariamente. O expediente da delegacia das 12 às 19 horas, de segunda sexta-feira, com regime de plantão. A delegacia de Iporã do Oeste também é a central onde são encaminhados os flagrantes da região. A agente de polícia cita ainda o registro de muitos casos que poderiam ser resolvidos entre os próprios envolvidos, ocorrências menores que prejudicam a investigação dos casos maiores, o que ela espera que seja amenizado em 2019.


Major reforça atuação da PMR em 2018 nas rodovias estaduais da região. Conforme o comandante da terceira companhia de polícia militar rodoviária, major EVANDRO VIEIRA, durante o ano várias ações foram realizadas pelo efetivo com foco na prevenção de acidentes e infrações. O major destaca que em março foi realizada a operação Gatway, com o objetivo de prevenir infrações, roubos, tráfico e porte ilegal de armas e drogas, captura de foragidos, prevenção a embriaguez ao volante, combate ao contrabando e descaminho. A PMR desenvolveu também as operações relativas às datas comemorativas e feriados, como Semana Santa, Corpus Christi, dia do trabalhador, operação de policialmente alusiva a feira Femi, a festa estadual do milho, a operação quatro mil com foco na fiscalização de embriaguez ao volante, a operação Independência, a operação 100.72, a operação eleições 2018, a operação Finados, a operação Ferrolho para combate ao tráfico de armas, drogas e contrabando e descaminho, e nos últimos dias as operações de Natal e final do ano.


O comandante da terceira companhia de polícia militar rodoviária, com sede em Iporã do Oeste, enfatiza que em 2019 a PMR irá intensificar as ações de fiscalização ao combate do tráfico de drogas, e contrabando e descaminho. O major EVANDRO VIEIRA ressalta que o foco será também na fiscalização de veículos roubados e furtados, principalmente nos postos de São Lourenço do Oeste e Bom Jesus. O comandante cita que esta região é rota para o transporte de veículos roubados de países vizinhos, principalmente do Paraguai. Entre os principais problemas de trânsito, o major cita o excesso de velocidade e ultrapassagem em locais proibidos, e em função disso, a fiscalização será intensificada no próximo ano para combater estas infrações. A terceira companhia abrange os postos de Iporã do Oeste, São Lourenço do Oeste e Bom Jesus, somando cerca de 800 quilômetros de malha viária na região Oeste.


-FAMÍLIA DE MONDAÍ SE ENVOLVE EM ACIDENTE E MULHER MORRE NA BR 470

-HOMEM COMETE SUICÍDIO APÓS ATIRAR CONTRA EX-ESPOSA


A Delegacia de Proteção à Criança, adolescente mulher e idoso instaurou 718 procedimentos policiais neste ano. De acordo com a delegada responsável pela Dpcami, LISIANE JUNGES, o número é pouco mais de 2% maior do que o registrado em 2017. Do total de procedimentos, 142 são de medidas protetivas para vítimas de violência contra a mulher. O segundo procedimento com maior número de registros é a instauração de autos de apuração de atos infracionais cometidos por adolescentes, com 118 casos neste ano. Além disso, foram 117 termos circunstanciados e 38 prisões em flagrantes pela Dpcami. De acordo com LISIANE JUNGES, por um lado, o número de registros de violência serve de alerta para a necessidade de políticas públicas de prevenção e proteção. Por outro lado, os registros mostram certo resgate da cidadania porque as pessoas estão acionando a Polícia Civil para a defesa dos seus direitos.


Os casos de abusos sexuais praticados contra crianças e adolescentes encaminhados para a Dpcami tem índice muito alto. A avaliação é da delegada LISIANE JUNGES. De acordo com ela, esse será um dos focos da delegacia especializada no ano que vem, especialmente na tentativa de criar programas e ações específicas para combater esse tipo de violência. Ela também citou que a quantidade de casos de violência contra a mulher é altíssima na cidade. LISIANE disse que o objetivo da Dpcami é garantir o atendimento das vítimas e responsabilizar os agressores, mas também, evitar que os casos aconteçam e reduzir a estatística que é preocupante.


Vazamento de óleo diesel contamina riacho em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar Ambiental e o Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste atenderam na tarde deste domingo uma ocorrência de contaminação de um riacho que corta a cidade e segue até o Rio Guamirim. Segundo os policiais, um tanque aéreo acabou estourando e ocasionando o vazamento do produto. De acordo com os bombeiros, mais de mil litros de óleo diesel acabaram escorrendo pelo riacho. A empresa responsável terá que realizar a recolha do produto químico.


Mais de 300 quilos de maconha são apreendidos e dois traficantes são presos. Na tarde de ontem uma operação conjunta entre a Polícia Militar de Santa Catarina e do Paraná resultou em uma grande apreensão de substâncias entorpecentes em SJCedro. A PM fazia uma barreira em Barracão quando um Civic descumpriu a ordem de parada e se evadiu. Durante a perseguição, já no interior de São José do Cedro, os autores tomaram sentido a uma estrada rural, perderam o controle e colidiram contra uma árvore, vindo, na sequência, a abandonar o veículo e continuar a fuga a pé. No interior do veículo foi localizada uma grande quantidade de maconha. Houve participação das guarnições da região. O cão farejador localizou um dos envolvidos.O segundo homem foi localizado, tentou fugir, mas foi alcançado e preso. As equipes conduziram o veículo e os dois presos, para a Polícia Federal de Dionísio Cerqueira. Eles foram autuados por crime de tráfico de drogas. Foram contabilizados 340 quilos do entorpecente.


Motorista causa acidente ao fugir da PM e cometer várias infrações. O fato ocorreu por volta da meia noite deste sábado, na Avenida Gustavo Fetter, no centro de Iporã do Oeste. A guarnição efetuava rondas quando viu um veículo efetuando arrancada brusca com arrastamento de pneus. A Polícia Militar tentou a abordagem mas o condutor fugiu em direção ao trevo cometendo várias infrações de trânsito. A guarnição efetuou o acompanhamento tático, até a estrada de chão de Linha Aparecida a Linha Monte Maria, onde o veículo foi encontrado caído em uma vala. O motorista já havia fugido do local. A guarnição efetuou o levantamento fotográfico do acidente, lavrou os autos de infração cabíveis e removeu o veículo ao pátio conveniado. Além das multas, que somam três mil 715 reais e 27 pontos na carteira, o motorista irá responder pelo crime de trânsito de direção perigosa.


Polícia Militar atende ocorrência de maus-tratos a animais em Iporã do Oeste. Conforme o comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste, sargento MILTON WOLF, a PM foi acionada por volta das 20 horas de sábado para atender uma ocorrência de maus-tratos a dois cães, em uma residência na cidade. Em uma rua próxima ao hospital, a guarnição constatou que um cão estava com um ferimento perfurante em um dos membros, possivelmente causado por arma de pressão. Segundo relato feito a PM pelo proprietário do animal, um outro cão, possivelmente também atingido pela arma, não voltou para casa. A guarnição lavrou o boletim de ocorrência que será encaminhado a Polícia Civil, que irá investigar as circunstâncias do fato. A PM solicitou auxílio da ONG Asanio, que providenciou atendimento ao cão.


Homem comete suicídio após atirar contra ex-esposa em Anchieta. Um homem atirou contra a ex-esposa na manhã deste domingo, por volta das nove horas. A tentativa de feminicídio seguida de suicídio ocorreu na Avenida Anchieta, proximidades da rodoviária. Segundo informações, o homem teria chegado na casa, tocado o interfone e quando a mulher desceu para atender, fez os três disparos contra ela e depois se matou. Os bombeiros de Anchieta foram chamados para socorrer as vítimas e encontraram a mulher alvejada, mas, com os sinais vitais. MARLENE BERNARDI, 47 anos recebeu os primeiros atendimentos e foi transferida ao Hospital Regional. Ela não resistiu e morreu na noite de ontem. O homem, identificado como VALDIR BERNARDI, 54 anos, já estava morto na chegada do socorro. Informações de conhecidos dos dois, dão conta que, o crime teria ocorrido devido à separação do casal.


Família de Mondaí se envolve em acidente e mulher morre na BR 470. O acidente foi registrado por volta das 17 horas de ontem, na BR 470, na divisa entre Indaial e Blumenau. A colisão envolveu três veículos, um Fiat Uno, um Voyage, e uma caminhonete Hyundai IX 35. Três pessoas sofreram ferimentos graves. LUCIA UTZIG, 62 anos, natural de Mondaí, morreu logo depois de dar entrada no hospital de Indaial. Seu esposo, JOSÉ CARLOS UTZIG, e o filho do casal, ROBERTO UTZIG, também foram encaminhados aos hospitais de Blumenau e Timbó. A família mondaiense se deslocava a Gaspar, onde reside um filho do casal. Segundo familiares, um dos veículos teria invadido a pista contrária e colidido de frente com o Fiat Uno, onde estava a família. Roberto foi liberado ainda na noite de ontem e José segue internado no hospital de Blumenau. O corpo de Lucia será transladado para Mondaí, onde será velado e sepultado na comunidade de Laju.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.