ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 31.12.2018

-BOLSONARO DEVE EDITAR DECRETO PARA FACILITAR POSSE DE ARMA
-POSSE DE CARLOS MOISÉS TERÁ CULTO E SOLENIDADE ENXUTA
-CLUBE CEDRENSE SEDIOU 27 EVENTOS BENEFICENTES EM 2018
-PROJETO ENVOLVE MORADORES DE PALMA SOLA EM AÇÕES COMUNITÁRIAS
-REPASSES DO MUNICÍPIO AO HOSPITAL SOMAM 1 MILHÃO E 200 MIL REAIS
-ODONTOSESC FINALIZA AÇÕES COM 15 MIL ATENDIMENTOS EM GUARACIABA
-EPAGRI PROMOVEU 30 MIL ASSISTÊNCIAS E 500 REUNIÕES NO EXTREMO OESTE
-BOMBEIROS ORIENTAM POPULAÇÃO SOBRE CUIDADOS COM FOGOS DE ARTIFÍCIO
-POLÍCIA MILITAR APREENDE 340 QUILOS DE MACONHAEM SJCEDRO
-HOMEM COMETE SUICÍDIO APÓS MATAR EX-MULHER EM ANCHIETA

O tempo é de sol. A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 36 graus. A mínima das últimas horas foi de 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda.

A eleição presidencial no Afeganistão, marcada inicialmente para 20 de abril, foi adiada para 20 de julho. As eleições provinciais e locais, assim como as eleições legislativas na província de Ghazni, serão realizadas no mesmo dia. A presidência do atual chefe de Estado, ASHRAF GHANI, foi marcada pelo aumento da violência, um nível recorde de baixas civis e profundas divisões políticas e étnicas entre os afegãos. O governante aspira a um novo mandato em 2019.

Ao menos três pessoas morreram e pelo menos 79 estão desaparecidas após um prédio de nove andares desabar parcialmente na Rússia. A suspeita é que uma explosão de gás, ocorrida por volta das seis desta segunda tenha afetado a estrutura do edifício. Ao todo, vivem no local mais de mil pessoas. Ainda não há informações sobre quantas estavam no prédio no momento em que sete dos nove andares ruíram.

Autoridades colombianas estão investigando possíveis conspirações para assassinar o presidente da Colômbia, IVÁN DUQUE, segundo informações da agência Reuters. A investigação envolve cidadãos venezuelanos que foram detidos portando armas de guerra, de acordo com o ministro das Relações Exteriores da Colômbia, CARLOS HOLMES TRUJILLO. Ele confirmou a existência de planos para atacar o direitista DUQUE, que assumiu o cargo em agosto e que três venezuelanos foram presos nos últimos dias com armas pesadas.

Depois de algumas idas e vindas, o presidente MICHEL TEMER decidiu não conceder indulto de Natal, ou seja, o perdão da pena para presos condenados. Em tese, TEMER teria prazo para editar um decreto até esta segunda-feira, último dia do atual governo. Segundo auxiliares próximos, se o presidente optasse pelo decreto, a intenção era tomar a decisão neste domingo, para publicação na edição desta segunda do "Diário Oficial da União". Segundo assessores próximos, o presidente ouviu opiniões, refletiu e optou por não assinar. O presidente eleito JAIR BOLSONARO, chegou a declarar que se Temer concedesse indulto, este seria o último porque ele, BOLSONARO, não pretende mais fazê-lo.

O presidente eleito, JAIR BOLSONARO, escreveu neste sábado no Twitter que pretende garantir por meio de decreto a posse de armas de fogo a cidadão sem antecedentes criminais. A posse dá ao cidadão o direito de manter a arma em casa. Para sair de casa com a arma, é preciso ter autorização para o porte. Em outra mensagem, publicada posteriormente, ele disse que "outras formas de aperfeiçoamento dependem também do Congresso Nacional". Quando ainda era candidato, BOLSONARO afirmou em seu plano de governo que pretende reformular o Estatuto do Desarmamento.

O governo realizou neste domingo, na Esplanada dos Ministérios, o último ensaio para a posse do presidente eleito, JAIR BOLSONARO, marcada para terça-feira. O ensaio se deu sob forte esquema de segurança. A expectativa do governo é de que 250 mil a 500 mil pessoas compareçam à cerimônia oficial. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal classifica a operação do dia da posse como o maior esquema de segurança já montado para um evento do tipo em Brasília. Foram escalados para atuar na posse mais de três mil e 200 policiais militares, civis, federais e bombeiros, além de integrantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

A taxa de Preservação Ambiental de Bombinhas terá reajuste a partir da primeira hora desta terça-feira, logo após a virada de ano. O aumento é de quatro por cento e corresponde ao reajuste anual da Unidade Fiscal de Referência do Município que serve como base de referência para a cobrança de taxas municipais. Para quem entra na cidade de carro, por exemplo, o pedágio passa a custar 27 reais e 50 centavos. De 15 de novembro até agora foram arrecadados 880 mil reais com a taxa.

CARLOS MOISÉS DA SILVA terá uma sequência de atos até assinar seu nome no livro de posse como novo governador de Santa Catarina amanhã. Ele será formalizado no cargo na tarde desta terça-feira. Antes do rito na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, MOISÉS e a vice DANIELA REINEHR participam de um culto ecumênico na Catedral da Capital, marcado para as duas e meia da tarde. Eles são aguardados pelo presidente do Legislativo, SILVIO DREVECK, às quatro horas. A expectativa é de que os atos de posse sejam breves e econômicos nos discursos.

No último dia útil do seu governo, EDUARDO PINHO MOREIRA sancionou o projeto aprovado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina que garante o aumento do salário dos deputados estaduais. Pelo texto publicado no Diário Oficial do Estado de sexta-feira, o subsídio dos parlamentares da próxima legislatura, que inicia em primeiro de fevereiro de 2019, fica fixado em 75 por cento do que recebe o deputado federal. Atualmente, o salário é de 25 mil 322 reais e o valor só subirá para 29 mil 469 se os federais também aprovarem o aumento dos próprios salários para o novo teto do funcionalismo público.

Diretoria busca recursos para reformar do clube cedrense. A presidente da Associação Esportiva Cedro JURACI OLIVEIRA juntamente com a secretária, ANDREIA DEMOSSI e o vice-secretário, RENATO SCHNORR, esteve em contato com a administração para apresentar um relatório com os números de eventos beneficentes realizados neste ano no local. Outro objetivo da agenda com o prefeito PLINIO DE CASTRO foi solicitar auxílio para algumas adequações necessárias na estrutura. A presidente explica que a diretoria assumiu a função com 93 mil reais em caixa, no entanto, houve necessidade de reformar o telhado, instalar exaustores, retirada do gesso e outras melhorias. A copa também foi retirada de dentro do clube. O trabalho contou com ajuda dos bombeiros. Lembrou que existe uma parceria com a prefeitura e entidades para não cobrança do aluguel. Ela revela que existem custos para essas promoções com água, energia elétrica e taxa de limpeza que não são cobradas devido ao acordo.

Clube Cedrense sediou 27 eventos beneficentes nesse ano. A presidente JURACI OLIVEIRA afirma que a intenção é continuar oferecendo o local que é grande e centralizado para entidades, associações para evento ligados ao governo municipal como reuniões, seminários e formaturas. Ela explica que os recursos solicitados são para continuar as melhorias exigidas quanto aos banheiros e a pintura da parte externa. Já parte de dentro necessita de investimentos para evitar infiltrações, reformar o palco, troca de fiação e luminárias e pintura do salão. Ela afirma que atualmente a associação tem 12 mil em dívidas e pede que os moradores interessados se associem ao clube. JURACI comenta que em outras cidades, como SMOeste, a estrutura é terceirizada. Porém, nesse caso, existe cobrança para todas promoções realizadas. A diretoria está organizando feijoadas, jantares dançantes e outras iniciativas para angariar recursos para as melhorias previstas.

Projeto envolve moradores de Palma Sola em ações integradas e comunitárias. O secretário de ação social, IVANOR DE MOURA afirma que foram criadas estratégias para fomentar o esporte, músicas e atividades com jovens e crianças do bairro Palmares. Ele lembrou que o local possui moradores de baixa renda, o bairro acaba sendo marginalizado, e por isso, o investimento neste local. Ele afirma que há oferta nas modalidades de futsal, handebol, basquetebol, vôlei, badminton e dança. MOURA lembrou que o setor de saúde realizou mutirões de limpeza. Outras atividades como oficinas estão ocorrendo no bairro por meio da secretaria da Assistência Social. No bairro, são feitas hortas e mutirões, visando um ambiente limpo. IVANOR destaca que o setor social está organizando a recolha de recicláveis para que essa atividade vire fonte de renda. Ele afirmou que os adultos podem participar das atividades que contribuem para integrar os vizinhos e reduzir problemas de convivência. São oito oficinais.

Esforço da comunidade e do município é para manter o hospital de SJCedro com as portas abertas. Conforme o secretário e Saúde, FERNANDO WILL, por conta da defasagem da tabela do SUS e de a União e o Estado se eximirem de suas responsabilidades no custeio da média e alta complexidade, a instituição hospitalar enfrenta dificuldades financeiras. Ele ressalta que tanto os moradores e empresários, como a administração tem construído com a instituição. Com a assinatura de um convênio de mais 70 mil reais este mês, o secretário estima em cerca de um milhão e 200 mil reais o valor pago na contratação de serviços do hospital. Foram investidos 218 mil reais na contratação de consultas com cardiologista, ginecologista, otorrinolaringologista e pediatria. Mais 486 mil reais foram para o plantão médico, 60 mil em contratação de cirurgião geral, 196 mil foram investidos no convênio para manutenção de atividades e 231 mil na contratação de exames laboratoriais. WILL revela que todas essas ações são necessárias por que, enquanto o município paga 90 reais por uma consulta pediátrica, o SUS paga apenas 10 reais, pela mesma consulta, para o hospital.

OdontoSesc finaliza Projeto com mais de 15 mil atendimentos em Guaraciaba. Foram 41 dias úteis de trabalho por parte das equipes e durante este período foram efetuados 15.453 atendimentos. Na parte clínica foram realizados 2.345 atendimentos, com um número total de atendidos de 877 munícipes. Foram 139 atendimentos de urgência. A secretária DAIANE DORIGON especificou que foram 4.696 restaurações, 156 tratamentos de canal, 322 cirurgias, 132 extrações. Na parte de remoções de tártaros foram 1.241, pela parte da prevenção aplicação de flúor ou selante foram 1.534. Além disso, foram 705 radiografias e 107 medicações receitadas. Conforme apresentado, restam ainda 11 pacientes para a finalização de tratamento. Já na parte de educação em saúde foram 13 mil atendimentos. Os assuntos abordados foram desde higiene pessoal,saúde bucal, alimentação, bullying na escola, boa convivência, além de segurança na melhor idade, drogas, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros temas.

Epagri encerra ano com mais de 30 mil atendimentos no Extremo Oeste. O gerente regional JONAS RAMON apresentou o relatório de atividades da empresa de extensão rural do governo em 2018. De acordo com ele, os dados são positivos e melhores dos que foram registrados em 2017. RAMON disse que a Epagri realizou 30 mil 654 atendimentos entre janeiro e novembro, 10 por cento a mais do que no ano passado. Ele comentou que esse resultado representa o grau de comprometimento da equipe técnica da empresa com o atendimento dos agricultores. Entre os serviços prestados estão mais de 13 mil atendimentos de balcão no escritório e cerca de oito mil e 300 visitas nas propriedades rurais.

A Epagri promoveu 489 reuniões técnicas com os agricultores da região em 2018. De acordo com o gerente regional da empresa, JONAS RAMON, essa metodologia é importante porque reúne um número expressivo de famílias que recebem informações sobre diferentes atividades agrícolas. Além disso, foram 29 dias de campo, mais de 50 cursos, 37 oficinas e oito seminários. RAMON disse que a Epagri do Extremo Oeste foi à segunda região com maior número de assistências técnicas no ano. A primeira foi à região de Rio do Sul que atende 33 municípios. Outro ponto importante foi o crescimento do número de projetos para acessar recursos financeiros para as propriedades rurais. De acordo com o agrônomo, a empresa elaborou 581 projetos de credito para a agricultura, um aumento de mais de cem por cento na comparação com 2017. No ano passado, 200 famílias tentaram captar recursos para as propriedades e em 2016, apenas 58. RAMON disse que isso mostra a recuperação da economia e a injeção de recursos nos municípios da região.

Bombeiros orientam população também quanto ao uso de fogos de artifícios. Conforme o cabo, DOUGLAS BLASI, ultimamente tem mudado muito a legislação sobre o uso de fogos de artifício. Ele ressalta que a orientação às pessoas é que quando fizerem o uso desses materiais que evitem soltar em locais com muito público e residências para prevenir acidentes. Cita também cuidados no manuseio afastando o material do corpo. Conforme o cabo, quando se trata do uso de baterias é necessária à assinatura de um responsável técnico por esse serviço e que oriente o uso dos fogos. Caso ocorrer algum incidente e os artefatos não forem regulamentados pelas normas e leis nacionais a pessoa irá responder civil e penalmente. Ele alerta ainda para cuidado no manuseio de pessoas alcoolizadas que perdem a noção do perigo.

A Agência de Desenvolvimento Regional finalizou durante o mês de dezembro os pagamentos relativos a 12 convênios celebrados antes do período eleitoral com municípios da região. Além disso, foram quitados outros 12 convênios de 2017. O valor total repassados via convênios chega a seis milhões e 200 mil reais. Em nota a imprensa, o secretário executivo da ADR, PAULI MENEGHINI disse que também aconteceram repasses para as Apaes, pagamento de transporte escolar aos municípios e a execução e inauguração de várias obras. Somente as Apaes receberam um milhão de reais. Outros quatro milhões e meio foram depositados para o custeio do transporte escolar.

A soma dos convênios do Governo do Estado, obras em execução e repasses da ADR para os 18 municípios da região foi de cerca de 50 milhões de reais em 2018. A informação é do secretário executivo da ADR, PAULO MENEGHINI. Ele explicou que com esses recursos, os municípios puderam melhorar as estradas vicinais, construir pavilhão de festas, pavimentar ruas, combater doenças animais, construir centros de convivência para idosos e custear despesas de hospitais. Somente de novembro a dezembro aconteceram seis atos inaugurais de obras com recursos do governo do Estado por meio da ADR. MENEGHINI citou ainda o início do atendimento de oncologia no Hospital Regional como uma das grandes conquistas da região neste ano.

Secretário de Transportes e Obras de Princesa apresenta relatório de atividades realizadas ao longo de 2018. CLAUDIO NOS cita que a manutenção das estradas, abertura e as melhorias dos caminhos de roça e dos acessos às propriedades foram o carro-chefe das ações do setor. Mas, ele comenta que a Secretaria também atuou em frentes na área urbana. O secretário destaca ações de embelezamento e obras de pavimentação em ruas da cidade, por exemplo, do trecho entre a prefeitura e a entrada para a linha Moquém. NOS listou a revitalização da Avenida Rio Grande do Sul como um dos principais trabalhos gerenciados pela Secretaria neste ano. Nas obras, que incluíram asfaltamento e sinalização foram aplicados 267 mil reais. O secretário ainda comenta a aquisição de novos veículos e máquinas, dentre eles uma retroescavadeira e duas picapes leves, além de um caminhão caçamba que já foi licitado. CLAUDIO confirmou ainda nesta manhã sua saída da pasta nos primeiros meses do ano devido ao acordo da coligação. Segundo ele, seus trabalhos seguem até março, possivelmente.

SJCedro obtém resultados expressivos com o Programa Cidade Empreendedora. A coordenadora do projeto e secretária da Fazenda, VERA COSTA, destaca que o programa em vigência há cerca de um ano e meio foi pensando com as particularidades do município que tem como ponto forte a bovinocultura de leite e a produção de móveis. Para criar e implantar estratégias que visem fortalecer o município, a prefeitura trabalha 30 soluções que têm capacidade para atender a promoção da cultura do empreendedorismo, compras públicas e preparação dos Pequenos Negócios para participar de licitações. Ela lembra que também vem sendo desenvolvidas ações de preparação aos agricultores, estudantes e empresários, na identificação de oportunidades e reflexão das estratégias. Para isso foram promovidos seminários de cada eixo e oficinas com foco em vendas, legislação, atendimentos e marketing. Outro ponto está sendo avaliar setores com chance de instalação, alguns deles, vinculados às atividades já desenvolvidas, como por exemplo, criação de sistemas de informação e novos designs que melhorem os produtos das indústrias e resultados na atividade agrícola.

Resultados em parceria com Sebrae já são notáveis em SJCedro. A secretária da fazenda e coordenadora do Programa Cidade Empreendedora, VERA COSTA, cita entre os as ações da Sala do Empreendedor que vêm auxiliando muitos empresários, esclarecendo dúvidas e reduzindo custos. Outra iniciativa em evidência é o Programa de Desenvolvimento Econômico com foco para o turismo que nos demonstrou que desconhecíamos as belezas e potenciais de nossa cidade. A secretária também citou o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos que movimentou escolas durante cinco meses. Conforme ela, a atividade ampliou a visão dos alunos e até mesmo dos pais com relação a uma compreensão maior sobre como funciona um negócio próprio e como controlar e administrar o uso do próprio dinheiro. VERA lembrou que o intuito é organizar e planejar SJCedro para os próximos 20 anos, prevendo mudanças na população e na economia.

Lideranças do Extremo Oeste participam da retrospectiva da Rádio Cedro. Durante a manhã desta segunda-feira, a Rádio Cedro FM realizou a retrospectiva de 2018 e a primeira participação foi da vereadora e presidente eleita da câmara de Cedro, ISOLDI WILL. Na sequência o gerente da Cooperalfa, GEOVANI GREGOLIN avaliou o ano para empresa no faturamento, associados e agricultura. CLAUDIO NOS, secretário de Obras de Princesa, falou sobre os trabalhos executados na recuperação das estradas, pavimentações e auxílios da secretaria no urbanismo. Além disso, já passaram pelos estúdios o integrante do grupo Terno de Reis São José, ETELVINO FESTA, e o secretário da agricultura de São José do Cedro, PEDRINHO CASARIN. Uma comitiva de vereadores de Anchieta com IVO SCHAEFFER, MARIO SIGNOR e MARIA HELENA TRENTIN participou do especial com informações sobre projetos e emendas parlamentares. Eles falaram ainda sobre a expectativa do novo governo que inicia os trabalhos essa semana.

Especial da Rádio Cedro trouxe dados e estimativas de várias regiões. Estiveram ainda nos estúdios da emissora até agora pouco vários prefeitos como PLINIO DE CASTRO de SJCedro, EDILSON VOLKWEIS de Princesa, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER DE Guarujá do Sul e ROQUE MENEGHINI de Guaraciaba. Além disso muitos secretários, vereadores, comerciantes, representantes de entidade, associações, cooperativas, sindicados, UPA, e ONGs de São José do Cedro, Princesa, Guarujá do Sul, Anchieta, Dionísio Cerqueira e Guaraciaba trouxeram informações sobre atendimentos, metas, áreas industriais, investimentos em saúde e educação e sobre o planos para o ano novo. O último horário contou com a participação das forças de segurança com a presença do comandante da PM de SJCedro, CLEITON TRECCO, delegado SANDRO ZANCANARO e o chefe da PRF, DELMAR SARTORI. Eles trouxeram dados sobres operações, acidentes, vítimas e conquistas. As informações completas sobre as análises serão repercutidas ao longo da semana no globo em foco.

Capotamento deixa um ferido na BR-163. A ocorrência foi registrada neste domingo por volta das 16 horas na via periférica no parque industrial dois de São José do Cedro. Conforme os bombeiros o automóvel era ocupado por três pessoas, sendo uma família da cidade Porto AlegreRS. Todos passaram por avaliação, mas apenas um passageiro apresentava ferimentos na mão. Após atendimentos, eles foram conduzidos ao hospital do município. A PRF esteve no local atendendo a ocorrência.

Mais de 300 quilos de maconha são apreendidos e dois traficantes são presos em ação conjunta. Na tarde deste domingo uma operação conjunta entre a Polícia Militar de Santa Catarina e do Paraná resultou em uma grande apreensão de substâncias entorpecentes em SJCedro. A PM fazia uma barreira em Barracão quando um Civic descumpriu a ordem de parada e se evadiu. Durante a perseguição, já no interior de São José do Cedro, os autores tomaram sentido a uma estrada rural, perderam o controle e colidiram contra uma árvore, vindo, na sequência, a abandonar o veículo e continuar a fuga a pé. No interior do veículo foi localizada uma grande quantidade de maconha. Houve participação das guarnições de Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul e São José do Cedro, além das equipes do PPT e canil. O cão farejador realizou a busca na mata e logrou êxito em localizar um dos envolvidos.O segundo homem foi localizado, tentou fugir, mas foi alcançado e preso. As equipes conduziram o veículo, bem como os dois presos, para a Polícia Federal de Dionísio Cerqueira. Eles foram autuados por crime de tráfico de drogas. Foram contabilizados 340 quilos do entorpecente.

Homem comete suicídio após atirar contra ex-esposa em Anchieta. O caso aconteceu por volta das 10 horas da manhã de ontem, na Avenida Anchieta, proximidades da rodoviária. O homem teria chegado à casa, tocado o interfone e, quando a mulher desceu para atender, fez os disparos contra ela e depois se matou. Os Bombeiros de Anchieta foram chamados para socorrer as vítimas e encontraram a mulher alvejada, mas com os sinais vitais. Ela recebeu os primeiros atendimentos no local, foi encaminhada ao pronto atendimento e em seguida, devido à gravidade, foi transferida para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste. O homem, identificado como VALDIR BERNARDI, de 54 anos, já estava morto na chegada do socorro. Segundo os bombeiros, o corpo do homem estava cerca de dois metros do da mulher. A Polícia Militar, Polícia Civil e o IML também foram chamados e prestam auxílio à ocorrência.

Mulher baleada em Anchieta morre no Hospital Regional. MARLETE LAZZARI BERNARDI, de 47 anos, que foi baleada na manhã deste domingo faleceu no Hospital Regional em SMOeste por volta das 18 horas. Ela foi atingida com dois tiros de revólver, disparados pelo ex-marido, VALDIR BERNARDI, que cometeu suicídio logo após a tentativa de feminicídio. NECA, como era conhecida, era coordenadora dos grupos de idosos. A arma usada no crime foi encontrada junto ao corpo do homem. BERNARDI, disparou cinco tiros com um revólver calibre 38 sem numeração, sendo dois contra a mulher, um na parede e dois contra o próprio peito. O casal estava separado há cerca desde julho. Familiares contam que o homem não aceitava o fim do relacionamento e tentava reatar. Ele teria tido uma crise de ciúmes que motivou o crime. A Polícia Civil investiga e apura o caso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.