ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 31/12/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 36 graus. A mínima das últimas horas foi de 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda.

A eleição presidencial no Afeganistão, marcada inicialmente para 20 de abril, foi adiada para 20 de julho. As eleições provinciais e locais, assim como as eleições legislativas na província de Ghazni, serão realizadas no mesmo dia. A presidência do atual chefe de Estado, ASHRAF GHANI, foi marcada pelo aumento da violência, um nível recorde de baixas civis e profundas divisões políticas e étnicas entre os afegãos. O governante aspira a um novo mandato em 2019.

Ao menos três pessoas morreram e pelo menos 79 estão desaparecidas após um prédio de nove andares desabar parcialmente na Rússia. A suspeita é que uma explosão de gás, ocorrida por volta das seis desta segunda tenha afetado a estrutura do edifício. Ao todo, vivem no local mais de mil pessoas. Ainda não há informações sobre quantas estavam no prédio no momento em que sete dos nove andares ruíram.

Autoridades colombianas estão investigando possíveis conspirações para assassinar o presidente da Colômbia, IVÁN DUQUE, segundo informações da agência Reuters. A investigação envolve cidadãos venezuelanos que foram detidos portando armas de guerra, de acordo com o ministro das Relações Exteriores da Colômbia, CARLOS HOLMES TRUJILLO. Ele confirmou a existência de planos para atacar o direitista DUQUE, que assumiu o cargo em agosto e que três venezuelanos foram presos nos últimos dias com armas pesadas.

Depois de algumas idas e vindas, o presidente MICHEL TEMER decidiu não conceder indulto de Natal, ou seja, o perdão da pena para presos condenados. Em tese, TEMER teria prazo para editar um decreto até esta segunda-feira, último dia do atual governo. Segundo auxiliares próximos, se o presidente optasse pelo decreto, a intenção era tomar a decisão neste domingo, para publicação na edição desta segunda do "Diário Oficial da União". Segundo assessores próximos, o presidente ouviu opiniões, refletiu e optou por não assinar. O presidente eleito JAIR BOLSONARO, chegou a declarar que se Temer concedesse indulto, este seria o último porque ele, BOLSONARO, não pretende mais fazê-lo.

O presidente eleito, JAIR BOLSONARO, escreveu neste sábado no Twitter que pretende garantir por meio de decreto a posse de armas de fogo a cidadão sem antecedentes criminais. A posse dá ao cidadão o direito de manter a arma em casa. Para sair de casa com a arma, é preciso ter autorização para o porte. Em outra mensagem, publicada posteriormente, ele disse que "outras formas de aperfeiçoamento dependem também do Congresso Nacional". Quando ainda era candidato, BOLSONARO afirmou em seu plano de governo que pretende reformular o Estatuto do Desarmamento.

O governo realizou neste domingo, na Esplanada dos Ministérios, o último ensaio para a posse do presidente eleito, JAIR BOLSONARO, marcada para terça-feira. O ensaio se deu sob forte esquema de segurança. A expectativa do governo é de que 250 mil a 500 mil pessoas compareçam à cerimônia oficial. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal classifica a operação do dia da posse como o maior esquema de segurança já montado para um evento do tipo em Brasília. Foram escalados para atuar na posse mais de três mil e 200 policiais militares, civis, federais e bombeiros, além de integrantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

A taxa de Preservação Ambiental de Bombinhas terá reajuste a partir da primeira hora desta terça-feira, logo após a virada de ano. O aumento é de quatro por cento e corresponde ao reajuste anual da Unidade Fiscal de Referência do Município que serve como base de referência para a cobrança de taxas municipais. Para quem entra na cidade de carro, por exemplo, o pedágio passa a custar 27 reais e 50 centavos. De 15 de novembro até agora foram arrecadados 880 mil reais com a taxa.

CARLOS MOISÉS DA SILVA terá uma sequência de atos até assinar seu nome no livro de posse como novo governador de Santa Catarina amanhã. Ele será formalizado no cargo na tarde desta terça-feira. Antes do rito na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, MOISÉS e a vice DANIELA REINEHR participam de um culto ecumênico na Catedral da Capital, marcado para as duas e meia da tarde. Eles são aguardados pelo presidente do Legislativo, SILVIO DREVECK, às quatro horas. A expectativa é de que os atos de posse sejam breves e econômicos nos discursos.

No último dia útil do seu governo, EDUARDO PINHO MOREIRA sancionou o projeto aprovado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina que garante o aumento do salário dos deputados estaduais. Pelo texto publicado no Diário Oficial do Estado de sexta-feira, o subsídio dos parlamentares da próxima legislatura, que inicia em primeiro de fevereiro de 2019, fica fixado em 75 por cento do que recebe o deputado federal. Atualmente, o salário é de 25 mil 322 reais e o valor só subirá para 29 mil 469 se os federais também aprovarem o aumento dos próprios salários para o novo teto do funcionalismo público.

Feliz Ano-Novo Com A Rádio Atalaia. A programação especial está sendo elaborada para ir ao ar amanhã, o dia todo. Das 5 e meia da manhã as 23 horas, os comunicadores irão rodar músicas apropriadas ao Primeiro dia do Ano Novo, com destaque para as mensagens das empresas, entidades representativas de classe, autoridades e lideranças.

Retrospectiva 2018, perspectiva 2019 na Rádio Atalaia. Na manhã de hoje, se reuniram nos estúdios da emissora, em Campo Erê, autoridades e lideranças locais e regionais. O programa foi apresentado nas emissoras da Rede Peperi de Comunicação. Cerca de 40 autoridades, lideranças e representantes de entidades estiveram no estúdio para avaliar o ano que termina e projetar as ações para o novo ano. O programa, que iniciou as 8h, sempre é aguardado com muita expectativa pela população.

Atenção maior dos bombeiros foi para prevenção. A informação é de VANTUIR SCHOENNINGER – comandante do quartel de Campo Erê. Ele está satisfeito com as conquistas e com a renovação do efetivo. Revela que foram realizadas no ano mais de duas mil e duzentas vistorias. Foram analisados quase 200 projetos preventivos contra incêndio. Vistorias de habite-se foram 100, totalizando mais de 2 mil e 500 procedimentos administrativos. No setor de salvamento e resgate foram mais de mil e quinhentas ocorrências desde primeiro de janeiro até hoje.

Casos clínicos e acidentes de trânsito receberam atenção especial do Corpo de Bombeiros. SCHOENNINGER comenta que foram investidos mais de 100 mil reais em equipamentos para o quartel. Para ele, a maior conquista da corporação em 2018 foi aquisição e encaroçamento de um caminhão, que somou investimento superior a 500 mil reais. Objetivos e metas para 2019 já estão traçados. Um deles, adianta VANTUIR, é melhoramentos na parte física do prédio e outro, aumento do efetivo.

2018 não teve muitas novidades e nem muitos avanços; contudo, chega no último dia do ano bem. Assim ÉRICO ECKER – presidente do Sindicato da Agricultura Familiar de São Lourenço do Oeste se pronuncia na sua retrospectiva. Frisa que devido as eleições gerais o Sintraf não teve mobilizações. Dois pontos importantes: a entidade conseguiu aumentar o número de sócio e fez uma assembleia geral muito participativa com associados.

Presidente do Sindicato dos Agricultores de São Lourenço está ansioso para começar 2019. ECKER espera que os governos estadual e federal deixem o sindicalismo fluir e trabalhar como precisa. Diz que está apreensivo com relação a nova normativa do leite, principalmente por causa da queda exagerada nos preços pagos ao produtor. Finaliza dizendo que todas as forças que representam, o setor estão discutindo o problema.

Ano foi de muita organização, principalmente por causa das dificuldades financeiras. Quem comenta é DOUGLAS GOERGEN – presidente do Sindicato da Agricultura Familiar de Palma Sola. Acrescenta que foi um período de resgatar o capital social para valorizar os associados. Uma meta para o novo ano é trazer mais membros para o Sintraf. Salienta que o ano começou com muitos desafios, mas vai continuar o trabalho de revitalização das agroindústrias do município.

Cadeia produtiva do leite teve muitas discussões. Conforme o presidente do Sintraf de Palma Sola, essa preocupação vai continuar. GOERGEN tem boas perspectivas para 2019 para avanços do sindicato nas políticas públicas, especialmente na compra da merenda escolar. O sindicalista espera boas conquistas no crédito fundiário. Ano que vem haverá eleição no sindicato de Palma Sola.

2018 foi um ano de dificuldades para administrações. A declaração é de DEONIR FERRONATTO – prefeito de Saltinho. Ele revela que todos os anos é difícil fechar as contas, mas neste, a dificuldade foi maior. Porém, com apoio de secretários e toda equipe técnica conseguiu fechar o ano com tudo em dia. Destaca as pastas de Agricultura e Infraestrutura que no seu ponto de vista, são as que mais pedem cuidado. Mas de um modo geral, vê avanços em todas as secretarias de Saltinho. Destaca ainda as emendas parlamentares que auxiliaram todos os setores. Só na saúde, foram mais de 800 mil reais.

2019 será um ano de muitos projetos para município. FERRONATO, observa que a economia vem apresentando melhoras, e a estimativa para o próximo ano é que tenha avanços, não só em Saltinho, mas em todos os municípios, estado e nação. Adianta que um trabalho forte será feito no interior. As estradas vicinais no município, devem receber recuperação com brita. além de muitos outros projetos que estão sendo estudados. Já na cidade, a ideia para 2019, é construir um centro de múltiplo uso, mais pavimentação em ruas e sempre em busca de desenvolver cada vez mais o município.

Prefeito destaca ações de 2018 para Campo Erê. ODILSON LIMA, relata que muitos são os avanços, mas atenção maior se volta para saúde pública que teve um grande investimento. São diversos medicamentos disponíveis para população, foi reaberto todos os postos de saúde da cidade, bairros e interior. Além disso, frisa os convênios que o município tem fora, foram mais de mil e quinhentas pessoas atendidas em municípios vizinhos por meio dos convênios. Destaca ainda, a educação, agricultura, social e esporte que tiveram muitas conquistas neste ano. Comenta ainda a entrega das escrituras as famílias do loteamento WALTER RUBAS.

2019 trabalho forte será feito na agricultura. O prefeito NEGO LIMA, frisa que neste ano, mesmo com poucos recursos, os responsáveis pela pasta fizeram um bom trabalho. Porém, reconhece que o setor precisa de mais atenção. Para a cidade, está previsto a troca das rótulas, quatro quadras de asfalto, sendo que até o final do mandado quer deixar com asfalto pelo menos 25 quadras. Além disso, quer ainda revitalizar a Praça do Fórum, e a da Avenida Getúlio Vargas, da Igreja Matriz.

2018 foi uma no de muitas conquistas. Assim clássica o ano para São Bernardino o prefeito ADELI RIFFEL. De acordo com ele, os avanços foram em todas as áreas. Teve ajuda parlamentar que foi adquirido maquinário para agricultura e DMER, além de equipamentos para saúde, britagem de estradas do interior. Reconhece que tudo isso, se deu pela parceria entre os poderes executivo e legislativo. Destaque ainda, para a redução na folha de pagamento, que gerou uma economia, deixando o ano, com um milhão e oitocentos mil reais em caixa.

Investimento na cidade é proposta da administração para 2019. RIFFEL, cita que sua meta é mostrar para população que é possível fazer um trabalho sério, e administrar um município com recursos do governo. Objetivo maior é promover o crescimento de São Bernardino. Para isso, quer que as parcerias continuem sendo feitas, para um ano de ainda mais avanços.

Prefeito classifica 2018 como um ano de bastante trabalho e algumas dificuldades. DERLI FURTADO – chefe do executivo de Santa Terezinha do Progresso, conta que apesar dos contratempos, conseguiu fechar o ano com as contas em dia. Foram conquistas e avanços, e acima de tudo conseguido suprir as necessidades da população. Relata problemas com maquinários, mas tudo foi resolvido. O prefeito destaca que 2018 não deu para fazer tudo que estava previsto, mas nem por isso deixa de avaliar positivamente.

Cumprir plano de governo é meta para 2019. DERLI FURTADO, relata que muitas ações já foram feitas em 2018, mas ainda há muito para ser feito no próximo ano. Ações fortes devem ser voltadas para todas as áreas do município. A ideia principal, é continuar buscando por recursos e desenvolver cada vez mais Santa Terezinha do Progresso

Ano termina com diminuição de 22 por cento de ocorrências atendidas pela Polícia Militar. Quem revela é o subtenente TITO SCHULLER, do Pelotão de Campo Erê que abrange os 4 municípios da comarca, mais Palma Sola.Também caiu em 19 por cento o número de pessoas presas em flagrante. Houve redução de 7 por cento nos acidentes de trânsito. O militar comemora os índices atribuindo grande parte ao trabalho ostensivo da corporação. Outro fator positivo foi o recebimento de uma nova viatura.

Instalação de vídeomonitoramento na cidade de Saltinho. A medida é confirmada pelo subtenente TITO SCHULLER. Os equipamentos deverão ser instalados já no início do ano. O militar acredita em mudanças importantes na segurança pública, pelos novos governos estadual e federal. TITO salienta que por ser militar, COMANDANTE MOISÉS deverá olhar com muita atenção para a corporação.

Saldo da Polícia Civil é positivo em toda comarca. A manifestação é do delegado ROBERTO FRONZA. Ele admite que 2018 foi bastante movimentado em Campo Erê, Saltinho, São Bernardino e Santa Terezinha do Progresso, mas todo trabalho foi feito. Revela que cem por cento dos crimes de homicídio e tentativa de homicídio foram esclarecidos. Ao longo do ano foram registrados na delegacia, mais de 2 mil e 400 boletins de ocorrência. Foram instaurados 102 inquéritos e 128 termos circunstanciados.

50 medidas protetivas de urgência foram encaminhadas na Delegacia de Polícia. O delegado ROBERTO FRONZA acrescenta que foram expedidos 310 alvarás, sem contar com os serviços do Departamento de Trânsito, que tiveram no ano, mais de 6 mil documentos providenciados. FRONZA quer, juntamente com sua equipe, fazer um bom trabalho em 2019 para que a segurança pública seja ainda melhor. Ele recomenda prudência para a população.

Polícia Militar de Marmeleiro atende vários casos de perturbação de sossego. Segundo ARLINDO MELO SANTOS – sargento da PM, do município, as equipes não estão conseguido atender a todas as ocorrências ao mesmo tempo. Pede que as pessoas tenham bom senso e respeitem seus vizinhos, idosos, crianças e animais.

Homem comete suicídio após atirar contra ex-esposa. Um homem atirou na ex-mulher na manhã de ontem, por volta das 8 horas e 50 minutos. O feminicídio seguido de suicídio ocorreu na Avenida Anchieta, proximidades da rodoviária. Segundo a PM, o homem teria chegado à casa, tocado o interfone e, quando a mulher desceu para atender, fez os três disparos contra ela e depois se matou. Os Bombeiros de Anchieta foram chamados para socorrer as vítimas e encontraram a mulher alvejada, mas com os sinais vitais.

Mulher é socorrida com vida e levada ao hospital. Ela recebeu os primeiros atendimentos no local, foi encaminhada ao pronto atendimento e em seguida, devido à gravidade, foi transferida para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste. O homem, identificado como VALDIR BERNARDI, de 54 anos, já estava morto na chegada do socorro. Segundo os bombeiros, o corpo do homem estava cerca de dois metros do da mulher. A Polícia Militar, Polícia Civil e o IML também foram chamados e prestam auxílio à ocorrência.

Mulher baleada por ex-companheiro morre no hospital. A vítima identificada como MARLENE BERNARDI, 47 anos, morreu por volta das 20 horas de ontem, no Hospital Regional de São Miguel do Oeste.

Segundo informações de conhecidos dos dois, o crime teria ocorrido devido à separação do casal, e VALDIR não aceitava o fim do relacionamento. A Polícia Civil, vai instaurar inquérito para investigar o caso.

Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.