ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 31-10-2018 Quarta-Feira

-SUPERMINISTÉRIO VAI UNIFICAR FAZENDA, PLANEJAMENTO E INDÚSTRIA

-PINHO MOREIRA SINALIZA ENVIO DE REFORMA ADMINISTRATIVA À ALESC

-COMUNIDADE EVANGÉLICA COMEMORA DIA DA REFORMA PROTESTANTE

-ENTIDADES DE SÃO JOÃO DO OESTE SÃO CONTEMPLADAS COM RECURSOS DA JUSTIÇA FEDERAL

-LEGISLATIVO DE DESCANSO NÃO MANTÉM REGULARIDADE NAS DATAS DAS SESSÕES

-CELESC ESCLARECE FUNCIONAMENTO DAS BANDEIRAS TARIFÁRIAS

-POLÍCIA PRENDE HOMEM QUE EXTORQUIA MULHERES PELA INTERNET

-TEMPORAL CAUSA DIVERSOS ESTRAGOS NA REGIÃO


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.


Cerca de 30 pessoas estão presas nesta quarta-feira em um edifício atingido por um deslizamento de terra na província de Montanha, na ilha de Luzon, nas Filipinas. O local foi atingido pelo tufão Yutu na terça-feira. O prefeito de Natonin confirmou a morte de quatro pessoas. O edifício soterrado na lama era a sede de Departamento de Obras Públicas da província. Dezenas de desabrigados se refugiavam no local por causa das intensas chuvas e fortes ventos provocados pelo tufão, apesar de não ter sido qualificado oficialmente como abrigo.


O presidente americano DONALD TRUMP quer abolir por meio de uma ordem executiva o direito à cidadania concedido a todos os que nascem no território dos Estados Unidos. A proposta foi anunciada a uma semana das eleições legislativas de meio de mandato. O presidente afirmou que pretende assinar um decreto para que as crianças nascidas em território americano e filhas de imigrantes, em situação irregular ou não, não se beneficiem mais deste direito.


O presidente da Bolívia, EVO MORALES, esteve em Porto Quijarro, a cinco quilômetros de Corumbá, na fronteira entre Brasil e Bolívia na tarde desta terça-feira. Ele participou da cerimônia de concessão de certificação internacional para dois portos, que poderão escoar a produção boliviana pela hidrovia Paraguai-Paraná, que passa por Mato Grosso do Sul. Na coletiva , o presidente do país andino disse que não teve oportunidade de conversar com o novo presidente brasileiro, mas que espera do governo de JAIR BOLSONARO a continuidade de acordos econômicos e políticos entre os dois países.



O juiz federal SÉRGIO MORO, da Operação Lava-Jato, sinalizou nesta terça-feira ao presidente eleito JAIR BOLSONARO, sobre eventual convite para chefiar o Ministério da Justiça ou para integrar o Supremo Tribunal Federal. Em nota oficial, o magistrado declarou que "caso efetivado oportunamente o convite, será objeto de ponderada discussão e reflexão". A interlocutores próximos, MORO tem dito que se, de fato, for convidado para o Ministério da Justiça, vai inicialmente conversar com BOLSONARO para identificar "convergências importantes" e "divergências irrelevantes".


Anunciado como futuro ministro da área econômica, PAULO GUEDES informou nesta terça-feira que o governo unificará as pastas da Fazenda, do Planejamento e da Indústria e Comércio Exterior. Ele deu a informação em uma entrevista coletiva após participar de uma reunião no Rio de Janeiro com o presidente eleito, JAIR BOLSONARO. O superministério vai tratar das questões econômicas do país. O deputado ONYX LORENZONI, anunciado como futuro ministro da Casa Civil, também confirmou que os ministérios da Agricultura e Meio Ambiente serão unificados.


O futuro ministro da Casa Civil, ONYX LORENZONI se encontra nesta quarta-feira com o atual chefe da pasta, ELISEU PADILHA para a primeira reunião de transição do governo MICHEL TEMER para JAIR BOLSONARO. De acordo com a Casa Civil, o encontro será às quatro horas no Palácio do Planalto, em Brasília. O futuro ministro deve apresentar os primeiros nomes da equipe de transição, composta por 50 pessoas, que serão nomeadas em cargos especiais no governo federal. Após a indicação oficial do coordenador e de outros integrantes da equipe de transição, os escolhidos serão nomeados pela atual equipe da Casa Civil.


Cerca de 125 mil catarinenses que devem fazer o Enem neste ano. Distribuídas em dois domingos, dias quatro e 11 de novembro, as provas do exame nacional do ensino médio terão 180 questões e uma redação para serem resolvidas em uma maratona que pode chegar a 10 horas e 30 minutos/O tempo para prestar o Enem é uma das mudanças desta edição: os candidatos terão 30 minutos a mais para fazer a prova do segundo dia, que reúne conteúdos de ciências da natureza e matemática. O Enem será aplicado em 56 cidades catarinenses.


O governador de Santa Catarina, EDUARDO PINHO MOREIRA se reuniu nesta terça-feira com governador eleito, CARLOS MOISÉS DA SILVA, para continuar o processo de transição. Neste encontro, foi apresentada a situação financeira do estado. PINHO MOREIRA entregou um relatório com dados de todas as secretarias estaduais, autarquias e empresas públicas. Conforme o governo do estado, em janeiro deste ano o déficit do poder executivo era de dois bilhões e atualmente, está em um bilhão. Para reduzir esse número, o governo afirmou que foram feitos cortes de gastos, gratificações e comissionados, além de redução das Agências de Desenvolvimento Regional e controle de despesas.


Após dois dias de reuniões prolongadas com o governador eleito, CARLOS MOISÉS DA SILVA, o atual governador EDUARDO PINHO MOREIRA admitiu a possibilidade de encaminhar, ainda este ano, um projeto de lei ao legislativo estadual propondo, segundo ele, "a mudança ou diminuição do tamanho do governo". A reforma administrativa foi uma das bandeiras de campanha do governador eleito. No entanto, nem o governador em exercício nem o escolhido pela população detalharam qual será a magnitude desse enxugamento da máquina pública. Nesta terça-feira, as reuniões foram com a cúpula da Secretária de Estado da Fazenda. Já para esta quarta-feira, a previsão é de que Moisés se reúna com profissionais ligados à Secretaria de Estado da Administração.


-COMUNIDADE EVANGÉLICA COMEMORA DIA DA REFORMA PROTESTANTE

-ENTIDADES DE SÃO JOÃO DO OESTE SÃO CONTEMPLADAS COM RECURSOS DA JUSTIÇA FEDERAL

-LEGISLATIVO DE DESCANSO NÃO MANTÉM REGULARIDADE NAS DATAS DAS SESSÕES

-CELESC ESCLARECE FUNCIONAMENTO DAS BANDEIRAS TARIFÁRIAS


Jovens da região recebem oportunidade de realizar estádio na Alemanha e Suíça. Programa existe desde a década de 60. Segundo o coordenador de estágio, RICARDO SCHMITZ são necessários alguns requisitos básicos como ter noção do idioma alemão, possuir idade entre 18 e 30 anos e envolvimento no setor agropecuário ou interesse. Ressalta que o estágio é destinado exclusivo para atividades na agropecuária. O coordenador de estágio informa que hoje terá reunião, às 14 horas na sede da Uceff, em Itapiranga com jovens interessados em estagiar na Europa. Número de vagas ainda não está definido, dependendo do número de cotas que a Suíça e a Alemanha vão disponibilizar para o Brasil.


O coordenador do estádio na Alemanha e Suíça considera relevante a experiência dos jovens da região na Europa. A remuneração depende da atividade que o jovem vai realizar. Após o processo seletivo, os jovens viajam em 2019. De acordo com RICARDO SCHMITZ os jovens possuem oportunidade de permanecerem na Alemanha no período de um a três anos para concluir o curso de formação agrícola. O coordenador do programa de estágio, salienta que a procura costuma ser grande. SCHMITZ diz que o aproveitamento do estágio no Brasil depende de cada pessoa. Cita que diversos jovens que tiveram esta experiência na Alemanha conseguiram aplicação com sucesso melhorando o rendimento de propriedades em Itapiranga e municípios vizinhos.


Escola básica São Lourenço realiza evento em comemoração aos 40 anos do educandário. O aniversário foi no dia 26 de outubro, mas a festa será nesta quinta-feira, dia primeiro de novembro. De acordo com o diretor, WAGNER FERRARI, nestes 40 anos a escola já teve 11 diretores, mais de 800 professores e mais de 10 mil alunos já foram atendidos. A partir de 2009 a escola também passou a disponibilizar o ensino médio, contemplando atualmente 225 alunos desde o maternal, e de várias comunidades do município. O evento comemorativo inicia às 19 horas na igreja em função da previsão de chuva, com homenagens aos ex-diretores, ex-professores, visitação ao espaço escolar encerrando com janta de confraternização. A janta, galinhada no tacho, deve ser reservada pelo número da escola 3634 2130. As fichas são vendidas ao valor de 10 reais adulto e cinco reais crianças até 10 anos.


Dia da Família na escola terá ampla programação no Centro Educacional Helga Follmann de Tunápolis. O evento será no dia 10 de novembro no CTG Última Porteira. Conforme o diretor da escola, CLEITON KIST, a programação está sendo organizada por um grupo de professores e integrantes da APP, além da adesão dos pais para tornar o evento ainda maior. O Dia da Família na Escola terá diversas atividades incluindo sorteio de prêmios em rifa que as família contribuíram para arrecadação de recursos financeiros para o educandário. O diretor elogia também a mobilização dos pais para a confraternização e almoço com galinhada.


CLEITON KIST projeta grande público para o Dia da Família na escola. O diretor diz que a escola tem objetivo de promover um evento marcante para alunos, familiares, funcionários e professores com trocar ideia e uma oportunidade para conversar sobre diferentes assuntos. KIST salienta que será um momento de lazer e de convívio, algo fundamental para maior envolvimento na comunidade escolar. A escola Helga Follmann conta com 200 alunos em turmas do primeiro ao quinto ano. O diretor comenta que são várias atividades complementares a grade escolar, no entanto será o primeiro evento Dia da Família na Escola. Ele projeta um grande público com até 500 pessoas.


Voluntária consegue mais sete mil reais da justiça federal para biblioteca Afonso Hansen de São João do Oeste. Os recursos oriundos de penas pecuniárias são repassados as entidades que se habilitam por meio do encaminhamento e aprovação de projetos. Conforme a voluntária, DAIANE FOLLMANN, o recurso de sete mil e 500 reais foi aprovado após o envio dos orçamentos e dos documentos exigidos ao fórum da comarca de Itapiranga. Ela explica que o projeto encaminhado, é denominado de “biblioteque-se”, com referência a importância da leitura não deixando que a cultura dos livros se perca com todo o processo de informatização. Com o recurso, a biblioteca investiu na renovação do mobiliário, e a renovação do acervo de livros 3D usados principalmente para a contação de história.


A biblioteca pública municipal de São João do Oeste também desenvolve um projeto denominado de “nos tempos do vovô”. A voluntária DAIANE FOLLMANN enfatiza que a renovação do espaço da biblioteca com os recursos da justiça federal é importante também para atrair novos leitores, e tornar o espaço mais aconchegante. Ela explica que por meio desse projeto as crianças trazem os seus avós para a biblioteca para a contação de histórias. O projeto foi encaminhado por meio da APP do Centro Educacional de São João. Além da biblioteca, também foram contemplados com projetos da justiça federal a APAE Renascer e a escola estadual Madre Benvenuta.


Na APAE Renascer de São João do Oeste os recursos da justiça federal foram investidos no projeto de estimulação. Segundo a assistente social da escola especial, SIMONE DILL, este projeto objetiva proporcionar melhores condições motoras, cognitivas, sensoriais e sócio efetivas dos alunos. Com o valor de pouco mais de cinco mil reais foram adquiridos materiais e brinquedos para o trabalho dos técnicos com os estudantes. SIMONE DILLenfatiza que a escola especial está sempre atenta a abertura dos editais para obtenção dos recursos externos, que são fundamentais para a manutenção das atividades. Além da apresentação de orçamentos e dos documentos exigidos, o projeto exige também a prestação de contas sobre a aplicação dos recursos.


Comunidade evangélica comemora dia da reforma protestante. Conforme o diácono da igreja evangélica de confissão luterana no Brasil de Mondaí, DIRCEU QUINOT, o dia da reforma foi instituído em 31 de outubro de 1517, quando o monge e professor de teologia MARTIN LUTERO apresentou uma proposta de reforma nas portas da igreja debatendo a doutrina e a prática de indulgências que a igreja tinha na época. O diácono explica que este ano a reforma completa 501 anos, e para comemorar a data, serão realizados cultos nas comunidades e atividades específicas em Mondaí, onde é feriado. Hoje foi realizado culto durante a manhã, para celebrar e refletir sobre o feriado. Na comunidade de Lajú está sendo realizado o chamado passa dia da reforma, com celebração e almoço ao meio dia.


Celesc esclarece funcionamento das bandeiras tarifárias. As bandeiras, nas cores verde, amarela e vermelha estão em vigor desde 2015. De acordo com o gerente comercial da Celesc regional de SMOeste, SANDRO VALMORBIDA as bandeiras sinalizam os custos da geração de energia elétrica, gerada no país principalmente pelas usinas hidrelétricas. Ele explica que o funcionamento destas usinas depende da disponibilidade de água e do nível dos reservatórios. Quando a disponibilidade de água é pouca, o sistema é obrigado a acionar as usinas termoelétricas para economizar a água. O gerente lembra que sabendo a cor da bandeira, o consumidor pode controlar os seus gastos com a energia elétrica. SANDRO VALMORBIDA esclarece que a bandeira verde representa as condições favoráveis de geração de energia devido a disponibilidade de água nos reservatórios. Neste caso as tarifas não tem acréscimos.


As bandeiras tarifárias na cor amarela representam condições de geração de energia menos favoráveis. Nesse caso é acrescido um real a cada 100 quilowatts consumido. O gerente comercial da Celesc lembra que para o mês de novembro a ANEL já anunciou que haverá bandeira amarela porque o período de maior calor prejudica o fornecimento de água para geração de energia. SANDRO VALMORBIDA explica que a bandeira vermelha no patamar UM consiste no acréscimo de três reais a cada 100 quilowatts, e o patamar DOIS, o qual está em vigor no mês de outubro, tem o acréscimo de cinco reais a cada 100 quilowatts. O gerente comercial destaca que a mudança de cor das bandeiras é definida pelo operador nacional do sistema e a ANEL, com base em critérios analisados e um calendário pré-definido para cada mês. Esse calendário com a explicação da mudança de cor pode ser acessado no site da Celesc.


A Celesc reforça algumas dicas para economizar energia. O gerente comercial da Celesc regional de SMOeste afirma que a única forma de reduzir a conta da tarifa de energia é reduzir o consumo. SANDRO VALMORBIDA cita dicas como reduzir o tempo do banho, fazer a manutenção periódica do filtro, manter a porta da geladeira fechada, verificar a conservação das borrachas, não colocar alimentos quentes para resfriar, aproveitar a iluminação natural, desligar lâmpadas que não estejam sendo aproveitadas e juntar uma quantia maior de roupas para passar. Sobre o litro de água em cima do medidor, o gerente comercial lembra que é uma estratégia que não funciona para reduzir o consumo e ainda pode causar acidentes. SANDRO enfatiza que se o consumidor reduz o consumo de energia, o valor da bandeira não altera, mas não atingindo o limite definido pelas bandeiras o acréscimo na conta será menor.


Legislativo de Descanso não mantém regularidade nas datas das sessões. Conforme o presidente da Câmara de Vereadores, MÁRCIO BORTOLOTO, a prioridade das sessões são nas terças e quintas-feiras, e as mudanças ocorrem em função de dois vereadores serem professores e não terem a disponibilidade de participar dos encontros em data definida. O presidente ressalta que os vereadores, de forma unânime, concordam com essa alternância nas datas que ocorre também no caso de outros parlamentares que pedem para trocar a data em função de viagens, problemas familiares ou de saúde. Ele lembra que essa forma de trabalho já foi adotada em mandatos anteriores. MÁRCIO BORTOLOTO enfatiza que sempre na última sessão do mês são definidas as datas das sessões do mês seguinte, para facilitar a organização dos vereadores e a participação da população nas reuniões. As datas também ficam expostas em uma placa em frente a prefeitura.


O presidente da Câmara de Vereadores afirma que a participação da população nas sessões ocorre principalmente quando algum fato polêmico está em discussão. MÁRCIO BORTOLOTO comenta que historicamente a participação popular é baixa nas reuniões. Em relação a estrutura, o presidente destaca que desde 2004 a Câmara de Vereadores possui sede própria. Este ano a sede do legislativo recebeu melhorias. MÁRCIO BORTOLOTO explica que o espaço possui atendimento diário pela manhã ea tarde, além da noite nas datas em que ocorrem as sessões. Ele enfatiza que o legislativo é representado por empresários, agricultores e professores, além dos servidores que são a secretária executiva, a assessora de imprensa, o assessor jurídico e as contadoras. Somente este ano o legislativo de Descanso já aprovou quase 100 projetos de lei, entre eles, a lei que concede incentivos econômicos para empresas do município ou que queiram se instalar.


-POLÍCIA PRENDE HOMEM QUE EXTORQUIA MULHERES PELA INTERNET

-TEMPORAL CAUSA DIVERSOS ESTRAGOS NA REGIÃO


Queda de moto deixa homem ferido na BR 163. O acidente foi registrado na noite de terça-feira, no trevo da BR 163, proximidades da Cooperoeste Terra Viva, em São Miguel do Oeste, envolvendo uma Honda Bros de Barra Bonita. Segundo informações, o homem colidiu contra o meio fio que existe no trevo. O condutor, ARTEMIO LUIZ SORZI, de 49 anos, morador de Alto Caçador, teve escoriações generalizadas pelo corpo, mas sem gravidade. Ele foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Regional.


Polícia Civil deflagra operação para repressão do crime de agiotagem. A investigação da delegacia de Maravilha teve início há cerca de um mês, após recebimento de informações pelos policiais civis. Os policiais identificaram dois suspeitos, os quais estavam realizando empréstimos de valores com a cobrança de juros abusivos, configurando o delito de agiotagem. Nesta terça-feira, policiais civis deflagraram a operação para cumprir três mandados de busca e apreensão. Durante o cumprimento das ordens judiciais na residência de um dos suspeitos, no bairro São José, foram encontradas e apreendidas várias cártulas preenchidas, além de cheques e outros documentos relacionados ao caso. No bairro Bela Vista foram apreendidos cheques e dispositivos eletrônicos. Os suspeitos serão interrogados em Inquérito já instaurado pela autoridade policial. Já os materiais apreendidos durante as buscas serão analisados pelo setor de investigação.


Polícia prende homem que extorquia mulheres pela internet em SC e RS. A Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de SMOeste, com auxílio da Polícia Civil de Sarandi/RS, prendeu na tarde de ontem um homem com 36 anos que extorquia mulheres através de redes sociais. O criminoso fazia contato com mulheres da região através do Facebook, convidando-as para conversar. Depois de algum tempo de contatos frequentes com as vítimas, em que o investigado as elogiava e as convidava para namorar, algumas acabavam enviando fotos e ou vídeos de conteúdo íntimo. A partir do momento em que as vítimas enviavam fotografias e ou vídeos íntimos, o investigado passava a exigir dinheiro dessas mulheres, sob ameaça de divulgar as imagens. Há registros de mais de 20 mulheres que, desde 2016, foram vítimas do criminoso nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, incluindo São Miguel do Oeste.


O crime de extorsão praticado pelo investigado prevê pena de quatro a 10 anos de reclusão. A investigação deverá ser concluída pela Polícia Civil dentro do prazo legal e encaminhada ao Poder Judiciário. Segundo a Delegada da DPCAMI, LISIANE JUNGES, crimes praticados através da Internet tem sido cada vez mais comuns e as pessoas devem adotar uma postura responsável na rede, visando a minimizar os riscos de uma exposição indesejada. Ela esclarece ainda que a partir desse ano, a transmissão ou divulgação de imagens envolvendo cenas de sexo, nudez ou pornografia sem o consentimento da vítima passou a ser crime que prevê prisão de um a cinco anos de reclusão, sendo que os cuidados devem, portanto, incluir os conteúdos que são compartilhados.


Temporal causa diversos estragos na região. Os Bombeiros e a Defesa Civil trabalham desde as primeiras horas da manhã em chamados devido a destelhamentos e quedas de árvores na rodovia causados pela chuva e os fortes ventos. Segundo o sargento OLDAIR SCHMITZ, em Iporã do Oeste, foram 15 chamados para corte de árvores sobre a rodovia e fornecimento de lona em casas que registraram destelhamentos no centro, nos bairros e nas comunidades de São Lourenço, Taquarussu, Cabeceira do Taquarussu, Aparecida, Linha Schneiders, Esperança, Pirapó, Pirajú, São Vendelino. O sargento lembra que a falta de energia elétrica nas primeiras horas da manhã dificultou o contato com os bombeiros, que devem ser acionados pelo 193. Ele alerta ainda os moradores para que tenham cuidado com problemas na rede elétrica. Em Tunápolis, o vice-prefeito AQUILES BAMBERG informou que mais de 30 residências e estabelecimentos registraram destelhamentos na cidade, além de vários transtornos no interior.


Em Tunápolis foram canceladas as aulas no Centro de Educação Infantil, antigo CNEC, em função de uma árvore ter atingido o prédio. Nas demais escolas do município as aulas permanecem normais. O temporal também causou estragos pelo interior de São João do Oeste. A escola de Beato Roque foi atingida por granizo registrando estragos no telhado da edificação, que cancelou as aulas para a tarde desta quarta-feira e também quinta-feira, o dia todo. Também foram registrados prejuízos no telhado do ginásio de esportes da escola e no clube de Cristo Rei. Estragos e transtornos em função do temporal foram registrados em toda região. Devido às quedas de árvores nas rodovias em toda região a orientação é cuidado no tráfego pelos motoristas, tanto na cidade como no interior. A Celesc trabalha em toda região para restabelecer o fornecimento de energia e os estragos causados na rede.


Temporal causa prejuízos no interior de Itapiranga. O corpo de bombeiros atuou na manhã de hoje em corte de várias árvores caídas na SC 163. Conforme o comandante dos bombeiros, sargento, ANDRÉ RAUBER os principais problemas foram constatados no trecho entre as comunidades de Santa Isabel e Beato Roque, interior de São João do Oeste. Próximo a cidade de Itapiranga ocorreu queda de árvores na Linha Chácara. Também foram registrados destelhamento em propriedades agrícolas nas linhas Soledade e Santa Isabel. Na cidade os maiores estragos foram em residências no bairro Santa Tereza Alto.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.