ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 31/10/2018

-SUPERMINISTÉRIO VAI UNIFICAR FAZENDA, PLANEJAMENTO E INDÚSTRIA
-PINHO MOREIRA SINALIZA ENVIO DE REFORMA ADMINISTRATIVA À ALESC
-CEMITÉRIOS REGISTRAM GRANDE MOVIMENTO NA VÉSPERA DE FINADOS
-ESCOLA ESTADUAL ORGANIZA MAIS UMA GINCANA DO CONHECIMENTO
-ENCONTRO DE JOVENS RURAIS DE SJCEDRO É TRANSFERIDO DEVIDO A CHUVA
-APÓS ACIDENTES, DEINFRA INSTALARÁ TRÊS LOMBADAS NA SC-161
-LIDERANÇAS BUSCAM INDICAÇÕES DE EMENDAS EM BRASÍLIA
-RAJADAS DE VENDO DERRUBAM ÁRVORES E CAUSAM DESTELHAMENTOS NA REGIÃO
-QUEDA DE MOTO DEIXA HOMEM FERIDO NA BR-163
-POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM QUE EXTORQUIA MULHERES PELA INTERNET

O tempo é de chuva. A previsão para as próximas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

Cerca de 30 pessoas estão presas nesta quarta-feira em um edifício atingido por um deslizamento de terra na província de Montanha, na ilha de Luzon, nas Filipinas. O local foi atingido pelo tufão Yutu na terça-feira. O prefeito de Natonin confirmou a morte de quatro pessoas. O edifício soterrado na lama era a sede de Departamento de Obras Públicas da província. Dezenas de desabrigados se refugiavam no local por causa das intensas chuvas e fortes ventos provocados pelo tufão, apesar de não ter sido qualificado oficialmente como abrigo.

O presidente americano DONALD TRUMP quer abolir por meio de uma ordem executiva o direito à cidadania concedido a todos os que nascem no território dos Estados Unidos. A proposta foi anunciada a uma semana das eleições legislativas de meio de mandato. O presidente afirmou que pretende assinar um decreto para que as crianças nascidas em território americano e filhas de imigrantes, em situação irregular ou não, não se beneficiem mais deste direito.

O presidente da Bolívia, EVO MORALES, esteve em Porto Quijarro, a cinco quilômetros de Corumbá, na fronteira entre Brasil e Bolívia na tarde desta terça-feira. Ele participou da cerimônia de concessão de certificação internacional para dois portos, que poderão escoar a produção boliviana pela hidrovia Paraguai-Paraná, que passa por Mato Grosso do Sul. Na coletiva, o presidente do país andino disse que não teve oportunidade de conversar com o novo presidente brasileiro, mas que espera do governo de JAIR BOLSONARO a continuidade de acordos econômicos e políticos entre os dois países.

O juiz federal SÉRGIO MORO, da Operação Lava-Jato, sinalizou nesta terça-feira ao presidente eleito JAIR BOLSONARO, sobre eventual convite para chefiar o Ministério da Justiça ou para integrar o Supremo Tribunal Federal. Em nota oficial, o magistrado declarou que "caso efetivado oportunamente o convite, será objeto de ponderada discussão e reflexão". A interlocutores próximos, MORO tem dito que se, de fato, for convidado para o Ministério da Justiça, vai inicialmente conversar com BOLSONARO para identificar "convergências importantes" e "divergências irrelevantes".

Anunciado como futuro ministro da área econômica, PAULO GUEDES informou nesta terça-feira que o governo unificará as pastas da Fazenda, do Planejamento e da Indústria e Comércio Exterior. Ele deu a informação em uma entrevista coletiva após participar de uma reunião no Rio de Janeiro com o presidente eleito, JAIR BOLSONARO. O superministério vai tratar das questões econômicas do país. O deputado ONYX LORENZONI, anunciado como futuro ministro da Casa Civil, também confirmou que os ministérios da Agricultura e Meio Ambiente serão unificados.

O futuro ministro da Casa Civil, ONYX LORENZONI se encontra nesta quarta-feira com o atual chefe da pasta, ELISEU PADILHA para a primeira reunião de transição do governo MICHEL TEMER para JAIR BOLSONARO. De acordo com a Casa Civil, o encontro será às quatro horas no Palácio do Planalto, em Brasília. O futuro ministro deve apresentar os primeiros nomes da equipe de transição, composta por 50 pessoas, que serão nomeadas em cargos especiais no governo federal. Após a indicação oficial do coordenador e de outros integrantes da equipe de transição, os escolhidos serão nomeados pela atual equipe da Casa Civil.

Cerca de 125 mil catarinenses que devem fazer o Enem neste ano. Distribuídas em dois domingos, dias quatro e 11 de novembro, as provas do exame nacional do ensino médio terão 180 questões e uma redação para serem resolvidas em uma maratona que pode chegar a 10 horas e 30 minutos. O tempo para prestar o Enem é uma das mudanças desta edição: os candidatos terão 30 minutos a mais para fazer a prova do segundo dia, que reúne conteúdos de ciências da natureza e matemática. O Enem será aplicado em 56 cidades catarinenses.

O governador de Santa Catarina, EDUARDO PINHO MOREIRA se reuniu nesta terça-feira com governador eleito, CARLOS MOISÉS DA SILVA, para continuar o processo de transição. Neste encontro, foi apresentada a situação financeira do estado. PINHO MOREIRA entregou um relatório com dados de todas as secretarias estaduais, autarquias e empresas públicas. Conforme o governo do estado, em janeiro deste ano o déficit do poder executivo era de dois bilhões e atualmente, está em um bilhão. Para reduzir esse número, o governo afirmou que foram feitos cortes de gastos, gratificações e comissionados, além de redução das Agências de Desenvolvimento Regional e controle de despesas.

Após dois dias de reuniões prolongadas com o governador eleito, CARLOS MOISÉS DA SILVA, o atual governador EDUARDO PINHO MOREIRA admitiu a possibilidade de encaminhar, ainda este ano, um projeto de lei ao legislativo estadual propondo, segundo ele, "a mudança ou diminuição do tamanho do governo". A reforma administrativa foi uma das bandeiras de campanha do governador eleito. No entanto, nem o governador em exercício nem o escolhido pela população detalharam qual será a magnitude desse enxugamento da máquina pública. Nesta terça-feira, as reuniões foram com a cúpula da Secretária de Estado da Fazenda. Já para esta quarta-feira, a previsão é de que Moisés se reúna com profissionais ligados à Secretaria de Estado da Administração.

Cemitérios registram grande presença de visitantes na véspera de finados. A movimentação para limpeza e arrumação dos túmulos e jazigos de SJCedro se concentrou principalmente no final de semana e começo da semana. Desde sexta-feira muitas pessoas de cidades vizinhas aproveitaram para organização e colocação de flores. O administrador, CLAUDIOMIR KLEINUBING destaca que também estão sendo plantadas cerca de 400 mudas de flores por iniciativa do município e o setor de urbanismo ajuda na limpeza. A equipe da secretaria ajuda na pintura dos muros e meio fios. O administrador lembra que o local, é público e possui vários visitantes que precisam estar atentos. Ele revela que são cerca de mil 940 pessoas sepultadas no cemitério São José das Almas. O administrador acredita que em quatro anos não haja mais vagas neste terreno.

Movimentação no cemitério chega a ser de cem a duzentas pessoas por dia nesta semana. O administrador CLAUDIOMIR KLEINUBING afirma que os moradores de SJCedro já têm o hábito de visitar o local onde estão enterrados os entes queridos. Ele afirma que nesta semana há maior aglomeração e a estimativa é que mil e quinhentas pessoas passem no dia de finados pelo local. Na sexta-feira, às 8 horas, ocorre uma missa nas proximidades. Segundo ele, deste o ano passado está sendo feito um trabalho que visa indicar o endereço de cada sepultura, para facilitar o acesso e visitação dos familiares. Ele explica que neste cadastro consta o nome do falecido, a data do sepultamento a quadra e o lote.Além do cemitério da cidade, a movimentação nos cemitérios do interior também é constante.

Secretaria orienta quanto à limpeza e manutenção de túmulos para o Dia de Finados. A Vigilância Epidemiológica de Guaraciaba promoveu uma reunião da Sala de Situação, com diversas entidades do município. Conforme a Secretária de Saúde DAIANE DORIGON os munícipes devem ficar atentos quanto à limpeza e manutenção dos túmulos, uma vez que o local é possível criadouro do mosquito Aedes Aegypti. Conforme orientação é necessária à colaboração para que os vasos de flores retirados do local sejam colocados em sacos plásticos e após isso depositados nas lixeiras. É necessário colocar nos vasos de flores terra ou areia nos pratinhos, flores artificias ou naturais não devem conter o plástico. As floreiras de concreto devem estar furadas. A secretária menciona ainda que um período após o Dia de Finados será realizada uma varredura nos cemitérios do centro do município para remoção de depósitos. Outra ação será visita em 2.600 pontos de residências, comércios e prédios públicos. A equipe possui também 15 armadilhas para focos do mosquito em 13 pontos estratégicos.

Escola estadual de Guarujá do Sul organiza a gincana do conhecimento. De acordo com a assessora de direção, REJANE SPADA, a 16ª edição do evento inicia no dia sete com apresentação das três equipes. Elas são compostas por cerca de 80 alunos e tem neste ano o tema “Como é Bom Ser Bom”. A assessora revela que foram formados grupos integrando o ensino médio e fundamental e os nomes escolhidos são: Participação, Responsabilidade e Solidariedade com objetivo de remeter ao foco desta edição. Eles também trabalham com lemas, banner, cortes e símbolos. Na abertura haverá um passeio ciclístico da escola Elsa Mancelos de Moura até o módulo, onde ocorrem atividades integradas. Nos dias 11 a 14 a gincana continua e estão previstos jogos de futsal, handebol, badminton, tênis de mesa e dominó, além de ações culturais, de lazer e meio ambiental. Dentro a programação ocorre uma arrecadação de alimentos que serão doados ao hospital de Guarujá do Sul. Ela afirma que não existe apenas disputa, mas também cooperação entre os colegas. Na premiação está previsto troféus e uma viagem.

Prefeitura de Palma Sola realiza recolha de óleo de cozinha usado. Preocupada com a destinação correta do óleo de cozinha a administração firmou parceria com empresa Inova Óleo. De acordo com o diretor de Meio Ambiente DOUGLAS RIBEIRO a ideia é a prefeitura manter o ponto fixo de coleta de óleo de cozinha para que os moradores possam ter uma referência correta para descartar o óleo usado. Ele revela que as escolas municipais serão beneficiadas com detergentes para limpeza das instalações de ensino. A ideia é fazer com que a cada 5 litros de óleo de cozinha usado recolhido retorne em contrapartida da empresa, como um litro de detergente para a rede de ensino. O ponto de coleta fica na Praça Padre Clemente. Basta depositar o óleo usado em embalagem fechada na abertura superior do tonel.

Conselho Tutelar promove palestra sobre uso de drogas. O Conselho Tutelar de Guaraciaba em parceria com o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Polícia Civil e PM, promoveu a discussão e orientações sobre uso de entorpecentes e bebidas de álcool, e o papel da Polícia quando os consumidores são crianças e adolescentes. O palestrante foi o delegado da comarca de SJCedro, SANDRO ZANCANARO. O objetivo foi alertar os jovens sobre o crescimento de ocorrências desta natureza. Outro assunto abordado foi o Estatuto da Criança e do Adolescente que tem como objetivo a proteção integral, aplicando medidas e expedindo encaminhamentos para o juiz em caso de atos infracionais. A palestra ocorreu em dois momentos, pela parte da manhã e noite no centro de Múltiplouso Professor Alfredo Ames. ZANCANARO lembra que vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar bebida alcoólica ou, outros produtos que possam causar dependência física ou psíquica é crime, previsto em Lei.

Epagri, Casa Familiar Rural e Sicoob transferem encontro com jovens agricultores. Segundo o extensionista, CLEITON FURLANETTO o evento estava confirmado para hoje, mas, devido à chuva foi transferido. Segundo ele, como existe um crescente incentivo em manter estes jovens na agricultura são feitos encontros com palestras e abordagens sobre as perspectivas, oportunidades e desafios. O encontro que será remarcado acontecerá no camping Toca da Onça, no distrito de Padre Réus, iniciando com uma palestra, seguindo com almoço e com ações recreativas. O objetivo é reunir de cem a 120 jovens de SJCedro que trabalham e residem nas propriedades rurais. A nova data será confirmada nos próximos dias.

Equipe de Obras de Princesa “corre contra o tempo” para deixar estradas em boas condições para o final de ano. O secretário da pasta, CLAUDIO NOSS percebe que a região foi atingida por chuvas neste mês que dificultaram o trabalho das equipes. Ele revela que são dois servidores afastados por problemas de saúde e serão necessárias divisões de equipes para acelerar o serviço na cidade e interior. O secretário comenta que como existem as pavimentações na cidade, o interior receberá reparos emergenciais. Lembrou que em setembro foram feitos cascalhamentos e patrolamentos nas estradas gerais. Nos próximos dias também serão atendidos os serviços nas propriedades. CLAUDIO salienta que o setor deve entrar em turno único para facilitar os trabalhos em período continuo. Segundo ele, neste período começam contenções de gastos com combustíveis e reforma de máquinas.

Após acidente, Deinfra instalará três lombadas na SC-161. O superintendente do departamento que administra as rodovias na região, LEONARDO MIOLA, relatou que o órgão concluiu que o principal fator da causa dos acidentes é a falta de conhecimento das rodovias por parte dos motoristas. O estudo aponta que a maioria dos envolvidos são de outras regiões. Em alguns casos não foi respeitado o limite de velocidade, mas o fato agravante é a falta de sinalização no local. MIOLA relata, ainda, que no mês de agosto um investimento alto foi feito com a colocação de placas, tachões e pintura na pista. Porém, o Deinfra entendeu que isso não foi suficiente. Segundo ele, em novembro a equipe vai colocar três lombadas físicas na SC-161 para forçar o motorista a reduzir a velocidade e evitar novos acidentes.

Vereador pede que o Semae faça ligação de água para famílias na saída para linha São Germano. IRONI FEDRIZZI apresentou o requerimento pedindo ligações para atender quatro famílias que possuem interesse em ter água tratada. Afirmou que o pedido foi feito a ele pelo cedrense JESUS DA SILVA, que relatou que o grupo está a sete anos pedindo água tratada. Ele relata que atualmente os moradores precisam comprar água para tomar e para uso doméstico. Ele acredita que se o Semae ajudar com cerca de 100 metros de canos os problemas serão resolvidos. O vereador de situação CLAUDIOMIRO ONGARATTO relatou que a área citada no requerimento está irregular. Desta forma, por orientação do Ministério Público, a prefeitura está impossibilitada de fazer investimento público. CLOVIS SCALCO se comprometeu em fazer uma visita e ver a possibilidade de fazer uma proteção e melhorar a situação até que os terrenos sejam escriturados.

Lideranças buscam indicações de emendas em Brasília. Prefeitos, vereadores e secretários percorrem Brasília nesta semana, após período eleitoral, na busca das últimas indicações de emendas para o ano que vem em vários setores. Nesta semana o prefeito de Guarujá do Sul, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, de SJCedro PLINIO DE CASTRO e de Palma Sola, CLEOMAR MANTELLI são alguns dos gestores que se mobilizam para conseguir investimentos federais. CLAUDINHO revela que as indicações são importantes, porque apesar de não serem garantias, sinalizam a vinda de recursos importantes para setores básicos, como educação e saúde, e também para obras e compra de equipamentos. A comitiva de Guarujá do Sul percorre uma série de gabinetes de deputados, senadores e nos ministérios. O prefeito aproveita para reforçar as reivindicações. Ele percorre o Ministério da Integração Nacional onde está sendo pleiteada a implantação de uma usina de asfalto itinerante para os 19 municípios. O encontro será na quinta-feira.

Prefeito de Palma Sola busca liberar recursos represados em Brasília. CLEOMAR MANTELLI cumpre agenda acompanhado pelo secretário da Administração TIAGO BIANCHETTO. Ele revela que tem feito pedidos novos, mas, a meta é liberar 700 mil reais empenhados para saúde que ficaram para ser depositados após eleições. Ele explica que o valor é essencial para investimentos de média e alta complexidade na pasta. Outro pleito é referente a equipamentos para o setor de infraestrutura. A comitiva fez o pedido de uma patrola e dois tratores para o ano que vem. KIKO afirma que possui vários deputados aliados do MDB como VALDIR COBALCHINI, MAURO MARIANI, CELSO MALDANER e ROGÉRIO MENDONÇA, o Peninha, que se comprometeram em ajudar nas liberações para este ano, na ‘raspa do tacho’ e para 2019.

O candidato derrotado na eleição em Santa Catarina afirmou que espera que as propostas do governador eleito sejam executadas e que o povo tenha as respostas que imaginou ao escolher o comandante MOISÉS. Em coletiva de imprensa, GELSON MERÍSIO disse que aceita a vontade da população e respeita a opinião do eleitor. O candidato do PSD afirmou que não houve eleição do segundo turno, mas um voto verticalizado no partido de BOLSONARO.

A campanha vitoriosa do PSL em Santa Catarina foi feita de maneira simples e que traduziu a renovação da esperança das pessoas na política. A declaração é do novo governador de Santa Catarina, COMANDANTE MOISÉS. Ele ressaltou, logo depois da confirmação do resultado final do pleito, que a eleição é a confirmação de um compromisso com as catarinenses e com as propostas feitas durante a campanha. MOISÉS citou que pretende mudar a forma de governar o estado.

Rajadas de vento derrubam árvores no interior e centro de São José do Cedro. A chuva, acompanhada por forte vento por volta das 6 horas da manhã causou transtornos em estradas de vários municípios da região onde houve queda de árvores, galhos e pontos de alagamento. Em São José do Cedro há vários registros de obstrução de estradas na região da linha Derrubada Alta, Esquina Mariflor e distrito de Padre Réus. Segundo o sargento ULISSES dos bombeiros de SJCedro os chamados podem ser feitos na emergência pelo 193, evitando que os moradores se machuquem. Equipes da Celesc trabalharam também para conserto da rede de energia. Foram sete destelhamento nos bairros São Cristóvão, Isol, São Domingos, PromorarSão Luis e Mariflor. Equipes dos bombeiros, Defesa Civil e da prefeitura atuam nos locais para remoção das árvores caídas e abertura das vias rurais. Em Guaraciaba foram destelhamentos na Linha 13 de Maio, centro e na cidade de Barra Bonita, além da queda de árvore na SC 305, no trecho de acesso a Anchieta. Palma Sola teve queda de duas árvores na SC-161. Já em Anchieta foi registrado um destelhamento de casa. As fotos dos estragos em toda região estão no portal Peperi na internet.

Camionete emplacada no Paraguai capota na BR-163. Uma S10 ficou praticamente destruída após o condutor sair da pista e capotar. O acidente ocorreu no Distrito de Idamar, em Dionísio Cerqueira. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 9 horas desta quarta-feira para socorrer o condutor, de 38 anos, que estava sozinho no veículo. Segundo informações ele teve apenas escoriações. Já o veículo teve danos elevados. Não foram repassados detalhes sobre o que motivou a saída de pista. Chovia forte no momento da ocorrência.

Polícia cumpre mandado de busca e condução de adolescente para internação. Uma ação conjunta das policias civil e militar resultou na prisão de um jovem acusado de participar de um latrocínio ocorrido em maio de 2015, no interior de Santa Terezinha do progresso. Ele era menor de idade na época, e apesar da maioridade completada, o rapaz vai responder pelo ato referente a idade que tinha na data do crime. Ele é acusado de junto com mais dois maiores de um latrocínio contra o idoso CARMELINDO JOSÉ DOS SANTOS. Os dois maiores foram presos em 2017, e foram sentenciados a mais de 20 anos de reclusão cada um. O jovem apreendido nesta terça-feira será encaminhado para Casep de Lages, onde cumpre pena de reclusão de seis meses.

Queda de moto deixa homem ferido na BR-163. O acidente foi registrado na noite de terça-feira, no trevo nas proximidades da Cooperoeste Terra Viva, em São Miguel do Oeste, envolvendo uma Honda Bros de Barra Bonita. O piloto da moto colidiu contra o meio fio que existe no trevo. O condutor, ARTEMIO LUIZ SORZI, de 49 anos, morador de Alto Caçador, teve escoriações generalizadas pelo corpo, mas sem gravidade. Ele foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Regional.

Polícia Civil prende homem que extorquia mulheres pela internet. A Dpcami, com auxílio da Polícia de Sarandi/RS, prendeu um homem com 36 anos que extorquia mulheres através de redes sociais. O criminoso fazia contato através do Facebook, convidando-as para conversar. Depois de contatos frequentes, em que o investigado as elogiava e as convidava para namorar, algumas acabavam enviando fotos e ou vídeos de conteúdo íntimo. A partir do recebimento, ele passava a exigir dinheiro dessas mulheres, sob ameaça de divulgação. Há registros de mais de 20 mulheres que, desde 2016, foram vítimas do criminoso nos dois Estados, incluindo São Miguel do Oeste. O crime de extorsão praticado pelo investigado prevê pena de 4 a 10 anos de reclusão. Segundo a Delegada, LISIANE JUNGES, crimes praticados através da Internet têm sido cada vez mais comuns e as pessoas devem adotar uma postura responsável na rede, evitando riscos de uma exposição indesejada. Ela lembrou também que a divulgação de imagens envolvendo cenas de sexo, nudez ou pornografia sem o consentimento passou a ser crime que prevê de 1 a 5 anos de reclusão.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.