ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 31/10/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, .é .. graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

Cerca de 30 pessoas estão presas nesta quarta-feira em um edifício atingido por um deslizamento de terra na província de Montanha, na ilha de Luzon, nas Filipinas. O local foi atingido pelo tufão Yutu na terça-feira. O prefeito de Natonin confirmou a morte de quatro pessoas. O edifício soterrado na lama era a sede de Departamento de Obras Públicas da província. Dezenas de desabrigados se refugiavam no local por causa das intensas chuvas e fortes ventos provocados pelo tufão, apesar de não ter sido qualificado oficialmente como abrigo.

O presidente americano DONALD TRUMP quer abolir por meio de uma ordem executiva o direito à cidadania concedido a todos os que nascem no território dos Estados Unidos. A proposta foi anunciada a uma semana das eleições legislativas de meio de mandato. O presidente afirmou que pretende assinar um decreto para que as crianças nascidas em território americano e filhas de imigrantes, em situação irregular ou não, não se beneficiem mais deste direito.

O presidente da Bolívia, EVO MORALES, esteve em Porto Quijarro, a cinco quilômetros de Corumbá, na fronteira entre Brasil e Bolívia na tarde desta terça-feira. Ele participou da cerimônia de concessão de certificação internacional para dois portos, que poderão escoar a produção boliviana pela hidrovia Paraguai-Paraná, que passa por Mato Grosso do Sul. Na coletiva , o presidente do país andino disse que não teve oportunidade de conversar com o novo presidente brasileiro, mas que espera do governo de JAIR BOLSONARO a continuidade de acordos econômicos e políticos entre os dois países.

O juiz federal SÉRGIO MORO, da Operação Lava-Jato, sinalizou nesta terça-feira ao presidente eleito JAIR BOLSONARO, sobre eventual convite para chefiar o Ministério da Justiça ou para integrar o Supremo Tribunal Federal. Em nota oficial, o magistrado declarou que "caso efetivado oportunamente o convite, será objeto de ponderada discussão e reflexão". A interlocutores próximos, MORO tem dito que se, de fato, for convidado para o Ministério da Justiça, vai inicialmente conversar com BOLSONARO para identificar "convergências importantes" e "divergências irrelevantes".

Anunciado como futuro ministro da área econômica, PAULO GUEDES informou nesta terça-feira que o governo unificará as pastas da Fazenda, do Planejamento e da Indústria e Comércio Exterior. Ele deu a informação em uma entrevista coletiva após participar de uma reunião no Rio de Janeiro com o presidente eleito, JAIR BOLSONARO. O superministério vai tratar das questões econômicas do país. O deputado ONYX LORENZONI, anunciado como futuro ministro da Casa Civil, também confirmou que os ministérios da Agricultura e Meio Ambiente serão unificados.

O futuro ministro da Casa Civil, ONYX LORENZONI se encontra nesta quarta-feira com o atual chefe da pasta, ELISEU PADILHA para a primeira reunião de transição do governo MICHEL TEMER para JAIR BOLSONARO. De acordo com a Casa Civil, o encontro será às quatro horas no Palácio do Planalto, em Brasília. O futuro ministro deve apresentar os primeiros nomes da equipe de transição, composta por 50 pessoas, que serão nomeadas em cargos especiais no governo federal. Após a indicação oficial do coordenador e de outros integrantes da equipe de transição, os escolhidos serão nomeados pela atual equipe da Casa Civil.

Cerca de 125 mil catarinenses que devem fazer o Enem neste ano. Distribuídas em dois domingos, dias quatro e 11 de novembro, as provas do exame nacional do ensino médio terão 180 questões e uma redação para serem resolvidas em uma maratona que pode chegar a 10 horas e 30 minutosO tempo para prestar o Enem é uma das mudanças desta edição: os candidatos terão 30 minutos a mais para fazer a prova do segundo dia, que reúne conteúdos de ciências da natureza e matemática. O Enem será aplicado em 56 cidades catarinenses.

O governador de Santa Catarina, EDUARDO PINHO MOREIRA se reuniu nesta terça-feira com governador eleito, CARLOS MOISÉS DA SILVA, para continuar o processo de transição. Neste encontro, foi apresentada a situação financeira do estado. PINHO MOREIRA entregou um relatório com dados de todas as secretarias estaduais, autarquias e empresas públicas.

Conforme o governo do estado, em janeiro deste ano o déficit do poder executivo era de dois bilhões e atualmente, está em um bilhão. Para reduzir esse número, o governo afirmou que foram feitos cortes de gastos, gratificações e comissionados, além de redução das Agências de Desenvolvimento Regional e controle de despesas.

Após dois dias de reuniões prolongadas com o governador eleito, CARLOS MOISÉS DA SILVA, o atual governador EDUARDO PINHO MOREIRA admitiu a possibilidade de encaminhar, ainda este ano, um projeto de lei ao legislativo estadual propondo, segundo ele, "a mudança ou diminuição do tamanho do governo". A reforma administrativa foi uma das bandeiras de campanha do governador eleito.

No entanto, nem o governador em exercício nem o escolhido pela população detalharam qual será a magnitude desse enxugamento da máquina pública. Nesta terça-feira, as reuniões foram com a cúpula da Secretária de Estado da Fazenda. Já para esta quarta-feira, a previsão é de que Moisés se reúna com profissionais ligados à Secretaria de Estado da Administração.

Igreja Luterana comemora 501 anos de reforma. O pastor ILDO BAUER da Igreja de Confissão Luterana no Brasil de Campo Erê, explica que a reforma foi em protesto contra a transformação do evangelho em leis e interpretações distorcidas pela igreja. Em 1517, MARTINHO LUTERO desencadeou o movimento da reforma. Ele anunciou uma proposta de mudança na doutrina católica, revolucionando o conceito de salvação.

LUTERO afirmava que o crente ganharia seu espaço no céu somente pela graça de Deus, e não pelo comércio das indulgências, que eram muito utilizadas na época para o pecador comprar seu perdão. BAUER, conta que, LUTERO questionou alguns erros doutrinários cometidos na igreja, e foi por isso que iniciou o movimento. Segundo o pastor, no Brasil é feito um trabalho de ecumenismo, onde para os luteranos é preciso respeitar o que une as pessoas, que é a fé em Jesus.

Reforma Protestante foi apenas uma das inúmeras ocorridas. O comentário é do pastor da Igreja Luterana do Brasil em Campo Erê, LEANDRO KONFLANZ. Ele diz que LUTERO publicou 95 teses, na porta da Igreja do Castelo em protesto contra a venda de indulgências. Estas segundo o pastor, representavam a principal fonte de renda da Igreja. Graça, Fé e Escritura são os três pilares da Reforma Luterana. O pastor explica que a escritura é a norma que deve guiar para a graça e a fé em Jesus. MARTINHO LUTERNO mostrou que a escritura precisa estar ao acesso do povo. Comenta que a Igreja Luterana considera o Dia da Reforma como um feriado menor.

Polícia Militar faz prestação de contas dos trabalhos deste ano. Segundo o Sargento MELLO SANTOS, foi feita uma prestação de contas dos trabalhos realizados pela Polícia Militar e pela Polícia Civil no município de Marmeleiro, e apresentação de um comparativo desde o ano 2016 quando iniciaram os programas de Polícia Comunitária no município.

Em 2016 foram 22 furtos, em 2017, 10, e neste oito. Segundo MELLO, houve uma redução em relação a 2016 de 65 por cento em relação a 2017 20 por cento. Não estão computados furtos menores como: bolsas, celulares, carteiras, objetos pequenos entre outros, que somam no período 23 furtos. Se for levado em consideração a prisão e identificação dos autores os índices diminuem comprados a 2016 a cerca de 80 por cento, sendo que os furtos menores são decorrentes de descuidos das próprias vítimas.

Furtos residências na área rural em 2016 foram 25, 2017, 12 furtos e 2018 oito furtos. O sargento relata que não foi registrado nenhum furto de grandes proporções, com uma diminuição de 74 por cento comparado a 2016 quando iniciou o projeto, sendo identificados e presos vários autores com diminuição de 90 por cento e todos os furtos sem exceção por descuido das vítimas. Já com relação a furto de gado, em 2016 foram 13, em 2017 cinco e em 2018 três, com redução comparada em 2016 de 75 por cento.

Forte temporal atinge cidades da região. Um forte temporal atingiu a região Oeste de Santa Catarina na manhã de hoje. Segundo o Corpo de Bombeiros, houve quedas de árvores na BR-282 entre Maravilha e Pinhalzinho. Em São Miguel do Oeste e São José do Cedro a chuva forte veio acompanhada de vento, causando diversos destelhamentos e quedas de árvores. O Corpo de Bombeiros de Guaraciaba atendeu 07 ocorrências, dentre as quais 04 relacionados aos fortes ventos. Pontos de alagamento também foram registrados. A Defesa Civil alerta para, em caso de emergência, ligar para o 190 ou 193.

Palma Sola não registra nenhum destelhamento com vendaval. Segundo o sargento EDO DA COSTA, o único problema foi com o telefone de emergência que parou de funcionar por volta das 10 horas e 30 minutos. Teve também queda de árvore na SC 161. Outro tipo de atendimento relacionado a chuva e ventos fortes ano foi registrado até agora pelo Corpo de Bombeiros de Palma Sola.

Vendaval provoca prejuízos em Campo Erê. O início da manhã de hoje, começou com ventos fortes e chuva em toda região. Em Campo Erê foi registrado destelhamento de casa em vários bairros da cidade, além de queda de árvores e placas de sinalização e outdoors. Segundo o soldado FELIPE ALBERTON, o Corpo de Bombeiros do município, atendeu diversas ocorrências de distribuição de lona. A orientação dos bombeiros é que as pessoas não subam no telhado enquanto estiver molhado, que usem as lonas distribuídas pelo quartel para cobrir os móveis e que façam a manutenção do telhado somente quando parar de chover. Outra recomendação é que evitem ligar a energia elétrica em locais molhados.

O telefone de emergência dos bombeiros em Campo Erê, 193 não está funcionando. Segundo o soldado FELIPE ALBERTON, casos de emergência podem ser acionados pelo celular 9 9165-1466, ou se deslocar até o quartel que a guarnição fará o atendimento.

Queda de árvores na SC 305 e 157. A Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste registrou quedas de árvores nas rodovias SC-157 e SC-305 na manhã de hoje, devido aos fortes ventos que acompanham a chuva, que começou ainda de madrugada. Na SC-157, conforme a PMRv, foi no km 7, sentido gruta da "Curva Fria", e na SC-305 foi no km 7,5 e km 12,5, trecho próximo ao distrito de Presidente Juscelino. Neste caso, os policiais informaram que os moradores mesmos retiraram as árvores. O alerta é para que os motoristas redobrem os cuidados nas rodovias.

Boletim atualizado dos atendimentos do Corpo de Bombeiros da região. Ocorrências relativas a Vendaval nenhuma vítima nos casos atendidos na região. Por volta das 06 e 10 da manhã de hoje, a região foi atingida por um vendaval com rajadas de vento que causaram alguns acionamentos referentes a destelhamentos e quedas de árvores. Até agora em Cunha Porã, foram 7 destelhamentos todos na cidade. Em São José do Cedro também sete destelhamentos e duas quedas de árvore. Já em Itapiranga, foram seis destelhamentos, duas quedas de árvore e um desabamento de galpão.

Em Guaraciaba foram três destelhamentos. Teve ainda uma queda de árvore em na SC 305. Em São Miguel do Oeste foram registrados cinco destelhamentos, uma queda de árvore. Em Palma Sola, duas quedas de árvores na SC161, em Anchieta um destelhamento. Em Dionísio Cerqueira foi entregue lona para uma residência. Em Maravilha três entregas e duas quedas de árvore. Em Campo Erê, até o momento foram oito atendimentos de destelhamento e um corte de árvore.

Polícia Federal apreende caminhão com dez toneladas de camarão. Policiais federais estavam em atividades de rotina na BR-280 na madrugada de hoje, na região de Flor da Serra do Sul, quando avistaram um caminhão Mercedes-Benz placas de Pescaria Brava em atitude suspeita, o motorista manobrou no pátio de um posto de combustíveis e retornou em direção à fronteira. Os policiais fizeram acompanhamento e abordaram o caminhão já em Dionísio Cerqueira. O caminhão estava carregado com 10 toneladas de camarão oriundo da Argentina.

O motorista de 32 anos disse que foi contratado por um desconhecido para levar a carga de Barracão a Itajaí. Ele disse ainda aos policiais que receberia cinco mil reais pelo frete. O caminhão e a carga foram apreendidos e o motorista foi preso pelo crime de contrabando, previsto no artigo 334 do Código Penal que prevê uma pena de até 5 anos de reclusão. Ele foi recolhido a Unidade Penal de São José do Cedro, ficando à disposição do Juízo Federal de São Miguel do Oeste.

Polícia cumpre mandado de busca e condução de adolescente para internação. Uma ação conjunta, na tarde de ontem, das policias Civil e Militar resultou na prisão de um jovem acusado de participar de um latrocínio ocorrido no dia 04 de maio de 2015, no interior de Santa Terezinha do progresso. Ele era menor de idade na época e, apesar da maioridade completada, o rapaz vai responder pelo ato referente a idade que tinha na data do crime.

Três pessoas são acusadas do latrocínio. O apreendido ontem, é acusado, junto com mais dois maiores, de um roubo seguido de morte contra o idoso Carmelindo José dos Santos. Os dois maiores foram presos em 2017 e sentenciados a mais de 20 anos de reclusão cada um.

O jovem apreendido nesta terça-feira será encaminhado para o Casep de Lages, onde cumprirá pena de reclusão de seis meses.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.