ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sábado 31 08 19

-GOVERNO PREVÊ PIB MAIS BAIXO EM 2020 E APERTO AINDA MAIOR NOS GASTOS

-SAÚDE DIVULGA PLANO DE AÇÃO PARA EVITAR SURTO DE FEBRE AMARELA EM SC

-DEBATE NA PEPERI DISCUTE PRESENÇA MILITAR E AUMENTO DA DISCIPLINA NAS ESCOLAS

-PROJETO DE DEPUTADO DA REGIÃO PROPÕE REDUÇÃO DO USO DE AGROTÓXICOS

-FAESC DIZ QUE DEFENSIVOS TRAZEM MENOS PREJUÍZOS QUE REMÉDIOS EM EXCESSO

-ACUSADO DE TENTATÍVA DE HOMÍCIDIO É CONDENADO A NOVE ANOS DE CADEIA

-HOMEM ACUSADO DE MATAR MULHER NA REGIÃO É PRESO NO PARÁ

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda.

No dia seguinte à recondução do primeiro-ministro GIUSEPPE CONTE ao cargo, o líder do Movimento 5 Estrelas voltou a impor exigências ao Partido Democrático para que, enfim, possam iniciar o novo governo de coalizão da Itália. Caso contrário, novas eleições podem ser convocadas, o que frustraria os planos da formação da aliança entre dois partidos antes rivais. LUIGI DI MAIO, líder do Movimento 5 Estrelas, insistiu que o PD apoiasse uma série de políticas se quisesse governar, inclusive medidas que o partido de centro-esquerda já rejeitou.

O governo colombiano anunciou nesta sexta-feira a morte de nove guerrilheiros dissidentes do pacto de paz. Na quinta-feira, o governo ordenou uma ofensiva contra o anúncio de uma rebelião armada de um grupo de ex-comandantes das Farc. Nesta semana, IVÁN MÁRQUEZ, ex-número dois da guerrilha dissolvida das Farc, cujo paradeiro era desconhecido há mais de um ano, reapareceu em um vídeo, anunciando sua volta às armas juntamente com outros chefes rebeldes que se distanciaram do acordo de paz na Colômbia.

O Chile enviará quatro aviões-tanque para combater os incêndios na Amazônia com o financiamento disponibilizado pelos países do G-7. A informação foi confirmada nesta sexta-feira pelo presidente chileno. SEBASTIÁN PIÑERA assumiu a coordenação da ajuda do G-7 para combater os incêndios na Amazônia e explicou que já manteve contato com os governos de Brasil, Paraguai, Peru, Colômbia e Bolívia "para conhecer suas necessidades e coordenar esta ajuda". Nesta semana o Chile enviou ao Paraguai um avião capaz de levar três mil litros em cada voo.

O Diretório Nacional do PSB decidiu nesta sexta-feira, por 82 votos a quatro, expulsar o deputado federal ÁTILA LIRA do Piauí por votar a favor da reforma da Previdência, contrariando a posição do partido. O texto foi aprovado em primeiro turno em julho. Depois, em agosto, a proposta foi aprovada em segundo turno e enviada ao Senado. ÁTILA LIRA votou a favor da reforma nos dois turnos. O partido definiu ainda a situação de outros nove parlamentares também alvos de processo ético. O PSB decidiu mantê-los na legenda, mas determinou a suspensão, por 12 meses, de suas prerrogativas parlamentares e partidárias.

A proposta de orçamento de 2020, divulgada nesta sexta-feira pelo Ministério da Economia, traz uma previsão de crescimento do Produto Interno Bruto de dois vírgula 17 por cento para o ano que vem e também indica que o próximo ano manterá um patamar restrito para as despesas discricionárias, que são as não obrigatórias. Estão nesse grupo aquelas sobre as quais o governo tem poder de decisão, como investimentos em estradas, hospitais, escolas e pesquisas científicas. Segundo números da área econômica a previsão para as despesas não obrigatórias é de 89 bilhões de reais. A receita total prevista no orçamento é de um trilhão 644 bilhões.

A proposta de orçamento para o ano de 2020 prevê aumento do salário mínimo dos atuais 998 para mil e 39 reais a partir de janeiro do ano que vem. O valor está abaixo da previsão anterior, feita em abril, de que o salário mínimo avançaria para mil e 40 em 2020. A explicação é que o governo previu a correção do salário mínimo do próximo ano apenas pela variação da inflação de 2019 - que, por conta do fraco ritmo de crescimento da economia, está menor do que a estimativa feita em abril. Não haverá aumento real para o salário mínimo.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina da Secretaria de Estado da Saúde informou que vai intensificar as ações de combate a febre amarela para evitar um surto da doença em Santa Catarina. Um calendário com as ações de enfrentamento foi divulgado na manhã desta sexta-feira. Entre as ações estão o acompanhamento por parte do Estado das notificações de morte de macacos e a busca ativa de pessoas não vacinadas antes do período de maior incidência da doença, que ocorre de dezembro a maio. Este ano, duas pessoas morreram por febre amarela, uma em Itaiópolis e outra em Joinville.

A Universidade Federal de Santa Catarina divulgou em comunicado nesta sexta-feira as medidas planejadas para a contenção de gastos a partir de 15 de setembro. Elas devem ser implantadas caso continuem os bloqueios de verba anunciados pelo Ministério da Educação em abril. Entre as medidas estão a suspensão de novas bolsas, restrição do uso de ar-condicionado, revisão e redução dos demais contratos terceirizados e a suspensão de viagens e eventos de capacitação para técnicos e professores. Com essas medidas, a universidade conseguiria funcionar até meados de outubro. Depois, seria preciso pensar outros caminhos, mas com geração de dívidas para 2020.

O presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA, participou nesta sexta-feira de evento na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. A convite da Acaert, MAIA veio ao estado falar aos parlamentares e convidados sobre a Reforma Tributária. Entre as questões abordadas, o presidente da Câmara dos Deputados falou sobre a reformulação do pacto federativo, a reforma tributária e unificação dos impostos. MAIA argumentou que o desenvolvimento e futuro do país passam pelas reformas e, principalmente, da tributária. Para isso, diz que o estado precisa diminuir o tamanho.

O Cine Peperi vai exibir neste final de semana e na próxima quarta-feira, as últimas sessões dos três filmes que estão em cartaz. Nada a Perder 2 e Homem-Aranha: Longe de Casa terão sessões neste sábado, domingo e também na quarta-feira. Já O Rei Leão terá será exibido neste sábado e domingo às duas da tarde. A partir da próxima quinta-feira, um novo filme vai estrear em todos os horários. Os horários de Nada a Perder 2, Homem-Aranha: Longe de Casa e O Rei Leão podem ser conferidos no portal da Peperi na internet.

A Escola Bolshoi, em parceria com o SESI, vai promover pré-seleções e workshops gratuitos na região. A partir do dia 18 de setembro, a escola vai pré selecionar dançarinas em São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. Podem participar dos testes nascidos de 2001 a 2010. Os profissionais da Escola Bolshoi, na etapa da Pré-seleção, analisam as habilidades físicas e artísticas dos candidatos, como flexibilidade, projeção cênica, postura e biotipo. Os concorrentes com maior potencial serão indicados para participar da Seleção Nacional, que acontece nos dias 18 a 20 de outubro, na sede da Escola Bolshoi, em Joinville.

A programação da Semana da Pátria começa amanhã em São Miguel do Oeste. A informação é do secretário-adjunto de Cultura, CARLOS CHAVES. De acordo com ele, o ato que vai abrir a Semana da Pátria está marcado para as sete horas da manhã no décimo quarto RCMec. Na oportunidade vai ocorrer o acendimento do fogo simbólico. A chama da pátria será levada por atletas do município até a praça Walnir Botaro Daniel. A cerimônia de acendimento do fogo na praça está marcada para as oito horas da manhã. Até o dia sete, o local vai receber eventos cívicos no começo da manhã e no final da tarde. No dia sete ocorre o desfile militar na rua Duque de Caxias.

O Peperi Debates deste sábado discutiu valores como respeito, disciplina e obediência na escola. Será que a educação precisa de um reforço nessa questão e de uma linha mais dura e rígida para manter a ordem dentro da escola? Ou é preciso trabalhar mais com a formação de uma senso crítico e questionador dos alunos. O Peperi Debates reuniu o secretário de Educação, PAULO DRUMM, o ex-secretário de Educação, JUAREZ DA SILVA, o comandante da PM, MARCELO DE WALLAU e o diretor do IFSC, DIEGO MARTINS. O áudio e as fotos do programa estão no portal da Peperi na internet.

Terminou agora à pouco a primeira edição do Summit Empresarial da CDL. O evento reuniu cerca de 800 pessoas no centro cultural da Unoesc. Ontem, na primeira noite de evento, o auditório esteve praticamente lotado para acompanhar a palestra de ARTHUR IGREJA, um dos maiores nomes nacionais no quesito inovação. O profissional apresentou tendências de varejo internacional para a realidade atual dos participantes, conceituando na prática como desenvolver a inovação. A palestra “Inovação Disruptiva e o Futuro dos Negócios” abordou a Transformação Digital e Inovação Disruptiva, Novos Modelos de Negócio, Tecnologias Exponenciais e o Profissional do Futuro.

O primeiro Summit empresarial teve mais três palestras curtas em formato de workshop na manhã de hoje. EMMANOEL JOSÉ LOURENÇO foi o primeiro falar sobre o o tema “Venda mais, venda sempre”. Na sequência, ALESSANDRA CASSOL, que é mestre em inovação e lidera diversos projetos nessa área e startups, falou sobre “Inovação para todas as empresas: Como dar o primeiro passo?”. A última palestra foi com JONAS BERGER que discutiu sobre equipes, liderança e gestão de pessoas com a palestra “Liderança e Engajamento”. Segundo o presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER, o Summit Empresarial atingiu todos os objetivos.

O deputado do PT, PADRE PEDRO BALDISSERA, apresentou, na assembleia legislativa do estado, um projeto de lei que a criação do Programa Estadual de Redução dos Agrotóxicos em Santa Catarina. A ideia é semelhante ao Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos, que teve seu texto redigido por especialistas e apresentado pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados. O projeto do petista foi protocolado no dia 13 de agosto. Nesta sexta-feira, PADRE PEDRO explicou os detalhes da proposta no programa Boa Tarde Peperi. Ele disse que sempre defendeu a redução de agrotóxicos e o projeto do Proera segue essa mesma linha de atuação.

O estado de Santa Cataria não tem uma política que possa garantir incentivos ou algum amparo e subsídio para que o agricultor familiar se desvincule do pacote de veneno das multinacionais. A afirmação é do deputado padre PEDRO BALDISSERA. Ele explicou que a ideia principal do projeto é promover um processo gradual de eliminação dos agrotóxicos, com foco nos produtos cujas pesquisas apontam perigo para a saúde e efeitos nocivos ao meio ambiente. PADRE PEDRO destacou que a redução dos defensivos agrícolas no campo deve ocorrer com o mínimo impacto na renda das famílias do campo. Mesmo assim, o parlamentar defende o banimento imediato de produtos proibidos em outros países e cuja formulação é apontada pela comunidade científica internacional como prejudicial à saúde e ao meio ambiente.

Os agrotóxicos causam um prejuízo muito grande, principalmente para a saúde das pessoas. A posição é do deputado do PT, PADRE PEDRO BALDISSERA. Ele disse que é preciso promover uma mudança de cultura para proteger as produções, os agricultores e a população. Ele entende que a agricultura familiar, que representa 90 por cento das propriedades rurais do estado, tem condições de produzir sem agrotóxicos. PADRE PEDRO reforçou que apesar do discurso de que não é possível produzir alimentos em larga escala sem defensivos agrícolas, o preço que se paga por isso é muito alto.

O debate sobre o uso de agrotóxicos na agricultura deve sair do campo ideológico e ir para o prática do dia-a-dia. A declaração é do vice-presidente da Faesc, ENORI BARBIERI. Para ele, a discussão ideológica do tema não contribui para o entendimento da realidade que cerca o agricultor. Ele disse que a agricultura de precisão, que prevê o uso de defensivos agrícolas, é o modelo usado no mundo inteiro. BARBIERI afirmou que é esse sistema que sustenta a produção de alimentos para a humanidade. Na visão do vice-presidente da Faesc, é impossível atender a demanda da população apenas com produtos orgânicos.

Ele defendeu a criação de políticas para a produção agroecológica, mas não dá para imaginar uma agricultura sem a tecnologia e sem os defensivos.

A produção em escala e com menos custos é uma questão de sobrevivência para os agricultores. A posição é do vice-presidente da Faesc, ENORI BARBIERI. Ele disse que os produtores precisam da tecnologia e da precisão dos produtos químicos para produzir mais, melhor e com ganho de renda. BARBIERI afirmou que a agricultura se faz com um pacote tecnológico que reduz custos e aumenta a produtividade. Ele destacou que o uso de agrotóxicos se faz dentro de um padrão de segurança que vale para o mundo todo. Para o produtor, os defensivos são desenvolvidos a partir de pesquisas que levam em conta o ganho de produção e também a segurança das pessoas envolvidas com o processo.

Não existe uma estatística real e conclusiva que aponte que o uso de defensivos agrícolas no campo tenha ocasionado problemas para as pessoas. A afirmação é do vice-presidente da Faesc, ENORI BARBIERI. Ele participou do programa Boa Tarde Peperi de ontem e disse que existe muita informação equivocada sobre esse tema. BARBIERI citou que não existe nenhum dado real que alimentos produzidos com defensivos químicos tenha

Um incêndio no parque de máquina da prefeitura de Santa Terezinha do Progresso provocou um prejuízo de mais de 250 mil reais. O fogo iniciou por volta da meia noite e trinta e atingiu um micro-ônibus que teve perda total. As chamas também destruíram um caminhão prancha e uma Strada. A guarnição do Corpo de bombeiros de Maravilha foi chamada e utilizou três mil litros de água para o controlar o incêndio. Segundo a prefeitura, a estimativa inicial é de que o prejuízo tenha sido de cerca de 250 mil, mas um levantamento será feito para apontar as causas do incêndio e o valor exato dos estragos.

Um homem acusado de tentativa de homicídio no interior de Descanso foi condenado a mais de nove anos de prisão nesta quinta-feira. ALDAIR ALVES ALONSO foi denunciado pelo Ministério Público por tentar matar o vizinho. O crime aconteceu em outubro do ano passado. ALONSO é acusado de atirar e ferir um vizinho na comunidade de Linha Matão. Ele acertou três tiros na vítima depois de um desentendimento por divisas de terra. O réu foi condenado a nove anos e oito meses de reclusão pela tentativa de homicídio qualificado e um ano e cinco meses de detenção e 15 dias multa em regime fechado por posse ilegal de arma de fogo. O réu foi absolvido pelo júri, da tentativa de homicídio contra a esposa da vítima.

Um trabalhador que caiu de uma altura de quase cinco metros no centro de Campo Ere morreu no final da tarde de ontem. O acidente aconteceu na quarta-feira na Avenida Astor Schoeninger. MARCELO PADILHA DE SOUZA, de 25 anos, estava em cima de um telhado quando sofreu a queda. A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros do município com dificuldade respiratória e suspeita de traumatismo craniano encefálico. O homem foi levado para o Hospital Santo Antônio de Campo Erê e depois transferido para CTI – Centro de Tratamento e Terapia Intensivo do Hospital São Lucas de Pato Branco. Ele não resistiu e morreu dois dias depois do acidente.

O homem que sofreu um acidente com uma retroescavadeira nesta sexta-feira permanece internado na UTI do Hospital Regional do Extremo-oeste. O acidente de trabalho aconteceu na rua Adolfo Conder, bairro Jardim Peperi. Uma empresa de terraplenagem estava trabalhando no recolhimento de entulhos em uma empresa do bairro, quando o operador da máquina, ao levantar a concha, atingiu o rosto do proprietário da empresa. O homem de 64 anos teve lacerações em 90 por cento da face. Ele foi socorrido pelos bombeiros e levado ao Hospital Regional. O home está na UTI em estado grave.

O homem suspeito de matar ANGÉLICA SABRINA SEIBERT, de 29 anos, em março deste ano na região foi preso na tarde desta sexta-feira na cidade de Novo Progresso, no estado do Pará. Ele era companheiro da vítima. Segundo a polícia civil, CLEVITON DE LIMA CARVALHO foi para o estado paraense, onde tem familiares, para fugir da Justiça. O corpo da vítima foi encontrado em quatro de abril em um terreno na zona rural de Barra Bonita. Os policiais chegaram até o local após uma denúncia anônima. Depois de cometer o crime, CLEVITON fugiu e só foi localizado nesta semana no Pará.

O caso envolvendo a morte de ANGELICA SEIBERT foi tratado, inicialmente, como desaparecimento. O casal tinha sido visto pela última vez em 17 de março ao saírem de São Miguel do Oeste em direção à Dionísio Cerqueira. A investigação da Polícia Civil mudou quando CLEVITON CARVALHO foi visto sozinho na manhã do mesmo dia em um posto de combustíveis no Paraná. Ele estava pedindo carona para São Paulo. O carro do casal estava no mesmo local. Nesta sexta-feira, o homem foi encontrado em um restaurante no estado do Pará. Ele deu um nome falso para tentar despistar os policiais. A Delegacia de Polícia de Dionísio Cerqueira, responsável pela investigação, afirmou que CARVALHO ficará preso no Pará enquanto não houver decisão da Justiça sobre a transferência dele para Santa Catarina.

De acordo com a Polícia Civil, CLEVITON CARVALHO matou a companheira, ANGÉLICA SEIBERT no dia 17 de março. Ele retirou todos os pertences da vítima e fugiu com o carro do casal. O corpo da mulher foi encontrado dias mais tarde no interior do município de Barra Bonita. No mesmo mês, a polícia pediu a prisão temporária e, mais tarde, a preventiva do suspeito. O veículo foi abandonado em um posto de combustíveis em Marmeleiro, no Paraná. O suspeito continuou a fuga via carona até chegar a São Paulo. Com o apoio da Polícia Civil paulista, os policiais recuperaram o celular de CARVALHO. Também descobriram testemunhas que o viram nas cidades por onde ele passou durante a fuga. O inquérito foi concluído em 14 de junho e o homem foi indiciado por homicídio qualificado por feminicídio e denunciado pelo Ministério Público em ação penal aceita pela justiça.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.