ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 31-08-2019 Sábado

-GOVERNO PREVÊ PIB MAIS BAIXO EM 2020 E APERTO AINDA MAIOR NOS GASTOS

-SAÚDE DIVULGA PLANO DE AÇÃO PARA EVITAR SURTO DE FEBRE AMARELA EM SC

-IPORÃ DO OESTE NÃO TERÁ DESFILE DE SETE DE SETEMBRO EM FUNÇÃO DA FEIRA FAIC

-MONDAÍ LANÇA CAMPANHA NATAL FANTÁSTICO COM 60 MIL EM PRÊMIOS

-AUDIÊNCIA PÚBLICA IRÁ DISCUTIR DEMORA NA EMISSÃO DE LICENÇAS AMBIENTAIS

-MINISTRA DA AGRICULTURA RECEBE PAUTA DE REIVINDICAÇÕES ELABORADA EM SEMINÁRIO DO LEITE

-INCÊNDIO ATINGE VÁRIAS PROPRIEDADES E ÁREAS DE MATA NO INTERIOR DE CAIBI

-HOMEM FICA GRAVEMENTE FERIDO AO SER ATINGIDO POR MAQUINÁRIO

-TRABALHADOR QUE CAIU DE ALTURA DE QUASE CINCO METROS MORRE NO HOSPITAL

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.


No dia seguinte à recondução do primeiro-ministro GIUSEPPE CONTE ao cargo, o líder do Movimento 5 Estrelas voltou a impor exigências ao Partido Democrático para que, enfim, possam iniciar o novo governo de coalizão da Itália. Caso contrário, novas eleições podem ser convocadas, o que frustraria os planos da formação da aliança entre dois partidos antes rivais. LUIGI DI MAIO, líder do Movimento 5 Estrelas, insistiu que o PD apoiasse uma série de políticas se quisesse governar, inclusive medidas que o partido de centro-esquerda já rejeitou.


O governo colombiano anunciou nesta sexta-feira a morte de nove guerrilheiros dissidentes do pacto de paz. Na quinta-feira, o governo ordenou uma ofensiva contra o anúncio de uma rebelião armada de um grupo de ex-comandantes das Farc. Nesta semana, IVÁN MÁRQUEZ, ex-número dois da guerrilha dissolvida das Farc, cujo paradeiro era desconhecido há mais de um ano, reapareceu em um vídeo, anunciando sua volta às armas juntamente com outros chefes rebeldes que se distanciaram do acordo de paz na Colômbia.


O Chile enviará quatro aviões-tanque para combater os incêndios na Amazônia com o financiamento disponibilizado pelos países do G-7. A informação foi confirmada nesta sexta-feira pelo presidente chileno. SEBASTIÁN PIÑERA assumiu a coordenação da ajuda do G-7 para combater os incêndios na Amazônia e explicou que já manteve contato com os governos de Brasil, Paraguai, Peru, Colômbia e Bolívia "para conhecer suas necessidades e coordenar esta ajuda". Nesta semana o Chile enviou ao Paraguai um avião capaz de levar três mil litros em cada voo.


-GOVERNO PREVÊ PIB MAIS BAIXO EM 2020 E APERTO AINDA MAIOR NOS GASTOS


O Diretório Nacional do PSB decidiu nesta sexta-feira, por 82 votos a quatro, expulsar o deputado federal ÁTILA LIRA do Piauí por votar a favor da reforma da Previdência, contrariando a posição do partido. O texto foi aprovado em primeiro turno em julho. Depois, em agosto, a proposta foi aprovada em segundo turno e enviada ao Senado. ÁTILA LIRA votou a favor da reforma nos dois turnos. O partido definiu ainda a situação de outros nove parlamentares também alvos de processo ético. O PSB decidiu mantê-los na legenda, mas determinou a suspensão, por 12 meses, de suas prerrogativas parlamentares e partidárias.


A proposta de orçamento de 2020, divulgada nesta sexta-feira pelo Ministério da Economia, traz uma previsão de crescimento do Produto Interno Bruto de dois vírgula 17 por cento para o ano que vem e também indica que o próximo ano manterá um patamar restrito para as despesas discricionárias, que são as não obrigatórias. Estão nesse grupo aquelas sobre as quais o governo tem poder de decisão, como investimentos em estradas, hospitais, escolas e pesquisas científicas. Segundo números da área econômica a previsão para as despesas não obrigatórias é de 89 bilhões de reais. A receita total prevista no orçamento é de um trilhão 644 bilhões.


A proposta de orçamento para o ano de 2020 prevê aumento do salário mínimo dos atuais 998 para mil e 39 reais a partir de janeiro do ano que vem. O valor está abaixo da previsão anterior, feita em abril, de que o salário mínimo avançaria para mil e 40 em 2020. A explicação é que o governo previu a correção do salário mínimo do próximo ano apenas pela variação da inflação de 2019 - que, por conta do fraco ritmo de crescimento da economia, está menor do que a estimativa feita em abril. Não haverá aumento real para o salário mínimo.


-SAÚDE DIVULGA PLANO DE AÇÃO PARA EVITAR SURTO DE FEBRE AMARELA EM SC


A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina da Secretaria de Estado da Saúde informou que vai intensificar as ações de combate a febre amarela para evitar um surto da doença em Santa Catarina. Um calendário com as ações de enfrentamento foi divulgado na manhã desta sexta-feira. Entre as ações estão o acompanhamento por parte do Estado das notificações de morte de macacos e a busca ativa de pessoas não vacinadas antes do período de maior incidência da doença, que ocorre de dezembro a maio. Este ano, duas pessoas morreram por febre amarela, uma em Itaiópolis e outra em Joinville.


A Universidade Federal de Santa Catarina divulgou em comunicado nesta sexta-feira as medidas planejadas para a contenção de gastos a partir de 15 de setembro. Elas devem ser implantadas caso continuem os bloqueios de verba anunciados pelo Ministério da Educação em abril. Entre as medidas estão a suspensão de novas bolsas, restrição do uso de ar-condicionado, revisão e redução dos demais contratos terceirizados e a suspensão de viagens e eventos de capacitação para técnicos e professores. Com essas medidas, a universidade conseguiria funcionar até meados de outubro. Depois, seria preciso pensar outros caminhos, mas com geração de dívidas para 2020.


O presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA, participou nesta sexta-feira de evento na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. A convite da Acaert, MAIA veio ao estado falar aos parlamentares e convidados sobre a Reforma Tributária. Entre as questões abordadas, o presidente da Câmara dos Deputados falou sobre a reformulação do pacto federativo, a reforma tributária e unificação dos impostos. MAIA argumentou que o desenvolvimento e futuro do país passam pelas reformas e, principalmente, da tributária. Para isso, diz que o estado precisa diminuir o tamanho.

-IPORÃ DO OESTE NÃO TERÁ DESFILE DE SETE DE SETEMBRO EM FUNÇÃO DA FEIRA FAIC

-MONDAÍ LANÇA CAMPANHA NATAL FANTÁSTICO COM 60 MIL EM PRÊMIOS

-AUDIÊNCIA PÚBLICA IRÁ DISCUTIR DEMORA NA EMISSÃO DE LICENÇAS AMBIENTAIS

-MINISTRA DA AGRICULTURA RECEBE PAUTA DE REIVINDICAÇÕES ELABORADA EM SEMINÁRIO DO LEITE

Chuva alivia estiagem, mas pedido ainda é de racionamento de água. Em São João do Oeste três caminhões da prefeitura estavam fazendo o abastecimento de água. A medida foi necessária devido ao período da estiagem. Conforme o prefeito, FERNANDO BISIGO, além dos caminhões da prefeitura que vinham fazendo o abastecimento diário da estação de tratamento da cidade para a estação de Beato Roque, havia o auxílio do Corpo de Bombeiros de Itapiranga três vezes por semana. O prefeito afirma que o nível dos reservatórios estava muito baixo, e a população deve se conscientizar e evitar gasto desnecessário de água tratada, não apenas no período da estiagem. BISIGO lembra que por dia, o consumo de água em São João do Oeste é de 975 mil litros. Além da cidade, o prefeito destaca que a estiagem afetou o plantio no interior e o fornecimento de água para consumo dos animais. A expectativa é que a chuva, registrada desde a madrugada deste sábado, amenize a situação.

Belmonte vai ceder transporte para eleitores realizarem biometria e revisão do eleitorado. A informação é do chefe da Zona Eleitoral de São Miguel do Oeste, GUSTAVO AGUIAR. De acordo com ele, foi firmado uma parceria entre o cartório e o poder público devido a baixa procura dos eleitores do município. Conforme Aguiar, o transporte vai ocorrer na segunda, terça e quarta-feira. O objetivo é beneficiar as pessoas que não tem condições próprias de se deslocar até o cartório eleitoral em SMOeste. Aguiar afirma que até o momento o cartório realizou a biometria e também a revisão do eleitorado de 69% dos eleitores de Belmonte. Ele ressaltou que a meta imposta para os municípios é de no mínimo 85% do eleitorado. O prazo final para Belmonte termina em oito de novembro, porém, a população deve procurar o cartório o quanto antes, evitando filas e que o sistema fique lento, demorando ainda mais a conclusão dos trabalhos.


Neste sábado, 31 de agosto, é dia do nutricionista. MARCIELE DALBOSCO é nutricionista na secretaria de educação e no hospital de Iporã do Oeste. Segundo a profissional, o campo de atuação dos nutricionistas tem se ampliado cada vez mais, visto a importância maior que se dá alimentação. Formada em 2012 pela Unochapecó, MARCIELE ressalta que a nutrição está relacionada à prevenção de doenças, ao aumento da expectativa de vida e a saúde em geral. Nas escolas, a nutricionista ressalta que a orientação sobre alimentação correta e saudável é repassada desde as crianças da educação infantil. MARCIELE explica que a nutrição precisa ter um olhar diferente para cada ciclo da vida, ou a prevenção e tratamento de doenças que afetam o organismo. Sobre a dificuldade da profissão, a nutricionista diz que ainda é preciso buscar o reconhecimento e a valorização da profissão por outros setores.

São João do Oeste contrata pediatra. A profissional esteve no município na quinta-feira e apresentou a documentação necessária para se credenciar no edital aberto no site da prefeitura. O secretário de saúde explica que durante todo o ano passado o município lançou edital de credenciamento para contratação de pediatra, e não houve profissionais interessados. VITUS RITTER diz que essa situação se repete nos municípios vizinhos, e os secretários de saúde se uniram para buscar a contratação de especialista. RITTER anuncia que já nos próximos dias a pediatra inicia os atendimentos, sendo que o cronograma de agendamentos será divulgado em breve. O hospital Santa Casa Rural disponibilizou uma sala para os atendimentos. São João do Oeste irá contratar e disponibilizar 80 consultas mensais com a pediatra. A profissional completa uma equipe de cinco médicos atuando no município, sendo três na unidade de saúde, além de pediatra e ginecologista.

Redistribuição de trabalhos permite redução no serviço burocrático da delegacia de Iporã do Oeste. Segundo a agente de polícia civil responsável pela delegacia de Iporã do Oeste, SIMONE KOELLN, com o encerramento do trabalho de vistoria veicular na delegacia, foi possível dar um foco maior no trabalho policial, levando em conta a demanda que o serviço de vistoria exigia. SIMONE ressalta que deste outubro de 2015, quando chegou na delegacia, houve melhorias também na equipe, que passou a contar além de estagiária, também com um servidor que atua nas terças-feiras de tarde e o auxílio de escrivã. Ela comenta que esse reforço permitiu uma redução significativa dos trabalhos burocráticos e que se acumulavam na delegacia. A policial cita também o auxílio do sistema de videomonitoramento no trabalho de apuração e investigação dos crimes.

A agente de polícia civil destaca que recentemente o prédio da delegacia de Iporã do Oeste também passou por melhorias, com reforma e nova pintura. SIMONE KOELLN cita que ameaças, lesões e crimes contra a honra são as principais ocorrências registradas hoje no município, crimes considerados de menor potencial ofensivo. Ela lembra que continua vindo muita demanda para a delegacia, como brigas e desentendimentos entre familiares e vizinhos, que poderiam ser resolvidos sem a necessidade de registro. O atendimento da delegacia é das 12 às 19 horas, mas o registro de ocorrências deve ser feito das 13 e 30 às 17 horas e 30 minutos.

Soberanas encerram roteiro de visitas para divulgação da feira FAIC na região. A rainha VANESSA SCHWENGBER, a segunda princesa TICIANA REIS, o assessor de gabinete NEREU BARTH e a diretora de cultura LUCIANE FLACH TREIN visitaram a Rádio Oeste na tarde desta sexta-feira. Segundo o assessor de gabinete, os preparativos para a feira iniciaram já no ano passado, com a criação da comissão organizadora e sub-comissões, responsáveis pelos vários setores. NEREU afirma que tudo está conforme o planejado, e os trabalhos seguem dentro do cronograma. Ele lembra que o parque não será utilizado somente para a feira, mas também para outros eventos e edições da FAIC. Para a feira de 2019 foram aumentados os espaços de exposição, com 130 expositores confirmados, e mais 40 agricultores que irão expor gado leiteiro, gado de corte, eqüinos, ovinos e pequenos animais. NEREU ressalta que cerca de 75% dos expositores são de Iporã do Oeste, valorizando o comércio local.

A contratação dos shows para a feira FAIC, a montagem da estrutura, e a venda de ingressos bem como a venda de bebidas no dia do evento, são todos serviços que estão sendo realizados por empresa terceirizada licitada pela prefeitura. NEREU BARTH cita que com a construção de uma estrutura externa para realização dos shows, foi possível destinar o espaço do ginásio poliesportivo para montagem de 94 estandes. Ele ressalta que o parque da feira foi todo britado, e em caso de chuva, não haverá transtornos com barro.O assessor de gabinete ressalta que os quatro dias de feira, de cinco a oito de setembro, não terão cobrança de ingresso. Para os shows, dia seis com JOÃO BOSCO e VINÍCIUS e dia sete com MC KEVINHO, os ingressos estão sendo vendidos nos municípios de toda região. A visita a Rádio Oeste nesta sexta-feira encerrou o roteiro de visitas das soberanas e da comissão as emissoras de rádio e prefeituras de toda região.

Iporã do Oeste não terá desfile de Sete de Setembro este ano em função da feira FAIC. Em 2019, a Escola de Educação Básica São Lourenço seria a responsável por organizar a programação, que é intercalada um ano na cidade e no outro na comunidade de São Lourenço. Conforme o diretor, WAGNER FERRARI, a escola junto com as entidades parceiras da comunidade decidiram em não realizar o desfile este ano, devido à data de sete de setembro fazer parte da programação da feira FAIC, de cinco a oito de setembro. Ele comenta que a feira é um evento grande, e muitas entidades que normalmente participam do desfile também estarão envolvidas na FAIC. O diretor cita que o desfile não será realizado, mas haverá os tradicionais momentos cívicos na escola.

Associação comercial e industrial de Mondaí lança sexta edição da campanha de prêmios Natal Fantástico. O lançamento ocorre durante assembleia nesta segunda-feira. De acordo com o presidente da ACIMCDL, LEANDRO FIGLESKI, este ano a campanha terá novos atrativos, com o sorteio de 60 mil reais em prêmios. A premiação especial é alusiva aos 60 anos da associação comercial e industrial de Mondaí, completados no mês de janeiro. O presidente destaca que em parceria com a prefeitura, a campanha terá dois sorteios. O primeiro será na abertura da programação da Magia do Natal no início de dezembro, e o segundo, no show da virada, dia 31 de dezembro, na área de lazer. Entre os prêmios, FIGLESKI cita mais de 30 mil reais divididos em 120 vale-compras, duas motos YBR e quatro TVs de 50 polegadas. Mais de 120 clientes serão contemplados com os 60 mil reais em prêmios.

Além de beneficiar os clientes que compram no comércio de Mondaí, a campanha deste ano também irá sortear prêmios para dois vendedores. O presidente da associação comercial e industrial de Mondaí explica que dois vendedores que tiverem feito a venda para os clientes sorteados com as duas motos, também receberão prêmios surpresa. LEANDRO FIGLESKI lembra que a cada compra que o cliente realizar nas lojas participantes, receberá um cupom para participar do sorteio. Os clientes que participam do primeiro sorteio, não poderão participar com os mesmos cupons do segundo. A entrega das cartelas do sexto Natal Fantástico será feita as empresas associadas, na já segunda-feira, e a partir do dia três de setembro os associados iniciam a distribuição dos cupons aos clientes. O lançamento da campanha, com coquetel, será realizado a partir das 19 horas e 30 minutos no centro de eventos da área de lazer.

Audiência pública irá discutir e definir soluções para a demora na emissão de licenças ambientais. O deputado ALTAIR SILVA foi o autor do requerimento que propôs a audiência pública, que será realizada na segunda-feira em Chapecó. De acordo com o assessor do deputado, o morador de Santa Helena e ex-prefeito, MOACIR LAZAROTTO, suinocultores, avicultores e produtores de leite, e até estabelecimentos comerciais, são os maiores prejudicados pela demora na emissão das licenças ambientais pelo Instituto do Meio Ambiente. O assessor afirma que a reclamação da demora na emissão manifestada por agricultores da região chegou a assembleia legislativa, e definiu-se uma audiência para discutir o assunto. Em algumas situações, LAZAROTTO diz que há suinocultores que fizeram financiamentos, estão com a ampliação ou construção do chiqueirão pronta, mas não podem colocar os animais por falta da licença.

A audiência nesta segunda-feira será realizada a partir das 14 horas, no auditório da prefeitura em Chapecó. MOACIR LAZAROTTO ressalta que o convite para o evento está sendo feito a todos os agricultores, entidades representativas e empresas do setor agrícola, para que seja levado as autoridades o conhecimento sobre a demora na emissão das licenças ambientais. O assessor do deputado ALTAIR SILVA afirma que o município com o maior atraso na emissão das licenças é Itapiranga, mas todos os municípios da região oeste sofrem com a demora. LAZAROTTO avalia que quanto mais público estiver presente, mais força terá a mobilização para buscar a solução do problema. Uma destas soluções apontadas é aumentar a equipe do IMA, para dar conta da demanda que existe em toda região.

Ministra da agricultura recebe pauta de reivindicações elaborada em seminário estadual do leite. O seminário foi realizado na sexta-feira da semana passada em Iporã do Oeste, e reuniu agricultores, entidades representativas de toda região, além de empresários e autoridades locais e regionais. A pauta foi entregue a ministra TEREZA CRISTINA nesta quinta-feira em Porto Alegre, pelo presidente da Micro Região Três Fronteiras de sindicatos da Fetaesc, VANDERLEY RUTKOSKI. A ministra também recebeu o adesivo da campanha lançada durante o seminário, para estimular o consumo de leite. A solicitação é que seja lançada uma campanha nacional que incentive o consumo do produto. Conforme o presidente, a entrega da pauta ocorreu durante almoço com a ministra, com explanação sobre os temas discutidos no seminário e a as reivindicações apontadas pelos produtores de leite.

Durante a entrega da pauta o presidente da Micro Região Três Fronteiras explica que foi feito o pedido de que fossem atendidos nesse momento ao menos os pontos mais urgentes, que é reduzir a importação do leite e renegociar as dívidas dos produtores. A renegociação das dívidas foi praticamente descartada pela ministra, alegando que esta não é apenas uma decisão dela e depende de vários setores. A mesma pauta foi apresentada na oportunidade pelos produtores de arroz do Rio Grande do Sul, que também tiveram a renegociação negada. VANDERLEY RUTKOSKI enfatiza que o objetivo é também agendar uma audiência em Brasília com o ministro da cidadania, para solicitar a efetivação da ampliação da compra de alimentos da agricultura familiar para escolas e entidades.

-INCÊNDIO ATINGE VÁRIAS PROPRIEDADES E ÁREAS DE MATA NO INTERIOR DE CAIBI

-HOMEM FICA GRAVEMENTE FERIDO AO SER ATINGIDO POR MAQUINÁRIO

-TRABALHADOR QUE CAIU DE ALTURA DE QUASE CINCO METROS MORRE NO HOSPITAL

Duas motos são removidas por não estarem licenciadas. O fato ocorreu no final da tarde de ontem, durante uma barreira efetuada na rua Dois de Novembro, no centro da cidade de Iporã do Oeste. Uma motocicleta estava com débitos em aberto desde 2012 e a outra desde 2014. Além de serem autuadas, as motocicletas foram tiradas de circulação e removidas ao pátio conveniado. Durante a noite, foi realizada outra barreira, na avenida Gustavo Fetter, porém, nenhuma infração de destaque foi constatada.


Piloto sofre ferimentos em colisão envolvendo carro e motocicleta na SC 163. O acidente ocorreu por volta das 18 horas e 40 minutos de ontem, na comunidade de Cristo Rei, São João do Oeste. A colisão, nas proximidades do Posto Cristo Rei, envolveu um Celta, dirigido por uma mulher de 28 anos, e moto Titan, os dois de São João do Oeste. A guarnição dos bombeiros de Itapiranga socorreu o piloto da motocicleta, um jovem de 19 anos. Ele reclamava de dor na região do braço esquerdo e também apresentava escoriações na perna esquerda. Ele foi conduzido ao hospital Santa Casa Rural de São João do Oeste. Ainda na tarde de ontem, por volta das 18 horas, a Polícia Militar Rodoviária atendeu um acidente na SC 283 em Palmitos. A colisão envolveu uma Parati, emplacada em São João do Oeste, conduzida por um homem de 28 anos, e um Gol de Palmitos, conduzido por um homem de 22 anos. O motorista do Gol e a passageira tiveram ferimentos leves.


Acusado de feminicídio no Extremo Oeste é preso no Pará. Na tarde desta sexta-feira, no Distrito de Alvorada da Amazônia, município de Novo Progresso, Pará, Policiais Civis encontraram CLEVITON DE LIMA DE CARVALHO nas dependências de um restaurante. O foragido utilizou o nome de “Marcos”, na tentativa de fugir da ação policial, entretanto foi reconhecido e preso, em cumprimento ao mandado de prisão temporária expedido pela Comarca de Dionísio Cerqueira. Logo após ter recebido voz de prisão, Cleviton foi encaminhado à delegacia de Novo Progresso, Pará. Nas últimas semanas, após trabalho integrado entre a Polícia Civil de Santa Catarina, Secretaria de Operações Integradas, Coordenação de Combate ao Crime Organizado Diretoria de Operações e Gaeco de SMOeste, obteve-se indícios de que Carvalho poderia estar escondido na residência de familiares no Pará. Na quinta-feira foi mantido contato com a Polícia Civil do Pará.

As investigações iniciaram após ter sido noticiado o desaparecimento do casal CLEVITON DE LIMA DE CARVALHO e ANGÉLICA SABRINA SEIBERT, no dia 19 de março. Havia suspeita de que o fato se tratava de um crime de feminicídio, o que foi confirmado no dia quatro de abril com a localização do corpo da vítima, no município de Barra Bonita. Foi apurado que o investigado CLÉVITON atentou contra a vida de ANGÉLICA SABRINA, foi até sua residência em Dionísio Cerqueira, retirou todos os seus pertences pessoais e fugiu para São Paulo, abandonando seu veículo em um posto de combustíveis na cidade de Marmeleiro, dando continuidade a sua fuga por meio de carona. Com o apoio da Delegacia de Antissequestro de São Paulo, foi possível recuperar o celular do investigado, encontrado com uma testemunha residente em São Paulo, e identificar testemunhas com quem o investigado esteve naquelas cidades.

Por meio de técnicas especiais de investigação, foi possível colher provas de que CLEVITON DE LIMA DE CARVALHO é o autor do feminicídio que vitimou ANGÉLICA SABRINA, bem como, apontar testemunhas que confirmaram a autoria do crime., Foi expedido mandado e ele estava na condição de foragido até o momento. Ainda no dia 14 de junho a polícia concluiu as investigações e indiciou o investigado por crime de feminicídio, bem como representou pela conversão da prisão temporária em prisão preventiva. Cleviton já havia sido preso em flagrante em cinco de janeiro de 2018 por Policiais Rodoviários Federais no Posto de Fiscalização na BR 463 entre Ponta Porã e Dourados, transportando mais de duas toneladas de maconha.

Autor de tentativa de homicídio em Descanso é condenado a mais de nove anos de prisão. O réu, ALDAIR ALVES ALONSO, acusado por tentativa de homicídio contra seu vizinho, foi condenado a nove anos e oito meses de prisão em regime fechado. O julgamento iniciou na manhã de quinta-feira no Fórum de Descanso e encerrou por volta das 19 horas. ALVES foi julgado e condenado pela tentativa de homicídio qualificado contra um vizinho e mais um ano e cinco meses de detenção e 15 dias multa em regime fechado por posse ilegal de arma de fogo. O réu foi absolvido pelo júri da tentativa de homicídio contra a esposa da vítima. O fato ocorreu dia dois de outubro de 2018 em linha Matão, interior de Descanso. De acordo com a denúncia apresentada, no local, ALDAIR desferiu vários tiros contra a vítima, o qual foi atingido por três disparos, um no pescoço, outro na clavícula e no cotovelo esquerdo. A vítima permaneceu durante cinco dias no hospital. A motivação do crime foi por divisas de terra.

Pátio de máquinas pega fogo e causa 250 mil em prejuízos a prefeitura. Por volta da meia noite deste sábado, o Corpo de Bombeiros de Maravilha atendeu um incêndio em veículos na garagem da prefeitura de Santa Terezinha do Progresso. No local, havia um micro-ônibus, um caminhão prancha e uma Strada, todos destruídos pelo fogo. Segundo relatos de testemunhas, o incêndio iniciou no micro-ônibus, e se alastrou para os demais veículos que estavam próximos. A guarnição utilizou três mil litros de água para o combate. Segundo o prefeito, a estimativa é de que o prejuízo tenha sido de cerca de 250 mil, mas um levantamento será feito para apontar as causas do incêndio, assim como o total de prejuízo que a administração teve. A Polícia Militar deu apoio ao atendimento.


Incêndio atinge várias propriedades e áreas de mata no interior de Caibi. Às 21 horas e 40 minutos da noite de quina-feira as guarnições de Cunha Porã se deslocaram até linha Fátima, interior de Caibi, para atender uma ocorrência de incêndio em vegetação. Ao chegar no local, os bombeiros ainda não tinham ideia das reais proporções da queima. Após realizar cerca de uma hora de combate, houve a necessidade de acionar apoio dos quarteis de Maravilha e Palmitos.Após quatro horas de combate, ainda havia muitos focos isolados não sendo possível determinar os locais exatos por serem de difícil acesso. Foi acionado o comandante de área e o uso da RPA HORUS 12, um drone, que mapeou os locais em que as guarnições deveriam atuar. O combate foi retomado utilizando batedores e abafadores, mochilas com sopradores e bombas costais de água. Até então já haviam sido seis horas e meia de combate, e usados cerca de dois mil litros de água.

Moradores relataram aos socorristas que houve uma área de queima estimada em 45 hectares e uma área protegida de cerca de 50 hectares. A queima atingiu propriedades de diversos moradores. Um dos moradores, que se aproximou dos locais do incêndio inalou grande quantidade de fumaça e teve que ser conduzido ao hospital de Cunha Porã. Por volta das cinco horas da madrugada de sexta-feira, avaliando a impossibilidade de combater os poucos focos remanescentes devido a insegurança extrema que o local oferecia, pois era uma encosta muito íngreme com bastante pedras que rolavam quando os bombeiros se locomoviam e também devido a escuridão e o desgaste da equipe, o comandante de área decidiu suspender os trabalhos temporariamente até amanhecer e com a iluminação, poder avaliar melhor o local. Com o auxílio do drone foi verificado que havia somente alguns poucos focos nos locais que a guarnição não conseguia acessar.

Por volta das sete horas da manhã de ontem, parte da equipe retornou ao local e com uso do drone foi possível verificar o tamanho da área atingida e da área protegida e que não havia mais focos de incêndio visíveis. Ainda assim, as equipes percorreram a pé os locais onde os focos haviam sido deixados e constatou-se a extinção total do incêndio, provavelmente por conta do sentido de propagação das chamas que se dava no sentido do topo da encosta para baixo. Graças a inclinação e a propagação descendente as chamas não conseguiram campo para continuar propagando e se extinguiram. Os bombeiros não informaram as causas que deram início ao incêndio. As chamas atingiram áreas de reflorestamento e também de mata verde.

Homem fica gravemente ferido ao ser atingido por maquinário. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta de 13 horas e 30 minutos de ontem após um homem ser atingido pela concha de uma retroescavadeira. A vítima estava entre a máquina e uma caçamba, auxiliando no carregamento da mesma quando o acidente aconteceu. O operador da retroescavadeira relatou que o homem estava carregando a concha com restos de vegetação de um terreno que havia sido limpo pelos profissionais. A vítima teria feito sinal ao operador para que levantasse a concha, momento em que foi atingido no queixo. O operador disse não tinha visibilidade da parte frontal da máquina e que outro homem gritou e avisou que a vítima tinha sido atingida. No local os bombeiros encontraram a vítima no chão, com intenso sangramento e com laceração de aproximadamente 90% do rosto. O homem foi levado ao Hospital Regional. O operador da retroescavadeira, um idoso de 62 anos, ficou em estado de choque e precisou ser atendido.

Homem que caiu de altura de quase cinco metros morre no hospital. MARCELO PADILHA DE SOUZA, 25 anos, morador de Campo Erê, foi vítima de uma queda de quatro metros e meio na quarta-feira, no centro de Campo Erê. Ele estava em cima de um telhado quando sofreu a queda. A vítima foi socorrida pelos Bombeiros do município inconsciente, com dificuldade respiratória e suspeita de traumatismo craniano encefálico. Do hospital de Campo Erê ele foi transferido para o Centro de Tratamento e Terapia Intensivo do Hospital São Lucas de Pato Branco, onde permaneceu até a noite desta sexta-feira, em estado grave, mas não resistiu e morreu dois dias após a queda. Segundo coordenação do Centro de Tratamento, o traumatismo craniano se confirmou, vários exames foram feitos, mas o estado de saúde dele era muito grave, e não resistiu. O corpo de Padilha está sendo velado no Centro de Idosos do Bairro Mello, em Campo Erê.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.