ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 31/08/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.

No dia seguinte à recondução do primeiro-ministro GIUSEPPE CONTE ao cargo, o líder do Movimento 5 Estrelas voltou a impor exigências ao Partido Democrático para que, enfim, possam iniciar o novo governo de coalizão da Itália. Caso contrário, novas eleições podem ser convocadas, o que frustraria os planos da formação da aliança entre dois partidos antes rivais. LUIGI DI MAIO, líder do Movimento 5 Estrelas, insistiu que o PD apoiasse uma série de políticas se quisesse governar, inclusive medidas que o partido de centro-esquerda já rejeitou.

O governo colombiano anunciou nesta sexta-feira a morte de nove guerrilheiros dissidentes do pacto de paz. Na quinta-feira, o governo ordenou uma ofensiva contra o anúncio de uma rebelião armada de um grupo de ex-comandantes das Farc. Nesta semana, IVÁN MÁRQUEZ, ex-número dois da guerrilha dissolvida das Farc, cujo paradeiro era desconhecido há mais de um ano, reapareceu em um vídeo, anunciando sua volta às armas juntamente com outros chefes rebeldes que se distanciaram do acordo de paz na Colômbia.

O Chile enviará quatro aviões-tanque para combater os incêndios na Amazônia com o financiamento disponibilizado pelos países do G-7. A informação foi confirmada nesta sexta-feira pelo presidente chileno. SEBASTIÁN PIÑERA assumiu a coordenação da ajuda do G-7 para combater os incêndios na Amazônia e explicou que já manteve contato com os governos de Brasil, Paraguai, Peru, Colômbia e Bolívia "para conhecer suas necessidades e coordenar esta ajuda". Nesta semana o Chile enviou ao Paraguai um avião capaz de levar três mil litros em cada voo.

O Diretório Nacional do PSB decidiu nesta sexta-feira, por 82 votos a quatro, expulsar o deputado federal ÁTILA LIRA do Piauí por votar a favor da reforma da Previdência, contrariando a posição do partido. O texto foi aprovado em primeiro turno em julho. Depois, em agosto, a proposta foi aprovada em segundo turno e enviada ao Senado. ÁTILA LIRA votou a favor da reforma nos dois turnos. O partido definiu ainda a situação de outros nove parlamentares também alvos de processo ético. O PSB decidiu mantê-los na legenda, mas determinou a suspensão, por 12 meses, de suas prerrogativas parlamentares e partidárias.

A proposta de orçamento de 2020, divulgada nesta sexta-feira pelo Ministério da Economia, traz uma previsão de crescimento do Produto Interno Bruto de dois vírgula 17 por cento para o ano que vem e também indica que o próximo ano manterá um patamar restrito para as despesas discricionárias, que são as não obrigatórias. Estão nesse grupo aquelas sobre as quais o governo tem poder de decisão, como investimentos em estradas, hospitais, escolas e pesquisas científicas. Segundo números da área econômica a previsão para as despesas não obrigatórias é de 89 bilhões de reais. A receita total prevista no orçamento é de um trilhão 644 bilhões.

A proposta de orçamento para o ano de 2020 prevê aumento do salário mínimo dos atuais 998 para mil e 39 reais a partir de janeiro do ano que vem. O valor está abaixo da previsão anterior, feita em abril, de que o salário mínimo avançaria para mil e 40 em 2020. A explicação é que o governo previu a correção do salário mínimo do próximo ano apenas pela variação da inflação de 2019 - que, por conta do fraco ritmo de crescimento da economia, está menor do que a estimativa feita em abril. Não haverá aumento real para o salário mínimo.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina da Secretaria de Estado da Saúde informou que vai intensificar as ações de combate a febre amarela para evitar um surto da doença em Santa Catarina. Um calendário com as ações de enfrentamento foi divulgado na manhã desta sexta-feira. Entre as ações estão o acompanhamento por parte do Estado das notificações de morte de macacos e a busca ativa de pessoas não vacinadas antes do período de maior incidência da doença, que ocorre de dezembro a maio. Este ano, duas pessoas morreram por febre amarela, uma em Itaiópolis e outra em Joinville.

A Universidade Federal de Santa Catarina divulgou em comunicado nesta sexta-feira as medidas planejadas para a contenção de gastos a partir de 15 de setembro. Elas devem ser implantadas caso continuem os bloqueios de verba anunciados pelo Ministério da Educação em abril. Entre as medidas estão a suspensão de novas bolsas, restrição do uso de ar-condicionado, revisão e redução dos demais contratos terceirizados e a suspensão de viagens e eventos de capacitação para técnicos e professores. Com essas medidas, a universidade conseguiria funcionar até meados de outubro. Depois, seria preciso pensar outros caminhos, mas com geração de dívidas para 2020.

O presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA, participou nesta sexta-feira de evento na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. A convite da Acaert, MAIA veio ao estado falar aos parlamentares e convidados sobre a Reforma Tributária. Entre as questões abordadas, o presidente da Câmara dos Deputados falou sobre a reformulação do pacto federativo, a reforma tributária e unificação dos impostos. MAIA argumentou que o desenvolvimento e futuro do país passam pelas reformas e, principalmente, da tributária. Para isso, diz que o estado precisa diminuir o tamanho.

A importância da dessecação pré-plantio no manejo de culturas.

De acordo com a engenheira agrônoma e gerente do departamento técnico da Cooperativa Agropecuária São Lourenço, a Caslo, MAGDA NEGRÓN, a dessecação parece ser um manejo simples, porém é preciso prestar atenção em algumas questões. Ela consiste na eliminação das culturas de cobertura ou qualquer vegetação existente antes da semeadura das culturas principais, incluindo as plantas daninhas presentes na área. Segundo ela, o primeiro passo é conhecer área.

Produtor precisa saber quais os tipos de plantas daninhas existem no campo e o histórico de ataque de pragas. Para a engenheira da Caslo, análise é fundamental para a escolha e aplicação do herbicida e inseticida correto. Destaca que como há um grande número de plantas daninhas resistentes, o uso apenas do glifosato não resolve. A eficiência da dessecação depende de uma combinação adequada e de uma aplicação sequencial, dependendo do caso.

Conforme os protocolos, aplicação deveria ser feita 20 a 30 dias antes do plantio. Contudo, MAGDA lembra que como a região atua na produção de leite, esses prazos não são seguidos na prática e muitas aplicações não alcançam os índices desejados. A engenheira agrônoma lembra que uma boa dessecação depende ainda de boas práticas. Entre elas, cita: escolha dos herbicidas, utilização de água adequada e limpa, limpeza e regulagem do pulverizador e velocidade do trator, a indicação é de 4 a 5 km.

É importante evitar aplicações em dias com baixa umidade. O ideal, explica MAGDA NEGRÓN – engenheira agrônoma e gerente do departamento técnico da Caslo, é que esteja acima de 55 por cento, altas temperaturas, aplicações antes de grandes volumes de chuva e em dias de muito vento. Para essa atividade, a profissional destaca a necessidade do uso de Equipamento de Proteção Individual.

Embora alguns produtores enxerguem a dessecação como custo, a prática é um investimento. MAGDA defende isso, alegando que ação vai evitar, por exemplo, plantas hospedeiras para as pragas e doenças, favorece a formação de palhada, uniformidade para o plantio, redução da matocompetição, facilita o manejo e o sucesso da limpeza, redução no custo de limpeza e aumento de produtividade.

Apesar dessas orientações se aplicarem a todo o tipo de propriedade, a engenheira agrônoma afirma que algumas questões variam de área para área. Por isso, ela lembra que o departamento técnico da Caslo está à disposição para, junto com o produtor, fazer uma análise precisa. Diz que é importante que o produtor procure ajuda, pois assim vai conseguir fazer um atendimento personalizado, conforme a demanda.

Câmara de vereadores faz repasse de 15 mil reais para abertura de rua. Quem informa é o vereador JOSÉ ATÍLIO BOARETTO, autor da proposta. Conforme ele, essa é uma reivindicação antiga da população e dele também. Essa obra depende de canalização e tubos de dois metros. A rua aberta será Roman rua do Tênis Clube que dá acesso ao Bairro Mello. O recurso é fruto de economia do legislativo, e com aprovação do presidente e demais vereadores será possível o repasse.

Abertura de rua é esperada a mais de 40 anos pela população. Quem comenta é CARLOS FERLIN – secretário da Cidade e Desenvolvimento Local de Campo Erê. Ele acrescenta que agora com essa contrapartida do legislativo, fica mais fácil o processo para abertura da rua. O valor que a câmara vai repassar será utilizado para compra dos tubos. Frisa que assim que os tubos estiverem liberados o trabalho já inicia, a ideia é começar ainda nesse ano.

Prefeito assina contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal. IVAN CANCI de Anchieta, destaca que esse financiamento foi buscado pelo município, no valor de dois milhões de reais. O valor será investido em vários segmentos do desenvolvimento municipal. Entre eles: três microssistemas de geração de energia fotovoltaica, paralelo a esse valor, também 600 mil para reforma e ampliação do atual prédio do Hospital Municipal.

Galpão industrial é investimento de financiamento com a Caixa. O prefeito de Anchieta IVAN CANCI conta que é para instalação de energia trifásica na área industrial. Isso vai gerar emprego e renda para o município. Outro bloco de investimento são trechos de calçamento com pedras irregulares em três comunidades rurais e pavimentação asfáltica em duas ruas da cidade.

Caixa Econômica Federal fará três repasses até atingir dois milhões. O prefeito de Anchieta, informa que o primeiro será de 520 mil reais já em setembro, o segundo de 800 em dezembro e 610 mil em março do ano que vem. A medida em que as obras são executadas, o município precisa prestar contas para a Caixa, isso é o passaporte para receber a próxima parcela.

Jovem agride a mãe por causa de aparelho celular. Uma adolescente de 19 anos agrediu a própria mãe depois que a mulher se recusou a comprar um celular. O caso aconteceu na quinta-feira à tarde, em São Lourenço do Oeste. De acordo com a Polícia Militar, a jovem confessou que brigou com a mãe na rua. Segundo ela, a mãe prometeu comprar um aparelho celular, porém, com a negativa da decisão, ela pegou uma pedra e bateu na cabeça da mulher. A vítima teve lesão no lado direito da cabeça e foi atendida pelo Corpo de Bombeiros. Depois, encaminhada junto com a agressora à Policlínica Municipal de Saúde e para a delegacia.

Polícia prende duas mulheres por tráfico em São Lourenço do Oeste. Ação conjunta entre a Polícia Civil e Militar, através da DIC (Divisão de Investigação Criminal), e da Polícia Militar (Agência de Inteligência e Guarnições de serviço), prendeu em flagrante na tarde de ontem, duas traficantes de drogas em São Lourenço do Oeste. Há vários meses, a Polícia vinha recebendo denúncias da existência de tráfico de drogas no bairro Santa Catarina, no local conhecido por Morro do Piolho.

No final da tarde, foi visualizada a venda de drogas para dois usuários. Após abordados e encontrados com certa quantidade de crack, confirmaram que haviam adquirido no local monitorado. De posse das informações, uma equipe da DIC, juntamente com as guarnições da PM, deslocavam-se até o local para verificar os fatos quando, ao aproximarem-se da residência, viram a suspeita correndo para o interior da casa, onde provavelmente dispensou parte da droga armazenada, restando pequena porção de crack que foi apreendida.

Detidas são conduzidas até a Delegacia de Polícia Civil onde foram autuadas em flagrante pelo delito de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Tiveram a prisão preventiva decretada perante o Poder Judiciário. As presas foram encaminhadas para o Presídio Feminino de Chapecó, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Pátio de máquinas da prefeitura pega fogo deixando cerca de 250 mil de prejuízo. Por volta da meia noite e meia de hoje, o Corpo de Bombeiros de Maravilha, atendeu a um incêndio em veículos na garagem da prefeitura do município de Santa Terezinha do Progresso. No local, havia um micro-ônibus que teve perda total não conseguindo identificar a placa, um caminhão prancha também perca total, e uma Strada com perda parcial.

Segundo testemunhas, o incêndio iniciou no micro-ônibus, se alastrando para os demais veículos que estavam próximos. O Corpo de Bombeiros utilizou três mil litros de água para o combate. A Polícia Militar e o prefeito do município apoiaram no atendimento. Segundo o prefeito, a estimativa é de que o prejuízo tenha sido de cerca de 250 mil, mas um levantamento será feito para apontar as causas do incêndio, assim como o total de prejuízo que a administração teve.

Homem que caiu de altura de quase cinco metros morre no hospital. MARCELO PADILHA DE SOUZA, 25 anos, morador de Campo Erê, foi vítima de uma queda de quatro metros e meio na quarta-feira, na Avenida Astor Schoeninger, centro de Campo Erê. Ele estava em cima de um telhado quando sofreu a queda. A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros do município inconsciente, com dificuldade respiratória e suspeita de traumatismo craniano encefálico.

Estado de saúde de vítima de queda era grave. Do Hospital Santo Antônio de Campo Erê, ele foi transferido para CTI – Centro de Tratamento e Terapia Intensivo do Hospital São Lucas de Pato Branco, onde permaneceu até a noite de ontem, em estado grave, não resistiu e morreu dois dias após a queda. Segundo coordenação do CTI, o traumatismo craniano se confirmou, vários exames foram feitos, mas o estado de saúde dele era muito grave, e não resistiu.

O corpo de PADILHA está sendo velado no Centro de Idosos do Bairro Mello, em Campo Erê. Horário do sepultamento ainda não está marcado.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.