-TRUMP CONFIRMA TARIFAÇO DE 50% PARA O PAÍS, MAS COM CERCA DE 700 EXCEÇÕES
-TARIFAÇO INCLUI QUASE TODOS OS SETORES EXPORTADORES DE SANTA CATARINA
-PROFESSORES DO MUNICÍPIO PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO EM NOVAS TECNOLOGIAS
-EXTREMO OESTE CONCENTRA NOVE POR CENTO DO DÉFICIT HABITACIONAL DO ESTADO
-AMEOSC COMPLETA 64 ANOS E PROMOVE ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA HOJE À TARDE
-HOMEM QUE CAIU DE TELHADO EM SANTA HELENA MORRE NO HOSPITAL REGIONAL
-MULHER MORRE EM COLISÃO ENVOLVENDO DUAS MOTOCICLETAS NA BR 282
A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de quatro graus. A máxima deve chegar a 18 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu a quinta-feira cotado em cinco reais e 61 centavos. O euro está valendo seis reais e 41 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0043 centavos.
Um ataque aéreo russo à capital da Ucrânia, Kiev, na madrugada desta quinta-feira deixou ao menos sete mortos e 82 feridos, segundo autoridades ucranianas. O Exército ucraniano afirmou que o número de vítimas ainda pode crescer e que o bombardeio causou danos em mais de 12 locais. A Rússia lançou um total de 309 drones e oito mísseis hipersônicos Iskander contra o país nesta quinta, segundo a pasta. O Ministério da Defesa russo afirmou que teve como alvo campos de aviação militares ucranianos, depósitos de munição e empresas ligadas ao que chamou de complexo militar-industrial do rival.
Pela primeira vez, estados árabes e muçulmanos, incluindo Catar, Arábia Saudita e Egito, fizeram um apelo conjunto para que o Hamas se desarme e entregue o poder na Faixa de Gaza, como parte dos esforços para encerrar a guerra no território. A Liga Árabe, composta por 22 membros, toda a União Europeia e outros 17 países apoiaram uma declaração assinada durante uma conferência das Nações Unidas co-presidida pela Arábia Saudita e pela França na terça-feira. A reunião, realizada em Nova York, teve como objetivo discutir “a resolução pacífica da questão da Palestina e a implementação da solução de dois Estados”.
O Chile evacuou preventivamente mais de um milhão de pessoas de sua costa nesta quarta-feira devido ao risco de tsunami provocado pelo terremoto de magnitude oito virgula oito que atingiu o extremo leste da Rússia. A informação é do ministro do Interior, ÁLVARO ELIZALDE, após a chegada da primeira onda ao país. O governo informou que, até o momento, não foram registrados danos, embora o estado de alerta seguisse vigente no país. Ele explicou que essa foi a evacuação mais maciça que já foi realizada no país, de forma ordenada e disciplinada'.
O governo de DONALD TRUMP, nos Estados Unidos, sancionou nesta quarta-feira, o ministro do STF, ALEXANDRE DE MORAES com a lei Magnitsky, utilizada para punir estrangeiros. Segundo o governo americano, todos os eventuais bens de MORAES nos Estados Unidos estão bloqueados, assim como qualquer empresa que esteja ligada a ele. O ministro também não pode realizar transações com cidadãos e empresas dos Estados Unidos usando cartões de crédito de bandeira americana, por exemplo. O secretário do Tesouro, SCOTT BESSENT, mencionou diretamente uma suposta "caça às buxas" tendo o ex-presidente JAIR BOLSONARO como alvo por parte do ministro. Em nota, o STF manifestou solidariedade a MORAES e destacou que todas as decisões tomadas pelo ministro na ação penal contra o ex-presidente JAIR BOLSONARO "foram confirmadas pelo Colegiado competente." A nota cita ainda que “o Supremo Tribunal Federal não se desviará do seu papel de cumprir a Constituição e as leis do país, que asseguram a todos os envolvidos o devido processo legal e um julgamento justo” e que o processo envolvendo BOLSONARO vai seguir.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, assinou nesta quarta-feira um decreto que impõe uma tarifa adicional de 40 por cento sobre produtos brasileiros, elevando o total para 50 por cento. A medida, no entanto, prevê uma lista de exceções com cerca de 700 itens, como suco de laranja, aeronaves civis, petróleo, veículos e peças, fertilizantes e produtos energéticos. Segundo a Casa Branca, o decreto entra em vigor no próximo dia seis de agosto e foi adotado em resposta a ações do governo brasileiro que representariam uma “ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos”. O anúncio afirma ainda que a ordem executiva foi motivada por ações que “prejudicam empresas americanas e os direitos de liberdade de expressão de cidadãos americanos”, além de afetar a política externa e a economia do país.
O presidente LULA emitiu uma nota oficial, na noite desta quarta-feira, em que defende a democracia e a soberania do país frente as iniciativas dos Estados Unidos contra a economia e a Justiça brasileiras. Esta foi a primeira reação pública do governo a sanção punitiva contra o ministro do STF, ALEXANDRE DE MORAES e, horas mais tarde, oficializara taxação de 50 por cento sobre produtos vendidos pelo Brasil. A nota assinada pelo presidente ainda considera injustificável o uso de argumentos políticos para validar as medidas comerciais anunciadas pelo governo norte-americano contra as exportações brasileiras. Por fim, o governo aponta disposição a negociar apenas aspectos comerciais da relação com os Estados Unidos, sem abrir mão dos instrumentos de defesa do país previstos em sua legislação, como é o caso da Lei de Reciprocidade Comercial, além de um plano de contingência para minorar os impactos econômicos das tarifas.
O governador JORGINHO MELLO prorrogou por mais 12 meses a suspensão dos incentivos fiscais voltados à importação de leite e derivados. A medida entrou em vigor em julho do ano passado, junto de outras ações do Programa Leite Bom, e foi renovada por decreto nesta quarta-feira. Com a prorrogação até 31 de julho de 2026, as importações desses produtos continuarão sujeitas ao pagamento integral do ICMS, com alíquotas que variam de sete a 17 por cento, dependendo da mercadoria. Antes da suspensão, o benefício fiscal fazia com que a carga tributária média sobre essas operações fosse de apenas um vírgula quatro por cento, o que favorecia a entrada de produtos estrangeiros a preços mais baixos. A decisão adotada pelo Governo de Santa Catarina corrigiu um desequilíbrio de mercado que vinha prejudicando os produtores catarinenses, especialmente diante da concorrência de países como Argentina e Uruguai.
Logo que a lista da taxação de 50 por cento ao Brasil foi divulgada pela Casa Branca na tarde desta quarta-feira, líderes da Federação das Indústrias de Santa Catarina e de indústrias do estado se debruçaram para avaliar quem entrou e quem ficou fora do tarifaço. A medida vai atingir em cheio os setores exportadores da economia catarinense. Entre os 20 produtos mais exportados para os Estados Unidos, somente madeiras, que inclui compensados, ficou de fora. Entre as 700 exceções estão veículos, SUVs e minvans, situação que, dependendo de outros países, pode motivar a BMW a retomar exportações. Também pode favorecer algumas fabricantes de autopeças do estado. No entanto, de grandes multinacionais a pequenos exportadores, quase todos serão afetados em Santa Catarina.
O governo estadual fará na próxima semana o anúncio das medidas para proteger indústrias de Santa Catarina afetadas pelo Tarifaço de 50 por cento que entram em vigor a partir do dia seis de agosto. Segundo o jornal Diário Catarinense, entre as ações estão crédito de ICMS, postergação de pagamento de imposto e linhas de crédito. De acordo com o secretário da Fazenda, CLEVERSON SIEWERT, as empresas beneficiadas serão obrigadas a garantir como contrapartida a manutenção do quadro de funcionários. O governo formou um grupo de trabalho e irá analisar por setores, volume de exportação, impacto regional e empregos gerados. A ideia é que as medidas estaduais sejam complementares a uma eventual medida de ajuda anunciada pelo Governo Federal.
O nono Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira abriu mais uma edição do Programa de Preparação para a Reserva e Aposentadoria da instituição. A iniciativa é voltada a policiais e bombeiros militares com até cinco anos restantes de serviço. Criado em 2012, o programa tem como objetivo apoiar a transição para a aposentadoria, promovendo autoconhecimento e planejamento por meio de oficinas sobre saúde, finanças, envelhecimento e qualidade de vida. No primeiro encontro, realizado nesta semana, os temas abordados foram “Saúde Mental e Autocuidado”, com a farmacêutica e professora da Unochapecó, ANA CRISTINA ACORSI, e “Planejamento Familiar”, ministrado por LEONEI ROTHER, professor da Uceff de Itapiranga.
Cerca de 30 professores da rede municipal de ensino de São Miguel do Oeste participaram de uma formação sobre Inteligência Artificial e uso do Kit Atto. A ação foi conduzida por professores da Educação Continuada do SESI SENAI, com foco na integração de novas tecnologias ao planejamento docente. Dividida em dois momentos, a formação contou com oito horas de atividades práticas e reflexivas. Primeiro os participantes exploraram diferentes possibilidades de uso da Inteligência Artificial no planejamento das aulas, com foco no alinhamento à Base Nacional Curricular Comum, à organização de conteúdos e à otimização de tempo. Ferramentas como geradores de atividades, assistentes de escrita e planejadores automáticos fizeram parte da imersão.
O novo calendário de funcionamento do Museu Municipal nos finais de semana entra em vigor neste sábado. De acordo com a secretaria de Cultura, o espaço vai abrir no primeiro sábado de cada mês com o objetivo de receber, principalmente, os turistas e as famílias da cidade que não conseguem visitar o local durante a semana. Neste sábado, dia dois de agosto, o Museu vai abrir entre uma e meia e cinco e meia da tarde. O espaço também vai abrir no dia seis de setembro, quatro de outubro, primeiro de novembro e seis de dezembro. No próximo sábado, a Biblioteca também vai abrir em horário especial das oito as 11 horas da manhã.
A Secretaria de Ação Social de São Miguel do Oeste realizou, na tarde desta quarta-feira, a segunda entrega de kits de artesanato de 2025 aos grupos de mães do município. A distribuição ocorreu na sala de reuniões da Secretaria e contou com a presença de representantes de 18 grupos beneficiados. Durante o encontro, o secretário de Assistência Social, PAULO HENRIQUE COUTO, agradeceu a participação das integrantes e ressaltou a importância das atividades desenvolvidas pelos clubes de mães. Segundo ele, os encontros promovem o aprendizado, a troca de experiências e o fortalecimento dos vínculos comunitários. Os kits entregues contêm materiais diversos que serão utilizados ao longo do ano nas atividades manuais dos grupos. A iniciativa busca incentivar a criatividade, gerar renda e promover a integração entre as participantes.
O Sinte vai realizar, na semana que vem, a caravana de mobilização dos professores para Assembleia Geral da categoria em agosto. O encontro será realizado no dia 14 de agosto em Florianópolis para discutir diversos assuntos relacionados ao magistério catarinense. De acordo com o Presidente do Sinte, ELIVANI SECHI, nas duas primeiras semanas do mês, a entidade vai promover caravanas nas diferentes regiões do estado para discutir a pauta e mobilizar a categoria para a assembleia do dia 14. Em São Miguel do Oeste, a mobilização vai ocorrer a partir de terça-feira, dia cinco de agosto. A caravana também vai passar por outras cidades da região extremo-oeste.
A CDL de São Miguel do Oeste está com inscrições abertas para artistas locais profissionais que queiram se apresentar no palco do Liquida São Miguel 2025. O evento acontece de 12 a 14 de setembro, no Parque Rineu Gransotto. Em 2024, o Liquida reuniu mais de 20 mil visitantes durante os três dias de programação. Com entrada e estacionamento gratuitos, o Liquida São Miguel vai reunir mais de 100 empresas expositoras, praça de alimentação diversificada, espaço kids, feirão do automóvel e uma programação musical. Neste ano, a CDL abre espaço para que artistas da região possam se apresentar de forma voluntária, sem pagamento de cachê, fortalecendo o envolvimento da comunidade e a valorização da cultura local.
As apresentações dos artistas locais durante o Liquida São Miguel serão encaixadas nos intervalos da programação principal do palco. De acordo nota da CDL, a inclusão de artistas locais no Liquida contribui para a diversidade e dinamismo do evento. Segundo a entidade, podem se inscrever músicos, bandas, duplas, intérpretes solos e outros formatos artísticos musicais profissionais. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo link disponível na bio do Instagram oficial @liquidasaomiguel. Os músicos interessados em se apresentar no Liquida São Miguel podem obter outras informações pelo telefone 3621-0010.
A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina realizou nesta quarta-feira, a reunião plenária regional do Extremo Oeste, na sede da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste. O encontro reuniu lideranças empresariais e autoridades locais para debater um dos principais desafios da região: o déficit habitacional. Durante o evento, as associações empresariais da região discutiram a busca de soluções viáveis e a construção de parcerias estratégicas para enfrentar a carência habitacional. Durante o encontro, o diretor do Programa Voz Única da Facisc, MILVO ZANCANARO, e o Centro de Inteligência e Estratégia apresentaram dados e análises sobre a situação habitacional da região.
Apesar de representar apenas dois vírgula oito por cento da população catarinense, o Extremo Oeste é responsável por nove por cento do déficit habitacional do estado, com um total de 16 mil e 600 moradias em falta. Os dados são da Facisc e foram apresentados na Reunião Plenária Regional Extremo Oeste, realizada nesta quarta-feira, na Acismo. O crescimento acelerado da região, especialmente a partir de 2021, tende a ampliar ainda mais esse número nos próximos anos. Nos últimos dez anos, a população da regional aumentou em 18 mil pessoas, sendo que 80 por cento desse crescimento ocorreu após 2021. Entre 2020 e 2025, houve um crescimento de 22 por cento no número de empregos formais e a chegada de quase 11 mil migrantes, principalmente do Rio Grande do Sul e da Venezuela.
O déficit habitacional no Extremo Oeste é composto, em grande parte, pelo ônus excessivo com aluguel, o que representa 52 por cento do total. O estudo da Facisc apontou que além disso, o problema é composto por habitações precárias com 32 por cento, uma das maiores proporções do estado. A região ainda contabiliza cerca de 500 pessoas vivendo em domicílios improvisados e tem índices preocupantes de saneamento básico: 65 por cento das famílias de baixa renda vivem sem acesso adequado a esgoto, 32 por cento enfrentam problemas na coleta de lixo e há altas taxas de deficiência no abastecimento de água e na qualidade dos pisos das residências. Os dados foram apresentados na plenária da Facisc realizada ontem à noite.
O déficit habitacional é uma questão que gera muita preocupação para a Facisc. A afirmação é da vice-presidente regional da federação, VANESSA BACK BERTOL. Ela participou do Peperi Entrevista de ontem e disse que esse problema tem um impacto negativo para as empresas. Ela explicou que a falta de moradias dificulta a contratação de mão de obra que vem de fora para atender a demanda de trabalhadores por parte das empresas.
A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina completa, nesta quinta-feira, dia 31 de julho, 54 anos de fundação. A entidade envolve19 municípios do extremo-oeste com atuação regional e compromisso com o desenvolvimento dos municípios da região. Fundada em 1971, a Ameosc trabalha na articulação de políticas públicas, apoio técnico e integração entre as prefeituras que compõem sua base. A entidade trabalha com programas e ações voltados aos municípios, como assessoria, suporte para concursos e consórcios em diferente áreas. Além disso, a associação tem um trabalho político-institucional de defesa das questões que impactam no desenvolvimento do extremo-oeste.
A Ameosc preparou uma programação comemorativa para esta quinta-feira com a presença de secretários municipais, prefeitos, primeiras-damas e lideranças regionais. Um dos destaques da agenda é a Assembleia dos Prefeitos, que será conduzida com a presença do presidente da AMEOSC, ALEXANDRE RIBAS. As duas da tarde ocorre uma palestra para Secretários Municipais e as quatro e meia inicia a Assembleia com os prefeitos. A logomarca do turismo regional é uma das pautas do encontro. As cinco e meia ocorre outra palestra voltada para os prefeitos e Primeiras-Damas. Após a palestra, os prefeitos participam de um jantar de confraternização no Restaurante DiFiori, em São Miguel do Oeste.
Na tarde desta quarta-feira, uma mulher foi presa após furtar mercadorias de um supermercado na Rua Paraná, em Dionísio Cerqueira. Segundo a Polícia Militar, a suspeita foi flagrada por uma funcionária enquanto colocava canetas sob as vestes e circulava pelos corredores do estabelecimento. Segundo a polícia, ao ultrapassar a área dos caixas sem pagar, ela foi abordada pelos seguranças e retirou os itens que havia ocultado. Foram recuperadas 15 canetas, avaliadas em aproximadamente 58 reais. A mulher recebeu voz de prisão e foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Dionísio Cerqueira.
A Polícia Militar cumpriu um mando de prisão por estelionato em Iporã do Oeste nesta quarta-feira. Por volta das seis e meia da manhã, uma guarnição da PM abordou um homem na rua Dois de Novembro no bairro Breunig. O suspeito tinha um mandado de prisão expedido pela comarca de Itapiranga pelo crime de estelionato, em sentença definitiva, com trânsito em julgado. Ele foi detido e levado para a Unidade Prisional Avançada, de São Miguel do Oeste.
Um acidente de trânsito foi registrado na manhã desta quinta-feira, na Rua Huberto Campos, no centro de Descanso. A colisão ocorreu por volta das seis e meia e envolveu um Gol e uma moto. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o condutor do veículo Gol, saiu ileso. Já o motociclista, foi encontrado caído na via, inconsciente e sem capacete. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima apresentava suspeita de traumatismo cranioencefálico, taquicardia e estado de inconsciência. Ele levado ao Hospital de Descanso e transferido para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.
O trabalhador que sofreu uma queda de altura em Santa Helena morreu na madrugada de ontem no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. FRANCISCO DE ASSIS RAMOS JUNIOR, de 27 anos, caiu enquanto realizava a troca do telhado da escola estadual de Santa Helena na manhã de segunda-feira. Ele foi socorrido pela equipe da secretaria de saúde do município e levado para o Hospital Regional onde permaneceu internado na UTI. Ele teve traumatismo craniano e morreu na madrugada de ontem. O corpo de Francisco está sendo transladado para Santo Antônio Do Descoberto, no estado de Goiás, onde será sepultado.
Um acidente entre duas motos resultou na morte de uma mulher na tarde de ontem na BR 282. A colisão aconteceu por volta das cinco horas da tarde na linha Canela Gaúcha, interior de São Miguel do Oeste. A condutora de uma das motos, NELCI KLEINERT, foi encontrada em parada cardiorrespiratória. Ela foi socorrida em estado grave pelo SAMU, com apoios do Corpo de Bombeiros, e encaminhada ao Hospital Regional, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. O outro condutor apresentava múltiplas fraturas e foi encaminhado em estado grave para atendimento médico. NELCI trabalhava como faxineira e fazia com frequência esse trajeto. Ela está sendo velada na Linha Aparecida em Guaraciaba.