ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em foco Itapiranga - 31/07/2025

GLOBO EM FOCO – 31/07/25

-TRUMP CONFIRMA TARIFAÇO DE 50% PARA O PAÍS, MAS COM CERCA DE 700 EXCEÇÕES

-TARIFAÇO INCLUI QUASE TODOS OS SETORES EXPORTADORES DE SANTA CATARINA

-REGIÃO CONCENTRA 9% DO DÉFICIT HABITACIONAL DO ESTADO

-EPAGRI APOIA PSICULTURA COM SUBSÍDIOS PARA INVESTIMENTOS

-PREFEITO VALORIZA EQUIPE EM ORIENTAÇÃO POSITIVA DO TRIBUNAL DE CONTAS

-RÁDIO ITAPIRANGA PRODUZ ESPECIAL SOBRE JOVENS NO AGRONEGÓCIO

-CONDENADO POR ESTELIONATO EM ITAPIRANGA É PRESO EM IPORÃ DO OESTE

-MORRE HOMEM QUE CAIU DE TELHADO EM ESCOLA DE SANTA HELENA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A mínima das últimas horas foi de 4 graus. A máxima pode chegar a 27 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar abriu a quinta-feira cotado em cinco reais e 61 centavos. O euro está valendo seis reais e 41 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0043 centavos.

Um ataque aéreo russo à capital da Ucrânia, Kiev, na madrugada desta quinta-feira deixou ao menos sete mortos e 82 feridos, segundo autoridades ucranianas. O Exército ucraniano afirmou que o número de vítimas ainda pode crescer e que o bombardeio causou danos em mais de 12 locais. A Rússia lançou um total de 309 drones e oito mísseis hipersônicos Iskander contra o país nesta quinta, segundo a pasta. O Ministério da Defesa russo afirmou que teve como alvo campos de aviação militares ucranianos, depósitos de munição e empresas ligadas ao que chamou de complexo militar-industrial do rival.

Pela primeira vez, estados árabes e muçulmanos, incluindo Catar, Arábia Saudita e Egito, fizeram um apelo conjunto para que o Hamas se desarme e entregue o poder na Faixa de Gaza, como parte dos esforços para encerrar a guerra no território. A Liga Árabe, composta por 22 membros, toda a União Europeia e outros 17 países apoiaram uma declaração assinada durante uma conferência das Nações Unidas co-presidida pela Arábia Saudita e pela França na terça-feira. A reunião, realizada em Nova York, teve como objetivo discutir “a resolução pacífica da questão da Palestina e a implementação da solução de dois Estados”.

O Chile evacuou preventivamente mais de um milhão de pessoas de sua costa nesta quarta-feira devido ao risco de tsunami provocado pelo terremoto de magnitude oito virgula oito que atingiu o extremo leste da Rússia. A informação é do ministro do Interior, ÁLVARO ELIZALDE, após a chegada da primeira onda ao país. O governo informou que, até o momento, não foram registrados danos, embora o estado de alerta seguisse vigente no país. Ele explicou que essa foi a evacuação mais maciça que já foi realizada no país, de forma ordenada e disciplinada'.

O governo de DONALD TRUMP, nos Estados Unidos, sancionou nesta quarta-feira, o ministro do STF, ALEXANDRE DE MORAES com a lei Magnitsky, utilizada para punir estrangeiros. Segundo o governo americano, todos os eventuais bens de MORAES nos Estados Unidos estão bloqueados, assim como qualquer empresa que esteja ligada a ele. O ministro também não pode realizar transações com cidadãos e empresas dos Estados Unidos usando cartões de crédito de bandeira americana, por exemplo. O secretário do Tesouro, SCOTT BESSENT, mencionou diretamente uma suposta "caça às buxas" tendo o ex-presidente JAIR BOLSONARO como alvo por parte do ministro. Em nota, o STF manifestou solidariedade a MORAES e destacou que todas as decisões tomadas pelo ministro na ação penal contra o ex-presidente JAIR BOLSONARO "foram confirmadas pelo Colegiado competente." A nota cita ainda que “o Supremo Tribunal Federal não se desviará do seu papel de cumprir a Constituição e as leis do país, que asseguram a todos os envolvidos o devido processo legal e um julgamento justo” e que o processo envolvendo BOLSONARO vai seguir.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, assinou nesta quarta-feira um decreto que impõe uma tarifa adicional de 40 por cento sobre produtos brasileiros, elevando o total para 50 por cento. A medida, no entanto, prevê uma lista de exceções com cerca de 700 itens, como suco de laranja, aeronaves civis, petróleo, veículos e peças, fertilizantes e produtos energéticos. Segundo a Casa Branca, o decreto entra em vigor no próximo dia seis de agosto e foi adotado em resposta a ações do governo brasileiro que representariam uma “ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos”. O anúncio afirma ainda que a ordem executiva foi motivada por ações que “prejudicam empresas americanas e os direitos de liberdade de expressão de cidadãos americanos”, além de afetar a política externa e a economia do país.

O presidente LULA emitiu uma nota oficial, na noite desta quarta-feira, em que defende a democracia e a soberania do país frente as iniciativas dos Estados Unidos contra a economia e a Justiça brasileiras. Esta foi a primeira reação pública do governo a sanção punitiva contra o ministro do STF, ALEXANDRE DE MORAES e, horas mais tarde, oficializara taxação de 50 por cento sobre produtos vendidos pelo Brasil. A nota assinada pelo presidente ainda considera injustificável o uso de argumentos políticos para validar as medidas comerciais anunciadas pelo governo norte-americano contra as exportações brasileiras. Por fim, o governo aponta disposição a negociar apenas aspectos comerciais da relação com os Estados Unidos, sem abrir mão dos instrumentos de defesa do país previstos em sua legislação, como é o caso da Lei de Reciprocidade Comercial, além de um plano de contingência para minorar os impactos econômicos das tarifas.


O governador JORGINHO MELLO prorrogou por mais 12 meses a suspensão dos incentivos fiscais voltados à importação de leite e derivados. A medida entrou em vigor em julho do ano passado, junto de outras ações do Programa Leite Bom, e foi renovada por decreto nesta quarta-feira. Com a prorrogação até 31 de julho de 2026, as importações desses produtos continuarão sujeitas ao pagamento integral do ICMS, com alíquotas que variam de sete a 17 por cento, dependendo da mercadoria. Antes da suspensão, o benefício fiscal fazia com que a carga tributária média sobre essas operações fosse de apenas um vírgula quatro por cento, o que favorecia a entrada de produtos estrangeiros a preços mais baixos. A decisão adotada pelo Governo de Santa Catarina corrigiu um desequilíbrio de mercado que vinha prejudicando os produtores catarinenses, especialmente diante da concorrência de países como Argentina e Uruguai.

Logo que a lista da taxação de 50 por cento ao Brasil foi divulgada pela Casa Branca na tarde desta quarta-feira, líderes da Federação das Indústrias de Santa Catarina e de indústrias do estado se debruçaram para avaliar quem entrou e quem ficou fora do tarifaço. A medida vai atingir em cheio os setores exportadores da economia catarinense. Entre os 20 produtos mais exportados para os Estados Unidos, somente madeiras, que inclui compensados, ficou de fora. Entre as 700 exceções estão veículos, SUVs e minvans, situação que, dependendo de outros países, pode motivar a BMW a retomar exportações. Também pode favorecer algumas fabricantes de autopeças do estado. No entanto, de grandes multinacionais a pequenos exportadores, quase todos serão afetados em Santa Catarina.


O governo estadual fará na próxima semana o anúncio das medidas para proteger indústrias de Santa Catarina afetadas pelo Tarifaço de 50 por cento que entram em vigor a partir do dia seis de agosto. Segundo o jornal Diário Catarinense, entre as ações estão crédito de ICMS, postergação de pagamento de imposto e linhas de crédito. De acordo com o secretário da Fazenda, CLEVERSON SIEWERT, as empresas beneficiadas serão obrigadas a garantir como contrapartida a manutenção do quadro de funcionários. O governo formou um grupo de trabalho e irá analisar por setores, volume de exportação, impacto regional e empregos gerados. A ideia é que as medidas estaduais sejam complementares a uma eventual medida de ajuda anunciada pelo Governo Federal.

A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina celebra nesta quinta-feira, 54 anos de história. A entidade reúne 19 cidades e se tornou referência na articulação de políticas públicas, apoio técnico e soluções conjuntas para os desafios da gestão municipal. A programação comemorativa ocorre na sede da AMEOSC, em São Miguel do Oeste, com palestras e Assembleia dos Prefeitos, conduzida pelo presidente ALEXANDRE RIBAS. As palestras de Secretários iniciam às 14 horas. Assembleia com os prefeitos será a partir das 16 horas e 30 minutos. Já o pronunciamento dos prefeitos será após às 17 horas e 30 minutos. O encontro termina com um jantar de confraternização. Além das comemorações, a AMEOSC destaca que o ano será marcado por novos investimentos, especialmente no turismo regional. Para isso, a associação contratou um turismólogo que atua diretamente no planejamento e integração da atividade turística.

Apesar de representar apenas dois vírgula oito por cento da população catarinense, o Extremo Oeste é responsável por nove por cento do déficit habitacional do estado, com um total de 16 mil moradias em falta. Os dados são da FACISC, e foram apresentados na Reunião Plenária Regional Extremo Oeste, realizada nesta quarta-feira, na ACISMO. O crescimento acelerado da região, especialmente a partir de 2021, tende a ampliar ainda mais esse número nos próximos anos. Nos últimos dez anos, a população da regional aumentou em 18 mil pessoas, com 80 por cento desse crescimento ocorrendo após 2021. O agronegócio, com destaque para a pecuária e frigoríficos, foi o principal motor desse avanço, atraindo mão de obra de outros estados e de países vizinhos. Entre 2020 e 2025, houve um crescimento de 22 por cento no número de empregos formais e a chegada de quase 11 mil migrantes, principalmente do Rio Grande do Sul e da Venezuela.

A política federal de interiorização de imigrantes venezuelanos fez do Extremo Oeste a segunda região de Santa Catarina com maior número de refugiados. Além disso, a região é também a segunda com maior participação de estrangeiros no mercado de trabalho formal. O déficit habitacional no Extremo Oeste é composto, em grande parte, pelo preço excessivo do aluguel. A região ainda contabiliza cerca de 500 pessoas vivendo em casas improvisadas. Os índices de saneamento básico também são preocupantes. 65 por cento das famílias de baixa renda vivem sem acesso adequado a esgoto. Além disso, 32 por cento enfrentam problemas na coleta de lixo.

Desde 2009, o programa federal Minha Casa Minha Vida entregou mais de três mil moradias no Extremo Oeste. Em termos proporcionais, a região é a segunda que mais recebeu habitações por meio do programa. No entanto, está entre as últimas em financiamentos habitacionais via FGTS, essenciais para famílias de renda média. Outro ponto crítico é que quase 70 por cento do déficit habitacional está concentrado na Faixa 1, a menor faixa de renda. Apesar disso, os últimos anos registraram aumento no financiamento para famílias com maior renda, enquanto não houve ampliação das habitações destinadas à Faixa 1 dentro da nova fase do Minha Casa Minha Vida. O cenário demonstra que o avanço econômico da região não foi acompanhado por políticas de habitação suficientes para absorver a nova população, deixando milhares de famílias em situação vulnerável.

A Unidade Básica de Saúde de São João do Oeste oferece diversos atendimentos odontológicos à população, com foco na prevenção e nos cuidados básicos com a saúde bucal. O cirurgião-dentista HILÁRIO JOSÉ SPIES explica que o serviço é prestado por meio do SUS, sendo a UBS a porta de entrada para os atendimentos no município. Entre os procedimentos realizados estão avaliações, limpezas, pequenas extrações, orientação sobre escovação e higiene bucal, além de atendimentos relacionados a próteses dentárias e laudos odontológicos exigidos para cirurgias médicas. A unidade também realiza triagens e encaminhamentos para casos mais complexos, como cirurgias de siso ou tratamentos específicos, que são realizados em centros especializados, como o de São Miguel do Oeste.

O atendimento às gestantes também ganha destaque na Unidade Básica de Saúde de São João do Oeste. Seguindo uma exigência do Ministério da Saúde, todas as grávidas passam por avaliação odontológica, em parceria com a equipe de enfermagem, como medida preventiva para evitar complicações que possam surgir durante a gestação. Além do atendimento clínico, o trabalho educativo é outro pilar da atuação. Em 2024, mais de 300 alunos da rede básica participaram de ações do programa Saúde na Escola. Eles receberam orientações sobre higiene bucal, kits de escovação e informações sobre alimentação saudável. Para acessar o serviço, os moradores devem procurar a recepção da unidade de saúde, de segunda a sexta. O agendamento prévio é recomendado para melhor organização e qualidade no atendimento.

Epagri apoia a psicultura com capacitações e subsídios para investimentos. Atividade passa por um momento de estabilidade na produção, porém queda nos preços. Conforme o Extensionista da Epagri, ELIAS KOVALSKI, a Tilápia é a espécie mais produzida para destinação a frigorifico, sendo a comercialização final em forma de filé. Ele destaca que nesta situação a piscicultura também enfrenta oscilação, registrando preços pouco atrativos e com isso os produtores reduzem o volume de povoamento. Outros sistemas produzem Tilápias, Bagres, Dourado e outras espécies, voltadas para comercialização em feiras e principalmente para o mercado de pesque e pague.

ELIAS KOVALSKI ressalta que a Epagri atua em pesquisa e melhoramento genético, pois a Tilápia não suporta invernos rigorosas. Objetivo é fazer seleção de espécies mais resistentes, sendo as matrizes repassadas a produtores de alevinos. Segundo o Agrônomo, também ocorrem testes de alimentação e outras ações para contribuir com a piscicultura. ELIAS KOVALSKI cita incentivos disponíveis para o setor, como Programas do estado para financiamento direto do governo, dependendo do enquadramento no Pronaf, com volume de até 50 mil reais disponíveis. OP valor pode ser aproveitado para aberturas de açude, compra de airadores e outros equipamentos. Outra linha de financiamento prevê até 150 mil reais com subsidio de juros.

Prefeito de Tunápolis valoriza equipe em orientação positiva do Tribunal de Contas. Contas do exercício de 2024 não tiveram qualquer restrição. O Tribunal de Constas do Estados de Santa Catarina divulgou uma avaliação prévia para aprovação das contas públicas do governo de Tunápolis e não apontou qualquer correção. A capacitação dos servidores públicos municipais está entre os pontos destacados pelo resultado positivo. O Prefeito MARINO FREY salienta que ter aprovação das contas é o correto e natural, porém ele afirma que também é comum o Tribunal fazer ressalvas. Neste sentido em 2024 foi alcançado um feito inédito na trajetória de Tunápolis. Segundo o Prefeito, pela primeira vez na história do município, as contas públicas foram aprovadas sem nenhuma restrição nos três eixos de análise: constitucional, legal e regulamentar.

Conforme MARINO FREY, a aprovação integral das contas faz parte de um parecer prévio do o Tribunal de Contas, e comprova que o município atuou dentro de todos os limites legais, constitucionais e normativos. Ele salienta que o Prefeito é apenas o gestor municipal e os servidores públicos formam uma equipe competente e bem capacitada para as funções que desempenham. FREY reforça que fazer a correta aplicação dos recursos públicos é uma obrigação e Tunápolis alcançou esta marca com equilíbrio fiscal, transparência total nos portais públicos, observância às restrições eleitorais e ainda cumpriu prazos e formatos exigidos. O Prefeito lembra que a aprovação das contas do governo municipal é feita pela Câmara de Vereadores e o Tribunal de Constas apenas faz recomendações.

O Prefeito MARINO FREY destaca que esse resultado histórico é fruto do empenho coletivo de toda a equipe da administração, que trabalhou com responsabilidade e dedicação em todas as áreas. Segundo ele, a conquista reafirma o compromisso da gestão com uma administração pública ética, eficiente e voltada ao bem comum. FREY observa que após análise de toda documentação, o Tribunal constatou que as Leis municipal, estadual e federal foram respeitadas em todos os detalhes. O Prefeito destaca que o trabalho é feito com inteligência artificial para fiscalizar a gestão pública. Segundo MARINO FREY, a indicação positiva é motivo de orgulho, satisfação e desafio para seguir no caminho certo.

O número de jovens no setor agropecuário está voltando a subir. Incentivos à agricultura, especialmente para a sucessão familiar, geram cenários atrativos para filhos de produtores rurais. Com breves saídas para estudar em universidades na cidade e retorno ao campo, os jovens produtores investem em ampliações, tecnologia e inovação no campo. O Departamento de Jornalismo da Rádio Itapiranga entrevistou cinco produtores rurais, de Tunápolis, São João do Oeste e Itapiranga. Eles são de diferentes atividades e estão fazendo à sucessão familiar, alguns voltando para o campo e outros seguindo desde pequenos na atividade. O objetivo da reportagem é esclarecer os principais motivos e estratégias por trás do retorno e da permanência na propriedade familiar.

Em linha Bonita, interior de Tunápolis, ADRIANE MEOTTI, de 33 anos, e a irmã, SOLANGE, de 28 anos, seguem o projeto iniciado pelos pais há mais de 30 anos. Elas comentam que os pais iniciaram a atuação na agricultura com apenas um animal, produzindo queijo para vender. Hoje, são mais de 60 vacas ordenhadas todos os dias e mais de 150 animais no total da propriedade. As duas seguiram o mesmo caminho, saindo para estudar. ADRIANE, fez medicina veterinária. SOLANGE, cursou agronomia. Elas pensaram em atuar em outras áreas, mas devido ao grande investimento feito pelos pais ao longo dos anos, resolveram continuar na produção da família. Agora, além dos pais, as duas contam com o apoio dos maridos, para prosseguir à atividade.

O principal ganho da família é com produção leiteira, no sistema de confinamento. O leite é comercializado com um laticínio de uma cidade vizinha. ADRIANE aponta algumas dificuldades na produção, especialmente com a variação do preço do leite. A propriedade produz mais de dois mil litros de leite diariamente. Além da produção leiteira, a família também atua na terminação de leitões. As duas irmãs possuem filhos. Questionadas sobre a terceira geração da família continuar a propriedade, elas apontam dificuldade. A propriedade é avaliada em torno de 10 milhões de reais e as irmãs, por enquanto, vão seguir na atividade.

A história da jovem CAMILA KUHN e do irmão EDUARDO é bastante parecida. Em linha Fátima, no interior de Tunápolis, os jovens de 22 e 18 anos, seguem à mesma linha de atividade dos pais. O foco da propriedade também é na produção de leite. Eles relatam que o vínculo forte com o campo, sendo criados ao lado dos animais, os mantém na propriedade. CAMILA chegou a sair da agricultura para trabalhar no setor público, mas decidiu voltar, após um período conturbado. Com a mãe machucada, a jovem assumiu parte da atividade, cuidando especificamente da parte da ordenha, com cerca de 40 vacas. A mão de obra é restrita entre a família, sem funcionários. A ideia dos dois é evoluir, automatizar os processos e manter a produção apenas com mão de obra familiar.

Na propriedade em Fátima, a família, além de produção de leite, também atua com plantação de fumo. Apesar de todos conhecerem o modo de trabalho e atuarem quando preciso, as mulheres, mãe e filha, focam na produção de leite. O pai, é responsável pelo fumo. Já o filho, EDUARDO, gosta do trabalho com máquinas. CAMILA relata que a participação dela e do irmão na propriedade gerou momentos legais para os pais. De acordo com ela, no final do ano passado, com os irmãos seguiram cuidando da produção e os pais puderam ir à praia. A maioria dos filhos que seguem no campo, são homens. CAMILA segue por outro lado, destacando o esforço e a força das mulheres nas propriedades. Ela compartilha a rotina nas redes sociais, com objetivo de criar o interesse para mais meninas seguirem no meio rural.

Duas pessoas ficaram gravemente feridas em uma colisão entre duas motocicletas por volta das 17 horas e 15 minutos desta quarta-feira, na linha Canela Gaúcha, interior de São Miguel do Oeste. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o condutor de uma das motos apresentava múltiplas fraturas e foi encaminhado em estado grave para atendimento médico. A outra vítima, identificada como NELCI KLEINERT, de 39 anos, foi encontrada inconsciente e em parada cardiorrespiratória. Ela foi socorrida pelo SAMU em estado grave e encaminhada ao Hospital Regional. Ela morreu momentos após chegar ao hospital. NELCI trabalhava como faxineira e fazia o trajeto com frequência. O outro envolvido, um homem de 50 anos, está internado em estado grave no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A PRF foi acionada para controlar o trânsito, que ficou bloqueado nos dois sentidos.

Um homem, de 32 anos, com quase 150 passagens policiais e condenado na Comarca de Itapiranga pelo crime de estelionato, foi preso na manhã desta quinta-feira em Iporã do Oeste. Por volta das seis horas e 30 minutos, a Polícia Militar se deslocou até a casa do homem, na rua Dois de Novembro, no bairro Breunig e cumpriu o mandado de prisão. O homem é condenado pelo crime de estelionato, com sentença definitiva e julgada, sem possibilidade de novos recursos. Além disso, ele possui quase 150 passagens pela polícia. O homem foi preso e encaminhado para a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste, onde permanece à disposição da justiça para cumprimento da pena.

O homem de 32 anos preso nesta manhã em Iporã do Oeste é o mesmo envolvido na tentativa de golpe na compra de uma caminhonete há 10 dias. Em 21 de julho, uma ação da Polícia Militar impediu um golpe na comercialização de uma Hilux. O proprietário do veículo, morador de Chapecó, havia anunciado a venda da caminhonete pela internet e foi contatado por um suposto comprador, que solicitou que o carro fosse levado até Iporã do Oeste. Ao chegar à cidade, o vendedor entregou o veículo para que o interessado pudesse levá-lo a uma oficina e realizar uma avaliação técnica. Com a demora no retorno, o proprietário suspeitou de golpe e acionou a Polícia Militar. O veículo foi localizado transitando pela rodovia SC-163, entre Iporã do Oeste e Descanso e foi abordado após uma breve perseguição. Após ida a Delegacia e devolução do carro ao proprietário, o golpista foi liberado.

Uma colisão entre carro e moto deixou um homem em estado grave na manhã desta quinta-feira em Descanso. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das seis horas e 30 minutos para atender a uma vítima do acidente entre um Gol e uma moto, na rua Huberto Campos, no centro da cidade. O motociclista apresentava suspeita de traumatismo cranioencefálico, taquicardia e estava inconsciente. Ele foi encaminhado a Hospital de Descanso e posteriormente, enviado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste. O motorista do Gol não se feriu. A Polícia Militar esteve no local.

Morre homem que caiu de telhado em escola de Santa Helena. O trabalhador, FRANCISCO DE ASSIS RAMOS JUNIOR, de 27 anos, que sofreu uma queda, na manhã de segunda-feira, 21 de julho, enquanto realizava a troca do telhado da escola estadual de Santa Helena, morreu na madrugada desta quarta-feira. Ele estava internado na UTI do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste. Conforme informações do Secretário de Saúde de Santa Helena, SÉRGIO BUCHE, o rapaz foi resgatado pela ambulância da Secretaria de Saúde de Santa Helena e levado ao pronto-socorro do Hospital Regional com traumatismo craniano. FRANCISCO era empregado da empresa de Brasília que venceu a licitação para executar as obras de reforma da escola estadual no município e não tinha vínculo com o município. O corpo de Francisco está sendo transladado para Santo Antônio Do Descoberto, no estado de Goiás, onde será sepultado. A projeção é de chegada do corpo às 14 horas de amanhã, para o enterro.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.