ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em foco Cedro 31.07

12 horas

-TRUMP CONFIRMA TARIFAÇO DE 50% PARA O PAÍS, MAS COM CERCA DE 700 EXCEÇÕES

-TARIFAÇO INCLUI QUASE TODOS OS SETORES EXPORTADORES DE SANTA CATARINA

DEPUTADO DETALHA RESTRIÇÕES DE CÃES DA RAÇA PITBULL EM LOCAIS PÚBLICOS

EX-SECRETÁRIO DE AGRICULTURA ASSUME DEFESA CIVIL EM PALMA SOLA

CRAS REALIZA ATIVIDADE ESPECIAL COM TEMÁTICA JUNINA PARA GRUPOS DO PAIF

CÂMARA APROVA LEI PARA IMPULSIONAR ESPORTES ALTERNATIVOS NO MUNICÍPIO

GRUPO HIPERDIA REALIZA ATENDIMENTOS E PROMOVE SAÚDE PARA IDOSOS

GESTÃO INVESTE EM EDUCAÇÃO COM REFORMAS E CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES

HOMEM COM MANDADO FOGE DA PM E ABANDONA CARRO APÓS COLISÃO

POLÍCIA MILITAR CUMPRE DOIS MANDADOS DE PRISÃO POR PENSÃO ALIMENTÍCIA

Estes são os destaques do globo em foco, que está começando agora

O tempo na região Extremo-Oeste é de... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de quatro graus. A máxima deve chegar a 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Radio Cedro FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar abriu a quinta-feira cotado em cinco reais e 61 centavos. O euro está valendo seis reais e 41 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0043 centavos.


Um ataque aéreo russo à capital da Ucrânia, Kiev, na madrugada desta quinta-feira deixou ao menos sete mortos e 82 feridos, segundo autoridades ucranianas. O Exército ucraniano afirmou que o número de vítimas ainda pode crescer e que o bombardeio causou danos em mais de 12 locais. A Rússia lançou um total de 309 drones e oito mísseis hipersônicos Iskander contra o país nesta quinta, segundo a pasta. O Ministério da Defesa russo afirmou que teve como alvo campos de aviação militares ucranianos, depósitos de munição e empresas ligadas ao que chamou de complexo militar-industrial do rival.


Pela primeira vez, estados árabes e muçulmanos, incluindo Catar, Arábia Saudita e Egito, fizeram um apelo conjunto para que o Hamas se desarme e entregue o poder na Faixa de Gaza, como parte dos esforços para encerrar a guerra no território. A Liga Árabe, composta por 22 membros, toda a União Europeia e outros 17 países apoiaram uma declaração assinada durante uma conferência das Nações Unidas co-presidida pela Arábia Saudita e pela França na terça-feira. A reunião, realizada em Nova York, teve como objetivo discutir “a resolução pacífica da questão da Palestina e a implementação da solução de dois Estados”.


O Chile evacuou preventivamente mais de um milhão de pessoas de sua costa nesta quarta-feira devido ao risco de tsunami provocado pelo terremoto de magnitude oito virgula oito que atingiu o extremo leste da Rússia. A informação é do ministro do Interior, ÁLVARO ELIZALDE, após a chegada da primeira onda ao país. O governo informou que, até o momento, não foram registrados danos, embora o estado de alerta seguisse vigente no país. Ele explicou que essa foi a evacuação mais maciça que já foi realizada no país, de forma ordenada e disciplinada'.


O governo de DONALD TRUMP, nos Estados Unidos, sancionou nesta quarta-feira, o ministro do STF, ALEXANDRE DE MORAES com a lei Magnitsky, utilizada para punir estrangeiros. Segundo o governo americano, todos os eventuais bens de MORAES nos Estados Unidos estão bloqueados, assim como qualquer empresa que esteja ligada a ele. O ministro também não pode realizar transações com cidadãos e empresas dos Estados Unidos usando cartões de crédito de bandeira americana, por exemplo. O secretário do Tesouro, SCOTT BESSENT, mencionou diretamente uma suposta "caça às buxas" tendo o ex-presidente JAIR BOLSONARO como alvo por parte do ministro. Em nota, o STF manifestou solidariedade a MORAES e destacou que todas as decisões tomadas pelo ministro na ação penal contra o ex-presidente JAIR BOLSONARO "foram confirmadas pelo Colegiado competente." A nota cita ainda que “o Supremo Tribunal Federal não se desviará do seu papel de cumprir a Constituição e as leis do país, que asseguram a todos os envolvidos o devido processo legal e um julgamento justo” e que o processo envolvendo BOLSONARO vai seguir.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, assinou nesta quarta-feira um decreto que impõe uma tarifa adicional de 40 por cento sobre produtos brasileiros, elevando o total para 50 por cento. A medida, no entanto, prevê uma lista de exceções com cerca de 700 itens, como suco de laranja, aeronaves civis, petróleo, veículos e peças, fertilizantes e produtos energéticos. Segundo a Casa Branca, o decreto entra em vigor no próximo dia seis de agosto e foi adotado em resposta a ações do governo brasileiro que representariam uma “ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos”. O anúncio afirma ainda que a ordem executiva foi motivada por ações que “prejudicam empresas americanas e os direitos de liberdade de expressão de cidadãos americanos”, além de afetar a política externa e a economia do país.

O presidente LULA emitiu uma nota oficial, na noite desta quarta-feira, em que defende a democracia e a soberania do país frente as iniciativas dos Estados Unidos contra a economia e a Justiça brasileiras. Esta foi a primeira reação pública do governo a sanção punitiva contra o ministro do STF, ALEXANDRE DE MORAES e, horas mais tarde, oficializara taxação de 50 por cento sobre produtos vendidos pelo Brasil. A nota assinada pelo presidente ainda considera injustificável o uso de argumentos políticos para validar as medidas comerciais anunciadas pelo governo norte-americano contra as exportações brasileiras. Por fim, o governo aponta disposição a negociar apenas aspectos comerciais da relação com os Estados Unidos, sem abrir mão dos instrumentos de defesa do país previstos em sua legislação, como é o caso da Lei de Reciprocidade Comercial, além de um plano de contingência para minorar os impactos econômicos das tarifas.

O governador JORGINHO MELLO prorrogou por mais 12 meses a suspensão dos incentivos fiscais voltados à importação de leite e derivados. A medida entrou em vigor em julho do ano passado, junto de outras ações do Programa Leite Bom, e foi renovada por decreto nesta quarta-feira. Com a prorrogação até 31 de julho de 2026, as importações desses produtos continuarão sujeitas ao pagamento integral do ICMS, com alíquotas que variam de sete a 17 por cento, dependendo da mercadoria. Antes da suspensão, o benefício fiscal fazia com que a carga tributária média sobre essas operações fosse de apenas um vírgula quatro por cento, o que favorecia a entrada de produtos estrangeiros a preços mais baixos. A decisão adotada pelo Governo de Santa Catarina corrigiu um desequilíbrio de mercado que vinha prejudicando os produtores catarinenses, especialmente diante da concorrência de países como Argentina e Uruguai.

Logo que a lista da taxação de 50 por cento ao Brasil foi divulgada pela Casa Branca na tarde desta quarta-feira, líderes da Federação das Indústrias de Santa Catarina e de indústrias do estado se debruçaram para avaliar quem entrou e quem ficou fora do tarifaço. A medida vai atingir em cheio os setores exportadores da economia catarinense. Entre os 20 produtos mais exportados para os Estados Unidos, somente madeiras, que inclui compensados, ficou de fora. Entre as 700 exceções estão veículos, SUVs e minvans, situação que, dependendo de outros países, pode motivar a BMW a retomar exportações. Também pode favorecer algumas fabricantes de autopeças do estado. No entanto, de grandes multinacionais a pequenos exportadores, quase todos serão afetados em Santa Catarina.


O governo estadual fará na próxima semana o anúncio das medidas para proteger indústrias de Santa Catarina afetadas pelo Tarifaço de 50 por cento que entram em vigor a partir do dia seis de agosto. Segundo o jornal Diário Catarinense, entre as ações estão crédito de ICMS, postergação de pagamento de imposto e linhas de crédito. De acordo com o secretário da Fazenda, CLEVERSON SIEWERT, as empresas beneficiadas serão obrigadas a garantir como contrapartida a manutenção do quadro de funcionários. O governo formou um grupo de trabalho e irá analisar por setores, volume de exportação, impacto regional e empregos gerados. A ideia é que as medidas estaduais sejam complementares a uma eventual medida de ajuda anunciada pelo Governo Federal.

Grupo hiperdia realiza atendimentos e promove saúde para idosos. Os trabalhos do grupo Hiperdia tiveram continuidade nesta semana, com atendimento aos idosos da comunidade de Linha Vista Alta. A ação é coordenada pela enfermeira da Unidade Básica de Saúde TAILINE DE LUCCA, com o apoio dos agentes comunitários de saúde. Durante o encontro, foram realizados serviços como aferição da pressão arterial, testes de glicemia e orientações gerais de saúde. A fisioterapeuta da UBS AMANDA CICONETI BIANCHINI, também participou e conduziu uma série de exercícios físicos com os participantes, promovendo alongamento e movimentação corporal adequada à faixa etária. O programa Hiperdia é uma iniciativa do governo federal e tem como objetivo acompanhar semestralmente os pacientes diagnosticados com hipertensão arterial e diabetes.

Gestão investe em educação com reformas e capacitação de professores. A Secretaria de Educação e Esporte de Palma Sola, liderada por JOICE DALLE LASTE, tem realizado diversos investimentos para aprimorar a qualidade da educação no município. Nos primeiros sete meses da administração, foram realizadas reformas importantes em unidades escolares, incluindo a Creche Pingo de Gente e a Creche Criança Feliz, que também teve sua instalação elétrica totalmente refeita. A Escola LIBÓRIO KUHN também passou por reformas. Além das melhorias estruturais, a secretaria investiu em materiais pedagógicos e projetos para promover resultados positivos na educação. Na semana pedagógica, os professores participaram de uma formação focada em educação especial, uma área de grande necessidade no município, devido ao número de alunos com laudos. A secretária destacou a importância de aprimorar o atendimento aos alunos com necessidades especiais, especialmente com a implementação do Atendimento Educacional Especializado. Os professores e merendeiras participaram de um treinamento com a equipe dos bombeiros sobre a Lei Lucas, que exige a capacitação em primeiros socorros. JOICE ressaltou que todas as ações são planejadas com carinho, visando o bem-estar dos alunos.

CRAS realiza atividade especial com temática junina para grupos do PAIF. Na tarde de terça feira, o Centro de Referência de Assistência Social promoveu uma animada atividade de integração com os grupos do PAIF. O encontro foi marcado por dinâmicas divertidas e muita interação, com o tema das festas de São João, que tradicionalmente fazem parte do calendário cultural da instituição. A atividade contou com a participação das mulheres atendidas pelo programa, e contou com momentos de confraternização com comidas típicas juninas, músicas tradicionais e danças. A programação foi conduzida pela professora Carla, que preparou atividades especiais com foco na dança e no fortalecimento de vínculos entre as participantes. Comemorada todos os anos no CRAS, a temática junina vai além do aspecto festivo, sendo uma forma de valorizar a cultura popular e promover momentos de lazer, integração e acolhimento entre os participantes dos grupos.

Gestão celebra semana do município com baile dos serranos. O secretário de administração de São José do Cedro e ex-patrão do CTG Mate Amargo, CLAUDEMIR BOSING, detalhou sobre o Baile dos Serranos, considerado o maior baile já realizado na cidade. O evento, que ocorreu na sexta-feira, integrou as comemorações da Semana do Município e do mês de São José do Cedro. CLAUDEMIR destacou que o baile serviu como um termômetro para futuras contratações de grandes conjuntos gaúchos, como já ocorreu com Os Monarcas. Ele mencionou que a ideia de construir uma nova casa gaúcha para o CTG Mate Amargo em 2017 visava criar um espaço à altura dos grandes eventos que a entidade promove. O secretário ressaltou que, assim como nos shows da feira, a contratação de conjuntos de expressão para bailes gaúchos enfrenta dificuldades devido aos altos valores. Para viabilizar o evento, houve uma participação do município, o que permitiu reduzir o valor das mesas comercializadas. Claudemir agradeceu a presença do público e garantiu que haverá outras oportunidades para prestigiar Os Serranos em São José do Cedro.

Deputado detalha restrições de cães da raça pitbull em locais públicos. o deputado MARCOS VIEIRA detalhou a nova lei que impõe restrições à circulação de cães da raça pitbull em Santa Catarina. A lei, que já está em vigor, proíbe que esses cães andem soltos nas ruas e estabelece regras para sua circulação em locais públicos. De acordo com a lei, é proibido ter cães pitbulls em frente a hospitais, escolas públicas e particulares, praças públicas e ruas movimentadas. Caso seja necessário transitar com o animal em outros locais, ele deve estar acompanhado de uma pessoa maior de 18 anos, com guia, enforcador e focinheira. SONORA1 . A fiscalização da lei será realizada pela Polícia Militar, e o descumprimento poderá resultar em multas de até R$ 5 mil. Em caso de reincidência, a polícia poderá apreender o cão e dobrar a multa. O deputado VIEIRA justificou a lei com base na segurança da população, especialmente das crianças, que são consideradas alvos vulneráveis desses animais. Ele mencionou que muitos países já impõem restrições ou até mesmo banimento da raça pitbull devido ao seu potencial agressivo.

Municipalidade recebe recursos para centro comunitário e pavimentação de ruas. As informações são do deputado MARCOS VIEIRA, que anunciou a destinação de recursos para diversas áreas em São José do Cedro. O deputado tem direcionado seu mandato em favor dos municípios de Santa Catarina, em especial do extremo oeste. Enfatizou que entre os recursos liberados, destacam-se R$ 150 mil para a ampliação e reforma do Centro Comunitário de Padre Réus. Além disso, foram destinados R$ 200 mil para a pavimentação das ruas Oscar Aluísio, no distrito. O deputado também se comprometeu a liberar mais R$ 165 mil para a reforma da churrasqueira do Centro Comunitário.

Escoteiros fortalecem laços com a comunidade e participam de eventos locais. As informações são da chefe dos escoteiros de São José do Cedro, ADRIANE SILVEIRA, que detalhou sobre o desenvolvimento e as atividades do grupo. As atividades efetivas com as crianças começaram em fevereiro deste ano, mas o grupo teve origem no final de agosto e início de setembro, com reuniões realizadas na Escola de Educação Básica Cedrense. O primeiro encontro com as crianças foi auxiliado pelos escoteiros de Dionísio Cerqueira, e, desde então, os encontros são realizados quinzenalmente. Atualmente, o grupo conta com cerca de 45 crianças, entre lobinhos e escoteiros, que participam ativamente das atividades. Além das crianças, o grupo conta com chefes adultos que conduzem as atividades e pais apoiadores. No final de junho, foi realizado o ato de criação oficial do grupo, uma cerimônia no auditório do CEMEG. ADRIANE destacou que o evento foi muito bonito e recebeu muitos elogios da sociedade. Os escoteiros de São José do Cedro também estão se inserindo na comunidade, participando de eventos e trabalhando em prol do próximo. Eles participaram da festa junina do Cebem, vendendo cachorro-quente, e do Arraial, vendendo espetinhos em parceria com a ONG Cedro Animal. Nos dias 2 e 3 de agosto, os chefes participarão de um curso de acampamento no Camping Mazieiro, em São Miguel do Oeste.

Município promove semana de descontos e lança campanha nota fiscal que movimenta. A secretária de Indústria e Comércio do município de Guaraciaba, CÍNTHIA BORSATTO, anunciou a realização da Semana de Descontos, um projeto instituído por lei que visa impulsionar as vendas no comércio local. O evento acontecerá na primeira semana de setembro, de 1º a 6, com horários diferenciados e descontos que variam de 5% a 70%. As empresas que desejarem participar devem se credenciar até o dia 11 do próximo mês, apresentando a documentação exigida no edital, como comprovante de inscrição e da situação cadastral do CNPJ, certidão negativa de débitos municipais ou certidão positiva com efeito de negativa, ficha de inscrição e termo de aceite da LGPD. Além da Semana de Descontos, CÍNTHIA também falou sobre o projeto "Nota Fiscal que Movimenta", que terá início em 1º de setembro e se estenderá até 5 de outubro, data de encerramento da feira Movimento Guaraciaba. O projeto visa incentivar os consumidores a exigirem a nota fiscal ou cupom fiscal em suas compras, a partir de R$ 100,00, para concorrerem a um veículo zero quilômetro.

Defesa civil marca presença em reunião regional da AMEOSC. Defesa Civil de São José do Cedro participa de reunião regional em São Miguel do Oeste. O coordenador da Defesa Civil de São José do Cedro, MARCOS BAGNARA, e a secretária FERNANDA FRANZOSI CASTELLI participaram, na tarde de quarta-feira, de uma reunião regional promovida pela AMEOSC, em São Miguel do Oeste. O encontro reuniu representantes da Defesa Civil dos municípios da região para tratar de demandas prioritárias, como a falta de materiais, projetos de infraestrutura e atualização de instruções normativas. Também foi discutida a organização de um simulado regional previsto para 2026. A participação reforça o alinhamento de São José do Cedro com as ações de prevenção e resposta a desastres em nível regional.

Ex-secretário de agricultura assume defesa civil em Palma Sola. Ex-Secretário de Agricultura, CLAUDINEI SCHEIN assume a Diretoria de Defesa Civil e Meio Ambiente, encarando um novo desafio na administração de Palma Sola. A transição marca uma nova fase na gestão ambiental e de segurança do município. Mencionou que, antes de assumir a diretoria, atuou como Secretário de Agricultura durante um período significativo, inclusive na administração passada. Ele expressou sua gratidão pela oportunidade de continuar servindo ao município e destacou seu compromisso em realizar o melhor trabalho possível, dadas as condições disponíveis. CLAUDINEI também ressaltou que sua experiência prévia na Secretaria de Agricultura, onde a Defesa Civil e o Meio Ambiente eram departamentos internos, lhe proporciona um conhecimento valioso para enfrentar este novo desafio. Ele agradeceu o apoio dos funcionários e reafirmou seu desejo de contribuir para o bem-estar da comunidade de Palma Sola.

Diretor destaca compromisso com a população e o meio ambiente. As informações são do Diretor de Defesa Civil e Meio Ambiente de Palma Sola, CLAUDINEI SCHEIN, que expressou suas expectativas para a nova função. Ele destacou o avanço de Santa Catarina e dos municípios do extremo oeste em relação à Defesa Civil, mencionando a alta incidência de eventos como vendavais e granizo. SONORA2 O diretor enfatizou o cuidado e zelo da administração municipal com o meio ambiente, mencionando obras em andamento como o Parque dos Pioneiros e o Parque Augusta Crestani. CLAUDINEI também falou sobre sua relação com os agricultores, destacando seu conhecimento das demandas do setor, já que seu pai também é agricultor. Ele garantiu que, mesmo em sua nova função, continuará à disposição da prefeitura e da população de Palma Sola.

Administração reforça a frota da saúde para melhor atender pacientes. O secretário de saúde do município de Guaraciaba, CLAUDEMIR PARMEGIANI, anunciou a recente aquisição de novos veículos para a saúde, visando melhorar o transporte de pacientes. A frota foi reforçada com uma van Renault, que está em fase final de preparação para ser utilizada, e mais uma Spin, que auxiliará no transporte de pacientes fora do domicílio. CLAUDEMIR também destacou que, em março, foram adquiridas duas Spins para renovar a frota. Ele mencionou que as demandas são grandes e a renovação da frota é importante para atender às necessidades da população. O secretário comentou sobre os desafios enfrentados, como as filas de espera, e ressaltou o esforço da equipe para organizar e agilizar os serviços públicos.

Produtores de Princesa têm até hoje para solicitar bônus agrícola. O engenheiro agrônomo do município de Princesa, SILVIO DA SILVEIRA, informou que hoje, é o último dia para os produtores rurais solicitarem o bônus agropecuário. Esse bônus é destinado àqueles que confeccionam silagem com maquinário próprio ou contratam serviços terceirizados, e não utilizam as horas máquinas do município. Para requerer o bônus, os produtores devem apresentar as notas de venda de leite ou gado referentes ao ano de 2024, uma certidão negativa de débitos do município e as notas de insumos utilizados na atividade, como adubação, mineral, semente de milho, entre outros. SILVIO explicou que a lei do município prevê esse bônus anualmente, no período de fevereiro a julho. Aproximadamente 25% das propriedades solicitam o benefício.

Município inova na coleta seletiva e beneficia entidades locais. A administração municipal de São José do Cedro comemora um marco importante na coleta seletiva, a primeira caixa exclusiva para vidros do Eco ponto está completamente cheia. Isso representa um avanço significativo nas ações de sustentabilidade e responsabilidade social do município. O material recolhido será encaminhado para a empresa responsável pelo destino final, que fará o repasse financeiro proporcional ao peso dos recicláveis. Nesta primeira remessa, o valor estimado é de aproximadamente R$ 1.500, que será integralmente destinado à APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. A iniciativa prevê que, a cada vez que a caixa for preenchida, os valores arrecadados com a venda dos vidros sejam revertidos para entidades locais. Após a APAE, as próximas contempladas serão o Hospital de São José do Cedro e o Lions Clube, que utilizará os recursos para aquisição de cadeiras de rodas e outros equipamentos assistenciais. A Administração reforça o convite para que a população continue colaborando com a separação correta dos resíduos, contribuindo não apenas com o meio ambiente, mas também com causas sociais importantes para o município.

Câmara aprova lei para impulsionar esportes alternativos no município. A Câmara de Vereadores de São José do Cedro aprovou o projeto de lei 070, de autoria da vereadora licenciada JULIANA COLLE, que visa instituir a política municipal de valorização e fomento às práticas esportivas não oficiais. A iniciativa busca oferecer incentivo e subsídio a modalidades como trilheiros, gaioleiros, artes marciais e outras atividades que, embora populares no município, não recebem o devido reconhecimento. Destacou que a Secretaria de Esportes já realiza um excelente trabalho, mas que o projeto surge para complementar essa atuação, ampliando o leque de opções para a população. A vereadora enfatizou a importância de oferecer alternativas aos jovens, que muitas vezes se limitam à internet e aos celulares, e ressaltou os benefícios da prática esportiva para o físico e o psicológico. JULIANA comemorou a aprovação do projeto, que considera uma vitória não apenas do seu partido, mas principalmente dos atletas e adeptos dos esportes não oficiais de São José do Cedro. Ela expressou a esperança de que, no futuro, esses esportes possam receber um subsídio ou incentivo maior por parte da prefeitura.

Mulher é presa ao furtar canetas em supermercado de Dionísio Cerqueira. Na tarde de quarta-feira, por volta das 13h, uma mulher foi presa após furtar mercadorias de um supermercado na Rua Paraná, em Dionísio Cerqueira. Segundo a Polícia Militar, a suspeita foi flagrada por uma funcionária enquanto colocava canetas sob as vestes e circulava pelos corredores do estabelecimento. Segundo a polícia, ao ultrapassar a área dos caixas sem pagar, ela foi abordada pelos seguranças e retirou os itens que havia ocultado. Foram recuperadas 15 canetas, avaliadas em aproximadamente R$ 58,00. A mulher recebeu voz de prisão e foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Dionísio Cerqueira, onde responderá pelos procedimentos legais cabíveis.

Homem com mandado foge da PM e abandona carro após colisão. Na noite de quarta-feira, por volta das 19h15, a Polícia Militar de Campo Erê, com apoio da Operação Protetor de Fronteiras e da Agência de Inteligência do 36º BPM, realizou uma operação para o cumprimento de um mandado de prisão na cidade. A ação iniciou na Rua Nereu Ramos, no bairro Melo, e se estendeu até a Rua Paulino Didomenico, no bairro Primavera. Durante a operação, os policiais identificaram um homem com mandado de prisão ativo conduzindo um veículo em via pública. Ao receber ordem de parada, o motorista não obedeceu e iniciou fuga em alta velocidade, passando por diversas ruas da cidade, realizando manobras perigosas, avançando sobre lombadas e invadindo pistas contrárias. Em um dos momentos da perseguição, o condutor jogou o veículo contra a viatura policial, provocando uma colisão lateral. Logo após, abandonou o carro no pátio de uma empresa e fugiu a pé por uma área de matagal, não sendo localizado até o encerramento da ocorrência. Posteriormente, o veículo utilizado na fuga foi retirado indevidamente do local por um familiar do suspeito, sem autorização da guarnição, o que configurou crime de favorecimento pessoal e prejudicou o andamento da operação. O automóvel foi localizado na residência do familiar e recolhido ao Grupamento da Polícia Militar de Campo Erê para os devidos procedimentos legais.

Polícia Militar cumpre dois mandados de prisão por pensão alimentícia. A Polícia Militar cumpriu dois mandados de prisão por pensão alimentícia nesta quarta-feira, 30, em Descanso e São Miguel do Oeste. O primeiro caso ocorreu por volta das 10h, na Linha Gaúcha, interior de Descanso. A guarnição foi acionada para prestar apoio ao Oficial de Justiça no cumprimento de mandado de prisão. No local, os policiais abordaram um homem de 51 anos, que foi cientificado da ordem judicial expedida pela Comarca de Descanso, relacionada a uma ação cível por pensão alimentícia. Já o segundo caso aconteceu por volta das 14h, em São Miguel do Oeste. Durante patrulhamento de rotina na rua Columbia, no bairro Jardim Peperi, a PM abordou um homem de 47 anos. Após consulta ao sistema, foi constatado que havia contra ele um mandado de prisão ativo, também por ação de pensão alimentícia, expedido pela Comarca local. Diante dos fatos, os dois homens receberam voz de prisão e foram encaminhados à Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste, onde permanecem à disposição da Justiça.

Morre homem que caiu de telhado em escola de Santa Helena. O trabalhador, Francisco de Assis Ramos Junior, de 27 anos, que sofreu uma queda, na manhã da última segunda-feira, enquanto realizava a troca do telhado da escola estadual de Santa Helena, morreu na madrugada desta quarta-feira. Ele estava internado na UTI do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste. Conforme informações do secretário de saúde de Santa Helena, Sérgio Buche, o rapaz foi resgatado pela ambulância da Secretaria de Saúde de Santa Helena e levado ao pronto-socorro do Hospital Regional com traumatismo craniano. Apesar de ter recebido atendimento médico especializado, ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Segundo Buche, Francisco era empregado da empresa que venceu a licitação para executar as obras de reforma da escola estadual no município e não tinha vínculo com o município. O corpo de Francisco está sendo transladado para Santo Antônio Do Descoberto, no estado de Goiás, onde será sepultado.

Acidente grave envolve motocicletas em São Miguel do Oeste com vítima fatal. Uma colisão entre duas motocicletas na linha Canela Gaúcha, interior de São Miguel do Oeste, resultou em uma vítima fatal e um ferido grave na tarde desta quarta-feira, por volta das 17h15. Nelci S. Kleinert, que trabalhava como faxineira e frequentemente utilizava o trajeto, foi encontrada em parada cardiorrespiratória no local do acidente. Apesar dos esforços de socorro do SAMU, com apoio do Corpo de Bombeiros, Nelci não resistiu aos ferimentos e faleceu no Hospital Regional. O outro envolvido, um homem, foi socorrido em estado grave, apresentando traumas e fraturas. A Polícia Rodoviária Federal realizou os procedimentos de trânsito no local. O trânsito chegou a ser totalmente bloqueado nos dois sentidos da via durante o atendimento.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.