ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 31/07/2020

GLOBO EM FOCO – 31/07/20

-MAIA CHAMA NOVO IMPOSTO DE 'JEITINHO' E DIZ QUE VOTARÁ CONTRA

-ALESC OFICIALIZA ABERTURA DE PROCESSO DE IMPEACHMENT CONTRA O GOVERNADOR

-AMEOSC DEFINE PARALISAÇÕES PARA PREVENÇÃO A COVID-19

-HOSPITAIS CONTESTAM EXCLUSÃO DA POLÍTICA HOSPITALAR CATARINENSE

-POLÍCIA MILITAR AMPLIA REDE DE VIZINHOS EM ITAPIRANGA

-AGRÔNOMO ALERTA PARA RISCOS DE ANTECIPAR PLANTIO DE MILHO

-POLÍCIA DE SÃO JOÃO DO OESTE INDICIA MULHER QUE DENUNCIOU EX-COMPANHEIRO

-CAMINHÃO LEITEIRO CAI EM RIBANCEIRA NO INTERIOR DE MONDAÍ

O Tempo em Itapiranga apresenta-se parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 17 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 18 centavos. O euro está valendo seis reais e 14 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

O corpo de bombeiros da Bolívia conseguiu controlar um incêndio que consumiu nos últimos dias 40 mil hectares da reserva natural de Otuquis, na tríplice fronteira com o Brasil e o Paraguai. Foram mobilizados 120 bombeiros e voluntários para conter o fogo, que começou na semana passada. O ministério do Meio Ambiente afirmou que, embora os incêndios tenham sido controlados, ainda persistem alguns focos de calor na região protegida que faz parte do pantanal boliviana, área alagada de importância internacional. No ano passado, foram registrados em toda a Amazônia boliviana incêndios florestais que devastaram seis milhões e 400 mil hectares.

A sul-coreana Celltrion informou nesta quinta-feira que reguladores britânicos aprovaram a realização de um ensaio clínico de fase 1 do seu medicamento experimental para a Covid-19. A empresa inscreverá os participantes para um estudo clínico no Reino Unido após a aprovação da agência reguladora de fármacos britânica. Em 17 de julho, reguladores sul-coreanos aprovaram um ensaio clínico em estágio inicial para o medicamento, tornando-o o primeiro remédio de anticorpos do país a ser testado em seres humanos.

O presidente norte-americano, DONALD TRUMP levantou nesta quinta-feira a possibilidade de adiar as eleições presidenciais, marcadas para o dia três de novembro, apesar de a data estar expressa na Constituição dos Estados Unidos. O presidente americano, sozinho, não pode mudar a data do pleito. Para isso, seria preciso autorização do Congresso. Sem apresentar evidências, ele repetiu o argumento de que pode haver fraude na votação por correio, e então defendeu adiar as eleições até que as pessoas possam votar com segurança.

Os governos estaduais estão pedindo ao governo federal, no âmbito da reforma tributária, 480 bilhões ao longo de dez anos para abastecer os fundos de desenvolvimento regional e de compensações das exportações. A informação é do presidente do Comitê dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal, RAFAEL FONTELES. A proposta foi apresentada nesta semana à equipe do Ministério da Economia. Segundo FONTELES, esse é o principal ponto de discussão entre a União e os estados para a criação de tributo nos moldes de um Imposto Sobre Valor Agregado nacional. O governo federal enviou ao Congresso, na semana passada, uma proposta para unificar apenas os tributos federais sobre o consumo, mas prosseguem as negociações com os estados para a criação de um imposto abrangendo os impostos federais, estaduais e municipais.

O Senado aprovou nesta quinta-feira a medida provisória que autorizou o saque extraordinário de até mil e 45 reais de contas ativas e inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. A MP foi editada pelo governo em abril em razão da pandemia de novo coronavírus. O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados, mas, como os senadores modificaram a redação, os deputados terão de votar a proposta novamente. O Senado incluiu na MP mais duas possibilidades de saque, que só valerão durante a pandemia: saque de todo o saldo do FGTS pelo trabalhador que for demitido e saque dos valores pelo trabalhador que pediu demissão.

O presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA, chamou de “jeitinho” a criação de um novo imposto para bancar a desoneração das folhas de pagamento das empresas. A equipe econômica do presidente JAIR BOLSONARO estuda enviar ao Congresso uma proposta de criação de um novo imposto sobre pagamentos eletrônicos, com alíquota de zero vírgula dois por cento. Parte das sugestões do governo para a reforma tributária foi enviada na semana passada. Para MAIA, a desoneração da folha de pagamento deve ser bancada pela redução dos gastos públicos, e não pela criação de novos impostos. O presidente da Câmara declarou voto contra a proposta e disse que vai trabalhar para influenciar os pares contra a ideia.

A Secretaria de Estado da Saúde publicou uma portaria que prorroga até 30 de agosto a suspensão das cirurgias eletivas que precisem de anestesia geral. O objetivo da medida é garantir anestésicos para pacientes em Unidade de Terapia Intensiva. A portaria não se aplica a hospitais privados. As cirurgias eletivas são aquelas planejadas com antecedência, ao contrário dos procedimento de emergência. Com a pandemia do coronavírus, aumentou o número de pacientes na UTI e as pessoas com casos graves de Covid-19 também precisam de anestésicos. No início do mês, houve até uma intervenção judicial, em que a Justiça pediu ao estado para prestar esclarecimentos sobre a falta de anestésicos, fundamentais para os procedimentos e entubação de pacientes com Covid-19 nas UTIs.

O Ministério Público de Santa Catarina entrou com uma ação civil pública nesta quinta-feira com pedido de liminar para que o governo de Santa Catarina adote medidas regionalizadas de prevenção e combate à Covid-19. A segunda Vara da Fazenda Pública da Comarca de Florianópolis deu prazo de 48 horas para o estado se manifestar sobre o caso. O estado informou que não havia sido intimado até a noite desta quinta e que fará a análise do pedido quando isso ocorrer. Segundo o MP, o objetivo da ação é evitar o colapso do sistema de saúde. O pedido não exige a adoção de medidas específicas, mas que o estado siga as recomendação do corpo técnico do governo e não delegue a responsabilidade da prevenção e combate à doença apenas aos municípios.

A Alesc abriu oficialmente na manhã desta quinta-feira o processo de impeachment por crime de responsabilidade contra o governador CARLOS MOISÉS, a vice-governadora DANIELA REINEHR e o secretário de Administração, JORGE TASCA. A leitura da representação foi feita durante sessão em plenário e durou aproximadamente uma hora e meia. O pedido de impeachment foi inicialmente feito pelo defensor público RALF ZIMMER JUNIOR, que aponta crime de responsabilidade no ato administrativo de 2019 que deu aumento salarial aos procuradores do Estado. Com a abertura do processo, e a notificação dos três envolvidos, que ocorreu na tarde desta quinta, passa a contar o prazo de dez sessões ordinárias para que MOISÉS, DANIELA e TASCA apresentem as defesas aos deputados.

Ameosc realiza assembleia e define paralisações para prevenção a Covid-19. Conforme o prefeito de São José do Cedro e presidente da Ameosc, PLINIO DE CASTRO, na manhã desta quinta-feira os 19 prefeitos da Associação dos Municípios do Extremo Oeste se reunirem de forma online, para discutir a prorrogação da suspensão de algumas atividades. A partir das avaliações dos prefeitos será definido um decreto que será encaminhada aos municípios para que, a partir disso, cada prefeito elabore seu próprio decreto municipal. CASTRO fala que os novos decretos dos municípios manterão suspensas até o dia sete de setembro as aulas e as atividades esportivas e culturais. A partir desta data será então avaliada novamente a situação da pandemia na região. Os gestores ainda discutiram uma série de restrições que já constam nos decretos assinados no mês de julho.

Municípios vão fiscalizar festas particulares e de finais de semana. O prefeito de São José do Cedro e presidente da Ameosc diz que essa é uma atitude para não aumentar o número de óbitos na região e não haver superlotação dos leitos do hospital regional. PLINIO DE CASTRO frisa que foi acordada fiscalização mais intensa pela Polícia Milita, inclusive com autuação. Bares e restaurantes tem funcionamento limitado até às 22 horas, além da responsabilidade de evitar aglomerações. Jogos em bares, como 48, bocha, baralho, entre outros, estão proibidos. Também proíbe a entrada nos municípios de veículos coletivos de transporte intermunicipal. Continua obrigatório o uso de máscaras. Atividades de academias e cultos religiosos continuam permitidos, desde que respeitem as restrições já recomendadas. CASTRO lembra que haverá multa e termo circunstanciado a quem desrespeitar o decreto.

Bazar solidário em Mondaí irá arrecadar recursos para tratamento da Sofia Helena. O evento beneficente será realizado nos dias sete e oito de agosto, no Pavilhão Luterano de Mondaí. O objetivo é arrecadar recursos para auxiliar no tratamento da menina Sofia Helena, natural de Saudades, e que foi diagnosticada com Atrofia Muscular Espinhal Tipo UM. Para o tratamento da doença Sofia necessita de um medicamento importado, avaliado em cerca de 12 milhões de reais. Quem tiver interesse em contribuir com o bazar pode fazer doações em Iporã do Oeste no bazar da Luci, e em Mondaí na Eleve Contabilidade e Consultoria, na Farmácia Central, na Loja Mabal e no Supermercado Germânico. Serão vendidas peças de vestuário de dois a 30 reais e comidas típicas de São João. Dia oito o atendimento será das oito as 12 e das 13 e 30 às 20 horas, e no sábado das oito às 17 horas sem fechar ao meio dia.

Próxima semana terá temperaturas mais elevadas e novo período de veranico. A metereologista da Epagri Ciram de Florianópolis, GILSÂNIA CRUZ, ressalta que o mês de julho que está finalizando teve três semanas de frio mais intenso, e apenas uma semana do chamado veranico, que é normal em períodos de temperatura mais alta. A profissional explica que esse veranico é mais comum em maio, mas pode ocorrer em julho quando o inverno efetivamente já iniciou. Algumas regiões do estado registraram temperaturas de até 30 graus. GILSÂNIA enfatiza que para a próxima semana um bloqueio na atmosfera irá impedir que a frente de ar fria sobre a Argentina chegue a nossa região. Com isso, Santa Catarina terá o predomínio de uma massa de ar mais seca e temperaturas mais elevadas.

As temperaturas na próxima semana só ficam mais baixas ao amanhecer e ao entardecer. A metereologista cita que a próxima semana será de temperaturas entre 24 a 26 graus, na maior parte do estado. Ela antecipa que ao menos a primeira quinzena de agosto será de pouca chuva. Já em setembro e outubro a condição de chuva deve se normalizar, mas ainda com precipitações abaixo da média. GILSÂNIA CRUZ comenta que fenômenos como o veranico muitas vezes são vistos com espanto pela população, pelo fato das pessoas se esquecerem de que isso já se repetiu em outros momentos. A metereologista reconhece que as mudanças climáticas estão correndo, em função do aquecimento global, e o resultado são fenômenos mais intensos, como a estiagem e o ciclone extratropical em junho que causou diversos prejuízos na região.

Hospitais do Extremo Oeste contestam exclusão das entidades da política hospitalar catarinense. O município de Descanso foi sede de uma reunião, no começo desta semana, com representantes de hospitais do Extremo Oeste. O diretor do hospital de Descanso, PAULO CESAR BUSNELLO, explica que o encontro foi promovido pela Associação dos Hospitais de Santa Catarina, com a presença do diretor executivo. O objetivo principal foi discutir ações de fortalecimento dos pequenos hospitais. Ele comenta que há cerca de um mês as entidades da região já haviam se reunido para discutir as suas demandas e dificuldades, que são semelhantes nos pequenos hospitais. BUSNELLO cita que uma reclamação apontada na reunião desta semana por todos os representantes dos hospitais foi à atual política hospitalar catarinense.

O diretor do hospital de Descanso justifica que a política hospitalar catarinense é considerada injusta e não ouviu a opinião dos hospitais. PAULO CESAR BUSNELLO diz que as entidades deixam de receber vários recursos por não estarem incluídos neste plano. O diretor comenta que os pequenos hospitais são os mais prejudicados, pois Descanso e Iporã do Oeste, por exemplo, não foram incluídos nesta política, apesar de estarem contribuindo com o estado no enfrentamento a pandemia. Ele lembra que na última semana os dois hospitais foram habilitados, com dez leitos cada um, para atender pacientes com coronavírus em estado de saúde considerado leve. Na região, apenas foram incluídos na política hospitalar catarinense os pequenos hospitais de Mondaí e Tunápolis, por disponibilizarem leitos de saúde mental, além do hospital regional de SMOeste, que já é referencia em Covid-19, tanto para casos leves ou graves do vírus.

Polícia Militar vai ampliar programa Rede de Vizinhos em Itapiranga. Município já possui oito grupos ativos, três em formação e novos planejamentos. O Programa Rede de Vizinhos também pode ser estendido para centros comunitários do interior do município. Conforme o sargento na Polícia Militar de Itapiranga, FLÁVIO PAULUS, Itapiranga aderiu ao programa no ano passado e agora esta em expansão. Salienta que a Polícia Militar participa de todas as atividades do grupo que conta com a comunicação via WhatsApp. A meta é de um vizinho cuidar do outro para aumentar a segurança nas residências. O sargento explica que é preciso preencher um termo com dados pessoais, assumindo o compromisso de usar o grupo apenas para comunicações sobre situações relativas a segurança. A PM disponibiliza a colocação de placa de identificação personalizada que deve ser paga pelo integrante do grupo.

O sargento FLÁVIO PAULUS diz que é uma forma de aproximação da Polícia Militar com a comunidade. Os resultados são positivos na avaliação da PM . Normalmente o grupo é formado a partir do contato de um morador com a Polícia Militar. O sargento FLÁVIO PAULUS informa que o formulário pode ser enviado de maneira eletrônica para ser impresso e devolvido na sede do Pelotão da PM. Itapiranga já possui 250 pessoas integrantes do Programa Rede de Vizinhos como aliado na comunicação com a Polícia Militar. O sargento afirma que o meio oficial para situação de emergência continua sendo o telefone 190.

Agrônomo alerta para riscos em antecipar plantio da safra de milho. Nos últimos dias de julho alguns produtores rurais de Itapiranga já iniciaram plantio de pequenas lavouras de milho. Isso ocorre em área de baixadas, principalmente próximo aos rios Uruguai e Peperi. O agrônomo da Cooper A1, CELIOMAR CRESTANI alerta que o zoneamento agrícola estabelece plantio somente a partir de 10 de agosto e, algumas variedades a partir de 20 de agosto. Ele observa que, por tradição e por conhecimento do microclima os agricultores acabam antecipando o plantio. Cita ainda que a formação de neblina nestes locais dificulta formação de geada que poderia matar a planta. O agrônomo reforça que a recomendação é para o plantio ser feito a partir da segunda quinzena de agosto com maior segurança para o desenvolvimentos das plantas e garantia de seguro caso seja necessário.

De acordo com CELIOMAR CRESTANI, o município não tem área para ser expandida com novas lavouras. O mais comum é a variação de cultivo de milho, soja e trigo. Devido ao crescimento da bovinocultura, o plantio de milho para silagem aumenta a cada ano. CELIOMAR CRESTANI destaca que a alimentação para frangos e suínos vem de outras regiões de Santa Catarina, de outros estados e até do exterior devido à falta de produção de milho para a colheita em grão. O agrônomo reconhece a necessidade de investir em alta tecnologia para a atender a grande demanda, porém alerta para a importância do planejamento correto na implantação de lavouras.

Agrônomo aponta que a redução de custos é um jogo constante na produção agrícola. E não é apenas relativo ao preço dos insumos. CELIOMAR CRESTANI destaca a importância de procedimentos corretos no manejo, para reduzir perdas e o controle de pragas que também interfere no custo de produção. São medidas que influenciam na boa colheita com faturamento e receita que compensa a atividade. CELIOMAR CRESTANI chama atenção para os cuidados com o solo. Ele recomenda cobertura verde durante o período de entre safra no inverno e uso de diferentes plantas. Observa que áreas utilizadas para duas colheitas de milho por ano sofrem desgastes. De acordo com o agrônomo, o ideal é o equilíbrio de plantas que favorece o controle de pragas e maior rentabilidade. Salienta que a cobertura de solo proporciona palha para terra, além de estruturar o solo e auxiliar no controle de pragas.

Polícia de São João do Oeste indicia mulher que denunciou ex-companheiro. A Polícia Civil de São João do Oeste, concluiu nesta semana um inquérito sobre suposto crime de ameaça e injúria. Em maio, uma mulher de 47 anos registrou boletim de ocorrência contra seu ex-companheiro por ameaça e injuria por meio de ligação telefônica. A Polícia concluiu que a mulher denunciou o ex-companheiro, mesmo sabendo que ele era inocente, pois não ocorreu ameaça e injuria. A mulher foi indiciada pelo crime de denunciação caluniosa, infração penal que afronta a administração da justiça. A polícia se empenhou na apuração de crime que não ocorreu. A pena é de dois a oito anos de prisão. A Polícia Civil esclarece que mesmo diante do atual cenário de pandemia com medidas de isolamento social decretadas, continua realizando suas atribuições constitucionais de apuração das infrações penais.

Veículo com quatro pessoas colide em poste na BR 163. O Corpo de Bombeiros de São José do Cedro atendeu na tarde de ontem acidente de trânsito. Foi colisão veículo de passeio e poste de energia elétrica. A colisão aconteceu por volta das 14 horas na BR 163, trevo de Guarujá do Sul. No local foram encontrados quatro ocupantes, todos fora do veículo, sendo que apenas a caroneira, de origem haitiana, de 35 anos, apresentava dores do peito. Após procedimentos ela foi conduzida para avaliação médica.

Homem com mandado de prisão é detido. A Policia Militar de São José do Cedro em rondas ontem, na Rua Odilo Antônio Link, às 13 horas e 30 minutos, abordou um Golf de Enéas Marques no Paraná. Foi realizada a abordagem, busca pessoal e veicular, e nada de ilícito foi encontrado. Em consulta ao sistema foi constatado que o motorista possuí um mandado de prisão ativo emitido pelo Tribunal de Justiça do estado do Paraná pelo crime de Roubo. Também verificou que o mesmo não possui Carteira Nacional de Habilitação. Foram realizadas as notificações cabíveis e o veículo entregue a pessoa habitada. Foi dado voz de prisão ao motorista e conduzido até UPA de São José do Cedro.

A Polícia Civil da região Extremo Oeste de Santa Catarina vai receber ao menos quatro novos profissionais. A informação é do delegado regional, WESLEI DE ANDRADE. O delegado também destaca os 208 anos da Polícia Civil comemorado na última quarta-feira. Na oportunidade foram arrecadadas mais de cinco toneladas de alimentos para marcar essa data em todo o estado Catarinense. Segundo WESLEI DE ANDRADE, os donativos recebidos já foram doados para diversas famílias carentes. Ele afirma que a comemoração do aniversário da Polícia Civil em Santa Catarina foi instituído no ano passado pelo delegado geral PAULO KOERICH, desde então a data é comemorada sempre no dia 29 de julho de cada ano. O delegado ressaltou que está na corporação há 12 anos. De acordo com ele, a região Extremo Oeste catarinense tem índices criminais satisfatório. Ele destacou que diariamente são recebidos relatórios de todos os tipos de crimes.

WESLEI ANDRADE enfatiza que os índices obtidos nos municípios do Extremo Oeste são os menores de todo o país. Ele atribui o fato pelo bom trabalho dos profissionais da Polícia Civil na região. ANDRADE comentou que os quatro novos profissionais vão chegar à Polícia Civil da região na próxima semana. Ele disse que serão três novos escrivães e um agente de polícia. Revela ainda que os escrivães serão destinados para os municípios de Descanso, Maravilha e Anchieta. Já o agente de polícia vai atuar na delegacia de Dionísio Cerqueira. O delegado regional cita que o efetivo policial é um fator que sempre precisa ser melhorado, porém, entende a limitação do estado na contratação de servidores. Ao todo, a regional de São Miguel do Oeste atende 27 municípios entre Maravilha, Dionísio Cerqueira e Itapiranga.

Encerradas buscas por homem desaparecido. O Corpo de Bombeiros de São José do Cedro decidiu encerrar as buscas ao homem de desapareceu no interior do município no último sábado, dia 25, na Linha Derrubada Baixa. Conforme os bombeiros, na tarde desta quinta-feira, foi decido encerrar as buscas, pois não tem mais vestígios. Foi delimitado um raio de 1500 metros da casa. O que foi delimitado de zona quente onde o cão percorreu no dia e nada foi encontrado. Se alguém tiver qualquer informação que possa levar a alguma pista será investigado. Terminado os trabalhos dos Bombeiros as investigações sobre o desaparecimento de JOÃO SIDINEI VEDOY fica a caráter da Polícia Civil.

Polícia Civil de Riqueza prende homem condenado por crime de receptação. A Polícia Civil de Riqueza, com o apoio da Polícia Militar de Mondaí, cumpriu na manhã desta quinta-feira um mandado de prisão expedido pelo juízo da Comarca de Mondaí. O mandado de prisão foi expedido em razão de condenação do autor pelo crime de receptação. O delito, previsto no Código Penal, ocorre ao adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, produto de crime, ou influenciar para que terceiro adquira, receba ou oculte a prática. A pena deste crime é reclusão, de um a quatro anos, e multa. O crime foi praticado em 15 de julho de 2015. O homem foi condenado a um ano e seis meses de pena em regime semiaberto pelo crime de receptação. O condenado foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste para dar início ao cumprimento da pena.

Motorista fica preso as ferragens após tombar caminhão na BR 282. O tombamento de um caminhão, com placas de Ilhota, foi registrado logo após o meio dia da quinta-feira, na BR 282, proximidades da Ponte do Rio das Antas entre SMOeste e Maravilha. Além do Corpo de Bombeiros, a ocorrência mobilizou a equipe do SAER, Serviço Aeropolicial de Fronteira e SAMU dos dois municípios. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o caminhão, que estava carregado com leite, ficou sem freio e tombou às margens da rodovia, em uma área de recuo. O motorista ficou preso às ferragens. Após quase 40 minutos de trabalho os socorristas retiraram o homem das ferragens e o Saer fez a condução ao hospital de Maravilha. O motorista teve apenas escoriações e relatava dor na coluna. Em função do acidente o trecho chegou a ficar interditado. Uma falha mecânica pode ter ocasionado o acidente.

Incêndio atinge silo secador de grãos da Cooper A1 de Iporã do Oeste. Os dois caminhões de combate a incêndio do quartel, além de viaturas e mais de dez bombeiros trabalham desde as oito horas da manhã desta sexta-feira no resfriamento do silo usado para secagem dos grãos da unidade da Cooper A1 de Iporã do Oeste, localizada na saída da cidade, na SC 163, logo após o posto da Polícia Militar Rodoviária. O fogo possivelmente iniciou durante a madrugada, mas só foi percebido por funcionários durante a manhã. O secador armazenava cerca de mil sacas de milho. Bombeiros trabalham no resfriamento do local com água do hidrante da cooperativa e também está sendo feita a retirada dos grãos.

Caminhão leiteiro cai em ribanceira no interior de Mondaí e motorista sofre vários ferimentos. O acidente ocorreu por volta da meia noite desta quinta-feira, na linha Bonito, interior de Mondaí. Segundo informações, ao dar espaço para passagem de outros veículos, o caminhão VW 24280, com placas de Passo Fundo, perdeu o controle e acabou caindo em uma ribanceira de aproximadamente 30 metros. Devido ao difícil acesso ao local os bombeiros de Iporã do Oeste tiveram que abrir acesso secundário para retirada da vitima. O motorista, um homem de 26 anos, estava fora do veículo, deitado, consciente e orientado com os sinais vitais estáveis e amparado por populares. Ele teve hematoma com escoriação na região do crânio, relatava dores no abdômen e na região da coluna. A vítima relatou que foi ejetada do veículo e não usava cinto de segurança. Após atendimento dos bombeiros o homem foi conduzido ao hospital de Mondaí.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.