ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 31-01-2024 Quarta-Feira

-TAXA MÉDIA DE DESEMPREGO CAI PARA 7,8% EM 2023, MENOR PATAMAR DESDE 2014

-TURISMO DE SC ESPERA FATURAMENTO DE 2,3 BILHÕES DE REAIS NO CARNAVAL DE 2024

-CIDASC DE IPORÃ DO OESTE ALERTA PARA PENDÊNCIAS COM EXAMES DE TUBERCULOSE

-SETOR DE OBRAS AMPLIA A RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS NO INTERIOR DO MUNICÍPIO

-SAÚDE REALIZA NOVAS AÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE

-EDUCAÇÃO POSSUI DIFICULDADE COM FALTA DE PROFESSORES PARA CURSOS TÉCNICOS

-POLÍCIA PRENDE SUSPEITOS DE ENVOLVIMENTO EM ASSALTO À BOATE

-SUSPEITO DE ESTUPRAR A ENTEADA DE DEZ ANOS É PRESO NA REGIÃO


O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com poucas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 18 graus e a máxima hoje pode chegar a 32 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 30 graus. Umidade relativa do ar 58 por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 96 centavos. O euro está valendo cinco reais e 37 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.


Israel acusou nesta terça-feira a Agência da ONU para os Refugiados Palestinos de permitir que militantes do grupo terrorista Hamas usem suas instalações na Faixa de Gaza para realizar "atividades militares". Segundo Israel, 12 funcionários da agência estiveram envolvidos no ataque do Hamas realizado em 7 de outubro. A agencia informou que demitiu a maioria dos 12 funcionários supostamente envolvidos no ataque e que abriu uma investigação sobre o caso. Cerca de 13 mil pessoas trabalham para a agência, segundo a agência de notícias AFP. O secretário-geral da ONU, ANTONIO GUTERRES, prometeu responsabilizar "qualquer funcionário envolvido em atos de terror" e pediu para que os países não deixem de apoiar a agencia.

O presidente da França, EMMANUEL MACRON, procurou a presidente da Comissão Europeia, URSULA VON DER LEYEN, para convencer o bloco a encerrar as negociações de um acordo com o Mercosul. O governo francês está sendo pressionado por agricultores que bloquearam os principais acessos a Paris nesta semana. Os agricultores franceses levaram centenas de tratores para as rodovias que ligam o interior do país à capital. Há quase duas semanas, os agricultores protestam contra o aumento do preço dos combustíveis, os impostos no setor agrícola e o que chamam de crescente competição com o mercado externo. Entre as principais críticas, estão as tratativas do acordo comercial da União Europeia com o Mercosul.

A Câmara Nacional de Apelações do Trabalho da Argentina declarou, nesta terça-feira, inconstitucional a reforma trabalhista do governo do presidente JAVIER MILEI. A reforma já estava suspensa desde o início do mês de janeiro pela Justiça do Trabalho do país em decisões de primeira instância. A Câmara de Apelações do Trabalho declarou inválida toda a parte do "decretaço" de MILEI que dispõe sobre o Trabalho, que estabelece que o Poder Executivo não tem competência para emitir disposições de natureza legislativa. Entre as mudanças que o governo pretende fazer estão o aumento do período de experiência para 8 meses; a participação em manifestações como motivo legal para demissões e mudanças no sistema de indenizações dos profissionais que saem de uma empresa.

O julgamento que pode cassar o cargo do senador SERGIO MORO do União Brasil foi marcado para o dia 19 de fevereiro pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. O parlamentar é acusado de prática de abuso de poder econômico na pré-campanha eleitoral de 2022. MORO falou em depoimento ao TRE, em dezembro, que não obteve vantagem eleitoral e nega a acusação de desequilíbrio eleitoral causado por irregular pré-campanha ao cargo de presidente da República. Além disso, o senador defendeu, em entrevista após depoimento, que todos os gastos da campanha são legais e foram declarados à Justiça Eleitoral. O senador é alvo de duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral que apontam abuso de poder econômico, caixa dois e utilização indevida de meios de comunicação social durante a pré-campanha eleitoral de 2022.

A dívida pública federal fechou 2023 em seis trilhões e 500 bilhões de reais, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Secretaria do Tesouro Nacional, ligada ao Ministério da Fazenda. Em 2022, a dívida pública estava em cinco trilhões e 900 bilhões de reais. A dívida pública surge e aumenta quando o governo gasta mais do que arrecada. Ou seja, quando os impostos e demais receitas não são suficientes para cobrir todas as despesas, o governo é financiado por seus credores – por exemplo, pessoas físicas, empresas e bancos. Em 2023, o resultado negativo ficou em 230 bilhões, o equivalente a dois vírgula um por cento do Produto Interno Bruto, segundo o Tesouro Nacional.

A taxa de média de desemprego no Brasil foi de sete vírgula oito por cento em 2023, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE. No trimestre encerrado em dezembro, a taxa foi de sete vírgula quatro por cento. Esse é o menor patamar desde 2014, quando a taxa foi de sete por cento. O resultado também representa uma desaceleração em relação aos números registrados em 2022, quando a taxa média de desemprego foi de nove vírgula três. A população desocupada média em 2023 foi de oito milhões e meio de pessoas. Trata-se de uma redução de 17 vírgula seis por cento em relação ao ano anterior.

Está em fase final de análise o Programa SC Rural 2, que busca promover sustentabilidade com ações ambientais, competitividade dos sistemas de produção e a ampliação do acesso à inovação tecnológica. Para execução do Programa a meta é acessar recursos externos com Banco Mundial na ordem de 120 milhões de dólares. A proposta já foi avaliada e aprovada pelo governo do Estado, que sinalizou a contrapartida de 30 milhões de dólares. Após os ajustes necessários, a proposta será encaminhada para análise da Comissão de Financiamentos Externos que dará o retorno sobre a possibilidade de acessar os recursos externos. O Programa SC Rural 2 dará sequência aos programas já executados: Microbacias 1 , Microbacias 2 e SC Rural 1.

Segundo maior parceiro comercial do Brasil, a União Europeia quer estreitar ainda mais os laços e fomentar negócios no país. Dentro desse contexto, a embaixadora do bloco, MARIAN SCHUEGRAF fez uma visita à Federação das Indústrias de Santa Catarina, onde foi recebida pelo presidente MARIO CEZAR DE AGUIAR. Para o presidente da entidade, a indústria catarinense tem potencial de incrementar suas exportações para a União Europeia e contribuir ainda mais para o saldo da balança comercial entre o Brasil e o bloco. Dados da União Europeia apontam que 15 por cento do comércio exterior brasileiro acontece com países europeus. Segundo dados do Observatório da FIESC, Santa Catarina exportou um bilhão e cem milhões em 2023 para países do bloco.

Com estimativa de crescimento percentual de 11 vírgula seis por cento das atividades turísticas, Santa Catarina espera um faturamento de dois bilhões e 300 milhões de reais no carnaval de 2024, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. A CNC aponta que, em âmbito nacional, o carnaval deste ano promete movimentar nove bilhões no setor turístico, um aumento de 10 por cento em relação a 2023. De acordo com a pesquisa, o faturamento deve superar, pela primeira vez, o período pré-pandemia. A expectativa é de que sejam criados postos de trabalho em diversas regiões do estado por conta das festas e de que três por cento desses trabalhadores sejam efetivados.

A Fetraf Sul vai definir, nesta semana, as primeiras ações para 2024. De acordo com o coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, JANDIR SELZLER, a entidade empossou, no mês de dezembro, a nova diretoria para os próximos anos. SELZLER permanece à frente da entidade. Ele explica que a Federação retomou os trabalhos no dia oito de janeiro. Nesta quarta e quinta-feira, a diretoria da Fetraf vai se reunir para alinhas a principais ações para este ano. Ele comenta que a primeira preocupação da entidade é com o Plano Safra 2024-2025. SELZLER disse que a entidade pretende apresentar uma pauta de reivindicações para inclusão no plano do governo federal para a agricultura familiar.

A Fetraf Sul vai realizar uma série de reuniões regionais para discutir os pedidos dos agricultores para o Plano Safra 2024-2025. A informação é do coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, JANDIR SELZLER. De acordo com ele, o governo federal deve antecipar o anúncio do plano para abril ou maio, em razão do ano eleitoral. Normalmente, o Plano Safra é divulgado no mês de junho. SELZLER destaca que a Fetraf vai discutir esse tema com os agricultores em encontros que serão realizados, a partir de fevereiro, nas oito microrregiões que formam a Fetraf em Santa Catarina. No Extremo-Oeste, o evento vai acontecer no município de Guaraciaba.

O Plano Safra deve intensificar as ações para fortalecer a produção nas pequenas propriedades rurais. A afirmação é do coordenador da Fetraf Sul em Santa Catarina, JANDIR SELZLER. Ele cita que além das questões envolvendo a liberação de recursos, juros menores e programas de incentivo a aquisição de alimentos, o Plano Safra também deve dar mais atenção para a habitação rural. SELZLER disse que esse é um ponto que não pode faltar no próximo plano safra.

Regional de Educação enfrenta dificuldades para preencher vagas de professores em novos cursos técnicos. Em algumas situações, as exigências causam restrições para profissionais que não possuem graduação necessária. A Coordenadoria Regional de Educação de Itapiranga tem projetos inovadores e ganha destaque em diversas iniciativas, que visam maior qualificação aos estudantes. Um dos problemas enfrentados está na falta de profissionais capacitados para atuação em novos cursos que são lançados. Conforme a Supervisora de Gestão de Pessoas, JANE DA ROSA, no momento, a Coordenadoria possui 151 vagas para professores em diferentes áreas. Nesta semana ocorre mais uma tentativa para contratação com a Terceira Chamada para ACTs.

Em decorrência da falta de professores habilitados, também ocorre a Chamada Pública, em que os candidatos que não se classificaram no Processo Seletivo, poderão pleitear vagas, desde que cumpram os requisitos previstos no edital. JANE DA ROSA explica que são aceitas inscrições de acadêmicos, a partir do terceiro período da graduação. Ela cita a importância de contar também com profissionais como técnicos agrícolas e agrônomos, pois os cursos técnicos em agropecuária possuem currículo ampliado. A Supervisora de Gestão de Pessoas, JANE DA ROSA, alerta os candidatos às vagas nas escolas para terem cuidado na correta inscrição, pois será preciso apresentar documento oficial nas escolas, conforme a habilitação. Ela lembra ainda do concurso de remoção, conforme vaga disponível e também, que haverá concurso público para efetivação no magistério estadual.

A Regional de Educação de Itapiranga tem confirmado para este ano, o início dos cursos de Técnico em Agropecuária nas escolas de Santo Antônio e Sede Capela, ambas no interior de Itapiranga. Também já possuem formação de turmas para o Técnico em Administração nas escolas Padre Vendelino Seidel de Iporã do Oeste, Padre Balduíno Rambo de Tunápolis e Humberto Machado de linha Popi, no interior de Itapiranga. Já o curso Técnico em Recursos Humanos será oferecido na escola de Linha Cristo Rei. A Regional de Educação já possui o curso de Técnico em Zootecnia, em Linha São Lourenço, no interior de Iporã do Oeste e o de Técnico em Agropecuária na Casa Familiar Rural. A Coordenação Regional realiza ajustes para oferecer cursos concomitantes nas escolas dos cinco municípios de abrangência.

A Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste realizou uma nova aplicação de inseticida contra o mosquito da dengue em algumas ruas da cidade na manhã de ontem. A ação teve o objetivo de conter a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. O inseticida utilizado na aplicação é aprovado pela Organização Mundial de Saúde e fica suspenso no ar por aproximadamente 45 minutos. A Secretaria de Saúde lembra que como o produto é de contato, não deixa resíduos no ambiente. Nesta terça-feira, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Polícia Militar Rodoviária, também iniciou ações de fiscalização e identificação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, com utilização de drones. O equipamento permite a inspeção de uma área maior em tempo menor, além de facilitar a vistoria de locais com difícil acesso.

O Departamento de Transportes e Obras de Iporã do Oeste retornou às atividades após o recesso de fim de ano. Na retomada dos trabalhos, as ações estão concentradas na recuperação das estradas que tiveram danos significativos com as chuvas dos últimos meses. De acordo com o diretor de Transportes e Obras, ITACIR MIGUEL BORDIGNON, estão sendo intensificados os patrolamentos e cascalhamentos das estradas gerais e acessos das propriedades. Ele lembra que o setor vem enfrentando uma situação complicada desde o fim do ano passado, já que as fortes chuvas atrapalharam o cronograma de trabalho previsto. BORDIGNON destaca que neste momento está sendo recuperada a estrada de Linha Taipa Alta, que sofreu sérios danos com uma pancada de chuva torrencial na semana passada.

ITACIR BORDIGNON destaca que o Departamento de Transportes e Obras de Iporã do Oeste está mapeando as demais estradas que necessitam de recuperação urgente para dar prioridade ao atendimento das demandas. O diretor salienta que o objetivo da pasta é recuperar todas as estradas gerais antes do início do inverno, pois esse é um período em que os trabalhos com as máquinas geralmente ficam prejudicados pelas chuvas frequentes, que resultam em excesso de umidade no solo. Além dos trabalhos no interior, o setor de Transportes e Obras também está auxiliando o Setor de Urbanismo em uma obra de calçamento na Linha São Lourenço. Na semana que vem, os caminhões do Município buscarão asfalto na usina do Conder, em São Miguel do Oeste, para iniciar a pavimentação de ruas na cidade. Ao todo, 17 ruas receberão asfalto novo nas próximas semanas.

As propriedades rurais catarinenses que fornecem leite para as agroindústrias devem fazer o exame de tuberculose nos bovinos a cada três anos e no leite destinado para venda a cada dois anos, segundo consta em uma portaria estadual. Conforme a Médica Veterinária da Unidade Veterinária Local da Cidasc de Iporã do Oeste, Tunápolis e Santa Helena, TATIANE ALBUQUERQUE, existe um calendário que divide os municípios em localidades e essas localidades possuem um prazo pré-determinado para realizarem os exames. Ela salienta que os produtores devem ter atenção para o cumprimento dessa exigência, evitando desta forma, irregularidades que podem levar à suspensão da coleta do leite por parte das agroindústrias. TATIANE observa que em Iporã do Oeste, o prazo para todas as localidades realizarem o exame de tuberculose terminou no mês de dezembro, porém, ainda existem algumas propriedades com pendências.

Os produtores que não realizaram o exame de tuberculose dentro do prazo estipulado devem procurar um profissional habilitado para fazê-lo e ficar em dia com a portaria estadual vigente. A orientação é da Médica Veterinária da Cidasc de Iporã do Oeste, Tunápolis e Santa Helena, TATIANE ALBUQUERQUE. Ela observa que a maioria dos produtores tem realizado os exames dentro do prazo e que muitas propriedades também já foram certificadas como livres de brucelose e tuberculose, cumprindo automaticamente os requisitos descritos na portaria. No entanto, TATIANE menciona que ainda são registrados alguns casos das duas doenças nos municípios de Iporã do Oeste, Tunápolis e Santa Helena, que compõe a Unidade Veterinária Local da Cidasc.

Os animais com resultado positivo para tuberculose ou brucelose são enviados para sacrifício sanitário. A explicação é da Médica Veterinária da Cidasc, TATIANE ALBUQUERQUE. De acordo com ela, se não forem abatidos, esses animais continuam disseminando as doenças nas propriedades, fazendo com que se torne mais difícil alcançar uma situação de controle sanitário. Ela salienta que para amenizar os prejuízos aos produtores com a baixa nos rebanhos, existe o FUNDESA – Fundo Estadual de Sanidade Animal, que ressarce os prejuízos mediante avaliação do animal sacrificado. Essa análise é feita pelos profissionais da Cidasc, que em seguida também enviam o requerimento de indenização diretamente para a Secretaria de Estado da Agricultura.

Os municípios da região seguem registrando mordidas de morcegos em animais nas propriedades rurais. A observação é da Médica Veterinária da Cidasc, TATIANE ALBUQUERQUE. De acordo com ela, não há registro de sinais clínicos de raiva, porém, é preciso manter atenção constante para evitar o surgimento da doença. Ela explica que os produtores devem ter atenção ao aparecimento de feridas e o surgimento de alguns sinais clínicos neurológicos nos animais como mudanças de comportamento, fraqueza muscular, torcicolo no pescoço, olhos vidrados e respiração dificultada. TATIANE ressalta que a partir do momento em que é feita a notificação da mordedura de morcegos, a Cidasc inicia as orientações e ações necessárias. A Médica Veterinária enaltece a importância dos rebanhos serem vacinados contra a raiva, pois essa é a melhor maneira de prevenir e controlar a doença.

O corpo de YASMI REMPEL MUELLER, de 25 anos, foi sepultado na manhã de hoje, em São João do Oeste. YASMI morreu no grave acidente registrado no final da manhã de ontem, na SC 163, em Descanso. A colisão aconteceu por volta das 11 horas e envolveu um caminhão Mercedes Benz e um carro Fox, de Itapiranga. YASMI era condutora do Fox, que transitava sentido São Miguel do Oeste a Descanso. Conforme a Polícia Militar Rodoviária, o carro invadiu a contramão e colidiu frontalmente com o caminhão. Devido à gravidade do impacto, a jovem faleceu no local do acidente. Ela deixa três filhos pequenos, sendo um menino de quatro anos e gêmeas que completam três anos em fevereiro. YASMI morava com o esposo e os filhos em Linha Santo Antônio, interior de Itapiranga. O corpo foi sepultado na manhã desta quarta-feira, em São João do Oeste, onde residem familiares.

Uma operação coordenada pela Polícia Civil de São Miguel do Oeste resultou na prisão de cinco pessoas suspeitas de envolvimento com o roubo registrado no final do ano passado, em São Miguel do Oeste. Três homens foram detidos em São Miguel do Oeste, um em Pinhalzinho e outro em São Lourenço do Oeste. A polícia também cumpriu oito mandados de busca e apreensão. A operação “Magna Nox” contou com o apoio da Divisão de Investigação Criminal e da Polícia Militar. Cerca de 60 policiais participaram da ação. De acordo com a delegada, JOELMA ALBERTON, os cinco homens presos na madrugada desta quarta-feira participaram do assalto cometido em 28 de dezembro em uma casa de shows na Avenida Willy Barth.

No dia do crime, dois homens entraram no estabelecimento, algemaram a proprietária e roubaram objetos pessoais dos clientes e funcionários. Eles fugiram com o Corolla da dona da casa. O carro foi recuperado no dia seguinte no estado do Paraná. Na operação desta quarta-feira, a polícia prendeu os dois homens que entraram na boate. Eles foram localizados e detidos em Pinhalzinho e São Lourenço do Oeste. Os outros três homens presos em São Miguel do Oeste tiveram participação no crime. Na casa de dois deles, a polícia encontrou munições e cocaína. Eles também vão responder pelo crime de tráfico de drogas.

A Polícia Civil cumpriu ontem, um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem suspeito de estuprar, por diversas vezes, sua enteada de dez anos. De acordo com a Polícia Civil de Descanso, a vítima teria vindo passar as férias escolares na casa da mãe e do padrasto e se aproveitando dos momentos em que estava sozinho com a criança, o homem a estuprou em diversas ocasiões. Em decorrência das agressões, a criança retornou para a casa de seus avós no Paraná e passou a apresentar problemas de saúde, chegando a ser hospitalizada com lesões e doenças sexualmente transmissíveis. A Polícia Civil representou pela prisão preventiva do suspeito, com o pedido encapado pelo Ministério Público e deferido pelo Poder Judiciário, sendo cumprido no mesmo dia. Agora o Inquérito que apura o caso será finalizado e remetido no prazo legal para sequência do processo contra o acusado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.