ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 31/01/2022

-PRAZO PARA ADESÃO AO SIMPLES NACIONAL TERMINA NESTA SEGUNDA-FEIRA

-NÚMERO DE REGIÕES COM ALTO RISCO DE CONTÁGIO DA COVID SOBE PARA 15

-CORTEJO FÚNEBRE PELA CIDADE MARCA DESPEDIDA A PLÍNIO DE CASTRO

-EPAGRI SUSPENDE ATENDIMENTO DEVIDO ALTA PROCURA PELO RECONSTRÓI SC

-CHUVAS NÃO FORAM SUFICIENTES PARA O ABASTECIMENTO DE ÁGUA

-AMEOSC DEBATE SOLUÇÕES PERMAMENTES CONTRA A ESTIAGEM

-CÂMARA DE VEREADORES VAI ESTUDAR CONSTRUÇÃO DA NOVA SEDE

-DECRETO DE ESTIAGEM É HOMOLOGADO PELO ESTADO E UNIÃO

-MOTOCICLISTA SOFRE GAVE FERIMENTO EM COLISÃO CONTRA CARRO

-MOTORISTA PERDE CONTROLE DO VEÍCULO E COLIDE CONTRA MERCADO

O tempo é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça desta forma. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 38 centavos. O euro está valendo seis reais e um centavo. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

A Coreia do Norte afirmou nesta segunda-feira que testou um míssil balístico de alcance intermediário que tem capacidade nuclear e pode atingir Guam, um território dos Estados Unidos no Oceano Pacífico. O lançamento de domingo é o sétimo já realizado pelo país apenas em 2022 e o mais significativo desde 2017. O fato levanta temores de provocações maiores, como testes de mísseis nucleares e de longo alcance que representariam uma ameaça direta ao território continental dos Estados Unidos.

O primeiro-ministro socialista de Portugal, ANTÓNIO COSTA, venceu as eleições legislativas antecipadas realizadas neste domingo e conquistou a maioria no parlamento. O Partido Socialista, de COSTA, obteve 42 por cento dos votos, o que rendeu para a legenda 117 cadeiras, uma a mais do que o necessário para garantir a maioria absoluta no parlamento de 230 assentos. Na sequência, aparece o Partido Social Democrata, liderado por Rui Rio, com 28 por cento dos votos, levando 71 cadeiras.

Um protesto contra a exigência do passaporte de vacina para caminhoneiros que cruzam a fronteira entre Estados Unidos e Canadá paralisou Ottawa pelo segundo dia consecutivo. Milhares de manifestantes se juntaram ao chamado 'Comboio da Liberdade' na capital canadense. A polícia iniciou investigações após o registro de várias ocorrências, incluindo o aparecimento de bandeiras com a suástica e imagens de uma mulher dançando no túmulo do soldado desconhecido, um monumento que homenageia os combatentes canadenses que participaram de guerras no passado. A ministra da Defesa, ANITA ANAND, disse que os incidentes "ultrapassaram o repreensível".

A Câmara dos Deputados retomará os trabalhos em fevereiro com 12 medidas provisórias na fila de votação. Dessas, seis trancam a pauta e três precisam ser aprovadas até o final do mês para não perderem a validade. Na próxima quarta-feira, uma sessão solene com a presença dos presidentes da Câmara, ARTHUR LIRA; do Senado, RODRIGO PACHECO; da República, JAIR BOLSONARO; e do Supremo Tribunal Federal, LUIZ FUX, marcará o início do ano legislativo no Congresso Nacional. A medida provisória com prazo mais apertado é a que prorroga o prazo de recolhimento de contribuições previdenciárias no setor elétrico. O texto perde validade em 10 de fevereiro.

O prazo para que micro e pequenas empresas solicitem a inclusão no regime de tributação do Simples Nacional termina nesta segunda-feira. Apesar de o prazo de regularização de pendências para adesão ter sido prorrogado até 31 de março de 2022, as empresas devem formalizar a solicitação até hoje, alerta a Receita Federal. Segundo o Fisco, não haverá prorrogação do prazo de adesão, porque faz parte de dispositivo previsto em lei. Assim, a empresa deve fazer a opção dentro do prazo e buscar regularizar suas pendências quanto antes, para que sua opção seja validada e ela possa usufruir dos benefícios do regime.

O Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, MARCO VINHOLI, afirmou na manhã desta segunda-feira que subiu para 21 o número de mortes por causa das fortes chuvas que atingem o estado. Ao menos oito vítimas são crianças. Os temporais também causaram deslizamentos de terra, transbordamento de rios e alagamentos. O governador JOÃO DORIA anunciou a liberação de 15 milhões de reais para as cidades afetadas. Segundo o governo paulista, cerca de 500 pessoas estão desalojadas em 11 cidades do estado. Em nota, o Ministério do Desenvolvimento Regional lamentou "as vidas perdidas" e se disse "à disposição" para ajudar.

Santa Catarina é apenas o décimo terceiro colocado entre os estados brasileiros na vacinação da dose de reforço contra a Covid. No Brasil, há uma discrepância nas vacinas aplicadas, com índice muito diferentes entre os estados. O percentual da população vacinada com o reforço varia de quatro vírgula seis por cento quatro vírgula seis por cento em Roraima e 32 vírgula nove por cento em São Paula. Em Santa Catarina, 15 vírgula sete por cento do público alvo já tomou a dose de reforço do imunizante contra a Covid.

O número de regiões com risco potencial alto, na cor amarela, para a Covid-19 subiu para 15 na matriz divulgada pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina neste sábado. O mapa indica que, das 17 regiões, apenas duas estão em risco moderado para a doença. Apenas o Alto Uruguai e o Extremo-oeste estão na cor azul. Segundo a Secretaria de Saúde, o mapa de risco mostra o aumento no número de casos confirmados de Covid nas quatro primeiras semanas de 2022, e isso reflete no grau de transmissibilidade. Os casos cresceram 38 por cento em Santa Catarina em sete dias.

Os deputados estaduais de Santa Catarina voltam aos trabalhos no plenário da Assembleia Legislativa na próxima quarta-feira, às duas horas da tarde. Em sessão no início da tarde, será feita uma votação para a escolha do novo presidente, que já está definido. Com o acordo entre os emedebistas, MOACIR SOPELSA do MDB, será o eleito para completar o mandato de dois anos dividido com MAURO DE NADAL, presidente desde o começo de 2021. Para a vice-presidência da Alesc, haverá disputa e os dois candidatos são o deputado MAURÍCIO ESKUDLARK e colega de bancada do PL, MARCIUS MACHADO.

O Lions Clube Renascer de São José do Cedro vai retomar as atividades a partir desta semana depois de um mês de recesso. O primeiro encontro acontece no próximo dia cinco com uma palestrante de Xanxerê. A informação é do presidente EDEMAR JUNGES. Conforme ele, esta capacitação vai oferecer novas ideias de trabalhos para este ano, como também trazer otimismo de realizar ações ao próximo. O presidente afirmou que durante a última semana foi realizado um encontro para ajustar os últimos detalhes da primeira promoção do ano: a tradicional feijoada do Lions. Ele afirmou que as fichas já estão confeccionadas e serão distribuídas aos integrantes do Clube. JUNGES informou ainda que neste ano será realizada a décima terceira edição da feijoada. O evento foi marcado para acontecer no dia seis de março em forma de retirada. O lucro total da feijoada será destinado para a compra de mais equipamentos ortopédicos.

A vigésima terceira edição do Itaipu Rural Show começa nesta quarta-feira, dia dois de fevereiro, e se estende até o dia cinco. De acordo com a secretária geral do Evento TATIANA SABOTT, na próxima quarta se dá o início para os visitantes. A organização já está com os preparativos acelerados. Ela garantiu que tudo estará concluído para o primeiro dia de exposição, buscando suprir a expectativa da população, que acredita ter ficado ainda maior com o cancelamento no ano passado. A equipe organizadora deu seu melhor, também com o desejo de fazer a vigésima terceira edição da feira ser memorável. A secretária geral espera que visitantes e associados vão a Itaipu Rural Show em busca de tecnologia e inovações, pois é isso que vão encontrar em Pinhalzinho, de dois a cinco de fevereiro.

A Epagri do município de Guarujá do Sul foi surpreendida com a alta procura do programa Reconstrói SC, que visa auxiliar os agricultores neste período de estiagem. O programa tem como objetivo oferecer linhas de crédito para o agricultor na recomposição de pastagens, aquisição de sementes e alimentação animal. Devido a esta alta procura, o extensionista LEODIR DILLI, informou que o atendimento aos trabalhadores rurais será exclusivo na parte da tarde a partir desta segunda-feira. Pela manhã, ele disse que os extensionistas vão analisar os processos que estão na mesa dos profissionais. Em poucos dias, são mais de 20 projetos para serem analisados. Até a última semana, o extensionista afirmou que estava sozinho no escritório, o que provocou o acúmulo de pedidos. DILLI informou ainda que a decisão também se deve oferecer agilidade aos processos que estão na bancada dos profissionais. Sendo que é necessário lançar no sistema do governo do Estado para que o agricultor e produtor do gado leiteiro possa ser beneficiado.

O programa Reconstrói SC não possui um prazo para solicitar, mas sim uma cota de recursos liberados pelo governo de Santa Catarina. Por isso, a Epagri do município de Guarujá do Sul vai tentar dar agilidade nos processos para que os agricultores sejam contemplados. O extensionista LEUNIR DILLI, disse que compreende a necessidade dos agricultores, mas pede a compreensão dos agricultores do município.

O programa Reconstrói SC também está registrando alta procura na Epagri do município de Princesa. A afirmação é do extensionista LEANDRO HUBNER. Conforme o extensionista, depois do anúncio do governo estadual muitos agricultores vieram até o escritório para fazer o pedido de recursos. Contudo, ele explicou que há alguns processos para serem atravessados pelos trabalhadores rurais. Entre eles, um processo para reunir dos documentos e avalista, já o segundo é necessário lançar no sistema. Para atender esta demanda, a Epagri de Princesa também adotou algo similar ao escritório de Guarujá do Sul. Porém, em Princesa o atendimento ao público está suspenso no dia de hoje e no dia quatro de fevereiro, nesta próxima sexta-feira. Isso se deve a análise e lançamento dos dados no site do governo do Estado. HUBNER afirmou ainda que não é possível continuar com o atendimento nestes dois dias, sendo que poderá atrapalhar a solicitação de recursos que possui um limite liberado por Santa Catarina. O extensionista solicita calma aos agricultores devido a isso. Os novos pedidos podem ser levados entre esta terça e quinta-feira.

O programa Reconstrói Santa Catarina oferece ao agricultor e ao produtor de gado leiteiro até dez mil reais através de financiamentos com juros subsidiados pelo Estado. O extensionista da Epagri de Princesa LEANDRO HUBNER, disse que este valor poderá ser utilizado para aquisição de insumos para manutenção agropecuária de ambas as atividades. Ele explicou que o agricultor terá até cinco anos para pagar o financiamento sem juros, desde que pague dentro das datas firmadas. Pagando em dia, o governo vai dar 50 por cento de desconto no valor do financiamento. O extensionista afirmou que isso vai oferecer um fôlego para os trabalhadores rurais de Princesa. O governo do Estado vai liberar nos próximos meses mais um programa de auxílio aos agricultores. Este programa, segundo ele, será para recuperação de solo e água e com liberação de até 100 mil reais com quatro anos para pagar e um de carência. O programa virá para resolver o problema de água. Os agricultores já podem buscar as primeiras informações na Epagri de seu município.

As chuvas registradas nos últimos dias não estão solucionando os problemas com a falta de água nas propriedades no município de Princesa. Conforme o secretário de Agricultura ELDOR BARTH, a secretaria segue atendendo os agricultores durante estes dias de precipitações insuficientes no que diz respeito ao abastecimento de água de famílias agricultoras. O secretário afirmou ainda que este é um momento passageiro e pede a compreensão dos trabalhadores rurais do município nos atendimentos. Ele explicou também que a secretaria está auxiliando no serviços de silagem do milho tarde, que foi plantado fora do período de anos anteriores devido a estiagem. A pasta está voltando gradativamente ao normal no transporte de adubo líquido para as propriedades. Os serviços de confecção de silagem foram realizados por três máquinas da prefeitura e outros nove terceirizados. Para ele, os serviços foram feitos rapidamente pelo município, evitando maiores perdas para os agricultores. Os demais serviços rotineiros estão sendo realizados pela equipe.

A Ameosc debateu nas últimas semanas com o governo do Estado as soluções para futuras estiagens que o extremo-oeste venha enfrentar. Um dos pedidos é o empenho de mais recursos por parte do estado catarinense. Conforme o presidente da Associação IVAN CANCI, afirmou que o estado está comprometido no combate a estiagem nos municípios da região. Para o presidente, isso é um ótimo sinal para região que vem sofrendo severamente com a falta de chuva regular. A ideia é concentrar esforços em construção de barragens em rios, reservação de água e ampliação das reservas já existentes. Estes projetos também vão levar em consideração as situações ambientais, tendo em vista que não se pode prejudicar o meio ambiente para tentar solucionar um impasse. O que poderia causar é outro problema para a região. Nas próximas semanas, a Ameosc, Estado e outros órgãos vão se reunir para estudar, avaliar e implantar novas ações na região que de fato solucione esses problemas de falta de água em período longo sem chuvas suficientes.

A estiagem não deve ser debatida quando o problema estiver instalado e soluções permanentes serão projetadas para o extremo-oeste nos próximos meses. A afirmação é do presidente da AMEOSC IVAN CANCI. Conforme ele, a intenção é preparar os municípios no combate a este problema cada vez que se instala na região. O presidente que talvez a região venha enfrentar alguns impasses por resistência de alguns agricultores na solução real do problema. Por isso, ele acredita que isso poderá levar alguns anos para serem completamente implantadas. Sendo que envolverá a plantação de mudas de árvores e recuperação da mata derrubada nos últimos anos. Caso o extremo-oeste não renovar, CANCI disse que a parte econômica dos municípios será seriamente afetada com isso. Ele afirmou que a região possui um déficit de chuvas que superam os mil e 700 milímetros. Além disso, fontes de água com mais de 60 anos secaram na região. Como também fontes de 25 e 30 anos não fornecem mais água.

Amigos, conhecidos e familiares do ex-prefeito de São José do Cedro, atual presidente da Cidasc, puderam se despedir em uma cerimônia marcada por tristeza, choro e luto por parte da comunidade cedrense e regional. PLÍNIO DE CASTRO morreu no último sábado depois de passar 11 dias internado na UTI do Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, em virtude de um AVC hemorrágico secundário à ruptura de um aneurisma cerebral. A morte cerebral foi confirmada pela equipe médica do até então presidente da Cidasc. Ele tinha 60 anos de idade e completaria 61 no dia 29 de julho. Durante sua vida política, o ex-prefeito de São José do Cedro deixou sua marca e legado, foi prefeito do município por dois mandatos, entre 2013 e 2020; foi secretário de Agricultura entre 1989 e 1992. Vereador de 1996 a 1999; vice-prefeito de 2000 a 2009, além de ter sido presidente do Hospital Cedro e suplente de deputado Estadual. Em fevereiro de 2021, foi convidado pelo governador para assumir o cargo de presidente da Cidasc, onde permaneceu até então. PLÍNIO deixa dois filhos, HERMÓGENES e CAETANO DE CASTRO, além da esposa ZAÍRA DE CASTRO.

O cortejo fúnebre pelas ruas da cidade de São José do Cedro marcou o último adeus a PLÍNIO DE CASTRO. O corpo foi velado durante toda a tarde de ontem no CTG Mate Amargo, um dos espaços mais amado pelo ex-prefeito, que lutou para construção do espaço tradicionalista. O Centro possui capacidade para comportar 800 pessoas sentadas e neste domingo praticamente todo o espaço de assento foi ocupado. A família de PLÍNIO chegou no CTG por volta das 13 horas e logo em seguida o carro da funerária chegou com o corpo, por volta das 13 horas e dez minutos. Desde então até por volta das 16 horas a comunidade, amigos e políticos puderam se despedir. Depois das 16 horas foi realizado um momento de homenagens, onde qualquer pessoa estava livre para manifestar seus sentimentos e relatar a convivência com DE CASTRO. Às 17 horas se deu início da missa dirigida pelo padre da Igreja Matriz São José SÉRGIO MELZ. O pároco lembrou do último momento em que esteve com o ex-prefeito em vida. O vigário não deixou de citar o apoio dele na definição da escolha do nome do novo Centro de Idosos, outra obra realizada durante seus dois mandatos.

O velório teve a presença de várias autoridades políticas municipais, regionais e estaduais. Na tarde de ontem, próximo das 17 horas, o governador de Santa Catarina CARLOS MOISÉS, esteve presente no CTG Mate Amargo e fez o uso do espaço concedido para falar da convivência de pouco mais de um ano com PLÍNIO. O chefe do executivo estadual lembrou que conheceu o ex-prefeito no início do ano passado quando convidou DE CASTRO a integrar o seu governo. Foi então nomeado o novo presidente da Cidasc. O senador ESPERIDIÃO AMIN, amigo de longa data de PLÍNIO, também lembrou dos momentos vividos e destacou a relevância dele na política municipal, regional e estadual. Após as manifestações e orações dos presentes, o caixão foi lacrado para início da carreata pelo centro de São José do Cedro. Durante o cortejo fúnebre, de suas casas, os moradores acompanharam a carreata e se emocionaram em despedida ao ex-prefeito.

O cortejo marcou o último adeus a DE CASTRO, encerrando em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros do município. Logo em seguida foi colocado no carro da funerária para encaminhar até o crematório de Francisco Beltrão, no Paraná, onde foi cremado. O local onde as cinzas do PLÍNIO foram jogadas, a família optou por guardar esta informação por se tratar de um local escolhido pelo ex-prefeito antes de sua morte. Já na sua última entrevista para a Rádio Cedro FM, que foi ao ar no Cedro Entrevista do dia 28 de dezembro, o ex-prefeito de São José do Cedro PLÍNIO DE CASTRO, relatou que seu nome estava sendo cogitado para ser candidato a deputado federal nas próximas eleições. Durante o velório, amigos e sua equipe de longa data afirmaram para a Rádio Cedro que o nome dele já estava definido e seria lançado oficialmente nos próximos dias. DE CASTRO havia tido que a atual bancada de deputados e senadores, é bastante difícil encontrar alguém com identificação na agricultura. Como última ação, a família dele autorizou a doação de órgãos que beneficiou cerca de dez pacientes que aguardavam na fila por um transplante.

A Câmara de Vereadores de São José do Cedro deve ganhar nova sede nos próximos meses. Conforme o presidente ENIO CAROSSI, a prefeitura sinalizou um terreno para possível construção da nova Casa. O atual plenário fica localizado no centro, no segundo piso do prédio do Banco do Brasil. Segundo o presidente, a administração deve repassar o lote à Câmara de Vereadores e logo em seguida será licitado uma empresa responsável pela elaboração do projeto arquitetônico. O presidente explicou que a ideia de construir um novo espaço veio depois de avaliar a atual sede, que não fornece uma entrada com acessibilidade adequada. Sendo que um pessoa com limitações necessitaria passar pela sala da secretaria de Educação, que também fica no segundo andar do mesmo prédio. Segundo CAROSSI, a sede atual possui um bom espaço, mas é necessário pensar na mobilidade e acessibilidade.

O terreno indicado pela administração de São José do Cedro fica localizado próximo do colégio São José. O presidente ENIO CAROSSI, afirmou que após o empenho da propriedade do terreno ao legislativo, a Casa também inicia o processo levantamento de custos da construção. O presidente informou também que as sessões ordinárias voltam no próximo dia sete de fevereiro, uma das pautas será o novo espaço, além do plano diretor. ENIO disse ainda que o plano diretor será um dos principais assuntos debatidos na Câmara de Vereadores.

Em sua viagem a Florianópolis, o prefeito em exercício de São José do Cedro conseguiu a homologação do decreto de estiagem do governo de Santa Catarina e também a Defesa Civil nacional. Conforme o prefeito interino ELMAR HENTZ, a homologação foi possível depois de um encontro com o presidente da Defesa Civil do Estado na última semana. Ele afirmou que esta homologação possibilita à municipalidade buscar recursos e materiais de combate à estiagem em São José do Cedro. O prefeito em exercício lembrou que durante sua viagem foi solicitado novas cisternas para serem empenhadas ao município. HENTZ informou também que esteve no gabinete do deputado MAURO DE NADAL debatendo a destinação de recursos. Entre algumas liberações buscadas pelo executivo, ele citou a pavimentação entre São Vendelino e cidade de São José do Cedro que somam cerca de um quilômetro e meio. Além de aguardar a destinação de máquinas e investimentos na educação do município. A reunião com a secretaria de Estado de Infraestrutura sobre a intervenção de um trevo no acesso aos loteamentos Santa Rita na rodovia de Cedro a Princesa.

Colisão em poste seguida de capotamento deixou um homem ferido, por volta das 23 horas e 45 minutos de sábado, na Willy Barth, Bairro Progresso em São Miguel do Oeste. Segundo apurado no local pela Peperi, um Celta com placas do município seguia sentido centro, quando o homem que conduzia o carro perdeu o controle de direção, colidiu no poste e capotou sobre a via. Com o acidente, a vítima teve ferimentos generalizados, mas sem gravidade. O Corpo de Bombeiros foi chamado, fez a imobilização do homem que foi atendido consciente e posteriormente conduzido ao Hospital Regional de São Miguel. A PM controlou o trânsito até a chegada da PRF, que responde pela avenida.

Um princípio de incêndio mobilizou os bombeiros de São José do Cedro na noite de ontem, por volta das 21 horas, na Rua Rio Grande do Sul em Princesa. Tratava-se de incêndio confinado na garagem, em residência unifamiliar de aproximadamente 90 metros quadrados. No momento do sinistro havia apenas o casal no interior da casa e ambos saíram ilesos. Foram utilizados cerca de mil litros de água para o combate e rescaldo.

Outro motorista perdeu controle, mas desta vez colidiu o automóvel contra supermercado no centro de São José do Cedro. O acidente foi registrado por volta das 19 horas, de sábado, no cruzamento da Avenida Salgado Filho e Santos Dumont. Segundo informações obtidas no local pela Rádio Cedro, o motorista de um Peugeot, de 32 anos, perdeu o controle do carro e colidiu contra o prédio, localizado no centro, nas proximidades da praça central. O condutor foi levado pelo Corpo de Bombeiros ao hospital da cidade. A PM foi acionada para controlar o trânsito, até a retirada do veículo.

Um acidente de trânsito entre um carro e uma motocicleta foi registrado na tarde de ontem, por volta das 17 horas, na estrada geral da Linha Vista Alegre, interior do município de Princesa. Os bombeiros de São José do Cedro socorreram um idoso, de 63 anos, condutor da moto de Princesa, modelo CG 125 com ferimentos na região tíbia e fíbula, além de um grave ferimento na coxa de uma das pernas. Os socorristas realizaram o primeiro atendimento e imobilização da vítima, logo em seguida foi encaminhada para o pronto socorro em São José do Cedro. No veículo Chrysler, cor escura, placas de Cedro, era conduzido por um homem de 45 anos, que não teve ferimentos, além de passageira que não sofreu ferimentos. A dinâmica do acidente não foi informada.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.