ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 30/01/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas é pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 37 graus. A mínima das últimas horas foi de 22 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e três reais e 95 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 vírgula cinco centavos para venda.

Os Estados Unidos começaram, nesta terça-feira, a devolver ao México migrantes que cruzaram a sua fronteira sul para pedir refúgio, uma estratégia do presidente Donald Trump para obrigá-los a esperar fora de seu território o seu encontro com um juiz americano. O México disse anteriormente que "não concorda com a medida unilateral", mas consentiu "por razões humanitárias e de maneira temporária" a receber os estrangeiros que os Estados Unidos expulsar, desde que "recebam uma convocação para comparecer perante um juiz migratório" americano.

O presidente venezuelano, NICOLÁS MADURO, afirmou nesta quarta-feira que está pronto para dialogar com a oposição e se mostrou favorável à organização de eleições legislativas antecipadas para superar a crise política em seu país. Em seguida, ele destacou que "as eleições presidenciais aconteceram há menos de um ano, há 10 meses". MADURO afirmou que as eleições presidenciais aconteceram na Venezuela há menos de um ano e que se os imperialistas querem novas eleições que esperem até 2025.

O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, JUAN GUAIDÓ, que se declarou presidente interino do país, convocou novas manifestações para esta quarta-feira. Ele pediu que os venezuelanos saiam às ruas das 12 às 14 horas. Segundo o líder oposicionista, as ações serão pacíficas e uma das intenções é exigir que os militares "se coloquem ao lado" dos cidadãos e permitam a entrada da ajuda humanitária no país. Durante a manifestação serão entregues aos militares cópias de uma lei sancionada pela Câmara, que oferece garantias a funcionários civis e militares que desobedecerem o presidente NICOLÁS MADURO.

A Vara Criminal Federal de Curitiba negou o pedido do ex-presidente LULA para comparecer ao funeral do irmão GENIVAL INÁCIO DA SILVA, de 79 anos, que morreu na manhã desta terça-feira. O despacho da juíza CAROLINA LEBBOS seguiu as manifestações da Polícia Federal e do Ministério Público, que afirmavam que não havia tempo hábil para que a logística de transporte do ex-presidente fosse realizada a tempo do final do sepultamento do irmão de LULA. A juíza afirmou que "não é insensível à natureza do pedido formulado pela defesa" mas que "impõe-se a preservação da segurança pública e da integridade física do próprio preso" para negar o pedido.

O presidente JAIR BOLSONARO sentou em uma poltrona e fez fisioterapia respiratória e motora na tarde desta terça-feira, no Hospital Albert Einstein, segundo boletim médico divulgado pelo centro médico da Zona Sul de São Paulo. BOLSONARO foi operado na manhã de segunda-feira para a retirada da bolsa de colostomia e a ligação entre o intestino delgado e parte do intestino grosso. Ele reassumiu o cargo de presidente na manhã desta quarta-feira e vai despachar de dentro do hospital. O governo montou um escritório no mesmo andar onde está internado para que o presidente possa trabalhar a partir de hoje.

O número de mortos após rompimento de barragem em Brumadinho subiu para 84 nesta terça-feira, segundo a Defesa Civil de Minas Gerais. Das vítimas, 42 já foram identificadas. Ao todo, 391 pessoas foram localizadas e outras 276 seguem desaparecidas. Em relação ao último balanço, outros 19 corpos foram encontrados. O presidente da Vale, FABIO SCHVARTSMAN, disse na noite desta terça-feira que a empresa se compromete a acabar com barragens como as de Mariana e de Brumadinho, em Minas Gerais. O modelo “a montante” é mais barato e se rompeu nas duas tragédias. A mineradora tem ainda dez desse tipo e o objetivo é desativá-las. O fechamento das barragens demorará de um a três anos, dependendo do caso.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina está a caminho de Brumadinho para prestar apoio no atendimento e resgate nos estragos do rompimento da barragem da Vale. O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA assinou a autorização da missão nesta terça-feira. Estão a caminho de Brumadinho um caminhão de ajuda humanitária, três viaturas tracionadas para locais de difícil acesso, seis bombeiros militares especialistas em intervenções em áreas deslizadas, quatro binômios (dupla entre cão de resgate e tutor bombeiro militar), com um veterinário especializado em desastres. Além destes recursos, estão sendo levados equipamentos específicos para a atividade.

O governo de Santa Catarina publicou nesta terça-feira no Diário Oficial do Estado o decreto com o calendário oficial de feriados e pontos facultativos de 2019. Os pontos facultativos valem para órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do governo. Conforme o decreto, o atendimento dos serviços públicos essenciais deve ser garantido em escala de plantão. Ao todo, serão 16 datas em que o serviço público estadual estará fechado até o final do ano. O primeiro feriadão do governo será entre os dias quatro e seis de março, de segunda a quarta de carnaval.

O mutirão realizado pela Defensoria Pública de Santa Catarina no sistema prisional catarinense resultou em mais de mil e cem pedidos em relação aos detentos do regime semiaberto. Entre os pedidos estão 538 de prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica, 44 de livramento condicional e seis de extinção de pena pelo cumprimento integral. Entre 16 de julho de 2018 e dia 21 de janeiro de 2019, foram analisados seis mil e 36 processos de execução penal, tendo como intenção ajudar a desafogar o sistema prisional catarinense. Os trabalhos foram feitos por 27 defensores públicos do estado. Os pedidos agora dependem de decisão do Poder Judiciário.

Eleitores de Palma Sola e Saltinho precisam fazer revisão do eleitorado com biometria. Quem lembra é o analista do Cartório Eleitoral de Campo Erê GUSTAVO AGUIAR. De acordo com ele, a prioridade agora é a revisão biométrica desses eleitores. O trabalho é obrigatório para os eleitores de Palma Sola e Saltinho no período de 28 de janeiro a 28 de julho. Horário de atendimento do cartório é das 13 ás 19 horas. Frisa que haverá alguns sábados que a justiça eleitoral vai fazer plantões, a fim de favorecer os eleitores no atendimento.

Eleitor que deixar de fazer a revisão com biometria terá seu título cancelado. GUSTAVO, frisa que alguns eleitores já fizeram esse procedimento, ai estão isentos da obrigatoriedade. Para saber se o processo já foi feito ou não, o eleitor pode verificar seu título, se a biometria já foi feita vai estar escrito. É preciso levar os documentos pessoais e um comprovante de residência dos últimos três meses. AGUIAR lembra que nesse período a revisão é para os municípios de Saltinho e Palma Sola.

Eleitor pode agendar atendimento para fazer revisão do eleitorado. GUSTAVO AGUIAR – analista do Cartório Eleitoral de Campo Erê, reforça que o agendamento pode ser feito pela internet no site do tre. Os que fizerem esse procedimento evitam filas, pois o atendimento é preferencial aos que marcaram hora no site. Em Saltinho faltam mil e 24 eleitores fazer a revisão e em Palma Sola três mil 866.

Municípios da região recebem hoje distribuidores de água. A Secretaria de Estado da Agricultura fará a cessão de uso de 168 distribuidores de água para 153 municípios catarinenses. Hoje vice- governadora DANIELA REINEHR e o secretário da Agricultura RICARDO DE GOUVÊA estarão em São Miguel do Oeste para a entrega dos equipamentos. O Governo do Estado, investiu mais de três milhões e 500 mil reais na aquisição dos equipamentos, que serão acoplados a tratores agrícolas.

Ação deve beneficiar mais de duas mil famílias catarinenses. Daqui a pouco às 14 horas, no centro de treinamento da Epagri, ocorre a entrega de 26 distribuidores de água. Entre os contemplados estão

Municípios beneficiados: Guaraciaba; Cunhataí; Cunha Porã; Maravilha; Caibi; Campo Erê; Descanso; Formosa do Sul; Itapiranga; Irati; Guarujá do Sul; Modelo; Mondaí; Paraíso; Saltinho; Santa Terezinha do Progresso; Novo Horizonte; Palma Sola; Princesa; São Carlos; São José do Cedro; São Miguel do Oeste; Santiago do Sul; São João do Oeste; Serra Alta e Tunápolis.

Aberta oficialmente maior feira do agronegócio de Santa Catarina. A vigésima primeira edição do Itaipu Rural Show inicia hoje e segue até sábado. Segundo o presidente da cooperativa ARNO PANDOLFO o público que visitar a feira nestes quatro dias, vai se surpreender com a inovação e tecnologia que a cada edição o Itaipu busca trazer para apresentar. O presidente frisa que em 20 anos de história da feira foram mais de 540 mil visitantes que passaram pelo parque. Nesta edição acredita que o número supere as expectativas das anteriores.

Itaipu Rural Show já está consolidado como a maior feira do agronegócio de Santa Catarina e uma das maiores do setor no país. Esse reconhecimento, diz o presidente é muito bom, pois mostra a força que a cooperativa foi desenvolvendo ano após ano. A cada edição a exposição atrai um número maior de participantes vindos de todas as regiões do Brasil, inclusive de outros países. Em todas as edições são mais de 350 expositores de todos as áreas do agronegócio. Objetivo do evento, segundo PANDOLFO, é mostrar aos participantes as tecnologias e tendências do agronegócio, por isso o foco maior é para empresas rurais e profissionais do setor.

Feira começou quando a Cooperitaipu e empresas de sementes de milho se uniram para mostrar aos agricultores a tecnologia que cada uma tinha para oferecer. Conforme o presidente da cooperativa em Pinhalzinho ARNO PANDOLFO, os dias de campo, como eram chamados os primeiros eventos, possibilitavam que o agricultor comparasse o resultado dos materiais de cada uma das empresas participantes. Lembra que o Itamilho Show, que reuniu cerca de 100 produtores, foi à semente da qual germinou o Itaipu Rural Show.

Abertura Oficial do Itaipu Rural Show reúne diversas autoridades. Segundo ARNO PANDOLFO – presidente da Cooperitaipu, ação ocorreu agora pouco pela manhã e estiveram presentes lideranças da cooperativa, além de autoridades locais e regionais, deputados estaduais e federais, senadores e representantes do governo doe estado. Na ocasião foi apresentada a agenda de palestras e seminários que vão acontecer nestes quatro dias de feira.

Vigésima primeira edição do Itaipu Rural Show estima participação de mais de 60 mil visitantes. ARNO PANDOLFO – Presidente da Cooperativa Regional Itaipu enfatiza que este é um marco na história do Itaipu Rural Show, que completa 21 anos. Para o público, foi preparado uma feira com muitas informações do setor, tecnologia e novidades. O presidente lembra que a feira é realizada no centro de difusão de tecnologias da Cooperitaipu, localizado no quilômetro 580 da rodovia federal BR-282, a um quilômetro do trevo Oeste da cidade de Pinhalzinho.

Em quatro dias, PM faz duas apreensões de mercadorias irregulares.

A primeira apreensão aconteceu na quinta-feira, por volta das 14 horas e 30 minutos, na Rua Coronel Bertaso, centro de Campo Erê. A guarnição Policial abordou um Palio com placas de Timbó GrandeSC após verificar que um homem de 60 anos estava descarregando algumas caixas tendo em vista diversas denúncias anônimas de que estava acontecendo descaminhos de mercadorias naquela região. Ao abrir as caixas verificou-se uma quantidade de 42 garrafas de vinho oriundos da Argentina. Foi feito boletim de ocorrência para apurar a infração penal pelo crime de descaminho. A mercadoria apreendida foi encaminhada a Receita Federal.

Segunda apreensão foi nesta semana. Segundo a Polícia, foi na Rua Getúlio Vargas, no centro da cidade. A PM, fez nova abordagem, de um Clio conduzido por um homem de 48 anos, que também estava descarregando caixas contendo peças de informática e objetos eletrônicos. Ao ser indagado pelos policiais militares sobre a procedência das mercadorias, este não soube dizer a origem, chegando a falar que uma parte era remanufaturada, porém, toda a mercadoria estava em embalagens fechadas como novas. O material foi apreendido e conforme orientação da Receita Federal, foi dado prazo ao envolvido para apresentação das notas fiscais de origem até o término do expediente da Polícia Militar o que não ocorreu.

PM registra dois furtos: um na cidade e outro no interior. Uma residência foi alvo de furto ontem, no bairro Brasília, em São Lourenço do Oeste, onde a vítima relatou ter saído de casa por volta das 8 horas e ao retornar, às 13, percebeu que sua residência havia sido arrombada. Os bandidos levaram uma TV 48 polegadas marca Samsung, dois pares de tênis da marca Adidas, algumas camisetas e R$ 200 em dinheiro. A PM constatou sinais de arrombamento na janela da cozinha. O outro foi na Linha Ouro Verde, interior da cidade. O dono de um barracão em construção disse ter sido furtadas 26 telhas de aluzinco. O prejuízo que ele estima de quatro mil reais. Ninguém foi preso, em nenhuma das situações.

Polícia apreende ônibus e mercadorias contrabandeadas na SC 157.

Durante fiscalização de trânsito por volta das 21 horas e 30 minutos de ontem, no KM 05 da SC157 foi abordado um veículo ônibus, placas de Novo HamburgoRS. Em revista, foram localizados 53 volumes contendo mercadorias oriundas do Paraguai sem os devidos desembaraços aduaneiros. O valor total das mercadorias somou 65 mil reais. A Polícia identificou os proprietários das mercadorias. As apreensões e o ônibus foram apreendidos e encaminhados para a receita Federal de Dionísio Cerqueira.

Homem com mais de 50 passagens policiais é preso pela PM. A Polícia Militar de São Lourenço do Oeste prendeu ontem, um homem suspeito de furto dentro da Policlínica Municipal de Saúde. Conforme a PM, o autor do furto é muito conhecido dos órgãos de segurança, pois tem 51 passagens, quatro indiciamentos, dois termos circunstanciados, um inquérito policial e três prisões em flagrantes. Ontem, ele furtou pertences da sala de observação e a PM encontrou com ele um celular,25 reais em dinheiro, documentos pessoais de outra pessoa e diversas chaves. Depois do reconhecimento da vítima aos documentos, o homem recebeu voz de prisão e foi entregue à delegacia. Posteriormente, encaminhado ao Presídio Regional de Xanxerê.

Suspeito de abusar sexualmente da enteada de seis anos é preso. A Polícia Civil, através da Delegacia de Maravilha, prendeu, ontem um homem de 38 anos, investigado pelo crime de estupro de vulnerável. A Polícia Civil tomou conhecimento que ele estaria abusando sexualmente da filha de sua companheira, uma menina de apenas seis anos de idade. Apurou-se que o investigado, valendo-se da sua proximidade, confiança e autoridade sobre a vítima, obrigava-a a praticar atos sexuais, quando não havia ninguém por perto.

Criança foi submetida a exames que comprovaram os abusos, os quais ocorriam há bastante tempo. Diante das informações apuradas durante a investigação, representou-se pela prisão preventiva do suspeito, sendo o pedido deferido pelo Judiciário. Na tarde de ontem, a Polícia Civil logrou êxito em localizar e prender o investigado no bairro Industrial, às margens da BR 282 em Maravilha, após ser interrogado, foi encaminhado à Unidade Prisional. Ele será indiciado pelo crime de estupro de vulnerável cuja pena pode chegar até 15 anos de reclusão. A identificação do preso e mais detalhes do crime não serão divulgados para preservar a identidade da vítima.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.