ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 30/12/2019

GLOBO EM FOCO – 30/12/19

-PARTIDOS POLÍTICOS QUESTIONAM CRIAÇÃO DO JUIZ DE GARANTIAS NO STF

-POLÍCIA JÁ REGISTROU 28 GOLPES DO ALUGUEL EM BALNEÁRIO CAMBORIU

-SÃO JOÃO DO OESTE PREPARA GRANDE EVENTO PARA O RÉVEILLON

-AGRICULTORES PREPARAM COLHEITA DO MILHO COM BOA REAÇÃO DO PREÇO

-TUNÁPOLIS REALIZA PESQUISA SOBRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

-AUMENTO DE OCORRÊNCIAS COM BRIGAS FAMILIARES PREOCUPA A PM

-COLISÃO ENTRE TRÊS VEÍCULOS NA BR 282 DEIXA VÁRIOS FERIDOS

-HOMEM É MORTO A TIROS EM DIONÍSIO CERQUEIRA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 39 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 60 centavos para a compra e quatro reais e 87 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

A polícia da Turquia anunciou a detenção de mais de cem pessoas, a maioria de outros países, suspeitas de pertencer ao grupo extremista Estado Islâmico em várias operações. Mais de 40 iraquianos, 20 sírios e um marroquino estão entre os detidos nas operações realizadas nos últimos dias em seis províncias turcas, entre elas Ancara e Bursa. Durante as operações, a polícia apreendeu armas, munições e computadores dos detidos, indica a agência. Ainda há 17 suspeitos que não foram capturados. As forças de segurança anunciaram a detenção em Istambul de 20 suspeitos de vínculos com o Estado Islâmico na semana passada.

Um ataque armado contra um posto de gasolina deixou seis mortos na madrugada deste sábado no município de Uriangato no México. Homens armados chegaram em carros e começaram a atirar contra funcionários do posto e outras pessoas que estavam do lado de fora de um bar vizinho. Desde dezembro de 2006, quando o governo federal lançou uma polêmica operação militar antidrogas, o México contabiliza cerca de 275 mil homicídios. As cifras oficiais não detalham quantos destes casos seriam ligados ao crime organizado.

O governo da Venezuela divulgou um comunicado neste domingo no qual critica o tratamento oferecido pelo Brasil a cinco militares venezuelanos que deixaram seu país e foram encontrados em solo brasileiro na semana passada. A Venezuela afirma que o Brasil deu caráter de refugiados a "cinco terroristas". Entretanto, o Itamaraty diz que o governo MADURO não apresentou provas dessa acusação. Em nota conjunta com o Ministério da Defesa divulgada no sábado, o Itamaraty afirma que os militares foram encontrados em território brasileiro no dia 26 de dezembro e estavam prestes a iniciar "os procedimentos para a solicitação de refúgio no Brasil, a exemplo de outros militares venezuelanos em situação similar".

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo mostra que 19 por cento dos brasileiros avalia a atuação dos ministros do Supremo Tribunal Federal como ótima ou boa. Outros 39 por cento dos consultados avalia a atuação do Supremo como ruim ou péssima. Para 38 por cento dos ouvidos no levantamento, o trabalho dos 11 ministros que compõem a corte é regular e quatro por cento disseram não saber avaliar. A pesquisa ouviu duas mil 948 pessoas nos dias cinco e seis de dezembro em 176 municípios de todas as regiões do país. É a primeira vez que o Datafolha consulta a população sobre a atuação do tribunal na mesma escala com que faz com os demais Poderes.

O Podemos e o Cidadania entraram neste sábado com uma ação no Supremo Tribunal Federal contestando a criação do juiz das garantias, prevista no pacote anticrime aprovado no Congresso e sancionado pelo presidente JAIR BOLSONARO. Pelo texto aprovado, o juiz de garantias passará a ser o responsável por acompanhar e autorizar etapas dentro do processo. E outro magistrado dará a sentença. O projeto foi sancionado na última terça-feira, mesmo com parecer contrário do ministro da JUSTIÇA, SERGIO MORO, sobre esse ponto. Os partidos afirmam que o Judiciário é quem deve disciplinar alterações em sua estrutura e organização. Além disso, dizem que não houve estudos sobre os recursos necessários à implantação da mudança.

A proposta do governo para criar o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo sofrerá alterações no Congresso Nacional. Uma delas será a mudança na taxação do seguro-desemprego que, definida na medida provisória como obrigatória, deverá passar a opcional. A informação é do relator da MP, deputado federal CHRISTINO ÁUREO do PP do Rio de Janeiro. Para ele, outras fontes devem ser buscadas para financiar os incentivos que motivarão o empregador a aderir ao programa, que estimula a contratação de jovens de 18 a 29 anos. Ele citou que esse é um ponto que tem muita dificuldade de ser aceito. A questão também já foi tida como de difícil aceitação pelo presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE.

O último relatório de balneabilidade de 2019 em Santa Catarina aponta uma ligeira melhora nos pontos de banho do litoral do estado. Conforme o Instituto do Meio Ambiente, 80 vírgula nove por cento dos pontos analisados estão próprios para banho. O levantamento anterior mostrava índice de 79 vírgula sete. As coletas em 231 pontos dos 500 quilômetros da costa catarinense foram feitas entre os dias 23 e 28 de dezembro. Em Florianópolis, 71 dos 87 locais estão adequados para os banhistas. No restante do litoral, estão apropriados 116 de 144 locais analisados em 25 municípios do litoral catarinense.

Os números da Polícia Militar revelam uma redução nos principais indicadores de crimes pelo estado. Até oito de dezembro, foram registrados 461 mil e cem boletins de ocorrências, 45 mil 107 prisões em flagrante e o cumprimento de sete mil 161 mandados de prisão. Também foram contabilizados 756 crimes letais em Santa Catarina, o que representa uma redução de 14 por cento na comparação com o mesmo período de 2018, ou seja, 128 vidas preservadas. A incidência de roubos ficou em seis mil 265, indicando uma redução de 31 por cento. Em relação a furtos, houve diminuição de 12 por cento, com 36 mil 552 furtos em 2019. Também foram recuperados quatro mil 954 veículos e apreendidas duas mil e 72 armas neste ano.

A Delegacia da Polícia Civil em Balneário Camboriú registrou, desde o dia 23 de dezembro, 28 boletins de ocorrência por "golpe do aluguel", oito somente neste domingo. São casos de turistas que alugaram imóveis para a temporada, pela internet, e ao chegarem à cidade do litoral de Santa Catarina descobriram que foram ludibriados. Segundo o delegado ADERLAN CAMARGO, a maioria das ocorrências registradas em Balneário Camboriú é de ofertas de imóveis na cidade. Mas também há boletins de ocorrência relacionados a casos ocorridos em cidades vizinhas, como Itapema. O policial está analisando as ocorrências para compreender se os golpes foram praticados pelo menos grupo criminoso ou por diferentes estelionatários.

Prefeituras fecham atendimento do ano nesta segunda-feira. Amanhã será ponto facultativo nas repartições públicas. Instituições bancárias também não terão atendimento no dia 31 de dezembro. As prefeituras de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste decretaram ponto facultativo para esta terça-feira, seguindo medida adotadas por outros municípios e órgãos públicos. Serviços emergências na área da saúde serão atendidos por equipe de plantão nos hospitais.

Esta segunda-feira é o último dia do ano que as agências bancárias abrem para o atendimento ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias. Os bancos só voltam a atender a população no dia dois de janeiro de 2020, na quinta-feira, no horário normal de expediente, segundo a Federação Brasileira de Bancos. Os carnês e as contas de consumo, como de água, energia e telefone, com vencimento para o dia 31 de dezembro ou primeiro de janeiro, poderão ser pagas no dia dois de janeiro, sem a incidência de multa por atraso. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais. A Febraban recomenda que a população utilize os canais alternativos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.

Rádio Itapiranga terá programação especial no último dia do ano. Amanhã será apresentado o programa Retrospectiva 2019 Perspectivas 2020. Serão mais de 30 entrevistados ao vivo no estúdio da emissoras. Lideranças e autoridades de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste farão analise do ano e projeções para os próximos 12 meses em vários setores da indústria, comércio, prestação de serviços e gestão pública. O programa especial desta terça-feira vai ao ar das oito horas ao meio dia.

São João do Oeste prepara grande evento para o Réveillon. São esperadas duas mil pessoas. Programação nesta terça-feira será no Parque Poliesportivo. Conforme o coordenador, VANEI RITTER, o público conta com moradores locais e turistas que visitam o município. O coordenador destaca que as pessoas interessadas em confraternizarem no local poderão instalar churrasqueiras portáteis, porém não será permitido a instalação de chopeiras elétricas e também o manuseio de fogos de artificio. Segundo o coordenador, a programação começa às 19 horas e terá ingresso livre. A animação será do DJ Ernani até a meia noite. Destaca ainda a contagem regressiva e queima de fogos. A festa de virada de ano ainda terá baile no Ginásio Municipal com a Banda Portal da Serra.

Secretaria de Transportes e Obras de Tunápolis apresenta principais demandas e trabalhos do ano. O secretário, JULINHO ZINHANI, assumiu a pasta em março, e faz uma prestação de contas dos principais trabalhos. Conforme o secretário, em diesel o gasto estimado foi de mais de 600 mil reais. O combustível foi utilizado para os serviços nas estradas e acessos, e o cascalhamento com sete mil e cinco cargas de cascalho, uma média de 588 cargas distribuídas por mês. ZINHANI cita que foram instalados mil 205 tubos, de tamanhos variados, contemplando estradas e propriedades. O setor também realizou a abertura de 171 valas de silagem. O secretário destaca que com a equipe reduzida o setor está fazendo a manutenção da estrada da fronteira, em direção a São Pedro e atendendo a grande demanda de abertura das valas de silagem.

Agricultores preparam colheita do milho com boa reação do preço pago por saca. De acordo com o gerente de cereais e segundo vice-presidente da Cooper A1, SANTO TUMELERO, fazendo uma análise dos últimos anos, houve um crescimento na área de lavouras destinadas para silagem. Do total de áreas cultivadas com sementes da cooperativa, 60% são destinadas para silagem, e 40% para produção de grãos. O gerente de cereais afirma que há cerca de 60 dias o aumento no preço do milho motivou uma mudança de intenção dos produtores, em destinar a área da silagem para os grãos. TUMELERO lembra que o problema, por outro lado, é o aumento que isso gera no custo de produção para o agricultor. No início da safra, o gerente cita que o preço de mercado estava a cerca de 32 reais a saca de 60 quilos, e agora na preparação da colheita o preço reagiu para mais de 40 reais.

A perspectiva é de uma colheita de milho para grãos satisfatória. O gerente de cereais e segundo vice-presidente da Cooper A1 enfatiza que apesar dos problemas iniciais no desenvolvimento do milho, a distribuição de chuvas foi muito boa durante o crescimento da cultura. SANTO TUMELERO comenta que na região Oeste do estado a situação é bem melhor se comparado a algumas regiões gaúchas em que a perda de milho chega a 50%. Ele lembra que para atender o crescente aumento nas áreas de milho, a cooperativa também amplia a sua capacidade de armazenamento. Nas áreas em que hoje está cultivado o milho, o gerente ressalta que posteriormente é feito o plantio de soja em grande parte destas lavouras. A orientação técnica da cooperativa é que o plantio da soja seja feito até no máximo início de fevereiro.

Tunápolis conclui pesquisa sobre situação de crianças e alvescentes no município. O trabalho visa mapear os indicadores sociais e educacionais da infância e adolescência. O Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente foi elaborado em 2016 com validade de 10 anos. Até o momento nenhum estudo específico havia sido realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o CMDCA. Pesquisa visa gerar informações para aprimorar as políticas públicas que são desenvolvidas. Conforme a presidente do CMDCA, CARLISE LEZONIER, foi possível estabelecer em que comunidades as crianças e adolescentes residem, percentual na cidade e interior, filhos de pais casados ou divorciados e a procura por oficinas oferecidas pelos programas sociais. Foram perguntas bem simples para saber mais sobre os munícipes com idade até 18 anos, público alvo do CMDCA.

CARLISE LEZONIER informa que a maior concentração ocorre na cidade, além das comunidades de Pitangueira e São Pedro. Com 325 crianças até cinco anos, a presidente considera que Tunápolis registrabom percentual nesta faixa etária. Meta é dar maior atenção para este público com oficinas no contra turno escolar nas localidades de Pitangueira e São Pedro, contemplando também comunidades vizinhas . CARLISE LEZONIER cita ainda a rotatividade de famílias que trabalham em granjas de suínos e aves nos interior. 13 por cento das crianças são filhos de pais que trabalham em granjas no interior do município e muitas permanecem por pouco tempo. De acordo com a presidente do CMDCA, é preciso entender as razões pela não participação nos serviços oferecidos. O mapeamento infanto juvenil visa contribuir para a melhoria e a qualidade do atendimento às crianças e adolescentes.

Comandante da PM manifesta preocupação com aumento de ocorrências com brigas familiares. Período de férias, Natal, Fim de Ano, encontro de famílias e serviço extra para a Polícia Militar. O clima de confraternização e harmonia infelizmente não é algo comum em todas as famílias. O comandante do Pelotão da PM de Itapiranga, tenente ALCENIR MINUSCULI relata aumento considerável de brigas entre familiares, irmãos, pais e filhos e principalmente entre marido e esposa. Ele cita como exemplo o dia de Natal que teve nove ocorrências envolvendo familiares em Itapiranga. Salienta que o esperado era apenas festas e confraternizações e não de situações que geram para chamadas para a Polícia Militar. Durante este fim de semana o Pelotão de Itapiranga registrou 14 ocorrências, envolvendo brigas, ameaças e acidentes de trânsito.

O tenente diz que o vilão é o consumo exagerado de bebida alcoólica. Para ALCENIR MINUSCULI, o álcool já virou problema de saúde pública e fugiu do controle. Segundo o comandante, as pessoas bebem e bebem muito e isso altera a capacidade e eleva o grau de confiança resultando em atos que não fariam em condições sem consumo de bebida. O comandante da PM também lamenta o aumento de acidentes de trânsito em decorrência de embriaguez dos motoristas. Informa que nesta época do ano é comum o motorista envolvido em acidente ter ingerido bebida alcoólica. Segundo ALCENIR MINUSCULI, o efetivo de policiais está empenhado em realizar operações de trânsito com abordagens visando flagrar motoristas que tenham ingerido bebida alcoólica. Informa ainda a realização de barreiras policiais com objetivo de evitar que a região da fronteira seja rota para criminosos.

São João do Oeste recebe reforço de policiais. Para atender a demanda de turistas a Polícia Militar está realização a Operação Veraneio em São João do Oeste. Segundo o comandante do Pelotão da PM de Itapiranga, tenente ALCENIR MINUSCULI, o trabalho especial é realizado nos feriados e também de sexta-feira até domingo com o deslocamento de policiais de municípios vizinhos. O tenente relata situação tranquila até o momento no município. MINUSCULI informa ainda que o Pelotão destinou dois policiais para operação veraneio em Florianópolis. O comandante alerta que a PM procura fazer sua parte, porém as pessoas precisam colaborar em período de festas e férias. Citra que medidas simples podem fazer a diferença na segurança. Ele recomenda conferir todos os acesso a residência e deixar um vizinho de confiança em alerta para conferir diariamente a casa. Evitar expor a rotina em redes sociais também é uma medida que pode evitar furtos.

Mulher sofre ferimento em colisão seguida de capotamento de veículo no interior de Itapiranga. Foi por volta das 18 horas e 30 minutos de sábado. O corpo de bombeiros foi acionado para atender a ocorrência de colisão em poste seguida de capotamento de veículo em Sede Capela, interior de Itapiranga. O acidente envolveu um veículo Gol de Itapiranga. O Samu realizou o atendimento pré-hospitalar a uma mulher de 20 anos de idade, enquanto os bombeiros procederam o isolamento do local, devido a vazamento de combustível. A motorista sofreu escoriações nos braços e reclamava de dores na parte frontal da cabeça. A polícia militar também esteve no local da ocorrência.

Carro furtado em Dionísio Cerqueira é recuperado na Argentina. Um Onix furtado no início da tarde de sábado foi localizado e apreendido por policiais em Bernardo de Irigoyen. O veículo foi furtado no início da tarde, em uma residência no bairro Três Fronteiras. Assim que percebeu a falta do carro a proprietária acionou a polícia militar de Dionísio Cerqueira, que deu aviso as guarnições da região. Horas mais tarde uma equipe da Brigada de Investigações argentina realizava diligências no Bairro Obreiro, momento em que foram avistados dois jovens a bordo do Onix, placas de SJCedro. Os policiais fizeram abordagem do veículo identificação dos ocupantes. O condutor e o passageiro foram identificados como sendo dois menores de 17 anos. Os menores e o veículo, foram encaminhados à sede da Polícia de Bernardo de Irigoyen e em seguida levado a sede policial de Dionísio Cerqueira. O Conselho Tutelar também foi acionado para acompanhar a ocorrência.

Homem é morto a tiros em Dionísio Cerqueira. O crime aconteceu no final da tarde de sábado, em um bar, às margens da BR-163, que corta o Bairro Peperiguaçu. O homem, identificado como LAÉRCIO SILVEIRA CARVALHO, 45 anos, foi morto com três disparos de arma de fogo, o que ainda será confirmado pelo laudo cadavérico. Segundo o Corpo de Bombeiros que atendeu a ocorrência, a vítima apresentava perfurações por disparos no crânio e tórax, próximo ao pescoço. A Polícia Civil ainda busca informações para apurar autoria, bem como, a motivação do crime.

Homem fica gravemente ferido ao levar pedrada em Riqueza. A ocorrência foi registrada por volta das 19 horas e 30 minutos deste domingo, no bairro Cohab em Riqueza. Os bombeiros de Iporã do Oeste foram acionados para atender a vítima, mas a ambulância da secretaria de Saúde de Riqueza já havia feito a condução para o hospital regional de Palmitos. Informações dão conta de que o homem, morador de Caibi, acabou levando uma pedrada durante uma briga. Conforme a Polícia Civil, estão sendo apuradas as circunstâncias e as motivações do fato. O delegado plantonista instaurou inquérito policial para investigar o caso. Ainda segundo a Polícia Civil, a vítima continua em observação no hospital regional de Palmitos.

Discussão entre mãe e filho deixa adolescente gravemente ferido. O caso foi registrado no bairro Estrela neste domingo, em São Miguel do Oeste, logo depois que o Corpo de Bombeiros atendeu a uma queda de árvore sobre uma casa, devido ao temporal. Segundo informações colhidas no local dos fatos, um adolescente de 17 anos chegou em casa e teve uma discussão com a mãe. Após a briga, ele deu um soco em uma mesa de vidro, ocasionando em um corte profundo no pulso direito. Além disso, a vítima também quebrou outras coisas dentro da casa. Devido ao corte ser profundo e ter um sangramento intenso, imediatamente os bombeiros que estavam próximos foram chamados e prestaram os primeiros atendimentos, até a chegada do Samu que conduziu o garoto ao Hospital Regional. A Polícia Militar foi acionada e fez todos os levantamentos cabíveis ao caso. O motivo da discussão não foi informado.

Colisão entre três veículos na BR 282 deixa vários feridos. O acidente ocorreu por volta das 22 horas na BR 282, próximo ao antigo posto da PRF. A ocorrência mobilizou bombeiros de Cunha Porã e Maravilha. A colisão envolveu um Gol de Saudades, um Corolla de São Miguel do Oeste e uma Doblo de Xaxim. O motorista do Gol estava consciente e desorientado. Ele foi atendido e conduzido para o hospital de Maravilha. O motorista do Corolla, de 47 anos, estava consciente e orientado, relatando fortes dores lombares. Outros três passageiros, de 48, 22 e 13 anos, apresentavam escoriações na região torácica devido ao cinto de segurança e a deflagração dos airbags. Ainda no Corolla estava um rapaz de 20 anos, que apresentava contusão no tórax. Já a motorista do Doblo estava consciente e orientada. Os bombeiros também fizeram o controle do trânsito, que estava trancado nas duas pistas, até a chegada da polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.