ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 30/12/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 38 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 60 centavos para a compra e quatro reais e 87 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

A polícia da Turquia anunciou a detenção de mais de cem pessoas, a maioria de outros países, suspeitas de pertencer ao grupo extremista Estado Islâmico em várias operações. Mais de 40 iraquianos, 20 sírios e um marroquino estão entre os detidos nas operações realizadas nos últimos dias em seis províncias turcas, entre elas Ancara e Bursa. Durante as operações, a polícia apreendeu armas, munições e computadores dos detidos, indica a agência. Ainda há 17 suspeitos que não foram capturados. As forças de segurança anunciaram a detenção em Istambul de 20 suspeitos de vínculos com o Estado Islâmico na semana passada.

Um ataque armado contra um posto de gasolina deixou seis mortos na madrugada deste sábado no município de Uriangato no México. Homens armados chegaram em carros e começaram a atirar contra funcionários do posto e outras pessoas que estavam do lado de fora de um bar vizinho. Desde dezembro de 2006, quando o governo federal lançou uma polêmica operação militar antidrogas, o México contabiliza cerca de 275 mil homicídios. As cifras oficiais não detalham quantos destes casos seriam ligados ao crime organizado.

O governo da Venezuela divulgou um comunicado neste domingo no qual critica o tratamento oferecido pelo Brasil a cinco militares venezuelanos que deixaram seu país e foram encontrados em solo brasileiro na semana passada. A Venezuela afirma que o Brasil deu caráter de refugiados a "cinco terroristas". Entretanto, o Itamaraty diz que o governo MADURO não apresentou provas dessa acusação. Em nota conjunta com o Ministério da Defesa divulgada no sábado, o Itamaraty afirma que os militares foram encontrados em território brasileiro no dia 26 de dezembro e estavam prestes a iniciar "os procedimentos para a solicitação de refúgio no Brasil, a exemplo de outros militares venezuelanos em situação similar".

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo mostra que 19 por cento dos brasileiros avalia a atuação dos ministros do Supremo Tribunal Federal como ótima ou boa. Outros 39 por cento dos consultados avalia a atuação do Supremo como ruim ou péssima. Para 38 por cento dos ouvidos no levantamento, o trabalho dos 11 ministros que compõem a corte é regular e quatro por cento disseram não saber avaliar. A pesquisa ouviu duas mil 948 pessoas nos dias cinco e seis de dezembro em 176 municípios de todas as regiões do país. É a primeira vez que o Datafolha consulta a população sobre a atuação do tribunal na mesma escala com que faz com os demais Poderes.

O Podemos e o Cidadania entraram neste sábado com uma ação no Supremo Tribunal Federal contestando a criação do juiz das garantias, prevista no pacote anticrime aprovado no Congresso e sancionado pelo presidente JAIR BOLSONARO. Pelo texto aprovado, o juiz de garantias passará a ser o responsável por acompanhar e autorizar etapas dentro do processo. E outro magistrado dará a sentença. O projeto foi sancionado na última terça-feira, mesmo com parecer contrário do ministro da JUSTIÇA, SERGIO MORO, sobre esse ponto. Os partidos afirmam que o Judiciário é quem deve disciplinar alterações em sua estrutura e organização. Além disso, dizem que não houve estudos sobre os recursos necessários à implantação da mudança.

A proposta do governo para criar o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo sofrerá alterações no Congresso Nacional. Uma delas será a mudança na taxação do seguro-desemprego que, definida na medida provisória como obrigatória, deverá passar a opcional. A informação é do relator da MP, deputado federal CHRISTINO ÁUREO do PP do Rio de Janeiro. Para ele, outras fontes devem ser buscadas para financiar os incentivos que motivarão o empregador a aderir ao programa, que estimula a contratação de jovens de 18 a 29 anos. Ele citou que esse é um ponto que tem muita dificuldade de ser aceito. A questão também já foi tida como de difícil aceitação pelo presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE.

O último relatório de balneabilidade de 2019 em Santa Catarina aponta uma ligeira melhora nos pontos de banho do litoral do estado. Conforme o Instituto do Meio Ambiente, 80 vírgula nove por cento dos pontos analisados estão próprios para banho. O levantamento anterior mostrava índice de 79 vírgula sete. As coletas em 231 pontos dos 500 quilômetros da costa catarinense foram feitas entre os dias 23 e 28 de dezembro. Em Florianópolis, 71 dos 87 locais estão adequados para os banhistas. No restante do litoral, estão apropriados 116 de 144 locais analisados em 25 municípios do litoral catarinense.

Os números da Polícia Militar revelam uma redução nos principais indicadores de crimes pelo estado. Até oito de dezembro, foram registrados 461 mil e cem boletins de ocorrências, 45 mil 107 prisões em flagrante e o cumprimento de sete mil 161 mandados de prisão. Também foram contabilizados 756 crimes letais em Santa Catarina, o que representa uma redução de 14 por cento na comparação com o mesmo período de 2018, ou seja, 128 vidas preservadas. A incidência de roubos ficou em seis mil 265, indicando uma redução de 31 por cento. Em relação a furtos, houve diminuição de 12 por cento, com 36 mil 552 furtos em 2019. Também foram recuperados quatro mil 954 veículos e apreendidas duas mil e 72 armas neste ano.

A Delegacia da Polícia Civil em Balneário Camboriú registrou, desde o dia 23 de dezembro, 28 boletins de ocorrência por "golpe do aluguel", oito somente neste domingo. São casos de turistas que alugaram imóveis para a temporada, pela internet, e ao chegarem à cidade do litoral de Santa Catarina descobriram que foram ludibriados. Segundo o delegado ADERLAN CAMARGO, a maioria das ocorrências registradas em Balneário Camboriú é de ofertas de imóveis na cidade. Mas também há boletins de ocorrência relacionados a casos ocorridos em cidades vizinhas, como Itapema. O policial está analisando as ocorrências para compreender se os golpes foram praticados pelo menos grupo criminoso ou por diferentes estelionatários.

Com foco ambiental, projeto recolhe mais de meia tonelada de tampinhas plásticas. Iniciado em junho de 2018, o projeto Reciclagem Solidária da Classe Hospitalar da Fundação Hospitalar São Lourenço fecha o ano de 2019 com a coleta de 522 quilos de tampinhas de garrafas plásticas. O volume, que garantiu 146 litros de leite para a entidade hospitalar, foi arrecado entre dezembro de 2018 e dezembro de 2019. Na semana passada, junto com Rotary Clube, foi feita a comercialização de 220 quilos tampinhas.

Parece ser pouco, mas não é. Assim resume o sentimento do projeto através da professora da Classe Hospitalar NADIESCA LIMBERGER. De acordo com ela, isso representa muito, pois o objetivo principal não é a quantidade de tampinhas arrecadas, mas sim a conscientização das crianças e da sociedade sobre a importância da reciclagem. Segundo ela, o projeto está ganhando corpo e envolve toda a região.

Outras ações paralelas já iniciam também. Fora esse trabalho que é feito junto à sociedade e entidades parceiras, NADIESCA frisa que o tema reciclagem é amplamente tratado dentro da Classe Hospitalar, com crianças que estão internadas em tratamento. Ela diz que é gratificante ver que o projeto está alcançando toda a região, engajando a comunidade e, principalmente as crianças. Plantamos uma semente, mas já é possível ver alguns resultados.

Projeto é com olhar para o futuro. A professora espera que em médio e longo prazo esse volume de tampinha diminua, não pela falta de envolvimento da sociedade, mas pela conscientização e a criação de uma cultura de reutilização. NADIESCA lembra que o projeto vai ter continuidade em 2020. Segundo ela, há empresas e entidades parceiras nos municípios da região, mas a entrega pode ser feita diretamente na Fundação Hospitalar, onde todo o material é selecionado e convertido caixas de leite.

Médica orienta para os cuidados com alimentação. Doutora MARTA GERBER observa que nessa época do ano é comum comer e beber demais, o que geralmente provoca intoxicações. Para o Natal o hospital de Campo Erê registrou um pequeno surto de diarreia, vômito e febre. A movimentação foi intensa, especialmente por causa de alimentos mal conservados. A médica dá uma dica para as donas-de-casa: para fazer maionese agora, com o forte calor, seria bom não utilizar ovos crus, e as carnes devem ser bem passadas, especialmente de aves.

Ingerir bastante líquido é fundamental agora, no alto verão. Doutora MARTA destaca que água pura e sucos ajudam muito na recuperação do organismo, especialmente o fígado, que tem grande capacidade de se regenerar sozinho, desde que se dê um tempo para bebida de álcool. Destaca que um médico deve ser procurado a partir do momento em que a pessoa não consegue se manter hidratada em casa.

As recomendações médicas para bebês. Criança alimentada com ceio materno não precisa de mais nada. De acordo com a Doutora MARTA GERBER, a mãe, sim, precisa ingerir bastante líquido. Para crianças maiores é importante oferecer chás e sucos para complementar, de preferência sem açúcar. No caso de ser acometida de diarreia, a criança deve receber soro caseiro, que é muito simples: para um litro de água, adicionar uma colher de suco rasa com açúcar e uma colher de chá com sal.

Prefeitura assina contrato e obras na praça da Bandeira serão retomadas nos próximos dias. Ocontrato para a retomada das obras da segunda etapa da praça da Bandeira foi assinada na manhã de hoje, na prefeitura. São mais de 8 mil metros quadrados e investimentos do ministério do turismo, via emenda parlamentar do deputado federal Celso Maldaner. O valor total da obra, após nova licitação, ficou em 835 mil e 993 reais, sendo 692 mil e 537com 32 do ministério do turismo.

Município tem contrapartida de 143 mil 456 reais de contrapartida. A empresa tem até 180 dias para entregar a obra pronta. RAFAEL CALLEFI, prefeito de São Lourenço do Oeste, diz que as obras foram interrompidas em junho deste ano depois do descumprimento de cláusulas contratuais e de normas do ministério do trabalho e leis trabalhistas por parte da empresa vencedora da licitação. Um dos descumprimentos de contrato é quanto ao prazo da obra, visto que no período em que deveria estar concluindo os serviços à empresa executou somente, 24,08% da obra.

Município tem contrapartida de 143 mil 456 reais de contrapartida. A empresa tem até 180 dias para entregar a obra pronta. RAFAEL CALLEFI, prefeito de São Lourenço do Oeste, frisa mais uma vez que as obras foram interrompidas em junho deste ano depois do descumprimento de cláusulas contratuais e de normas do Ministério do Trabalho e Leis Trabalhistas por parte da empresa vencedora da licitação, a Construtora e Incorporadora Palmitinho Ltda-ME. “Um dos descumprimentos de contrato é quanto ao prazo da obra, visto que no período em que deveria estar concluindo os serviços à empresa executou somente, 24,08% da obra”, relata.

Empresa sofreu penalidades. Um decreto do governo municipal determina a aplicação de penalidades administrativas à empresa Construtora. No decreto, fica determinada à empresa a aplicação de multa em valor equivalente a 10 por cento, calculado sobre a parcela inexecutada, correspondente a 69 mil 235 reais e 65 centavos, suspensão do direito de licitar e impedimento de contratar com o município, fundo municipal de saúde e autarquias, pelo prazo de dois

O decreto de punições contra a empresa que descumpriu clausulas de contrato em obra de São Lourenço vai além. Retenção, em definitivo, pela contadoria geral do município, dos pagamentos relativos à empresa, até o valor da multa contratual, para fins de compensação, procedendo-se ao pagamento do saldo remanescente, caso houver. RUBENS MOCELLIN, secretário de Relações Institucionais, explica que a interrupção de seis meses na obra deve-se aos atos protelatórios praticados pela empresa após abertura do processo administrativo.

Colisão traseira deixa danos materiais na SC 160. m acidente ocorreu no KM 23,450 da Rodovia SC160, município de Saltinho. Foi uma colisão traseira envolvendo uma Captiva, emplacada em Ilhota, conduzida por um homem de31 anos e uma Saveiro emplacada no município de Itapejara do Oeste, dirigida por um homem de 29 anos. Não houveram feridos, e os veículos tiveram danos de pequena monta.

Veículo sai da pista na SC 157. Um acidente ocorreu por volta das 14 horas de ontem, no KM 19,200 da rodovia em São Lourenço do Oeste. Um Logan com placas de Realeza, Paraná, saiu da pista e bateu contra um barranco. O carro era conduzido por um homem de 35 anos que não se feriu. No veículo foram registrados danos de pequena monta.

Polícia Militar recupera motocicleta com registro de Roubo. Uma moto HONDANXR160 BROS foi furtada no dia 27 de dezembro, na Linha Platanéia, interior de Novo Horizonte. No dia foram efetuadas rondas na localidade, porém, apesar do esforço dos policiais, o veículonão foi localizado. Na manhã de sábado surgiram novas informações sobre o paradeiro da moto, e os policiais se deslocaram até o local, onde localizaram amotocicleta escondida numa área de mata.

Motorista é preso por dirigir embriagado. Durante fiscalização de transito no KM 05,100 da SC-157 em São Lourenço do Oeste, foi abordado um veículo Elantra de PaulíniaSP por volta das 21 horas. O carro era conduzido por um homem de 30 anos com sinais de embriaguez. Foi feito o teste do bafômetro que comprou o fato. Ele foi preso em flagrante e encaminhado para demais providências.

Mãe chama Polícia para controlar filho agressivo. A Polícia Militar de São Lourenço do Oeste foi chamada ontem, pois estaria ocorrendo uma discussão entre familiares, na Rua Frei Antônio Coletti, bairro São Francisco, em Francisco Beltrão. Ao chegar no local, os policiais fizeram contato com uma mulher de 34 anos, ela informou que seu filho de 19 anos, chegou em casa de uma festa por volta das seis horas e 30 minutos, quando começaram a discussão. Ela contou que seu filho ficou agressivo, a ameaçou e danificou o vidro de uma porta.

O companheiro da mulher de 38 anos tentou intervir na discussão, quando o adolescente o agrediu com socos, ocasionando lesões. Os policiais deram voz de prisão pelos crimes de Lesão corporal leve, Dano e ameaça em de violência doméstica. Os envolvidos foram encaminhados até a delegacia de polícia para o término dos procedimentos cabíveis.

Polícia prende homem com mandado de prisão por estupro. Por volta das 11 horas de ontem, uma equipe da Polícia Militar de Marmeleiro avistou conduzindo uma motocicleta Biz, um homem de 23 anos, que tinha mandado de prisão por estupro de vulnerável. Ao realizar a abordagem ele fugiu, e, após acompanhamento, sofreu uma queda e tentou fugir a pé, porém foi preso e encaminhado à delegacia da Polícia Civil, ficando a disposição da Justiça.

Bombeiros salvam um bebê de apenas sete dias que havia se engasgado com leite materno. O caso aconteceu na manhã de ontem, por volta das dez horas, no loteamento Meneguetti, bairro Santa Catarina, em São Lourenço do Oeste. A bebê estava com as vias aéreas parcialmente obstruídas pelo leite materno. Após o procedimento de desobstrução, a criança foi salva. Ela foi encaminhada ao pronto-atendimento.

BOPE apreende granadas e droga no Paraná. Ontem, após uma abordagem de rotina, foram feitas buscas num veículo, onde foi encontrado um carregamento de maconha e duas granadas. Foi dado voz de prisão ao motorista de 36 anos, que afirmou que levaria a droga para Porto Alegre. Ele foi encaminhado junto com o material apreendido para a subdivisão de polícia de Francisco Beltrão, pelos crimes de tráfico de drogas e posse de artefato explosivo.

O local foi isolado até a chegada da equipe do BOPE, para o desarme dos objetos. Após verificação, foi confirmado que se tratavam realmente de duas granadas, ambas de efeito moral e que possuem uma carga de explosão com potencial para lesionar gravemente quem manuseia. As granadas foram encaminhas pelo BOPE até uma pedreira desativada para a detonação com segurança.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.