ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 30-11-2019 Sábado

-PF INDICIA BIVAR E TRÊS CANDIDATAS NO CASO DOS LARANJAS DO PSL

-GOVERNO REPASSA MAIS DE UM MILHÃO E 300 MIL PARA COMITÊS DE BACIAS

-TUNÁPOLIS É DESTAQUE ESTADUAL E CONQUISTA PRIMEIRO LUGAR NA AMEOSC EM GESTÃO PÚBLICA

-ENFERMEIRO CONSIDERA QUE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO É ESSENCIAL PARA REDUZIR ÍNDICES DE AIDS E HIV

-SÃO JOÃO DO OESTE INICIA NA PRÓXIMA SEMANA O PROGRAMA MUNICIPAL DE CIRURGIAS ELETIVAS

-APÓS DEZ ANOS, REGIMENTO INTERNO DO LEGISLATIVO PASSA POR NOVA REVISÃO

-RAÇÃOZEIRO SAI DA PISTA E TOMBA NA SC 163

-MOTORISTA MORRE EM COLISÃO FRONTAL NA SC 283


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 18graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 60 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.


Quase um quarto dos jovens é tão dependente dos próprios celulares que eles passaram a ser considerados viciados nos dispositivos. Um estudo, realizado por pesquisadores do King's College de Londres, afirma que esse comportamento viciante significa que as pessoas ficam "em pânico" ou "chateadas" se lhes for negado acesso constante aos aparelhos. Para os pesquisadores, esse vício está associado a problemas de saúde mental. A pesquisa apontou que 23 por cento dos 42 mil jovens analisados tem sintomas de vicio no uso do celular.


O presidente da Turquia, RECEP TAYYIP ERDOGAN, criticou nesta sexta-feira o líder da França, EMMANUEL MACRON, dizendo que está em "estado de morte cerebral", o que acentua a tensão a uma semana da cúpula da Otan. Na quinta-feira, MACRON criticou a ofensiva que a Turquia lançou no mês passado na Síria contra uma milícia curda apoiada por países ocidentais. As declarações do líder turco reforçam as tensões entre a Turquia e a Otan, da qual Ancara é membro, antes de uma cúpula da Aliança que ocorrerá em Londres na próxima semana.


O Peru não está isento de protestos sociais e políticos como os que diversos países da América Latina vivenciam enquanto não reduzir a pobreza e combater a corrupção. A afirmação é do presidente peruano, MARTÍN VIZCARRA. Ele disse que a "autêntica" economia de livre mercado que ajuda o desenvolvimento do país é aquela que promove e protege os interesses das maiorias, fomentando a competição, e não só os pequenos grupos de poder. VIZCARRA fez uma crítica aberta a empresários reunidos no sul de Lima nesta sexta-feira.


O Ministério da Saúde estima que 135 mil pessoas vivem com HIV no Brasil e não sabem. Com base nessa estimativa, a campanha lançada em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids quer incentivar as pessoas que se colocaram em risco a procurar uma unidade de saúde para realizar o teste rápido. Considerando o período entre 1980 e junho de 2019 foram detectados 966 mil e 58 casos de Aids no país. Segundo o diretor do departamento de doenças crônicas e infecções sexualmente transmissíveis, GERSON PEREIRA, o país adotou a recomendação do início do tratamento para todas as pessoas após o diagnóstico de HIV, independente da condição clínica do paciente. Por causa do tratamento mais acessível, o governo informou ainda que os casos de Aids reduziram em 13 por cento entre 2014 e 2018.


O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta sexta-feira que a cultura no Brasil precisar "estar de acordo com a maioria da população", ao ser questionado se manterá à frente da Fundação Cultural Palmares o jornalista SÉRGIO NASCIMENTO DE CAMARGO. Nomeado na quarta-feira para presidir a fundação, que tem entre suas missões promover a cultura afro-brasileira, CAMARGO pediu o fim do movimento negro e afirmou que a escravidão no Brasil foi "terrível", porém "benéfica para os descendentes". A fundação Palmares fica na estrutura da Secretaria Especial da Cultural, o antigo Ministério da Cultura. A secretaria integrava o Ministério da Cidadania, mas foi transferida para a pasta do Turismo.


O presidente nacional do PSL, o deputado federal LUCIANO BIVAR, e três candidatas a deputada pelo partido foram indiciados pela Polícia Federal, nesta sexta-feira. Além de BIVAR, são alvo da investigação sobre um esquema de candidaturas laranjas usado nas eleições de 2018 LOURDES PAIXÃO, que tentou se eleger deputada federal, além de ÉRIKA SIQUEIRA e MARIANA NUNES, candidatas a deputada estadual. As três mulheres são suspeitas de participar do desvio de verba do Fundo Partidário do PSL, segundo as investigações da PF. Na quarta-feira, o Tribunal Regional Eleitoral reprovou as contas de campanha de LOURDES PAIXÃO.



Acontece neste sábado em todos os municípios catarinenses o Dia D da vacinação contra o sarampo. A campanha atual tem como público-alvo adultos entre 20 e 29 anos. Os postos de saúde abrem entre oito da manhã e cinco da tarde. Será o último dia da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, jovens e adultos nesta faixa etária são os que mais têm contraído a doença no estado. Santa Catarina tem 94 casos confirmados de sarampo este ano, conforme o boletim mais recente da Dive-SC, divulgado em 13 de novembro.


A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou a Medida Provisória que trata de benefícios fiscais a agrotóxicos e outros produtos. O texto assegurou a isenção do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias para os defensivos agrícolas até 30 de abril de 2020. Os deputados barraram a sugestão do governo do estado da tributação por toxidade do agrotóxico. Em relação aos agrotóxicos, a data de 30 de abril de 2020 descrita no texto aprovado é a do final do convênio do Conselho Nacional de Política Fazendária, que trata do tema. O texto deve ser sancionado pelo governador CARLOS MOISÉS nos próximos dias.


A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável realizou, nesta semana, o repasse de mais de um milhão e 300 mil reais para os Comitês de Bacias que gerenciam parte das bacias hidrográficas do estado. O investimento, feito através da Secretaria Executiva do Meio Ambiente, tem como objetivo trazer mais qualidade e eficiência na gestão hídrica de Santa Catarina. Para o secretário executivo do Meio Ambiente, FELIPE ASSUNÇÃO ALENCAR, os Comitês de Bacias têm papel fundamental no amplo debate e planejamento de ações. Ele reforça que o objetivo desse fortalecimento é o gerenciamento sustentável aliado à inovação para trazer resultados efetivos à qualidade dos rios e mananciais.


-TUNÁPOLIS É DESTAQUE ESTADUAL E CONQUISTA PRIMEIRO LUGAR NA AMEOSC EM GESTÃO PÚBLICA

-ENFERMEIRO CONSIDERA QUE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO É ESSENCIAL PARA REDUZIR ÍNDICES DE AIDS E HIV

-SÃO JOÃO DO OESTE INICIA NA PRÓXIMA SEMANA O PROGRAMA MUNICIPAL DE CIRURGIAS ELETIVAS

-APÓS DEZ ANOS, REGIMENTO INTERNO DO LEGISLATIVO PASSA POR NOVA REVISÃO


Comunidade de Santo Antônio sedia hoje o vigésimo nono encontro Regional dos Descendentes Romenos Bessarabianos. O evento tem a presença confirmada do Ministro e primeiro Cônsul da Embaixada da Romênia no Brasil, VALERÍU RUSU, autoridades regionais e estaduais. A comunidade de Santo Antônio é a sede da Associação Regional, que abrange descendentes de Itapiranga, Iporã do Oeste, Mondaí e São João do Oeste. Também possui memorial que marcou o início da mobilização para organizar os descendentes da Romênia que vivem no Extremo Oeste. A programação do encontro inicia às 18 horas e 30 minutos com homenagens, momento cultural com apresentação de músicas líricas em língua romena, assembleia geral ordinária da Associação e jantar típico na sede da comunidade de Santo Antônio.


Secretaria de Agricultura de Iporã do Oeste realiza última recolha de lixo reciclável do ano no interior. A recolha será realizada na próxima semana, a partir de segunda-feira, abrangendo todas as comunidades. O secretário, HENRIQUE KICKOW, explica que esta é uma oportunidade para os produtores fazerem a limpeza das suas propriedades, lembrando que a recolha será retomada na primeira semana cheia de fevereiro. Os funcionários da secretaria de Transportes e Obras que realizam o serviço da recolha estarão de férias do dia seis de dezembro até a primeira semana de janeiro. HENRIQUE KICKOW lembra que o caminhão não entra nos acessos para fazer a recolha, e o lixo deve ser depositado a beira da estrada geral. O material recolhido é encaminhado para a empresa de reciclagem Sucatas Iporã na linha São Lourenço.


Paróquia de Descanso abrange cerca de 13 mil pessoas divididas em três municípios. Além de Descanso, a abrangência é também em Belmonte e parte de Santa Helena. Conforme o padre da paróquia Santo Estanislau Kotska, NELSON LIBANO, em Descanso e Belmonte são atendidas todas as comunidades, e de Santa Helena faz parte da paróquia a comunidade de Liberdade. Inicialmente apenas Descanso pertencia a paróquia, e as demais comunidades foram incorporadas após a emancipação dos municípios. O padre afirma que a divisa de território entre os municípios não é um empecilho, porque todos se unem com o mesmo objetivo. O padre NELSON assumiu a paróquia há dois anos e meio.


Neste domingo a igreja católica inicia o tempo do advento e o novo ano litúrgico. O padre NELSON LIBANO destaca que o símbolo da preparação do Natal deste ano é a casa. O padre explica que este ano a diocese de Chapecó completou 60 anos, e na assembleia com as 41 paróquias e 90 municípios, foram traçados quatro pilares do tema central. Padre NELSON cita os pilares da palavra, pão, caridade e missão. Além das celebrações de preparação ao Natal, o padre lembra que é disponibilizado aos fiéis o sacramento da confissão. Também estão sendo realizadas visitas as famílias, além dos encontros dos grupos de reflexão e das visitas mensais a pessoas doentes. No momento 47 novos ministros estão concluindo a formação e no começo do ano assumem as funções nas comunidades.


Coordenação dos Idosos de Tunápolis inicia encontros de encerramento com os grupos. No total são 11 grupos, com 950 idosos. A coordenadora dos grupos, FRANCIELE STAUB, cita que na quarta-feira ocorreu o encerramento com o grupo da sede e na quinta-feira com o grupo de São Pedro. Na próxima semana, FRANCIELE destaca o encerramento na segunda-feira com o grupo de São Jorge, na terça-feira São Sebastião e Canaleta, na quarta-feira Pitangueira, Raigão Alto e Raigão Baixo, e na quinta-feira o grupo de Bonita, São José e Fátima. Durante os encontros são realizados almoços de confraternização, com lanche da tarde e entrega de presentes pela administração. A coordenadora ressalta que novas inscrições para os grupos serão realizadas no início do ano. Ela chama atenção também para o trabalho com o grupo de idosos com mais de 80 anos, em que o segundo encontro anual será na segunda-feira à tarde, na Vila Natalina.


Empresários de São João do Oeste podem participar de capacitação gratuita na próxima semana. Nos dias dois e cinco de dezembro, a ACISJO e o SEBRAE promovem uma capacitação com o tema “Como Atender Melhor Seu Cliente”. De acordo com o assessor de Planejamento, Gestão e Economia, VANEI RITTER, as inscrições podem ser feitas na Associação Comercial e Industrial. A capacitação é gratuita e terá como local o auditório da Feira Livre, com início às 19 horas nos dois dias. Entre os conteúdos que serão abordados estão atendimento a clientes, como atrair, reter e fidelizar o cliente e como agir diante de reclamações. VANEI destaca que outra atividade que também está em andamento é o Inventário Turístico, que será elaborado por consultores do SEBRAE e membros do Conselho Municipal de Turismo. / O Inventário faz parte da elaboração do Plano Municipal de Turismo, que busca mapear as principais atrações turísticas de São João do Oeste.


CRAS de São João do Oeste atende mais de 600 usuários durante o ano com trabalhos de grupos e visitas. Conforme a coordenadora do CRAS Família Cidadã, CRISTIANE DOS REIS, 2019 foi um ano bastante produtivo para os profissionais, e também de mudança para a nova sede, na feira livre municipal. Em relação aos trabalhos, a coordenadora cita que foram realizadas 86 visitas domiciliares, com o atendimento de 662 usuários que buscaram os serviços do CRAS. CRISTIANE ressalta que no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e no Serviço de Proteção e Atendimento Integral as Famílias, foram atendidos semanalmente, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, 120 usuários, divididos em 13 grupos.Segundo a coordenadora, o trabalho em grupo objetiva trabalhar a autonomia e o desenvolvimento dos usuários, através das oficinas de artesanato, capoeira e rodas de conversa. Ela lembra que estas rodas de conversa, sobre temas diversos, também foram realizadas mensalmente nas comunidades.


A campanha do agasalho teve uma adesão expressiva pelos munícipes durante o ano. A coordenadora do CRAS ressalta que cerca de 500 munícipes foram beneficiados pela campanha. CRISTIANE DOS REIS ressalta que na próxima semana a equipe técnica do CRAS fará uma avaliação com os grupos, em relação ao trabalho desenvolvido em 2019. A coordenadora afirma que o objetivo é ouvir de cada usuário um retorno sobre o trabalho realizado, e as expectativas para o próximo ano. Para finalizar o ano, em cada encontro de encerramento com os grupos será realizada uma confraternização. A coordenadora do CRAS lembra que o trabalho com os grupos terá sequencia em janeiro, com acompanhamento dos profissionais, e a inclusão de novos participantes. A equipe do CRAS de São João do Oeste é composta por assistente social, psicóloga, coordenadora e auxiliar de coordenação. No período de final e início do ano o CRAS mantém o atendimento com revezamento de férias entre os profissionais.


A coordenadora do CRAS Família Cidadã de São João do Oeste cita a importância do trabalho realizado em parceria com outras entidades. CRISTIANE DOS REIS destaca a parceria com os setores da saúde e educação, além do Conselho Tutelar. A coordenadora lembra que o público prioritário da assistência social são os beneficiários do programa Bolsa Família, do Benefício de Prestação Continuada, e munícipes que estejam passando por alguma situação de vulnerabilidade social. As entidades parcerias também fazem o encaminhamento ao CRAS quando identificam a necessidade.


Epagri de Santa Helena irá usar tribuna livre do legislativo para apresentar trabalhos do ano. A sessão com a participação da Epagri será realizada no dia nove de dezembro, a partir das 18 horas. Conforme o extensionista, MARCIANO FROZZI, será um espaço para apresentação dos trabalhos, resultados e eventos realizados em 2019. O extensionista faz um convite a todos os agricultores para que prestigiem a sessão. Ele lembra que nesta semana foi realizado um dia de campo na linha Bela Vista. O público alvo foram 35 jovens e produtores que estão fazendo a sucessão familiar das propriedades e participam de capacitação da Epagri. FROZZI destaca que o assunto em pauta foram melhorias na fertilidade do solo e nutrição bovina do gado leiteiro. O extensionista cita que o êxodo rural é uma realidade no município, mas a Epagri trabalha para reverter este quadro. Em 2016 quatro jovens participaram do curso da Epagri, e este ano o número foi de cinco famílias. Para 2020 a expectativa é aumentar a participação.


Tunápolis é destaque estadual e conquista primeiro lugar na Ameosc em gestão pública. O prefeito RENATO PAULATA afirma que a pontuação é reflexo de um trabalho eficiente e responsável. No ranking do IFGF, Tunápolis é o município de melhor colocação na região da Ameosc e ocupa o décimo lugar entre os 295 municípios de Santa Catarina. O prefeito observa que o Índice Firjan de Gestão Fiscal é composto por quatro indicadores em uma avaliação nacional. Autonomia, que é a capacidade de financiar a estrutura administrativa; gastos com pessoal, que significa o grau de rigidez do orçamento; liquidez, que trata do cumprimento das obrigações financeiras das prefeituras e investimentos, que é a capacidade de gerar bem-estar e competitividade.


Tunápolis obteve pontuação de 0,904 avaliada como excelente. A pontuação é de zero a um. Quanto mais próximo de um melhor a gestão fiscal do município. RENATO PAULATA afirma que a dificuldade é grande na gestão pública, em virtude das responsabilidades e restrições de recursos. O prefeito aponta controle rigoroso com o percentual de comprometimento das receitas com a folha de pagamento e saldo em caixa que possibilita investimentos com recursos próprios em 2020. A pontuação foi gerada com dados de 2018. O prefeito avalia que o primeiro lugar na região é fruto do trabalho pensando no bem estar da população e também méritos das administrações anteriores que contribuíram no desenvolvimento do município. Outras cidades aparecem com gestão de excelência como São João do Oeste, Iporã do Oeste e Princesa. Itapiranga, Mondaí e Descanso tem suas gestões consideradas boas. Já Santa Helena e Belmonte estão entre os municípios com suas gestões avaliadas como em dificuldade.


Enfermeiro considera que mudança de comportamento é essencial para reduzir índices de AIDS e HIV. O dia primeiro de dezembro é lembrado como o Dia Mundial de Combate a AIDS. Conforme o enfermeiro da secretaria de Saúde de Iporã do Oeste, PAULO MASSING, apesar da doença sexualmente transmissível estar presente há anos na sociedade, ainda existe preconceito e muitos mitos a respeito da AIDS. O enfermeiro ressalta que a faixa etária que mais é acometida pela doença é dos 20 aos 40 anos. Ele cita que o principal fator de risco é não se prevenir nas relações sexuais, o que o profissional afirma que é um comportamento adotado por algumas pessoas por vezes repetidas, mas em algum momento, acaba acontecendo o contágio do vírus. Em caso de diagnóstico positivo, MASSING ressalta que há o encaminhamento inicial da unidade de saúde e acompanhamento posterior no ambulatório de referência de SMOeste.


O enfermeiro da secretaria de Saúde de Iporã do Oeste lembra que para cada pessoa contaminada com o vírus, são ao menos mais quatro pessoas com a doença, mas que ainda não tem o diagnóstico. Para tanto, PAULO MASSING cita a importância dos testes rápidos disponibilizados pelas unidades de saúde, ou os exames de sangue de laboratório. Ele lembra que pessoas que já apresentam sintomas são aquelas diagnosticadas com AIDS. Os principais sintomas são emagrecimento de forma muito rápida, falta de apetite, sonolência, febre, fraqueza e infecção respiratória. Já o HIV não apresenta sintomas no portador do vírus. O enfermeiro lembra que a incidência das doenças é maior entre homens, se comparado as mulheres. A evolução na medicina também permite, a partir do diagnóstico precoce e do pré-natal, evitar a transmissão do vírus da gestante para a criança.


São João do Oeste inicia na próxima semana o programa municipal de cirurgias eletivas. O secretário de Saúde, VITUS RITTER, e o prefeito FERNANDO BISIGO, estiveram na capital do estado esta semana para tratar sobre diversos assuntos, entre eles, o programa municipal de cirurgias eletivas. Conforme o secretário, na última semana o município recebeu da Vigilância Sanitária Estadual o alvará de liberação da ala cirúrgica do hospital. A partir da liberação do alvará, VITUS comenta que foi necessário tratar com o governo do estado a inclusão das cirurgias no contrato. Ele explica que a ala cirúrgica estava parada há cerca de sete anos. O secretário anuncia que na quinta-feira serão realizadas as primeiras cirurgias. A equipe médica, que será paga pelo município, já está contratada, os pacientes já realizaram as consultas e os primeiros já foram chamados. Serão onze tipos de cirurgias. Para este ano a prefeitura tem orçado até 80 mil reais para investimento no programa.


Ainda em Florianópolis, VITUS RITTER cita que na secretaria de Estado da Saúde foram cobrados recursos de uma emenda de 100 mil reais para aquisição de medicamentos na farmácia básica. O valor deve ser depositado nos próximos dias. Outra cobrança foi de um recurso pendente de 40 mil reais para o hospital Santa Casa Rural, o que também deve ser repassado ainda este ano. O secretário de Saúde ressalta que no Departamento da Assistência Farmacêutica foi tratado sobre o atraso na entrega de medicamentos que constam na relação obrigatória do estado. No Instituto Catarinense de Educação Especial, VITUS destaca que foi tratado sobre pacientes do município que necessitam de próteses oculares para corrigir deficiências visuais. O secretário reforça que nesta semana, após ficar alguns dias com dois médicos, a unidade de saúde voltou a contar com três médicos.


Após dez anos, regimento interno da câmara de vereadores de Iporã do Oeste passa por nova revisão. A última alteração ocorreu em 2009. Conforme o presidente do legislativo, FERNANDO OTT, todas as ações e a conduta dos vereadores estão relacionadas ao regimento interno. O presidente explica que é um documento complexo, e prevê inclusive questões que no município não tem utilidade, a exemplo de blocos parlamentares, o que se aplica a câmaras de vereadores de municípios maiores ou a câmara dos deputados. FERNANDO OTT afirma que o objetivo da revisão é que o regimento seja adequado a realidade local e seja mais prático. Foi criada uma comissão, composta por cinco vereadores e três servidores do legislativo, para condução dos trabalhos com orientação da assessoria jurídica. Compõe a comissão os vereadores FERNANDO OTT, ADRIANO KLEIN, MÁRIO HECK, ÍRMI SCHNEIDERS e DARCI DE SOUZA.


Entre as alterações no regimento, o presidente do legislativo, cita as questões que dizem respeito ao recesso. FERNANDO OTT explica que a proposta é excluir o recesso que é concedido até então aos vereadores na metade do ano, valendo apenas o período de recesso de final do ano. O presidente explica que o vereador não recebe a mais no seu salário para participar de sessões extraordinárias e em comissões, mas na nova proposta do regimento, a sugestão é descontar o salário dos vereadores que deixarem de participar. OTT enfatiza que nos próximas sessões o projeto de revisão do regimento dará entrada para votação ainda este ano, mas ainda irá passar pela avaliação das comissões. Em relação aos oito projetos em tramitação, o presidente cita que houve uma emenda no projeto que trata do pagamento do abono salarial, e não irá para votação na próxima sessão. A emenda prevê que o servidor tenha direito ao abono mesmo estando de licença prêmio. Até final do ano serão mais três sessões, havendo a necessidade de sessão extra.


O presidente do legislativo de Iporã do Oeste faz avaliação positiva da participação dos vereadores e servidores no congresso da União dos Vereadores ainda neste mês. FERNANDO OTT cita temas importantes abordados no evento, e que auxiliam no melhor desempenho da função pelos vereadores. Do município participaram sete vereadores e quatro servidores. O vereador de São João do Oeste, GERVÁSIO JUNGBLUT se manifestou dizendo que não concorda com esta despesa aos cofres públicos, e defendeu maior participação dos vereadores nos eventos locais e regionais. OTT avalia que a colocação do vereador do município vizinho foi equivocada, porque o congresso é um evento sério e com muitas temáticas relevantes. O presidente da câmara de vereadores explica que em Iporã do Oeste foi definido no começo do ano que cada vereador poderia participar de dois congressos durante o ano, e cada um pode optar pela data de participação no evento.


-RAÇÃOZEIRO SAI DA PISTA E TOMBA NA SC 163

-MOTORISTA MORRE EM COLISÃO FRONTAL NA SC 283


Polícia Civil deflagra Operação Reclusos em Maravilha. Na manhã desta sexta-feira a Polícia Civil de Maravilha, com apoio do canil de Chapecó e São Lourenço do Oeste, deflagrou a Operação Reclusos, relacionada ao crime de tráfico ilícito de entorpecentes. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, sendo apreendidas diversas porções de cocaína e quantia em dinheiro. A operação policial resultou na prisão em flagrante de um homem de 29 anos pela prática do crime de tráfico de drogas. A investigação iniciou quando a Polícia Civil ficou sabendo que presos que realizavam trabalho fora da Unidade Prisional estavam tendo acesso a drogas. A partir de então, o Setor de Investigação Criminal realizou diligências com objetivo de identificar o fornecedor das drogas, bem como onde ficava armazenado o entorpecente. A investigação continua para o esclarecimento do esquema criminoso, não sendo descartado pela polícia o envolvimento de outras pessoas.


Ex-prefeito de SMOeste é condenado por fraude em licitação.O Ministério Público de Santa Catarina obteve a condenação de NELSON FOSS DA SILVA, ex-prefeito de SMOeste, do ex-secretário da Fazenda IVANOR SIMON, da então Procuradora Jurídica do município, MARINA GUERINI, e de CLEYTON ADRIANO MORESCO e PAULO CESAR GNOATTO, advogados da empresa paranaense Gnoato e Moreto Advogados Associados, por fraude em uma licitação para contratação de serviços de advocacia cujo objeto era a recuperação de créditos tributários para o município. A ação civil pública foi ajuizada pela quarta Promotoria de Justiça da Comarca, com atuação na área da moralidade administrativa. Na ação de 2016, a Promotoria relata que a empresa foi contratada por inexigibilidade de licitação, de forma fraudulenta e por um valor que de 375 mil.


O serviço prestado pelo escritório de advocacia poderia ser realizado pelos assessores e procuradores jurídicos do município e não deveria ser alvo dessa modalidade de licitação, por se tratar de uma ação judicial com ampla jurisprudência e diversas decisões judiciais, inclusive com repercussão pública. Apesar disso, em abril de 2010 foi firmado um contrato entre o município e a empresa paranaense. Segundo o Ministério Público, a contratação foi iniciada a pedido do então secretário IVANOR SIMON, teve o parecer jurídico aprovado pela então procuradora do município MARINA GUERINI e a contratação aprovada pelo ex-prefeito NELSON FOSS. Já os advogados CLEYTON MORESCO e PAULO GNOATTO, mesmo cientes da irregularidade, ofereceram o trabalho. Todos agiram em favorecer a empresa e em afronta à Lei de Licitações. De acordo com o MP, além de irregularidades, a contratação também teve como objetivo enriquecer ilicitamente os sócios da empresa.


Diante dos fatos apresentados pelo Ministério Público, os cinco réus foram condenados em 19 de novembro de 2019. NELSON FOSS DA SILVA, MARINA GUERINI e IVANOR SIMON foram condenados à suspensão dos direitos políticos por três anos e ao pagamento de multa de 10 vezes o valor da remuneração recebida na época dos fatos. Os advogados CLEYTON ADRIANO MORESCO e PAULO CESAR GNOATTO foram condenados ao pagamento de multa de 10 vezes o valor da remuneração recebida pelo ex-prefeito e à proibição de contratação com o Poder Público ou de recebimento de benefícios fiscais por três anos. A empresa Gnoato e Moresco Associados também foi condenada à pena de proibição de contratação com o Poder Público ou de recebimento de benefícios fiscais pelo prazo de três anos. Na época em que a ação civil pública foi ajuizada, para impedir prejuízo aos cofres públicos, o MP obteve uma medida liminar para suspender o contrato e os pagamentos até o julgamento. Junto com a condenação dos réus, a Justiça também confirmou a liminar e determinou que todos os valores relativos ao contrato sejam revertidos em favor do município. A decisão é passível de recurso.


Raçãozeiro sai da pista e tomba na SC 163. O acidente ocorreu pouco depois das seis horas da manhã deste sábado, na SC 163, na linha Cabeceira do Taquarussu, Iporã do Oeste. No local, um caminhão raçaozeiro Mercedez Benz Atego, placas de Xanxerê, saiu da pista e tombou as margens da rodovia. O motorista, um homem de 62 anos e o passageiro, um rapaz de 18 anos, não se feriram. Para a reportagem da Rádio Oeste o motorista relatou que trafegava sentido Descanso a Iporã do Oeste, quando em uma curva, próximo ao cemitério da linha Cabeceira do Taquarussu, perdeu o controle do caminhão, saiu da pista e tombou. O caminhão seguia para Itapiranga, onde faria o carregamento. A Polícia Militar Rodoviária sinalizou o local, e um guincho foi acionado para remover o veículo.


Motorista morre em colisão frontal entre carro e caminhão na SC 283. O Corpo de Bombeiros e o Samu atenderam um acidente de trânsito durante a madrugada deste sábado na SC 283, Balneário de Pratas, em São Carlos. A ocorrência foi registrada por volta das três horas e 20 minutos de hoje. No local ocorreu uma colisão frontal entre um Uno de São Carlos e um caminhão com placas de Riqueza. Na chegada da guarnição a vítima de 42 anos, que era o motorista do carro, estava sem cinto de segurança e presa nas ferragens, já sem os sinais vitais. O nome do condutor que morreu no local não foi informado. O caminhoneiro de 36 anos não se feriu e permaneceu no local até chegada do socorro. Os bombeiros fizeram o trabalho de retirada do corpo. A PM esteve no local até a chegada da Polícia Militar Rodoviária. O IML de Chapecó também foi chamado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.