ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - sexta-feira - 30 11 2018

-PEDIDO DE HABEAS CORPUS PARA LULA SERÁ JULGADO NA TERÇA-FEIRA

-SC MANTEM CONDIÇÃO DE ESTADO COM MAIOR EXPECTATIVA DE VIDA DO PAÍS

-IVANDRO SPENGLER É ELEITO PRESIDENTE DA CDL

-MUNICÍPIO FECHA OUTUBRO COM SALDO DE 42 VAGAS DE EMPREGO ABERTAS

-MINISTÉRIO PÚBLICO AJUÍZA AÇÃO CIVIL CONTRA SUPERLOTAÇÃO DE CRECHES

-POLÍCIA PRENDE SUSPEITO DE MANTER EX-COMPANHEIRA EM CÁRCERE PRIVADO

-MOTORISTA DE FURGÃO MORRE EM COLISÃO CONTRA CARRETA NA BR 282

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 centavos para venda.

Os índices de suicídio e overdose de drogas puxaram o número de mortes nos Estados Unidos em 2017 e levaram a uma queda na expectativa de vida no país. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, órgão que contabiliza dados americanos de saúde. Foram dois milhões e 800 mil mortes no país ano passado, 70 mil a mais do que o registro do ano anterior. Esse é o maior número em mais de um século, desde o início do monitoramento do governo.


Começa nesta sexta-feira em Buenos Aires, na Argentina, e termina no sábado, o encontro das 20 maiores economias do mundo, a cúpula do G20. A expectativa é que a “guerra comercial” e as preocupações com o crescimento da economia mundial se destaquem entre as principais discussões. Alguns dos principais líderes mundiais já desembarcaram em Buenos Aires, entre eles, o presidente dos Estados Unidos DONALD TRUMP e o francês EMNANNUEL MACRON. A capital argentina destacou 24 mil agentes de segurança para trabalhar no evento.

O presidente francês EMMANUEL MACRON, que está em Buenos Aires para a a reunião do G20, disse na tarde desta quinta-feira que o Brasil passou por uma mudança política e que é contra assinar acordos comerciais amplos com países que não respeitam o Acordo de Paris, no qual os países se comprometem a agir contra as mudanças climáticas. O presidente eleito brasileiro JAIR BOLSONARO já disse que o Brasil pode abandonar o acordo e acaba de solicitar que o país não sedie no ano que vem. O brasileiro afirmou ao Jornal Nacional que manterá o Brasil no Acordo de Paris, desde que "isso não signifique perder a soberania sobre a maior parte da Amazônia".

O futuro ministro da Infraesturutra do governo JAIR BOLSONARO, TARCÍSIO GOMES DE FREITAS, afirmou nesta quinta-feira que é favorável a manter a tabela de frete mínimo. A criação da tabela foi negociada durante a greve dos caminhoneiros, mas é questionada no Supremo Tribunal Federal. FREITAS comentou o assunto após participar de cerimônia de lançamento dos editais do leilão de 12 aeroportos, quatro terminais portuários e da Ferrovia Norte-Sul. Ele disse que é importante manter a tabela de frete mínimo para poder prestigiar essa categoria que é tão importante para o país.

Mil e 61 médicos já se apresentaram nos municípios onde irão substituir os cubanos do programa Mais Médicos, informou o Ministério da Saúde nesta quinta-feira. Esse número representa 12 vírgula sete por cento dos oito mil 345 que já estão alocados pelo processo de inscrição. Segundo o órgão, 98 por cento das vagas já foram preenchidas. Um levantamento do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde mostra que cerca de 40 por cento dos inscritos no Mais Médicos já tinham emprego nas Equipes de Saúde da Família no SUS.

A procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, enviou nesta quinta-feira ao Supremo Tribunal Federal parecer contra o pedido de liberdade protocolado pela defesa do ex-presidente LULA. O presidente da Segunda Turma da Corte, RICARDO LEWANDOWSKY, marcou o julgamento do caso para a próxima terça-feira. No habeas corpus, os advogados de LULA sustentam que a indicação do ex-juiz federal SERGIO MORO para o Ministério da Justiça demonstra parcialidade do magistrado e também que ele agiu "politicamente". RAQUEL DODGE afirma que as acusações são "ilações infundadas".

Uma pessoa nascida em Santa Catarina em 2017 tinha expectativa de viver, em média, até os 79 vírgula quatro ano. Com essa média, que cresceu na comparação com 2016, o Estado segue como o mais longevo do país. Os dados são das Tábuas Completas de Mortalidade, divulgadas nesta quinta-feira pelo IBGE. A taxa de mortalidade infantil, entretanto, manteve sua trajetória de queda em 2017: de nove vírgula dois a cada mil nascidos vivos em 2016 para oito vírgula nove em 2017. Com essa taxa, Santa Catarina aparece empatado em segundo lugar com Paraná com os menores índices.

O Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Estado aprovou o repasse de 81 milhões de reais para atenção básica de municípios catarinenses. O valor é referente aos atrasos de pagamentos do Sistema Único de Saúde, que deveriam ter sido feitos pelo Governo do Estado às prefeituras. O acordo foi firmado em audiência de conciliação no Fórum de Florianópolis na última quinta-feira e para valer precisava da avaliação da PGE, que decidiu pela aprovação da proposta. O pagamento começa em março de 2019, dividido em 35 parcelas mensais. A primeira será paga em março.

O Banco Mundial fez uma apresentação ao governador eleito de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, sugerindo a renegociação de três financiamentos que o estado tem com outras instituições financeiras. O novo contrato traria uma economia de 400 milhões de reais em pagamento de juros. A contrapartida, entretanto, seria o governo assumir compromissos com medidas amargas, como por exemplo, a restrição da progressão de carreira, congelamento de contratações não estratégicas até 2021, exceto educação, segurança pública e saúde, além do congelamento de salários por três anos e aumentos salariais restritos apenas à reposição da inflação até 2030.

O Retrato Falado deste sábado vai receber mais um pioneiro do município. O programa de amanhã vai contar a história de FLAVIO FRITZEM. Ele veio para São Miguel do Oeste na década de 1960 e trabalhou como agricultor. Ele também puxava toras de árvores para madeireiras da região. O Retrato Falado de amanhã com FLAVIO FRITZEN começa às 10 horas da manhã.

O Peperi Debates deste sábado vai abordar um tema que não é novo, mas que pode ser visto por um outro viés a partir da eleição de políticos mais conservadores: a maioridade penal. Tema da campanha do presidente eleito, JAIR BOLSONARO, a redução da idade penal, que hoje está fixada em 18 anos, deve ser rediscutida pelo Congresso Nacional a partir do ano que vem. O Peperi Debates de amanhã vai analisar os pontos positivos e negativos da redução da maioridade penal no país. O programa vai reunir a assistente social GRACIELE THIEL, a professora de Direito EDENILZA GOBBO, o advogado DARLAN KUHN e o comandante da Polícia Militar, coronel MARCELO DE WALLAU. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.

A Associação dos criadores de bovinos do extremo-oeste vai realizar amanhã o último leilão de gado geral do ano. A comercialização dos animais para recria e engorda começa a uma e meia da tarde no parque de exposições Rineu Gransotto. De acordo com o presidente da entidade, MOACIR PIROCA, a expectativa é de uma boa procura de vendedores e compradores. Mais uma vez haverá financiamento no local. Este será o sexto leilão de gado geral do ano. Além disso, a associação também promove um remate de reprodutores no mês de agosto.

Termina hoje a formação dos diretores e integrantes do Conselho Deliberativo Escolar da gerencia regional de Educação. O encerramento vai ocorrer no auditório da escola São Miguel às duas horas da tarde. O primeiro encontro dos conselheiros aconteceu no mês de maio e depois disso foram realizadas outras capacitações na região. O objetivo do curso foi fortalecer as práticas de gestão democrática nas escolas do estado. No Seminário de encerramento de hoje, cada participante vai apresentar um relato das atividades pedagógicas desenvolvidas ao longo do ano de 2018 que contaram com a participação do Conselho Deliberativo Escolar.

O empresário IVANDRO SPENGLER é o novo presidente da CDL de São Miguel do Oeste. Ele foi eleito por aclamação e vai comandar a entidade nos anos de 2019 e 2020. A assembleia de eleição da nova diretoria teve baixa adesão dos associados. Apenas uma chapa foi apresentada pela situação. O presidente eleito, IVANDRO SPENGLER, atualmente é o diretor de aperfeiçoamento profissional. A vice-presidente eleita é GLEICE KOPP, o diretor financeiro é REIMAR KUNZ e o secretário é RAFAEL MASSAROLO. A posse oficial da nova equipe será no mês de fevereiro.

As principais metas da nova gestão da CDL são manter os serviços que a entidade realiza na região e estreitar a relação IVANDRO SPENGLER. Ele disse que é preciso fazer com que os comerciantes participem cada vez mais de eventos da CDL. SPENGLER comentou que a nova diretoria terá muitos desafios e que o grupo é composto por empresários com bastante experiência de CDL e comércio, mas também com jovens que tem ideias novas e visões diferentes para a câmara. Já a vice-presidente eleita, GLEICE KOOP, disse que o foco da nova diretoria também é buscar o melhor para os associados.

O governo de Santa Catarina ainda deve muito dinheiro para as prefeituras do estado. De acordo com a Federação Catarinense dos Municípios, faltam 85 milhões de reais para a conclusão de obras e convênios em execução nos municípios catarinenses. O prazo para o estado repassar esse montante encerra agora no fim do ano. Nesta quinta-feira, a Fecam emitiu uma alerta vermelho para as prefeituras durante a Assembleia Geral que reuniu prefeitos,executivos, técnicos de entidades municipalistas e coordenadores de colegiados. A grande preocupação das prefeituras é que esse atraso interrompa obras e ações importantes, prejudicando a população nos municípios.

Mais da metade dos recursos de convênios entre o estado e as prefeituras ainda não foi pago. A informação é do diretor executivo da Fecam, RUI BRAUN. Atualmente, são 448 convênios nessa situação que representam 170 milhões a serem aplicados nos municípios. Desse total, 153 milhões são de responsabilidade do Governo do Estado. Até agora, os repasses estaduais somaram 68 milhões, o que equivale a 44 por cento do valor total a ser pago.Mais de 55 por cento, ou seja, 85 milhões, ainda estão pendentes. BRAUN disse que a federação e as associações dos municípios estão se mobilizando para encontrar uma solução para o problema.

A grande preocupação dos prefeitos catarinenses é encerrar o ano sem receber os valores dos convênios firmados com o estado. Segundo o diretor executivo da Fecam, RUI BRAUN, as administrações municipais não têm caixa para arcar com o restante das obras e ações em curso. Ele comentou que a Fecam já solicitou a prorrogação dos prazos que as prefeitura possam receber os valores dos convênios em 2019.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, assinou os contratos de cessão de uso para entidades do município que utilizam as estruturas do Parque de Exposições Rineu Gransotto. O ato aconteceu na tarde desta quinta-feira na prefeitura. Ao todo, são cinco entidades beneficiadas que englobam um grande número associados e participantes. As cessões de espaços do parque foram assinadas com a Associação de Criadores de Ovinos do Extremo Oeste, Associação de Criadores de Bovinos, Centro de Tradições Gaúchas Porteira Aberta, Kart Club São Miguel e Centro de Convivência dos Descendentes de Italianos. As entidades vão explorar a estrutura pública com o compromisso de assumir algumas responsabilidades sobre a manutenção desses espaços.

O prazo da cessão de espaços no parque de exposições Rineu Gransotto para entidades e associações é de 12 anos. O prazo está fixado no contrato assinado ontem pelo prefeito WILSON TREVISAN e pelos representantes das entidades. Os grupos podem ocupar as estruturas, mas as despesas de energia elétrica, água e outras taxas decorrentes do uso ficam a cargo das entidades. Além disso, as benfeitorias efetuadas nas áreas cedidas durante a cessão, serão incorporadas ao patrimônio público.

O município de São Miguel do Oeste fechou o mês de novembro com um saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho, as empresas da cidade contrataram 451 trabalhadores e demitiram 409 no mês passado. O saldo é de 42 vagas abertas. Este foi o melhor resultado para o mês de outubro dos últimos cinco anos. Em 2013, a geração de empregos na cidade alcançou a marca de 71 vagas abertas no mercado de trabalho.

O desempenho de outubro aumentou o saldo positivo de vagas de trabalho abertas no município desde o começo do ano. Entre janeiro e outubro, São Miguel do Oeste teve quatro mil 837 admissões contra três mil 837 demissões, o que dá um saldo acumulado de 349 vagas. O setorcom melhor resultado foi o de serviços com 175 vagas abertas nos dez primeiros meses do ano. Já a indústria teve um saldo positivo de 64 postos de trabalho. As empresas do comércio tiveram 51 contratações a mais do que demissões. Na região, o saldo acumulado desde janeiro é de mil 780 vagas de trabalho abertas em todos os setores pesquisados.

Mais de 40 por cento dos trabalhadores que foram demitidos neste ano em São Miguel do Oeste pediram para sair do emprego. O dado está no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. O levantamento aponta que mil 606 demissões de um total de três mil 837 ocorreram à pedido do trabalhador. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, RENATO ROMANCINI, esse dado aponta que essas pessoas conseguiram empregos melhores e por isso pediram demissão. O secretário disse que os números revelam que emprego não é um problema em São Miguel do Oeste.

Cerca de 10 por cento das contratações feitas neste ano no município foram do primeiro emprego. 412 trabalhadores tiveram a carteira de trabalho assinada pela primeira vez entre janeiro e outubro. Somente em outubro, 39 pessoas ingressaram no mercado de trabalho formal na cidade. Além dos números positivos na geração de empregos, o município também teve um bom índice de abertura de novas empresas nos dez primeiros meses do ano. De acordo com o secretário RENATO ROMANCINI, foram 279 empresas abertas a mais do que o número de negócios que fecharam as portas na cidade. Ele disse que a ação da prefeitura que agilizou a emissão dos alvarás para as empresas teve papel fundamental nesse resultado.

O Ministério Público ajuizou nesta semana uma ação civil pública para que o município faça a adequação do número de alunos por metro quadrado nas creches municipais. De acordo com o promotor ALEXANDRE VOLPATTO, existe um desrespeito aos limites fixados na legislação e uma superlotação nas creches. Na ação, o MP alega que os locais se transformaram em “depósitos” de crianças. O promotor pede que todas as salas sejam adequadas em 60 dias e que a justiça fixe multa pessoal para o prefeito WILSON TREVISAN no valor de cem reais por criança em situação irregular. VOLPATO falou sobre a ação agora à pouco no Peperi Entrevista e os detalhes estarão no Globo em Foco deste sábado.

Um ciclista ficou ferido em um acidente de transito nesta quinta-feira na avenida Willy Barth. A colisão envolveu um Peugeot 207 e uma bicicleta nas proximidades da Zete Materiais de Construção. De acordo com testemunhas, a colisão aconteceu no momento em que o motorista do Peugeot foi entrar em uma via local no bairro Progresso e acabou cortando a frente do ciclista. O ciclista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso com dores na região lombar. O condutor do veículo não se feriu.

Um homem suspeito de manter a ex-companheira em cárcere privado foi preso nesta quinta-feira pela Polícia Civil. O caso aconteceu em uma propriedade rural no interior de São Miguel do Oeste. De acordo com a Delegacia de Proteção a Crianças, adolescente, mulher e idoso, ele também estava ameaçando matar a mãe da vítima e o irmão da ex-companheiro, de apenas 10 anos, caso acionassem a polícia. Segundo a polícia, o suspeito, de 38 anos, ficou inconformado com o rompimento da relação e veio do Rio Grande do Sul atrás da mulher.Ele passou a mantê-la em cárcere privado a fim de obrigá-la a retornar para o estado vizinho. A viagem aconteceria nesta quinta-feira. As três vítimas foram resgatadas em segurança e o autor, após resistência, foi contido pela Polícia Civil. O criminoso foi preso em flagrante por cárcere privado e levado para a cadeia.

Um homem de 40 anos morreu em um acidente de transito nesta quinta-feira na BR 282. A colisão aconteceu por volta das duas horas da tarde em Iraceminha e envolveu um Furgão Renault Master, placas de São Miguel do Oeste e uma carreta do Rio Grande do Sul. O condutor do furgão, ARLI DAHMER, de 40 anos, morreu na hora. Equipes dos Bombeiros e Samu de Maravilha foram chamadas para atendimento da ocorrência, mas ao chegar no local, o motorista do Furgão já estava sem os sinais vitais, com ferimentos múltiplos e preso nas ferragens. O motorista da carreta foi atendido pelos bombeiros. As causas do acidente serão apuradas pela Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.