ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 30-11-2018 Sexta-feira

-PEDIDO DE HABEAS CORPUS PARA LULA SERÁ JULGADO NA TERÇA-FEIRA

-SC MANTEM CONDIÇÃO DE ESTADO COM MAIOR EXPECTATIVA DE VIDA DO PAÍS

-MUNICÍPIO MANTÉM PONTOS DE RECOLHA DE PILHAS E BATERIAS

-CÂMARA PARTICIPA DE CONGRESSO ESTADUAL DE VEREADORES

-ESCOLA PE. BALDUÍNO RAMBO DE TUNÁPOLIS ADERE A IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO

-ANVISA LIBERA INSTALAÇÃO DE MAMÓGRAFO QUE PODERÁ ATENDER CERCA DE 30 MUNICÍPIOS

-MOTORISTA MORRE EM ACIDENTE NA BR-282

-FAMÍLIA PROCURA AGRICULTOR DESAPARECIDO EM CAIBI


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 30graus. A mínima das últimas horas foi de 20graus. Agora, na Central de Jornalismo da Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11centavos para venda.


Os índices de suicídio e overdose de drogas puxaram o número de mortes nos Estados Unidos em 2017 e levaram a uma queda na expectativa de vida no país. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, órgão que contabiliza dados americanos de saúde. Foram dois milhões e 800 mil mortes no país ano passado, 70 mil a mais do que o registro do ano anterior. Esse é o maior número em mais de um século, desde o início do monitoramento do governo.


Começa nesta sexta-feira em Buenos Aires, na Argentina, e termina no sábado, o encontro das 20 maiores economias do mundo, a cúpula do G20. A expectativa é que a “guerra comercial” e as preocupações com o crescimento da economia mundial se destaquem entre as principais discussões. Alguns dos principais líderes mundiais já desembarcaram em Buenos Aires, entre eles, o presidente dos Estados Unidos DONALD TRUMP e o francês EMNANNUEL MACRON. A capital argentina destacou 24 mil agentes de segurança para trabalhar no evento.


O presidente francês EMMANUEL MACRON, que está em Buenos Aires para a a reunião do G20, disse na tarde desta quinta-feira que o Brasil passou por uma mudança política e que é contra assinar acordos comerciais amplos com países que não respeitam o Acordo de Paris, no qual os países se comprometem a agir contra as mudanças climáticas. O presidente eleito brasileiro JAIR BOLSONARO já disse que o Brasil pode abandonar o acordo e acaba de solicitar que o país não sedie no ano que vem. O brasileiro afirmou ao Jornal Nacional que manterá o Brasil no Acordo de Paris, desde que "isso não signifique perder a soberania sobre a maior parte da Amazônia".



O futuro ministro da Infraestrutura do governo JAIR BOLSONARO, TARCÍSIO GOMES DE FREITAS, afirmou nesta quinta-feira que é favorável a manter a tabela de frete mínimo. A criação da tabela foi negociada durante a greve dos caminhoneiros, mas é questionada no Supremo Tribunal Federal. FREITAS comentou o assunto após participar de cerimônia de lançamento dos editais do leilão de 12 aeroportos, quatro terminais portuários e da Ferrovia Norte-Sul. Ele disse que é importante manter a tabela de frete mínimo para poder prestigiar essa categoria que é tão importante para o país.


Mil e 61 médicos já se apresentaram nos municípios onde irão substituir os cubanos do programa Mais Médicos, informou o Ministério da Saúde nesta quinta-feira. Esse número representa 12 vírgula sete por cento dos oito mil 345 que já estão alocados pelo processo de inscrição. Segundo o órgão, 98 por cento das vagas já foram preenchidas. Um levantamento do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde mostra que cerca de 40 por cento dos inscritos no Mais Médicos já tinham emprego nas Equipes de Saúde da Família no SUS.


A procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, enviou nesta quinta-feira ao Supremo Tribunal Federal parecer contra o pedido de liberdade protocolado pela defesa do ex-presidente LULA. O presidente da Segunda Turma da Corte, RICARDO LEWANDOWSKY, marcou o julgamento do caso para a próxima terça-feira. No habeas corpus, os advogados de LULA sustentam que a indicação do ex-juiz federal SERGIO MORO para o Ministério da Justiça demonstra parcialidade do magistrado e também que ele agiu "politicamente". RAQUEL DODGE afirma que as acusações são "ilações infundadas".



Uma pessoa nascida em Santa Catarina em 2017 tinha expectativa de viver, em média, até os 79 vírgula quatro ano. Com essa média, que cresceu na comparação com 2016, o Estado segue como o mais longevo do país. Os dados são das Tábuas Completas de Mortalidade, divulgadas nesta quinta-feira pelo IBGE. A taxa de mortalidade infantil, entretanto, manteve sua trajetória de queda em 2017: de nove vírgula dois a cada mil nascidos vivos em 2016 para oito vírgula nove em 2017. Com essa taxa, Santa Catarina aparece empatado em segundo lugar com Paraná com os menores índices.


O Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Estado aprovou o repasse de 81 milhões de reais para atenção básica de municípios catarinenses. O valor é referente aos atrasos de pagamentos do Sistema Único de Saúde, que deveriam ter sido feitos pelo Governo do Estado às prefeituras. O acordo foi firmado em audiência de conciliação no Fórum de Florianópolis na última quinta-feira e para valer precisava da avaliação da PGE, que decidiu pela aprovação da proposta. O pagamento começa em março de 2019, dividido em 35 parcelas mensais. A primeira será paga em março.


O Banco Mundial fez uma apresentação ao governador eleito de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, sugerindo a renegociação de três financiamentos que o estado tem com outras instituições financeiras. O novo contrato traria uma economia de 400 milhões de reais em pagamento de juros. A contrapartida, entretanto, seria o governo assumir compromissos com medidas amargas, como por exemplo, a restrição da progressão de carreira, congelamento de contratações não estratégicas até 2021, exceto educação, segurança pública e saúde, além do congelamento de salários por três anos e aumentos salariais restritos apenas à reposição da inflação até 2030.


-MUNICÍPIO MANTÉM PONTOS DE RECOLHA DE PILHAS E BATERIAS

-CÂMARA PARTICIPA DE CONGRESSO ESTADUAL DE VEREADORES

-ESCOLA PE. BALDUÍNO RAMBO DE TUNÁPOLIS ADERE A IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO

-ANVISA LIBERA INSTALAÇÃO DE MAMÓGRAFO QUE PODERÁ ATENDER CERCA DE 30 MUNICÍPIOS


Força Tarefa do Corpo de Bombeiros realiza treinamento em Itapiranga. Atividades foram realizadas ontem no Rio Uruguai. Bombeiros militares integrantes da Força Tarefa do Batalhão de São Miguel do Oeste realizaram treinamento de busca e resgate em inundações e enxurradas. Segundo o comandante do corpo de bombeiros de Itapiranga, sargento ANDRÉ RAUBER, 18 militares participaram de várias manobras em águas rápidas no Rio Uruguai, na área de lazer Barra do Macaco, na localidade de Laranjeira. O objetivo foi treinar as técnicas e táticas utilizadas em ocorrências, além de entrosar as equipes de salvamento para maior eficiência no atendimento destas emergências. Segundo RAUBER, o exercício abordou técnicas de natação ofensiva e defensiva, arremesso do cabo de salvamento, noções de condução de embarcações, virar e desvirar o bote de salvamento e abordagem correta da vítima com a embarcação.


Força Tarefa realiza dois treinamentos por ano. Atividades envolvem diferentes situações do trabalho dos bombeiros. Para simular a realidade, foi colocado um veículo no Rio Uruguai, considerando que essas ocorrências acontecem na maioria das vezes no ambiente urbano, onde há sempre vítimas ilhadas. O comandante do corpo de bombeiros de Itapiranga, sargento ANDRÉ RAUBER, explica que a Força Tarefa é um grupo de bombeiros militares especialmente treinados para atender ocorrências de desastres naturais, tais como deslizamento de terra, incêndios florestais, inundações, enxurradas e alagamentos. Cada região do estado possui um Força Tarefa. RAUBER lembra que no primeiro semestre ocorreu treinamento em São João do Oeste com foco em deslizamento de encostas.


Abertura da programação do natal será realizada hoje em Descanso. A programação vai ser realizada a partir das 20h00 na praça municipal. De acordo com o prefeito SADI BONAMIGO, a decoração natalina já esta fixada em vários pontos da cidade, inclusive, na praça. Na oportunidade, será feita a ligação das luzes. Além da presença do Papai Noel, haverá espaço para tirar fotos, cama elástica, pintura facial e caricatura. O locutor e humorista Lucas Pereira, que interpreta o Seu Aníbal, mediará apresentações de talentos locais com músicas ao vivo por coral, duplas e grupos. O prefeito lembra ainda que na gastronomia, salgados, doces e bebidas serão comercializados pelas entidades do município. Os feirantes da Agricultura Familiar, bem como o grupo de artesãos confirmaram presença na programação.


O prefeito de Descanso SADI BONAMIGO explica que esta é uma programação simples e de custo baixo, mas preparado com esforço e muito carinho por toda a equipe de governo. Ele observa que esta é uma oportunidade para convidar a família, vizinhos e amigos para fazer um Natal bonito e cheio de alegria. Nos próximos dias será divulgado ainda, a programação de eventos idealizados por entidades, secretarias e setores para comemorar o aniversário do município e festas de final de ano.


Secretaria de Transportes e Obras de São João do Oeste completa mais uma etapa de patrolamento de estradas. Várias comunidades foram contempladas nas últimas semanas. Conforme o secretário de transportes e obras LEANDRO BOHNENBERGER, os serviços foram realizados nas localidades de Medianeira, Palmeiras e Jaboticaba. Em alguns trechos foi colocado cascalho para corrigir buracos devido ao grande movimento de veículos. BOHNENBERGER diz que alguns serviços precisam ser feitos em períodos específicos com umidade adequada para o patrolamento e compactação tendo resultado mais eficiente.


Equipe de Transportes e Obras auxilia nos serviços do parque de exposições. São João do Oeste prioriza preparativos para a quarta Expo São João. Evento ocorre nos dias sete, oito e nove de dezembro. O secretário de Transportes e Obras, LEANDRO BOHNENBERGER lembra que a equipe de urbanismo já está trabalhando nos preparativos da feira há mais de dois meses. A partir desta semana a secretaria de Transportes e Obras está contribuindo de maneira mais efetiva para a montagem de estruturas temporárias e serviços necessários para realizar a Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de São João do Oeste.


Encerra hoje o prazo para inscrições no concurso Natal Premiado promovido pela AEST-CDL. A Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis registra grande procura dos comerciantes das duas cidades. Conforme o presidente da AEST-CDL, ANDERSON EIDT, o objetivo é fortalecer o espírito natalino com decoração especial em um ambiente comemorativo nas empresas. Para retribuir a associação vai premiar vitrines que chamarem atenção e que possuírem potencial de atrair clientes para as compras neste Natal. ANDERSON EIDT informa que serão contempladas três empresas de melhor decoração no comércio das cidades de Santa Helena e Tunápolis com premiação de mil reais, 600 reais e 400 reais.


Participação em concurso de vitrine é aberto ao comércio de Tunápolis e Santa Helena. O formulário está disponível na Associação Empresarial e o prazo final é nesta sexta-feira. Outra promoção para incentivar a compra no comércio local é do Natal Mágico criado por 10 empresas associadas da AEST-CDL e que vai distribuir cinco mil reais em prêmios. O presidente da AEST-CDL, destaca ainda que o Papai Noel fará a entrega de presentes adquiridos no comércio local. ANDERSN EIDT cita que no dia 24, das 14 horas às 17 horas, os clientes das empresas que integram a Associação Empresarial terão este benefício durante a programação Natal em Família na cidade de Tunápolis.


Sindicato dos trabalhadores da agricultura familiar de Mondaí fará hoje, assembleia para definir orçamento de 2019. O presidente do sindicato, FLÁVIO ZANG explica que a assembleia anual foi antecipada este ano, em função de dezembro ser um mês de atividades intensas nas propriedades rurais. Ele destaca que estará na pauta de logo mais, a partir das 13 horas no pavilhão da igreja luterana, a discussão do orçamento e a definição da anuidade de 2019. ZANG enfatiza que a reunião na tarde de hoje, será também para apresentar ações realizadas pelo sindicato durante o ano e receber sugestões dos agricultores.


Município mantém pontos de recolha de pilhas e baterias. A informação é do fiscal da vigilância sanitária de Iporã do Oeste ANTÔNIO JAGUEZESKI. Ele explica que os dois pontos estão localizados um na prefeitura municipal e outro junto a unidade de saúde, com o objetivo de dar o destino adequado a esse tipo de material. O fiscal observa que a população poderia aproveitar melhor esses locais para destinar as pilhas e baterias. Lembra que neste período de final de ano, as pessoas costumam organizar a casa, fazendo uma faxina maior e separando aquilo que já não serve mais para o uso do dia a dia como é o caso de pilhas e baterias velhas por exemplo. A campanha não tem data de encerramento e quando tiver uma quantidade expressiva de material, uma empresa especializada irá fazer a recolha.


Está sendo realizado nesta semana, mais um congresso Estadual de Vereadores. O encontro, promovido pela União de Vereadores de Santa Catarina, está ocorrendo no auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa. A palestra de abertura ainda na quarta-feira, foi sobre moralidade, ética e transparência na administração pública com o auditor fiscal do Tribunal de Contas do Estado, GERALDO JOSÉ GOMES. Ainda no dia de abertura, durante a tarde foram duas palestras, uma delas sobre o tema “Vereadores melhores-cidades melhores”. O congresso encerra hoje sexta-feira e reúne vereadores de todo o estado. A câmara de Santa Helena está representada por oito vereadores e profissionais da câmara. O presidente do legislativo VOLMIR IMMIG disse que são várias dúvidas sanadas e orientações importantes repassadas aos vereadores.


A programação do Congresso estadual de vereadores contém oito palestras, além da eleição da nova diretoria da Uvesc. De acordo com o superintendente da União, ILMAR DALLA COSTA, a última atividade do congresso será a escolha da nova diretoria para o biênio 2019-2020. Ele explicou que até agora apenas uma chapa foi inscrita e a tendência é de que não haja disputa. O atual presidente, ADELAR PROVENCI, vai buscar a reeleição. Ele é vereador de Herval do Oeste. DALLA COSTA disse que todos os vereadores com mandato podem votar na eleição de amanhã. Comentou também que apenas 92 das mais de 290 câmaras de vereadores do estado estão associadas a Uvesc. O superintendente da União considera o número baixo por uma série de razões, desde econômicas até a falta de conscientização sobre a importância da entidade para a qualificação dos vereadores. Ele comentou que um dos desafios da nova diretoria é aumentar a adesão de legislativos associados.


ANVISA libera instalação de mamógrafo que poderá atender cerca de 30 municípios. O mamógrafo estava aguardando a mais de um ano a liberação para ser instalado junto a associação Hospitalar de Mondaí. De acordo com o presidente do Hospital PAULINHO STECKER, após esse longo período de espera foi possível conseguir a liberação deste projeto. Segundo ele, o mamógrafo poderá atender aproximadamente 30 municípios da região.


O equipamento foi adquirido com recursos disponibilizados pela receita federal. Para colocar em funcionamento, STECKER observa que serão investidos aproximadamente 100 mil reais por que se faz necessário também, adequar a estrutura do hospital. Para que isso seja possível, a associação Hospitalar conta com o apoio do Leo , Lions clube e outras entidades do município. O presidente destaca que além de atender a população regional, o equipamento vai proporcionar melhores condições financeiras ao hospital. Quanto a necessidade de profissional habilitado para tal função, o presidente destaca que já existe atualmente no hospital uma pessoa capacitada para desenvolver este serviço. Ele acredita que o novo equipamento possa estar funcionando até a metade do próximo ano.


Escola Pe. Balduíno Rambo de Tunápolis adere a implantação do novo ensino médio. VIANEI HAMERSCHMITT professor, assessor de direção e coordenador do ensino médio inovador na escola, explica que o momento é de mudanças no sistema formativo do ensino médio inovador a nível de Brasil. Segundo ele, a escola participou de uma vídeo -conferência que partiu da secretaria estadual de educação. A partir das opções colocadas pela secretaria estadual de educação, a equipe da escola Pe. Balduino Rambo decidiu oficializar a adesão ao novo ensino médio, possibilitando que a escola possa jáno próximo ano, participar das discussões sobre o sistema formativo e defender as necessidades e realidades das pequenas e médias escolas como a Balduino Rambo que atende cerca de 350 estudantes.


O que vai ser definido no próximo ano será aplicado a partir de 2020. As mudanças fazem parte do cenário nacional. A escola entende como necessário aderir ao novo ensino médio pois ainda é melhor do que a velha grade regular. Com a nova metodologia, HAMERSCHMITT acredita que o processo formativo dos estudantes se torne mais atrativo e com novas oportunidades aos alunos. As propostas foram apresentadas para as entidades representativas como APP e Grêmio Estudantil além do que, no próximo ano as mudanças vão ser discutidas com os estudantes. VIANEI HAMERSCHMITT chama atenção para a necessidade de melhorar os índices de eficiência nos processos de aprendizagem a nível de país e avalia que na região isso ainda não é tido como um problema a se preocupar muito .


-MOTORISTA MORRE EM ACIDENTE NA BR-282

-FAMÍLIA PROCURA AGRICULTOR DESAPARECIDO EM CAIBI


Homem é preso em flagrante por cárcere privado e violência doméstica. Nesta última quarta-feira, 28, a Polícia Civil, através da Delegacia de Proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de São Miguel do Oeste, prendeu em flagrante um homem de 38 anos que estava mantendo a ex-companheira em cárcere privado. O caso ocorreu em uma propriedade rural no interior de São Miguel do Oeste. Ele também estava ameaçando matar a mãe da vítima e seu irmão, de apenas 10 anos, caso acionassem a polícia.


A polícia tomou conhecimento do caso quando, ainda na terça-feira, 27, uma mulher de 26 anos acionou a delegacia especializada relatando estar sendo alvo de injúrias e ameaça por parte de seu ex-companheiro, em razão de tê-lo deixado no Rio Grande do Sul, onde viviam, e ter retornado a São Miguel do Oeste. Em razão dos fatos, foram solicitadas e deferidas medidas protetivas de urgência. Inconformado com o rompimento da relação, o autor percorreu cerca de 500 km até SMOeste, onde passou a mantê-la em cárcere privado a fim de obrigá-la a retornar ao Rio Grande do Sul. A viagem aconteceria nesta quinta-feira, 29.


A equipe policial, ao tomar ciência da situação, organizou a operação de resgate, com apoio da Divisão de Investigação Criminal, Delegacia da comarca e Serviço Aerotático Saer/Fron, e se deslocou até a propriedade onde o autor mantinha as vítimas em seu poder. As três vítimas foram resgatadas em segurança e o autor, após resistência, foi contido pela Polícia Civil. O criminoso foi preso em flagrante por cárcere privado e por desobedecer às Medidas Protetivas.


Motorista morre em acidente na BR-282. ARLI LUIZ DAHMER, 40 anos, morreu em uma colisão na tarde desta quinta-feira, 29. O acidente aconteceu por volta das 14h30, na BR-282, trecho entre São Miguel do Oeste e Maravilha, pertencente ao município de Iraceminha. A colisão envolveu um Furgão com placas de SMOeste que era dirigido pela vítima e uma carreta Bitrem emplacada em São José do Herval/RS. Equipes dos Bombeiros e Samu de Maravilha foram chamadas para atendimento da ocorrência. Chegando ao local, o motorista do Furgão já estava sem os sinais vitais, com ferimentos múltiplos e preso nas ferragens. O motorista da carreta gaúcha também foi atendido no local. O trânsito ficou bloqueado na rodovia até a remoção do corpo pelo Instituto Médico legal e a retirada dos veículos envolvidos. A Polícia Rodoviária Federal de Maravilha fez o controle do trânsito e levantamentos sobre as circunstâncias do acidente.


Família procura agricultor desaparecido em Caibi. Um homem morador da linha São Marcos interior de Caibi está desaparecido desde a noite desta quinta-feira, 29. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Palmitos, a guarnição foi acionada por volta das 22h para auxiliar nas buscas, mas até o momento o homem não foi encontrado. A família repassou aos bombeiros, que o agricultor teria ido à lavoura na tarde de ontem e não retornou. Em buscas no local onde ele estaria trabalhando, foi encontrada a enxada e uma garrafa de água, usadas pelo agricultor. A reportagem recebeu informações que as buscas foram retomadas nesta manhã com ajuda de cães farejadores. Em breve mais informações.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.