ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 30/11/2018

-PEDIDO DE HABEAS CORPUS PARA LULA SERÁ JULGADO NA TERÇA-FEIRA
-SC MANTEM CONDIÇÃO DE ESTADO COM MAIOR EXPECTATIVA DE VIDA DO PAÍS
-FEIRAS DO JEPP CONTABILIZAM MAIS DE TRÊS MIL VISITAÇÕES
-ONG ORIENTA TUTORES SOBRE CUIDADOS COM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO DURANTE O VERÃO
-ODONTO SESC JÁ SOMA 1.500 ATENDIMENTOS DURANTE TEMPORADA EM GUARACIABA
-POLÍCIA AMBIENTAL COMPLETA 30 ANOS DE ATIVIDADES NA REGIÃO
-SÃO JOSÉ DO CEDRO TEM TRÊS MESES PARA INSTALAR O PROCON
-NOVA EMPRESA TERÁ CAPACIDADE PARA PROCESSAR 200 MIL LITROS DE LEITE POR DIA
-HOMEM É PRESO POR MANTER ESPOSA EM CÁRCERE PRIVADO
-MOTORISTA DE SMOESTE MORRE EM COLISÃO NA BR-282

O tempo é parcialmente nublado. A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 centavos para venda.

Os índices de suicídio e overdose de drogas puxaram o número de mortes nos Estados Unidos em 2017 e levaram a uma queda na expectativa de vida no país. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, órgão que contabiliza dados americanos de saúde. Foram dois milhões e 800 mil mortes no país ano passado, 70 mil a mais do que o registro do ano anterior. Esse é o maior número em mais de um século, desde o início do monitoramento do governo.

Começa nesta sexta-feira em Buenos Aires, na Argentina, e termina no sábado, o encontro das 20 maiores economias do mundo, a cúpula do G20. A expectativa é que a “guerra comercial” e as preocupações com o crescimento da economia mundial se destaquem entre as principais discussões. Alguns dos principais líderes mundiais já desembarcaram em Buenos Aires, entre eles, o presidente dos Estados Unidos DONALD TRUMP e o francês EMNANNUEL MACRON. A capital argentina destacou 24 mil agentes de segurança para trabalhar no evento.

O presidente francês EMMANUEL MACRON, que está em Buenos Aires para a reunião do G20, disse na tarde desta quinta-feira que o Brasil passou por uma mudança política e que é contra assinar acordos comerciais amplos com países que não respeitam o Acordo de Paris, no qual os países se comprometem a agir contra as mudanças climáticas. O presidente eleito brasileiro JAIR BOLSONARO já disse que o Brasil pode abandonar o acordo e acaba de solicitar que o país não sedie no ano que vem. O brasileiro afirmou ao Jornal Nacional que manterá o Brasil no Acordo de Paris, desde que "isso não signifique perder a soberania sobre a maior parte da Amazônia".

O futuro ministro da Infraestrutura do governo JAIR BOLSONARO, TARCÍSIO GOMES DE FREITAS, afirmou nesta quinta-feira que é favorável a manter a tabela de frete mínimo. A criação da tabela foi negociada durante a greve dos caminhoneiros, mas é questionada no Supremo Tribunal Federal. FREITAS comentou o assunto após participar de cerimônia de lançamento dos editais do leilão de 12 aeroportos, quatro terminais portuários e da Ferrovia Norte-Sul. Ele disse que é importante manter a tabela de frete mínimo para poder prestigiar essa categoria que é tão importante para o país.

Mil e 61 médicos já se apresentaram nos municípios onde irão substituir os cubanos do programa Mais Médicos, informou o Ministério da Saúde nesta quinta-feira. Esse número representa 12 vírgula sete por cento dos oito mil 345 que já estão alocados pelo processo de inscrição. Segundo o órgão, 98 por cento das vagas já foram preenchidas. Um levantamento do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde mostra que cerca de 40 por cento dos inscritos no Mais Médicos já tinham emprego nas Equipes de Saúde da Família no SUS.

A procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, enviou nesta quinta-feira ao Supremo Tribunal Federal parecer contra o pedido de liberdade protocolado pela defesa do ex-presidente LULA. O presidente da Segunda Turma da Corte, RICARDO LEWANDOWSKY, marcou o julgamento do caso para a próxima terça-feira. No habeas corpus, os advogados de LULA sustentam que a indicação do ex-juiz federal SERGIO MORO para o Ministério da Justiça demonstra parcialidade do magistrado e também que ele agiu "politicamente". RAQUEL DODGE afirma que as acusações são "ilações infundadas".

Uma pessoa nascida em Santa Catarina em 2017 tinha expectativa de viver, em média, até os 79 vírgula quatro ano. Com essa média, que cresceu na comparação com 2016, o Estado segue como o mais longevo do país. Os dados são das Tábuas Completas de Mortalidade, divulgadas nesta quinta-feira pelo IBGE. A taxa de mortalidade infantil, entretanto, manteve sua trajetória de queda em 2017: de nove vírgula dois a cada mil nascidos vivos em 2016 para oito vírgula nove em 2017. Com essa taxa, Santa Catarina aparece empatado em segundo lugar com Paraná com os menores índices.

O Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Estado aprovou o repasse de 81 milhões de reais para atenção básica de municípios catarinenses. O valor é referente aos atrasos de pagamentos do Sistema Único de Saúde, que deveriam ter sido feitos pelo Governo do Estado às prefeituras. O acordo foi firmado em audiência de conciliação no Fórum de Florianópolis na última quinta-feira e para valer precisava da avaliação da PGE, que decidiu pela aprovação da proposta. O pagamento começa em março de 2019, dividido em 35 parcelas mensais. A primeira será paga em março.

O Banco Mundial fez uma apresentação ao governador eleito de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, sugerindo a renegociação de três financiamentos que o estado tem com outras instituições financeiras. O novo contrato traria uma economia de 400 milhões de reais em pagamento de juros. A contrapartida, entretanto, seria o governo assumir compromissos com medidas amargas, como por exemplo, a restrição da progressão de carreira, congelamento de contratações não estratégicas até 2021, exceto educação, segurança pública e saúde, além do congelamento de salários por três anos e aumentos salariais restritos apenas à reposição da inflação até 2030.

Feira do Jovens Empreendedores Primeiros Passos registrou mais de 3 mil visitantes. A secretária de Educação de SJCedro, CÉLIA TOIGO, destaca que o pavilhão da gruta São Cristóvão ficou lotado durante a feira do JEPP. A iniciativa marcou o encerramento das atividades desenvolvidas desde a metade do ano, com a capacitação dos professores para o trabalho em sala de aula a fim de estimular o empreendedorismo. O projeto possibilitou que os alunos fossem orientados pelos professores a simular o funcionamento de uma empresa. Na feira as turmas foram organizadas e puderam comercializar os produtos. Nesta semana eles fazem a contabilidade sobre os gastos e lucros. CÉLIA revela que cada turma também vai definir o investimento a ser feito com os recursos arrecadados com as vendas. O JEPP envolveu alunos da rede municipal das turmas do primeiro ao nono ano que estão aprendendo a encontrar meios para produzir e ganhar dinheiro com seu esforço. A secretária lembra que na terça-feira o sucesso se repetiu em público e criatividade com ações no distrito de Padre Réus.

Chegada do verão exige cuidados com animais de estimação. Conforme a presidente da Ong Cedro Animal de SJCedro, MARIANA CORÁ,a chegada do verão exige cuidados com os animais de casa, que também sofrem com as temperaturas altas da estação. Ela explica que o bem estar requer atenção redobrada dos donos. Uma das recomendações mais básicas é o horário da ida ao parque, que deve ser sempre em temperaturas mais amenas. O sol forte castiga o cão, que pode sofrer fadiga, desidratação e até queimadura nas patas. A presidente também destaca que os gatos e cachorros com muitos pelos sofrem mais neste período, mas, há várias dicas para evitar problemas. Além da tosa, há sugestão da colocação de tapetes térmicos.

Secretaria de Saúde de São José do Cedro está satisfeita com a participação masculina nas ações da campanha Novembro Azul. A informação é do secretário da pasta, FERNANDO WILL. De acordo com ele, na quarta-feira, último dia do atendimento noturno, novamente foram realizadas ações diferenciadas no posto de saúde central e no ESF 5 do bairro São Cristóvão, para atender os homens. O secretário afirma que o número de participantes dasações preventivas não foi contabilizado, mas, foi satisfatório.Na noite desta quarta-feira, a Secretaria de Saúde, promoveu no interior uma palestra para os homens dos distritos de Mariflor e Padre Réus. O palestrante foi o médico, RODRIGO DE TOLEDO, que abordou sobre cuidados com a saúde do homem, sobre prevenção ao câncer de próstata, entre outras doenças que podem atingir o público masculino.

OdontoSesc contabiliza mais de mil e quinhentos atendimentos clínicos. A parceria iniciou no dia 15 de outubro. Conforme a Secretária de Saúde DAIANE DORIGON, até o momento já foram realizados, em cerca de 30 dias úteis de trabalho, 1.524 atendimentos clínicos, o que gera uma média de 55 atendimentos diários. Ela explica ainda que os atendimentos clínicos odontológicos na carreta/consultório totalizam 725 pacientes que passaram pela primeira consulta, passando por triagem e avaliação com dia e hora marcada, conforme disponibilidade do paciente quantas vezes fossem necessárias. Do total 429 pessoas já concluíram seu tratamento. Os procedimentos clínicos realizado nesse período na unidade OdontoSesc foram: 49 urgências, 807 restaurações, 88 tratamentos de canal, 183 cirurgias e extrações. Foram 924 procedimentos de remoção de tártaro, além de mil 154 prevenções com aplicação de flúor, selante e orientações, 627 radiografias e 62 medicações receitadas. Neste momento já há lista de espera para 95 munícipes. A parceria termina no dia 14 de dezembro.

Hospital São Lucas de Guaraciaba recebe melhorias na parte externa. A administradora, PAULA CORRÊA explica que a reformulação da estética e paisagismo conta com a nova pintura com o apoio da comunidade. Houve a lavagem, pintura das abas, pintura frontal e na sequência acontece o plantio de flores nos canteiros. Ele destaca que a unidade passou por obras na parte interna e atende as necessidades de internações e para procedimentos, porém, a parte de fora necessitava dos investimentos devido a ampliação dos serviços. Lembra que o hospital está sendo administrado pelo Instituto Santé e deverá atender pacientes de vários municípios com especialistas em 2019. Além disso, possui leitos de retaguarda que são suporte ao hospital regional do Extremo Oeste. A administradora revela que a parte dos exames e estoque de medicamentos também está sendo adequada. PAULA lembrou que apesar da gestão do instituo, o hospital segue atendendo pelo Sus e é de propriedade dos munícipes. Por isso, várias pessoas continuam doando alimentos e valores na tarifa de luz. Também há voluntários e entidades fazendo mutirões para essas melhorias.

Feira Municipal de Palma Sola ajuda agricultores no escoamento da produção. O presidente do Sintraf, DOUGLAS GUERGUEM destaca que este espaço ajuda vários produtores a terem uma renda com venda de frutas, hortaliças, legumes e alguns alimentos produzidos como conversas, salame e queijo. Ele percebe que ainda existe muita burocracia quanto a inspeção e liberação das carnes, embutidos e os frios. O presidente percebe que apesar de haver qualidade ainda são necessárias garantias ao consumidor sobre procedência e outros quesitos. Ele acredita que com o passar dos anos essa comercialização fique mais acessível. A feira também auxilia na venda de pescados em várias épocas do ano, mas, com foco maior durante a quaresma.

Epagri e secretaria de Agricultura de Princesa prestam conta em encontro. Segundo a extensionista, GRAZIELE SCHNOR a Reunião de Sede acontece na câmara na segunda-feira, a partir das 9 horas, junto ao encontro do Conselho de Desenvolvimento Rural. Ela explica que haverá prestação de contas do trabalho feito neste ano e busca de sugestões e possíveis mudanças para 2019. A servidora revela que foram várias atividades feitas em dias de campo, oficinas, palestras e seminários que atendem desde os jovens até os idosos que estão no meio rural. Ela detalha que houve ações sobre a produção de leite, processamento de alimentos, a feira de linha Marmeleiro, confecção de artesanato, orientações sobre crédito fundiário e silo secador. GRAZIELE lembra que também houve intercambio com outros municípios em excursões. Há ainda os programas do governo com sementes, calcário e projetos de crédito feitos por meio da Epagri.

Apesar do ingresso de novos bombeiros militares nesta semana, a corporação ainda tem um déficit expressivo em Santa Catarina. A avaliação é do comandante do décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros do Extremo Oeste, major JORGE CAMEU. De acordo com ele, a lei estabelece que o quantitativo mínimo de bombeiros no estado é de três mil e 600 militares, mas o quadro atual é de dois mil e 800, aproximadamente. O ingresso de mais 315 bombeiros que se formaram recentemente ajuda, mas não resolve o problema. Além da redução do efetivo, os bombeiros aumentaram a presença no estado, o que torna o problema do déficit ainda mais grave. De acordo com CAMEU, há cinco anos, a corporação tinha quarteis em 115 municípios e agora são 135 cidades. Ele citou que talvez o déficit seja ainda maior do que os números fixados em lei.

Polícia Ambiental completa 30 anos de história na região. O comandante da Polícia Ambiental, capitão EVERTON RONCAGLIO percebe que o contexto ambiental da região no final da década de 1990 era muito diferente da realidade atual. Ele comentou que a instituição se instalou na região em 1998 e começou um trabalho em duas frentes: uma de fiscalização e combate aos crimes ambientais e outra de educação e conscientização das pessoas para a importância de proteger o meio ambiental. RONCAGLIO comentou que tanto a corporação quanto a sociedade evoluíram e hoje o Extremo Oeste vive outro momento na relação entre o homem e a natureza.

A Polícia Ambiental começou a trabalhar na região com uma sala dentro do décimo primeiro batalhão da PM e apenas oito policiais. De acordo com o comandante da Polícia Ambiental, capitão EVERTON RONCAGLIO, a instituição cresceu e hoje conta com um efetivo de 20 policiais e uma sede própria ao lado do quartel da Polícia Militar. Ele comentou que o efetivo ainda não é o ideal, especialmente em razão da complexidade da área ambiental. RONCAGLIO disse que a instituição está bem servida de viaturas e equipamentos para o trabalho. Além da fiscalização, a Polícia Ambiental desenvolve ações na área preventiva, como por exemplo, os programas de Protetor Ambiental e educação nas escolas.

A reeleição do atual diretor técnico para a diretoria financeira do Sebrae, ANACLETO ORTIGARA foi uma surpresa para o governo que havia indicado outro nome para o cargo. O candidato do governador EDUARDO PINHO MOREIRA foi MIGUEL XIMENES. Na hora da votação, as entidades acabaram optando pelo ex-vice prefeito de São Miguel e ex-vice reitor da Unoesc. ORTIGARA disse o estado tem uma elite empresarial que é referência no país e que os representantes do setor produtivo decidiram preservar, pelo menos em parte, a gestão mais exitosa dos últimos tempos do Sebrae. Ele comentou que prefere acolher a manifestação dos empresários que optaram pela nova composição do Sebrae. ORTIGARA disse que saiu da eleição com o sentimento da vitória daqueles que mostraram competência. Ele não foi o indicado pelo governador, apesar da história que tem dentro do MDB. Mesmo assim, afirmou que não se sentiu traído por PINHO MOREIRA e que prefere estar do lado de quem faz a economia girar.

São José do Cedro tem três meses para instalar o Procon. A lei, que prevê a criação da unidade de atendimento aos consumidores foi aprovada há quase um ano. Segundo a líder do governo, ISOLDI WILL, a instalação atende às exigências de um Termo de Ajustamento de Conduta, firmado com o Ministério Público. Ela ressalta que um dos textos que tramita pede autorização para criar o cargo de coordenador do Procon. Ela esclarece que será um cargo de confiança vinculado à secretaria de Administração. Estarão habilitados a vaga profissionais formados em Direito e com registro na OAB. A jornada de expediente será de 20 horas com salário de 2 mil 980 reais. O contratado terá como responsabilidade coordenar a política de defesa do consumidor, prestar orientações e expedir notificações. A prestação dos demais serviços deverá ficar a cargo de servidores cedidos e estagiários. Outro projeto cita a possibilidade de Princesa e Guarujá do Sul repassarem recursos, cederem profissionais e equipamentos, porque também serão atendidos pelo órgão de SJCedro.

Empresa no ramo de laticínio deve iniciar o funcionamento em São José do Cedro dentro de seis meses. O prefeito PLÍNIO DE CASTRO, recebeu em seu gabinete a visita do proprietário “da Ipanema”, FERNANDO MENOCCI. A empresa adquiriu a antiga sede do Laticínio Cedrense na Esquina Derrubada por cerca de um milhão e meio de reais. O prefeito lembra que duas grandes empresas já funcionaram na planta, mas, fecharam as portas. O proprietário buscava oportunidades de expansão para o Extremo Oeste e por isso arrematou a estrutura através de um leilão judicial. O objetivo era investir na região devido o volume de produção e qualidade. A expectativa é de que o Laticínio esteja em pleno funcionamento até abril de 2019. A marca possui filiais em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso. O prefeito destacou que o novo empreendimento oportunizará emprego para moradores da região e aumento de renda para o município. O retorno do ICMS virá em 2021. Já há funcionários contratados para iniciar as atividades administrativas. No primeiro momento será de cerca de 60 contratações diretas.

Laticínio que será instalado em SJCedro poderá ser ampliado em breve. A informação foi repassada pelos empresários durante uma das três visitadas que fizeram ao município para contatos com poder público. O prefeito PLINIO DE CASTRO revela que no segundo momento o grupo deverá construir uma nova planta industrial. Ele afirma que a prefeitura também possui grande expectativa com o empreendimento, já que tanto a Laticínio Cedrense como a LBR que funcionaram no local possuíam cerca de 150 a 180 trabalhadores no auge da produção. A capacidade de é de recebimento de 200 mil litros de leite ao dia para processamento. CASTRO salienta que a administração está fornecendo suporte com orientação principalmente sobre a captação de água que deverá atender a demanda. O prefeito também percebe que a concorrência será para os produtores rurais. Já há pessoas buscando informações. Ele esclareceu que as pendências deixadas pelas outras empresas não são responsabilidades do Laticínio Ipanema.

Força Tarefa do Corpo de Bombeiros realiza treinamento em Itapiranga. Atividades foram realizadas ontem no Rio Uruguai. Bombeiros militares integrantes da Força Tarefa do Batalhão de São Miguel do Oeste realizaram treinamento de busca e resgate em inundações e enxurradas. Segundo o comandante do corpo de bombeiros de Itapiranga, sargento ANDRÉ RAUBER, 18 militares participaram de várias manobras em águas rápidas no Rio Uruguai, na área de lazer Barra do Macaco, na localidade de Laranjeira. O objetivo foi treinar as técnicas e táticas utilizadas em ocorrências, além de entrosar as equipes de salvamento para maior eficiência no atendimento destas emergências. Segundo RAUBER, o exercício abordou técnicas de natação ofensiva e defensiva, arremesso do cabo de salvamento, noções de condução de embarcações, virar e desvirar o bote de salvamento e abordagem correta da vítima com a embarcação.

Força Tarefa realiza dois treinamentos por ano. Atividades envolvem diferentes situações do trabalho dos bombeiros. Para simular a realidade, foi colocado um veículo no Rio Uruguai, considerando que essas ocorrências acontecem na maioria das vezes no ambiente urbano, onde há sempre vítimas ilhadas. O comandante do corpo de bombeiros de Itapiranga, sargento ANDRÉ RAUBER explica que a Força Tarefa é um grupo de bombeiros militares especialmente treinados para atender ocorrências de desastres naturais, tais como deslizamento de terra, incêndios florestais, inundações, enxurradas e alagamentos. Cada região do estado possui uma Força Tarefa. RAUBER lembra que no primeiro semestre ocorreu treinamento em São João do Oeste com foco em deslizamento de encostas.

Acidente deixa ciclista ferido na Willy Barth. Foi registrada no início da tarde dessa quinta-feira uma colisão lateral envolvendo um Peugeot207 e uma bicicleta. O acidente aconteceu na avenida de SMOeste nas proximidades da Zete Materiais de Construção. A reportagem apurou que tanto o condutor do veículo quanto o ciclista, de 40 anos, seguiam pela avenida sentido Bairro Progresso. A colisão aconteceu no momento em o motorista do automóvel foi entrar em uma via local e acabou cortando a frente do ciclista. O condutor da bicicleta foi socorrido pelo corpo de bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional com escoriações devido a queda e se queixando de dores na região lombar. O motorista do veículo não se feriu.

Polícia Civil resgata vítima de violência doméstica e familiares. A DPCAMI de SMOeste prendeu em flagrante um homem com 38 anos, que estava mantendo a ex-companheira em cárcere privado. O caso ocorreu em uma propriedade rural. Ele também estava ameaçando matar a mãe da vítima e seu irmão de 10 anos acaso acionassem a polícia. Na terça-feira, uma mulher com 26 anos, acionou a delegacia especializada relatando estar sendo alvo de injúrias e ameaça por parte de seu ex-companheiro, em razão de tê-lo deixado no Rio Grande do Sul, onde viviam, e ter retornado a SMOeste.Em razão dos fatos, foram solicitadas medidas protetivas de urgência.Inconformado com o rompimento da relação, o autor percorreu cerca de 500km até o Extremo Oeste onde passou a mantê-la em cárcere privado a fim de obriga-la a retornar ao estado vizinho. A viagem aconteceria nesta quinta-feira. A equipe organizou operação de resgate com apoio da Dic e do helicóptero do Saer, e deslocou até a propriedade. As três vítimas foram resgatadas com a aeronave. O autor foi preso em flagrante por cárcere privado e por desobedecer às medidas protetivas.

Motorista morre de SMOeste em acidente na BR-282. ARLI LUIZ DAHMER, 40 anos morreu em uma colisão na tarde desta quinta-feira. O acidente aconteceu por volta das duas e meia da tarde, trecho entre São Miguel do Oeste e Maravilha, proximidades da Fazenda Volta Grande.A colisão envolveu um Furgão com placas de SMOeste que era dirigido pela vítima e uma carreta Bitrem emplacada em São José do HervalRS. Equipes dos Bombeiros e Samu de Maravilha foram chamadas para atendimento da ocorrência. Chegando ao local, o motorista do Furgão já estava sem os sinais vitais, com ferimentos múltiplos e preso nas ferragens. O motorista da carreta gaúcha também foi atendido no local. O trânsito ficou bloqueado na rodovia até a remoção do corpo pelo Instituto Médico legal e a retirada dos veículos envolvidos. A Polícia Rodoviária Federal de Maravilha fez o controle do trânsito e levantamentos sobre as circunstâncias do acidente fatal.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.