ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 30/10/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 35 graus. A mínima das últimas horas foi de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

O Reino Unido deverá ter eleições gerais em 12 de dezembro e deverá ter o nome de seu novo primeiro-ministro anunciado no dia seguinte. Depois de rejeitar por três vezes os pedidos do primeiro-ministro BORIS JOHNSON, a Câmara dos Comuns do Parlamento britânico aprovou nesta terça-feira a convocação das eleições e decidiu pela data por ele proposta, por 438 votos a favor e 20 contra. A proposta será apresentada na quarta-feira à Câmara dos Lordes, onde deve ser aprovada sem alterações. Caso isso se confirme, o Parlamento atual será dissolvido no dia seis de novembro.

O ministro da Justiça chileno, HERNÁN LARRAÍN, admitiu nesta terça-feira possíveis violações de direitos humanos por parte de forças de segurança que atuaram nos protestos no Chile. Ao menos 20 pessoas morreram desde o início da onda de manifestações no país. LARRAÍN participou de reunião com integrantes do Instituto Nacional de Direitos Humanos, que acusam policiais de cometerem abusos durante os protestos. O ministro reconheceu que "produziram-se situações que aparentemente parecem ser violações de direitos humanos".

A Justiça Federal da Argentina retirou nesta terça-feira duas acusações de corrupção contra a recém-eleita vice-presidente, CRISTINA KIRCHNER, e confirmou a abertura de inquérito relacionado a um terceiro caso. O primeiro processo arquivado tratava de supostos subornos para favorecer empreiteiras na construção de estradas. O segundo era sobre a suspeita de irregularidades nas importações de gás natural, que teria movimentado somas milionárias e foi denunciado no esquema conhecido como "cadernos das propinas". Segundo as fontes, não foram encontradas provas para sustentar as acusações. Em relação a um terceiro processo, os juízes da Câmara Federal destacaram que há indícios de suborno passivo em concessões de obras públicas durante o segundo mandato de CRISTINA KIRCHNER, entre 2011 e 2015.

O ex-ministro e ex-senador EDISON LOBÃO do MDB e o filho dele MARCIO LOBÃO foram denunciados nesta terça-feira pela força-tarefa da Operação Lava Jato por corrupção e lavagem de dinheiro em contratos de mais de um bilhão e 500 milhões de reais da Transpetro, subsidiária da Petrobras, com o Grupo Estre e o Consórcio NM Dutos Osbra. Outras seis pessoas também foram denunciadas por crimes como corrupção e lavagem de dinheiro, entre elas o ex-presidente da Transpetro JOSÉ SÉRGIO DE OLIVEIRA MACHADO. Se a Justiça Federal aceitar a denúncia, eles se tornarão réus no processo.

O Jornal Nacional teve acesso, com exclusividade, a registros da portaria do Condomínio Vivendas da Barra, onde mora RONNIE LESSA, o principal suspeito de matar a vereadora MARIELLE FRANCO e o motorista ANDERSON GOMES. É o mesmo condomínio onde o presidente JAIR BOLSONARO tem casa. O porteiro contou à polícia que, horas antes do assassinato, em 14 de março de 2018, o outro suspeito do crime, ÉLCIO DE QUEIROZ, entrou no condomínio e disse que iria para a casa do então deputado JAIR BOLSONARO. Mas os registros de presença da Câmara dos Deputados mostram que BOLSONARO estava em Brasília no dia. Como houve citação ao nome do presidente, a lei obriga que o Supremo Tribunal Federal analise a situação.

Na madrugada desta quarta-feira na Arábia Saudita, onde está em visita oficial, o presidente JAIR BOLSONARO reagiu às revelações do Jornal Nacional desta terça. Ele afirmou que estava em Brasília no dia citado pela reportagem da TV Globo e que ficou surpreso com as informações. BOLSONARO disse que o que a Globo fez foi uma patifaria. Para ele, foi uma canalhice fazer uma matéria dessas em um horário nobre, colocando sob suspeição que ele poderia ter participado da execução da vereadora MARIELLE. O presidente também acusou o governador do Rio de Janeiro, WILSON WINTZEL de ter vazado o depoimento do porteiro do condomínio onde mora o principal suspeito do assassinato da vereadora. Bastante irritado, BOLSONARO disse que só aprovará a renovação da concessão para a TV Globo em 2022 se o processo estiver 'enxuto'.

Maior produtor de suínos do Brasil, Santa Catarina reforçou os cuidados para manter os rebanhos livre da peste suína clássica. Na última semana, a Secretaria de Estado da Agricultura publicou uma Portaria reforçando os controles em veículos que entram no estado. A medida é necessária porque a região Nordeste registra focos da peste suína clássica em três estados: Piauí, Alagoas e Ceará. Segundo a Portaria, veículos que vierem do Nordeste transportando animais, produtos e subprodutos de origem animal devem obrigatoriamente parar nas barreiras sanitárias da Cidasc para que o veículo passe por procedimento de desinfecção. Isso vale também para os veículos que não estiverem carregados.

A receita do governo catarinense aumentou 13 vírgula dois por cento entre janeiro e setembro deste ano na comparação com o mesmo período de 2018. A alta da arrecadação levou parlamentares a defenderem um pacote de obras rodoviárias e a volta de subsídios fiscais na sessão de terça-feira da Assembleia Legislativa. O deputado VALDIR COBALCHINI disse que o estado arrecadou dois bilhões e 400 milhões de reais neste ano, valor que ficou mais de sete por cento acima do fixado no orçamento. Para ele, essa diferença deve ser canalizada para obras de infraestrutura rodoviária no estado.

O ex-governador RAIMUNDO COLOMBO foi ouvido na manhã desta terça-feira pela Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa que apura possíveis irregularidades nas obras de restauração da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. Em pouco mais de uma hora, ele apresentou um histórico de seus atos com relação à obra em suas duas gestões, defendeu a rescisão do contrato com o consórcio Florianópolis Monumento e disse ter ajudado a resolver um problema antigo. COLOMBO apontou dois fatores como responsáveis pelo atraso. O primeiro foi a falta de dinheiro. O segundo foi a incapacidade técnica do consórcio.

Inscrições de candidaturas para eleição suplementar do conselho tutelar terminam amanhã em município da região. A presidente da comissão organizadora de Anchieta IONE PRESSOTTO destaca que o processo eleitoral suplementar está acontecendo, pois na eleição ocorrida em seis de outubro, foram eleitos quatro conselheiros tutelares, restando uma vaga para ser preenchida. A carga horária semanal de trabalho é de 30 horas e o salário é cerca de mil e 500 reais.

Um dos requisitos para concorrer ao cargo de conselheiro tutelar é possuir curso superior completo ou em curso. Segundo IONE também é exigido reconhecida idoneidade moral, experiência na defesa dos direitos da criança e do adolescente, dentre outros requisitos. As inscrições devem ser realizadas junto a Secretaria de Assistência Social. A presidente destaca que ocorrerá uma capacitação aos candidatos que tiverem sua candidatura homologada no dia 16 de novembro, prova de conhecimentos no dia 17 de novembro e a eleição no dia 15 de dezembro. A posse dos conselheiros eleitos vai ocorrer no dia 10 de janeiro de 2020 e o mandato é para quatro anos.

Feriado da Reforma Protestante é tradicional em Saltinho. A informação é de EDSON WACHOLS – Secretário de Administração do município. Amanhã é feriado em homenagem a Igreja Evangélica de confissão protestante no Brasil. Segundo ele, é preparado um almoço e servido para a comunidade, e nessa data o setor público e as empresas do município não trabalham. Comenta que na sexta-feira será ponto facultativo em comemoração ao dia do servidor público comemorado na segunda-feira. As repartições públicas voltam atender normalmente na segunda-feira.

Atendimento segue normal hoje. O secretário de Administração de Saltinho informa o atendimento normal no setor público, das sete e meia às 11 horas e 30 minutos, e das 13 horas até às 5 da tarde. Observa que em todos os feriados e finais de semana, a secretaria de saúde de Saltinho tem convênio com o Hospital Santo Antônio de Campo Erê. Comenta que quem precisar ser atendido com urgência, deve se dirigir até o hospital ou procurar o plantão de saúde que fará o encaminhamento.

Município não deve fazer turno único esse ano. Afirmação é de EDSON WACHOLS – Secretário de Administração de Saltinho. Segundo ele, a secretaria juntamente com prefeito e contabilidade do município analisaram os números de orçamento, e a possibilidade de turno único é mínima. Destaca que se necessário, será feito turno único da metade de dezembro em diante, somente depois de alcançadas as ações previstas. Observa que, devido à falta de chuva no município, acabou ficando atrasado o serviço de cascalho em algumas estradas, e se for necessário realizar o turno único, será somente depois de concluído todos os serviços previstos.

Celesc tem novo prazo para religar energia elétrica. SANDRO VALMORBIDA da direção da Celesc Regional de São Miguel do Oeste, relata que a empresa está executando o que prevê ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, que o órgão que regulamenta e fiscaliza a prestação de serviço das concessionárias de energia elétrica. Antes quando era feito o corte da luz numa residência ou comércio, o prazo era de quatro horas para religar a energia, isso para área urbana, e no interior até oito horas. Hoje ANEEL exige que a energia seja religada em até 24 horas na cidade e 48 na área rural.

Existem três tipos de consumidores de energia elétrica. SANDRO explica que dentro da Celesc tem, o monofásico, o bifásico e o trifásico. Cada modelo tem um valor para o religamento de energia em caso de corte. Para o consumidor que se encaixa no monofásico a taxa é de cerca de 11 reais, chegando ao máximo de 30 reais para quem se enquadra no modo trifásico. O profissional pede para que os consumidores fiquem atentos aos vencimentos de suas faturas, para evitar transtornos de corte de luz, de taxa de religamento e até de juros pelo pagamento em atraso.

Empresa que faz o recolhimento de animais mortos, já foi procurada por Campo Erê. Quem conta é o secretário de agricultura e infraestrutura rural do município ANTÔNIO TEXEIRA DA ROSA. Ele afirma que a empresa não manifestou interesse em realizar o serviço, por questão de logística. Ele complementa que além da logística o serviço custaria um valor muito alto ao caixa da prefeitura, e isso também inviabiliza esse trabalho neste momento.

Secretaria contribui com auxílio de maquinário para enterrar animais mortos. De acordo com o secretário ANTONIO TEXEIRA DA ROSA, este serviço não é cobrado do agricultor que precisar. No entanto ele explica que quando é mais que um animal, que demanda de mais tempo de maquina, é cobrado uma taxa. Conta ainda que esse serviço de enterrar animais nas propriedades ocorre pelos menos duas vezes por semana.

Saltinho também não realiza recolhimento de animais mortos com empresa especializada. Afirmação é do secretário de agricultura ALAÉRCIO PELENTIR, o TATO. Ele explica que essa decisão foi tomada por questão econômica. Revela que o valor cobrado pela empresa seria de 150 reais por animal morto, o quê, de acordo com ele seria inviável. Hoje a secretaria ajuda os agricultores com o maquinário para enterrar os animais.

Futuramente município poderá aderir recolha de animais mortos com alguma empresa. De acordo com secretário de agricultura de Saltinho, ALAÉRCIO PELENTIR, TATO, isso será possível através da AMERIOS, Associação dos Municípios do Entre-Rios. Explica que existe uma negociação da entidade com empreendimentos que realizam este serviço. Enquanto isso não se confirma, o secretário afirma que as patrulhas agrícolas seguirão auxiliando os agricultores de Saltinho.

São Lourenço do Oeste não possui nenhum programa de recolhimento de carcaças. A informação é de JOÃO DA SILVA, médico veterinário da secretaria de agricultura. De acordo com ele, existe uma expectativa de que para os próximos anos, seja feita alguma parceria para a recolha correta de animais mortos. Comenta que a AM-Noroeste deverá avaliar maneiras, que tornem a ação economicamente viável para poder público.

Ponto de coleta deverá ser construído. JOÃO DA SILVA, médico veterinário de São Lourenço do Oeste, explica que uma estrutura refrigerada deverá ser montada, para armazenar os animais mortos, isso por que as empresas especializadas em recolha de carcaças são de cidades distantes e algum plano de logística tem que ser estudado. Hoje o método utilizado por São Lourenço é de enterrar os animais, o agricultor deve acionar a secretaria, enfatiza que o serviço não custa nada ao produtor.

Eleições para vereador não tem mais coligações. Quem explica é o chefe do Cartório Eleitoral de Campo Erê DANYEL CORREA. Conforme ele, nas eleições de 2020, o vereador que for mais votado é quem vai assumir a cadeira no legislativo. Existe uma clausula de barreira que diz que ele tem que ter 10 por cento dividido ao número de votos pelo número de vagas. Deste modo só os mais votados vão assumir as cadeiras.

Futuros candidatos podem conferir na página do TRE, a situação eleitoral. Segundo o chefe do Cartório, no site, a pessoa pode ver se o seu alistamento eleitoral está regularizado, verificando também se a sua cidade já passou ou está passando pelo processo de revisão do eleitorado com cadastramento biométrico obrigatório. CORREA frisa que a revisão do eleitorado é o processo que atualiza os cadastros de votantes de cada município. A biometria, por sua vez, explica o chefe, é uma tecnologia adotada pela Justiça Eleitoral que permite identificar o cidadão, de modo seguro e eficaz, por meio das impressões digitais, da fotografia e de sua assinatura.

Digitais são únicas em cada pessoa. Isso segundo o chefe do Cartório Eleitoral, oferece a garantia de que quem está votando é realmente o titular do voto Assim, a biometria dá ainda mais segurança à eleição. Para regularizar o cadastro eleitoral e transferir o título, caso necessário, o eleitor, filiado ou não, pode agendar o seu atendimento pelo site do TRE ou pelo Disque-eleitor, ligando para o número 0800 647 38 88, e comparecer no Cartório Eleitoral ou Posto de Atendimento no dia agendado. É preciso levar documento de identificação com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e, caso possua, título de eleitor.

Caminhão tomba na SC 161. Um acidente ocorreu ontem na rodovia SC-161, Km 56 e 700, no município de Romelândia. Foi um tombamento envolvendo o caminhão SCANIA420R, emplacado em PelotasRS, conduzido por um homem de 51 anos, que saiu ileso. No momento era tracionado dois semirreboques com placas de PelotasRS. No caminhão trator não houve danos e nos semirreboques danos de pequena monta.

Trabalhador tem veículo furtado enquanto trabalhava. Por volta das 23 horas de ontem, a Polícia Militar de Renascença, foi chamada por um homem que relatou que ter deixado seu veículo Gol de cor branca estacionado na rua, em frente ao Pedrão Atacado. Porém, ao fim do expediente percebeu que o veículo havia sido furtado. A equipe realizou buscas, porém até o momento não localizou o carro, nem suspeitos.

Polícia apreende mercadorias de contrabando. Por volta das 16 horas e 30 minutos de ontem, no Km 68, da rodovia SC-161, em Flor do Sertão, a guarnição do TOR - Tático Operacional Rodoviário da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, abordou um Astra de Maravilha, com dois ocupantes. Em consulta foi verificado o transporte de diversos produtos eletrônicos,contrabandeados do Paraguai, no valor aproximado de oito mil reais. Diante da irregularidade constatada, o veículo, as mercadorias, e os envolvidos foram conduzidos para a Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.