ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - terça-feira - 30 10 2018

-BOLSONARO QUER APROVAR REFORMAR DA PREVIDÊNCIA AINDA NESTE ANO

-CARLOS MOISÉS INICIA TRANSIÇÃO EM REUNIÃO COM PINHO MOREIRA

-OUTUBRO ROSA JÁ REALIZOU MAIS DE MIL E 200 ATENDIMENTOS NO MUNICÍPIO

-DEPUTADO DO PT DIZ QUE PARTIDO NÃO DEVE SER NEM SITUAÇÃO E NEM OPOSIÇÃO

-PSL QUER REDUZIR CARGOS NO GOVERNO ESTADUAL PELA METADE

-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS

-MOTORISTA MORRE EM ACIDENTE NA CURVA DA MORTE DA SC 161

O tempo é de..... A previsão para as próximas de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

A Turquia exigiu nesta segunda-feira a conclusão o "quanto antes" da investigação sobre o assassinato do jornalista saudita JAMAL KHASHOGGI. O procurador-geral da monarquia petroleira foi recebido em Istambul durante mais de uma hora por seu contraparte turco e também deve ir ao consulado saudita, onde KHASHOGGI foi assassinado em dois de outubro. O procurador-geral da Arábia Saudita declarou na semana passada, pela primeira vez, que a morte do jornalista havia sido "premeditada".

O Pentágono vai enviar mais de cinco mil soldados à fronteira entre o México e os Estados Unidos para esperar a caravana com milhares de pessoas que se aproxima do país. Esta mobilização representa um aumento considerável com relação à projetada na semana passada, que constava com cerca de 800 efetivos enviados para dar assistência logística. O general KEVIN MCALEENAN afirmou que o Pentágono não vai permitir que um grupo grande de pessoas entre nos Estados Unidos de uma forma perigosa e ilegal

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou nesta segunda-feira que vai trabalhar com o presidente eleito do Brasil, JAIR BOLSONARO, nas áreas do comércio e das Forças Armadas. TRUMP declarou ainda que parabenizou BOLSONARO pela vitória e os dois tiveram uma "excelente" conversa telefônica. Vários líderes e governos estrangeiros se manifestaram sobre a vitória da candidato do PSL na eleição de domingo.

O Tesouro Nacional informou nesta segunda-feira que as empresas estatais geraram déficit de 13 bilhões e 600 milhões para a União no ano passado. Isso quer dizer que as receitas obtidas pela União foram menores do que os gastos para mantê-las. De acordo com o Boletim das Participações Societárias da União, foram gastos mais de 14 bilhões de reais em subvenções às estatais dependentes, que precisam de recursos para cobrir despesas de pessoal e de custeio ou ara investimentos. No ano passado, o governo federal tinha 148 empresas controladas de forma direta ou indireta.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO afirmou na noite desta segunda-feira, em entrevista ao vivo ao Jornal Nacional, que convidará o juiz federal SÉRGIO MORO para ser o futuro ministro da Justiça ou então o indicará para uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal. Na entrevista, além da questão sobre SÉRGIO MORO, o presidente eleito respondeu a perguntas sobre outros cinco temas e classificou a Constituição como uma "bíblia", afirmou que a acusação de homofobia é um "rótulo", se declarou "totalmente favorável" à liberdade de imprensa, disse que a fala sobre "marginais vermelhos" foi um "desabafo" e pediu "uma oportunidade" aos eleitores que não votaram nele.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO contrariou, em duas entrevistas exibidas na noite desta segunda-feira, declarações dadas mais cedo pelo deputado ONYX LORENZONI, para quem a tendência é apresentar um novo projeto da Reforma da Previdência no ano que vem. BOLSONARO disse na Rede TV que irá à capital do País na semana que vem tratar desse assunto. Em outra entrevista, exibida também no início desta noite pela TV Record, o presidente afirmou que vai buscar aprovar, "se não com todo, com parte do que está sendo proposto pelo governo do presidente MICHEL TEMER. Ele afirmou que aprovar a reforma da previdência neste ano evitaria problemas para o futuro governo.

O Ministério Público Federal instaurou nesta segunda-feira um inquérito civil para apurar a suposta intimidação feita pela deputada estadual eleita por Santa Catarina ANA CAROLINE CAMPAGNOLO do PSL de Itajaí, a professores do estado. A investigação deve ocorrer no âmbito de atuação da Procuradoria da República de Chapecó. A deputada fez uma publicação em redes sociais na noite de domingo oferecendo um contato telefônico para alunos enviarem vídeos de professores em sala de aula que estejam fazendo "manifestações político-partidárias ou ideológicas" O procurador da república em Chapecó CARLOS HUMBERTO PROLA JÚNIOR recomendou ainda que as universidades e gerências regionais de educação não permitam ações que possam violar o princípio constitucional da educação e do pluralismo de ideias.

O segundo turno das eleições em Santa Catarina consagrou JAIR BOLSONARO para a Presidência da República e CARLOS MOISÉS para o governo do Estado. O presidente eleito foi o mais votado em 266 cidades, ou seja, 90 por cento do total. Já o novo governador liderou a votação em 265 cidades, 89 vírgula oito por cento do município. Ambos avançaram em relação ao primeiro turno. BOLSONARo tinha liderado em 262 cidades na primeira etapa, agora obteve mais quatro. Já o crescimento de MOISÉS foi ainda mais expressivo. Ele liderou a votação em apenas 54 municípios, mas desta vez obteve um resultado quase cinco vezes maior.

O governador eleito, CARLOS MOISÉS esteve reunido por mais de quatro horas na tarde de ontem com o governador EDUARDO PINHO MOREIRA, na Casa da Agronômica, residência oficial do chefe do poder executivo catarinense. A portas fechadas, o emedebista e o pesselista deram início a transição do governo, em um encontro no qual não houve aprofundamento de temas, e sim uma apresentação geral do que Moisés encontrará a partir de primeiro de janeiro de 2019. O governador eleito não informou nomes, mas definiu que algumas pessoas de sua equipe de transição vão se instalar a partir de hoje no Centro Administrativo para receber informações e discutir setores essenciais do governo, como a Fazenda, Planejamento e Casa Civil.

O Centro de Valorização da Vida vai promover no mês que vem um curso para voluntários da entidade. A capacitação está confirmado para os dias 17 e 18 de novembro. O evento é gratuito e será realizado no Salão Nobre da prefeitura. No dia 17, o curso acontece entre uma hora da tarde e sete horas da noite e no dia 18, das oito da manhã a uma da tarde. Para participar é necessário fazer a inscrição pelo e-mail: [email protected]

A secretaria de Agricultura de São João do Oeste registrou um crime ambiental que resultou na morte de peixes no rio Fortaleza. Na sexta-feira, o vice-prefeito e secretário de Agricultura, GENÉSIO ANTON postou em sua rede social um desabafo com vídeos e fotos da poluição e a morte dos peixes. Em entrevista à Rádio Itapiranga, ANTON destacou que recebeu denúncia do derramamento de dejetos de animais no Riacho Fortaleza. O secretário lembrou que há três semanas ocorreu outro derramamento poluindo inclusive os reservatórios que servem de captação para o sistema de tratamento e distribuição de água à população do município.

A população precisa ficar atenta e denunciar os casos de poluição dos rios do município de São João do Oeste. A declaração é do vice-prefeito e secretário de Agricultura, GENÉSIO ANTON. Ele destacou a importância dos moradores denunciar os crimes ambientais para identificação e responsabilização os envolvidos. Ele disse que a Polícia Militar Ambiental foi comunicada sobre o derramamento de dejetos que provocou a morte de peixes nas últimas semanas. ANTON disse que o fato é grave e precisa ser resolvido.

Termina nesta quarta-feira o prazo para inscrição das crianças que serão presenteadas na campanha Natal Solidário. As famílias podem participar da iniciativa confirmando o nome das crianças nas unidades do CRAS localizadas nos bairros São Luiz e Santa Rita. O Natal Solidário vai atender as famílias que fazem parte do Cadastro Único, com renda per capita de até meio salário mínimo ou renda de até três salários mínimos na família. De acordo com a coordenadora do CRAS São Luiz, FRANCIELY DA SILVA, serão contempladas crianças de até 12 anos. As botas natalinas com os nomes das crianças estarão disponíveis a partir da semana que vem.

A população poderá retirar as cartinhas e fazer a doação dos presentes de Natal para crianças carentes do município a partir da próxima segunda-feira. Ao todo, serão 41 botas natalinas que serão distribuídas pelo comércio local e em alguns locais públicos. Os presentes devem ser entregues no mesmo local até o dia 30 de novembro. As sugestões de presente são bola, carrinho, boneca e doces. Ao todo, devem ser beneficiadas cerca de 500 crianças neste ano. A entrega está programada para o dia 15 de dezembro, na secretaria de Assistência Social, a partir das 16h, com brincadeiras e lanches especiais.

Terminam nesta semana a ações do Outubro Rosa no município. As atividades de prevenção e conscientização das mulheres em relação ao câncer de mama e de colo do útero envolvem uma série de entidades. Além da secretaria de saúde, da Rede Feminina de Combate ao câncer e do Sesc, outras 10 instituições estão participando das ações.No último sábado, por exemplo, aconteceu uma conversa com a ginecologista e obstetra, CHRISTIANNI COSTA no Sesc. Ela foi sobre os cuidados e a importância dos exames preventivos. Também nesse dia foram entregues os resultados dos preventivos e exames de tireóide e de Glicemia, às pacientes que participaram do Dia D no sábado anterior.

Outubro foi um mês dedicado às mulheres. De acordo com a diretora de atenção básica, enfermeira ANA ARNOLD, o foco principal da campanha Outubro Rosa foi a conscientização e alerta sobre os cuidados, a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. ANA disse que mais de mil e 200 preventivos foram realizados durante todo este mês. Os exames foram realizados pelas equipes da Saúde e de entidades parceiras. Nesta semana, as mulheres ainda podem buscar os serviços na secretaria de Saúde.

O segundo turno foi muito mais tranquilo que a primeira votação no dia sete de outubro. A avaliação é do chefe do cartório eleitoral ANGELO PASQUALI. Ele fez uma avaliação positiva da eleição e disse que a justiça teve casos pontuais ao longo do domingo. De acordo com ele, foram dois casos de desacato à mesários em São Miguel do Oeste e Anchieta e uma denúncia de transporte de eleitores. Além disso, a justiça registrou apenas um caso de eleitor que alegou que a foto do candidato não apareceu na hora do voto. PASQUALI destacou que a campanha contra as fake News surtiu o efeito desejado e a eleição foi muito tranquila.

O último pen drive com os votos das urnas eletrônicas da quadragésima quinta zona eleitoral foi entregue no cartório eleitoral as seis horas e 29 minutos da tarde de domingo. De acordo com o chefe do cartório eleitoral, ANGELO PASQUALE, a transmissão dos dados para o TRE foi concluída as seis e 45. Ele comentou que a logística se mostrou bastante eficiente e o trabalho foi feito com rapidez e segurança. PASQUALI lembrou que os boletins de urna de todas as seções eleitorais da região estão disponíveis em murais instalados no estúdio de vidro no prédio da Rede Peperi de Comunicação.

O deputados estaduais do oeste e extremo-oeste precisam fazer um trabalho mais articulado para atender as demandas da região. O comentário é do deputado estadual eleito pelo PT, FABIANO DA LUZ. O ex-prefeito de Pinhalzinho foi eleito pela primeira vez para ocupar uma das cadeiras do partido na Assembleia Legislativa. Ele disse que 11 dos 40 deputados eleitos neste são do oeste e extremo-oeste. Na visão de FABIANO, esses parlamentar precisar sentar em torno da mesma mesa e discutir soluções para os principais problemas da região. FABIANO foi eleito com 18 mil 474 votos.

A região é a mais desassistida pelo governo do estado e os deputados eleitos neste ano precisam trabalhar para mudar essa história. A afirmação é do deputado eleito pelo PT, FABIANO DA LUZ. Ele disse que é precisa olhar para as SCs que estão em situação precária e para as demandas dos pequenos municípios, especialmente nas áreas da agricultura familiar e segurança. O deputado disse que os deputados da região, independentemente do partido, deve pressionar o novo governador para atender as necessidades regionais.

O deputado estadual eleito pelo PT, FABIANO DA LUZ, disse em entrevista para Peperi que não vê o partido nem na situação e nem na oposição. Ele afirmou que é preciso se unir e trabalhar para que Santa Catarina dê certo. FABIANO explicou que não será nem oposição e nem situação, mas parceiro para fazer as coisas acontecerem. Ele pretende sentar com o governador eleito e apresentar algumas ideias, como por exemplo, a instalação de uma usina de asfalto em Pinhalzinho que ele coordenou quando foi prefeito. FABIANO disse que vai propor ao governador que leve essa ideia para outras regiões do estado.

A eleição do candidatos do PSL neste domingo vai ser muito positiva para Santa Catarina. A avaliação é do deputado estadual eleito pelo partido, ONIR MOCELIN. De acordo com ele, o alinhamento entre o novo governador CARLOS MOISES e o novo presidente, JAIR BOLSONARO pode facilitar a busca de recursos federais para o estado e também para a região. Além disso, a vitória de um partido pequeno vai dar mais condições de governar e evitar um loteamento de cargos públicos, o que é comum quando grandes coligações vencem uma eleição. MOCELIN ressaltou que a meta do PSL no governo é enxugar o estado e diminuir os cargos da máquina pública.

O deputado estadual eleito pelo PSL, ONIR MOCELIN, defendeu nesta segunda-feira a redução de 50 por cento do custo da assembleia legislativa. Ele disse que a população deu um recado muito claro nas ruas e o governador eleito sabe disso. MOCELIN citou que além reduzir o tamanho da assemblei, o novo governo fará o mesmo no executivo estadual.

O novo governador também pretende estabelecer um novo tipo de relacionamento com o poder legislativo. A afirmação é do deputado estadual eleito pelo PSL, ONIR MOCELIN. Ele disse que não dá mais para pautar a política pela prática das concessões e oferecimento de algum tipo de benefício para os deputados votarem com o governo. MOCELIN comentou que o governador vai usar o diálogo e buscar a conscientização dos deputados de outros partidos da importância de implantar uma nova forma de fazer política, onde o objetivo seja a melhoria do estado do de Santa Catarina.

A Policia Civil de Riqueza recuperou um carro com registro de furto ou roubo no município de Maravilha. O veículo Saveiro, ano 1998, de cor vermelha, placas da cidade gaúcha de Parobé, foi encontrado abandonado à beira da estrada na Linha Consoladora, interior de Riqueza. O carro foi levado para a Polícia Civil que vai continuar as investigações para esclarecer o caso. O veículo será devolvido ao proprietário.

A Policia rodoviária federal apreendeu cerca de sete mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai nesta segunda-feira. O produto estava dentro de um Vectra abordado depois de uma perseguição policial na BR 163. Uma equipe da PRF deu sinal de parada para o condutor do veículo, mas o motorista furou o bloqueio policial. Ele fugiu por uma via rural e abandonou o veículo. O motorista saltou do carro ainda em movimento e fugiu em meio a uma plantação ao lado da estrada. Ele foi alcançado e detido. Dentro do automóvel, com placas de São Miguel do Oeste, foram encontrados 700 pacotes de cigarros, que ocupavam o porta-malas e os bancos de passageiros. O produto, que está avaliado em aproximadamente 40 mil reais, vinha de Santo Antônio do Sudoeste e seria levado para São Miguel do Oeste. O motorista, a carga e o veículo foram encaminhados à Polícia Federal de Dionísio Cerqueira.

Um homem suspeito de tráfico de drogas foi detido neste domingo em São Miguel do Oeste. De acordo com a Polícia Militar, um motociclista foi abordado por volta das cinco e meia da tarde na rua XV de Novembro. O condutor da moto estava com seis munições calibre 38 no bolso da calça. A PM também encontrou seis pedras de crack em uma pochete e 750 reais em dinheiro. Ele foi preso e levado para a delegacia de polícia.

A Polícia Rodoviária Estadual registrou mais um acidente com morte na madrugada de hoje na SC 161. O fato aconteceu por volta das quatro e meia da manhã na curva da morte entre Anchieta e Romelândia. Um carreta Scania do Paraguai saiu da pista e capotou. O motorista, OZÓRIO FIRMINO BRUM, de 52 anos, ficou preso entre as ferragens e sofreu ferimentos graves. Ele foi socorrido pelos bombeiros com um corte na cabeça, fratura exposta na perna, lesões no tórax e escoriações diversas. O motorista foi levado ao hospital regional, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.