ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 30/10/2018

-BOLSONARO QUER APROVAR REFORMAR DA PREVIDÊNCIA AINDA NESTE ANO
-CARLOS MOISÉS INICIA TRANSIÇÃO EM REUNIÃO COM PINHO MOREIRA
-ENTIDADES DE GUARACIABA PROMOVEM A SEMANA DA TRADIÇÃO
-MUTIRÃO ATENDE QUASE 30 PACIENTES EM CIRURGIAS ORTOPÉDICAS
-MOVIMENTAÇÃO NA RODOVIÁRIA CRESCE COM FERIADO DE FINADOS
-ADMINISTRAÇÃO INVESTE 500 MIL NO CALÇAMENTO DE RUAS
-CANCELAMENTO DE CAMPEONATO EM ANCHIETA GERA RECLAMAÇÕES DE DESPORTISTAS
-MORADORES DO BAIRRO JARDIM PEDEM O FECHAMENTO DA CADEIA
-MOTORISTA É PRESO COM CONTRABANDO APÓS PERSEGUIÇÃO EM CEDRO
-CAMINHONEIRO MORRE EM TOMBAMENTO NA SC-161

O tempo é ensolarado. A previsão para as próximas de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 65 centavos para a compra e três reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

A Turquia exigiu nesta segunda-feira a conclusão o "quanto antes" da investigação sobre o assassinato do jornalista saudita JAMAL KHASHOGGI. O procurador-geral da monarquia petroleira foi recebido em Istambul durante mais de uma hora por seu contraparte turco e também deve ir ao consulado saudita, onde KHASHOGGI foi assassinado em dois de outubro. O procurador-geral da Arábia Saudita declarou na semana passada, pela primeira vez, que a morte do jornalista havia sido "premeditada".

O Pentágono vai enviar mais de cinco mil soldados à fronteira entre o México e os Estados Unidos para esperar a caravana com milhares de pessoas que se aproxima do país. Esta mobilização representa um aumento considerável com relação à projetada na semana passada, que constava com cerca de 800 efetivos enviados para dar assistência logística. O general KEVIN MCALEENAN afirmou que o Pentágono não vai permitir que um grupo grande de pessoas entre nos Estados Unidos de uma forma perigosa e ilegal.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou nesta segunda-feira que vai trabalhar com o presidente eleito do Brasil, JAIR BOLSONARO, nas áreas do comércio e das Forças Armadas. TRUMP declarou ainda que parabenizou BOLSONARO pela vitória e os dois tiveram uma "excelente" conversa telefônica. Vários líderes e governos estrangeiros se manifestaram sobre a vitória da candidato do PSL na eleição de domingo.

O Tesouro Nacional informou nesta segunda-feira que as empresas estatais geraram déficit de 13 bilhões e 600 milhões para a União no ano passado. Isso quer dizer que as receitas obtidas pela União foram menores do que os gastos para mantê-las. De acordo com o Boletim das Participações Societárias da União, foram gastos mais de 14 bilhões de reais em subvenções às estatais dependentes, que precisam de recursos para cobrir despesas de pessoal e de custeio ou ara investimentos. No ano passado, o governo federal tinha 148 empresas controladas de forma direta ou indireta.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO afirmou na noite desta segunda-feira, em entrevista ao vivo ao Jornal Nacional, que convidará o juiz federal SÉRGIO MORO para ser o futuro ministro da Justiça ou então o indicará para uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal. Na entrevista, além da questão sobre SÉRGIO MORO, o presidente eleito respondeu a perguntas sobre outros cinco temas e classificou a Constituição como uma "bíblia", afirmou que a acusação de homofobia é um "rótulo", se declarou "totalmente favorável" à liberdade de imprensa, disse que a fala sobre "marginais vermelhos" foi um "desabafo" e pediu "uma oportunidade" aos eleitores que não votaram nele.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO contrariou, em duas entrevistas exibidas na noite desta segunda-feira, declarações dadas mais cedo pelo deputado ONYX LORENZONI, para quem a tendência é apresentar um novo projeto da Reforma da Previdência no ano que vem. BOLSONARO disse na Rede TV que irá à capital do País na semana que vem tratar desse assunto. Em outra entrevista, exibida também no início desta noite pela TV Record, o presidente afirmou que vai buscar aprovar, "se não com todo, com parte do que está sendo proposto pelo governo do presidente MICHEL TEMER. Ele afirmou que aprovar a reforma da previdência neste ano evitaria problemas para o futuro governo.

O Ministério Público Federal instaurou nesta segunda-feira um inquérito civil para apurar a suposta intimidação feita pela deputada estadual eleita por Santa Catarina ANA CAROLINE CAMPAGNOLO do PSL de Itajaí, a professores do estado. A investigação deve ocorrer no âmbito de atuação da Procuradoria da República de Chapecó. A deputada fez uma publicação em redes sociais na noite de domingo oferecendo um contato telefônico para alunos enviarem vídeos de professores em sala de aula que estejam fazendo "manifestações político-partidárias ou ideológicas" O procurador da república em Chapecó CARLOS HUMBERTO PROLA JÚNIOR recomendou ainda que as universidades e gerências regionais de educação não permitam ações que possam violar o princípio constitucional da educação e do pluralismo de ideias.

O segundo turno das eleições em Santa Catarina consagrou JAIR BOLSONARO para a Presidência da República e CARLOS MOISÉS para o governo do Estado. O presidente eleito foi o mais votado em 90 por cento das cidades, ou seja, 90 por cento do total. Já o novo governador liderou a votação em 265 cidades, 89 vírgula oito por cento do município. Ambos avançaram em relação ao primeiro turno. BOLSONARo tinha liderado em 262 cidades na primeira etapa, agora obteve mais quatro. Já o crescimento de MOISÉS foi ainda mais expressivo. Ele liderou a votação em apenas 54 municípios, mas desta vez obteve um resultado quase cinco vezes maior.

O governador eleito, CARLOS MOISÉS esteve reunido por mais de quatro horas na tarde de ontem com o governador EDUARDO PINHO MOREIRA, na Casa da Agronômica, residência oficial do chefe do poder executivo catarinense. A portas fechadas, o emedebista e o pesselista deram início a transição do governo, em um encontro no qual não houve aprofundamento de temas, e sim uma apresentação geral do que Moisés encontrará a partir de primeiro de janeiro de 2019. O governador eleito não informou nomes, mas definiu que algumas pessoas de sua equipe de transição vão se instalar a partir de hoje no Centro Administrativo para receber informações e discutir setores essenciais do governo, como a Fazenda, Planejamento e Casa Civil.

Descobertos dois novos focos do mosquito Aedes aegypti em São José do Cedro. A informação é do coordenador do trabalho de combate à dengue no município, MARCOS BAGNARA. Segundo ele, foram constatados dois novos focos do transmissor da Dengue, Chikungunya e do Zika Vírus, em armadilhas, instaladas no centro da cidade. Um dos focos foi detectado na Rua Salete Uliana e outro na Rua General Góes Monteiro. O servidor destaca que a intenção de divulgar os novos registros de larvas do inseto para que os moradores ficam atentos aos cuidados básicos, visando não acumulo de água. Lembrou que neste período de primavera e verão existe uma tendência crescente de reprodução do Aedes. O fiscal explica que existe uma equipe fiscalizando, mas o objetivo é que cada pessoa cuide de sua casa, terrenos e comércio, evitando problemas de saúde pública e também possíveis multas. Alertou ainda para os cuidados no cemitério nesta semana que antecede o dia de finados. No local devido ao grande número de vasos e recipientes também há registros de focos.

Entidades de Guaraciaba promovem a Semana da Tradição a partir de hoje. O Grupo Folclórico Lichtenschein com apoio da Administração de Guaraciaba estará realizando a partir de hoje mais uma Festa da Tradição e Semana da Tradição. Segundo a secretária da educação, ROSELI COMIN, as festividades hoje acontece a Noite Popular e Noite da Batata Recheada. Nesta quarta-feira ocorre a Noite Gaúcha e no dia primeiro de novembro a Noite Italiana. Durante os três dias de festividades acontecerão apresentações de música, dança e canto, além das comidas típicas de cada cultura . A secretária destaca que no sábado dia três, acontece a décima sexta edição da Festa da Tradição, com início às 17 horas com recepção dos grupos visitantes. As 18 horas começa o desfile pela cidade, às 19 horas a sangria do barril, e na sequência o típico. As 20 horas e 30 minutos terão início das apresentações folclóricas, seguidas do baile.

Mutirão atende quase 30 pacientes em SJCedro hoje. O secretário de saúde, FERNANDO WILL lembra que foram oferecidas cirurgias de otorrinolaringologia e de ortopedia com a parceria também de médicos especialistas. Os procedimentos de retirada da adenoide e amígdalas acontecem geralmente nos sábado uma vez por mês. O secretário revela que a cirurgia é totalmente gratuita e está terminando com a fila de espera nas unidades regionais. Hoje ocorrem 27 procedimentos de ortopedia. O especialista que fará as cirurgias hoje é ANTONIO DEMARCO. São atendidos 18 pacientes de São José do Cedro, 5 de Princesa e outros 5 de Guaraciaba.

Movimentação na rodoviária cresce com feriado de Finados. A constatação é do administrador da estação em SJCedro, ATAÍDES OTTOBELLI. Segundo ele, o Feriado de Finados não traz uma grande movimentação se comparado com a Páscoa, Natal ou final de ano, mas mesmo assim cresce o fluxo de passageiros que vem para o município para prestar homenagens aos entes falecidos. Ele afirma que como a data cairá na sexta-feira este ano, os passageiros emendam com final de semana e existe também interesse nas viagens de passeio. O maior fluxo é de cedrenses que residem no Rio Grande do Sul e vem para a cidade, e retornam no domingo. Já os deslocamento, partindo de SJCedro, são para Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Serra Gaúcha e para o Mato Grosso. Segundo ele, as empresas já colocaram carros extras e mantiveram os valores das tarifas. Ele orienta as pessoas que forem viajar, que sempre se planejem e comprem bilhetes com antecedência. O administrador considera que as passagens estão com preços viáveis, em comparação com valor gasto com combustíveis.

Cerca de mil mulheres participam das ações do Outubro Rosa. A informação é da Secretária de Saúde de Guaraciaba, DAIANE DORIGON. Segundo ela, foram feitas campanhas de conscientização que teve como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama e colo de útero. A secretária estima que cerca de mil mulheres participaram das ações, que foram divididas em Feirinhas da Saúde, onde foram realizados testes rápidos, exames de glicemia, pedidos de mamografias, densitometrias, coletas de preventivo, cálculo do IMC, além de mini palestras com nutricionista e os médicos do ESF. Houve também uma palestra com tema “Mulheres Brilhantes”. A última ação do Outubro Rosa foi o Dia D da Coleta do Preventivo que atendeu cerca de 250 mulheres, no último sábado. Durante a manhã ocorreu uma parceria com o LEO Clube Guaraciaba que realizou o Dia da Beleza, que atendeu cerca de 50 mulheres.

Epagri avalia que região não explora o potencial que tem para a produção de frutas. De acordo com o extensionista da regional, VILMAR MILANI, a empresa disponibiliza de profissionais capacitados para orientar os produtores interessados em investir na atividade. Ele comenta que a fruticultura é explorada na nossa região em pequena escala, e em algumas propriedades como atividade comercial. A maioria das famílias produz frutas apenas para o próprio consumo. MILANI afirma que a fruticultura já ocupava áreas bem maiores na região, mas atualmente, são poucas as famílias que se especializam na atividade como principal fonte de renda. Além de produzir, o agricultor também precisa buscar mercado para se manter na atividade. O extensionista enfatiza que a região tem um grande potencial para a fruticultura porque o cultivo pode ocorrer em qualquer área de terra que muitas vezes o agricultor não pode aproveitar para outra finalidade.

Clima do Extremo Oeste é favorável para a produção de frutas. A constatação é do agrônomo do Cetresmo da Epagri, VILMAR MILANI. Ele explica que em comparação a regiões tradicionais para a fruticultura, a exemplo da serra gaúcha e meio oeste catarinense, na região oeste catarinense é possível antecipar o ciclo de produção de frutas devido às condições climáticas. O extensionista comenta que pelo fato de poder disponibilizar a fruta no mercado bem antes do que as regiões produtoras, os agricultores do oeste catarinense acabam tendo uma valorização maior da produção. As frutas do oeste catarinense acabam competindo com as frutas importadas da Chile, mas que o extensionista avalia possuírem mais aparência do que sabor, além de serem mais caras. Ele cita um potencial muito bom para produção de pêssego, uva e figo. MILANI comenta que na região também se destaca a produção de ameixa e nectarina.

Iniciadas obras de pavimentação de novas ruas da área urbana em Princesa De acordo com o secretário de Obras, CLAUDIO NOS, são quase 11 mil metros quadrados de pedras irregulares, tubulação entre outras adequações iniciando. Serão contemplados dois trechos da Rua Sete de Setembro; três trechos da Avenida XV de Novembro, além da Rua Paraná. No loteamento Primavera duas ruas serão pavimentadas: Rua das Hortênsias e das Camélias. Ele explica que o valor inicial orçado da obra era de 652 mil e com a licitação, baixou para 456 mil reais, um percentual de desconto de 30 por cento. Os quase 200 mil economizados serão usados em novas vias. A administração mapeou locais que precisam de investimentos e a equipe vai retomar obras que estiveram suspensas . O prazo para execução da obra é de cinco meses. Nesta segunda-feira com o retorno do tempo estável os trabalhos estão concentrados na Rua Sete de Setembro e assim, gradativamente as ruas anunciadas serão contempladas com as melhorias.

Prefeitura de Guarujá do Sul desenvolve gestão com participação da comunidade. A avaliação é do secretário da Administração, JULIO DELLA FLORA. Segundo ele, esse foi o objetivo da administração ao fazer encontros nas comunidades rurais e audiências na cidade. Citou também o programa prefeitura nos bairros, que a cada mês, atende determinada localidade com mutirão de limpeza e embelezamento. Ele afirma que a intenção é aproximar a prefeitura e prestar contas dos investimentos públicos, e por isso, as pessoas também tem entendido a ideia e participado. O secretário lembrou que a aplicação de recursos também é feita com aval da população, que em audiências, pode decidir quais são as prioridades para cidade. JULIO percebe que muitos munícipes tem dificuldade em procurar o prefeito ou secretário, e por isso, existe essa oportunidade nas sessões descentralizadas.

Reivindicações colhidas durante encontros com moradores estão sendo atendidas. O secretário da Administração de Guarujá do Sul, JULIO DELLA FLORA, garante que dentro do possível, os pedidos estão sendo atendidos. Ele percebe que a maioria destes pleitos são fáceis de resolver e não necessitam de grandes investimentos. O secretário explica que os encontros reúnem moradores dos bairros, ou comunidades rurais, e por isso cada um consegue fazer os pedidos que são situações pontais. A maioria deles é relativa a bueiros, iluminação pública, ponto de ônibus, melhorias em meio fio. DELLA FLORA salientou ainda que estes encontros envolvem também vários setores da sociedade, como entidades, agricultores e empresários que podem sugerir melhorias e programas para cada área.

Semae atua na rede de água para moradores da Linha São Roque. O diretor do serviço em SJCedro, JUNIOR KUNZ lembra que nos últimos meses as três comunidades do assentamento foram atendidas e agora o trabalho se concentra na Linha São Roque onde cerca de 30 por cento da rede adutora está concluída. São aproximadamente cinco quilômetros de rede da cidade até o local. Também serão iniciadas as redes de distribuição para os moradores que fizeram o pedido junto ao Semae . Serão seis caixas de água para garantir a reservação. A expectativa é atender 60 famílias também da região de Linha Chaleira e Monta Castelo, mais algumas moradias lindeiras. JUNIOR comenta que os problemas de desabastecimento são comuns e devem ser resolvidos. A cobrança, manutenção e suporte ocorrem nos mesmos moldes dos atendimentos feitos há quatro anos na cidade.

Índice de inadimplência do Semae gira em torno de três por cento. A estimativa é do diretor do serviço em SJCedro, JUNIOR KUNZ. Ele revela que esse percentual é a média de todos os meses do ano que é aproximadamente três por cento da arrecadação total que deixa de entrar nos cofres públicos. Lembra que o valor fica em uma conta própria do Semae que usa o montante para reinvestimentos em modernização e compra de equipamentos, além da manutenção do sistema de captação, tratamento e distribuição da água. O diretor esclarece que a partir do atraso no pagamento o contribuinte recebe um aviso, e em seguida, o corte da ligação. Ele explica que sempre existe um diálogo pois o corte e a religação geram custos para equipe.

Cancelamento de campeonato municipal de Anchieta gera reclamações de desportistas. Conforme o vereador, IVO SCHAEFFER a prefeitura tem cancelados vários contratos e feito ações para conter gastos. Ele foi procurado por atletas que participam anualmente do campeonato municipal de futebol que ficaram surpresos com a informação de que neste ano não ocorrerão às competições. O vereador lembra que a competição é tradicional e várias comunidades têm times formados e havia inclusive feito os uniformes para as disputas. Segundo IVO, o argumento é que o município não tem recursos para pagar a arbitragem. A comunidade da Linha São Paulo optou então em sediar um campeonato envolvendo as localidades e times da cidade. O vereador revela que foi uma alternativa tomada pelos moradores, mas que não conta com apoio ou patrocínio do poder público.

Moradores do bairro Jardim querem o fechamento da Unidade Prisional de SJCedro. O assunto repercutiu na câmara ontem com a presença de várias famílias que residem nas proximidades da cadeia pública, ampliada e transformada em UPA há 4 anos. A sessão de ontem se estendeu por mais de três horas e vários representantes puderam usar a palavra para expor os medos e transtornos enfrentados. MARIA IRENE ECHER lembrou que em 2014, mesmo com abaixo-assinado e população contrária, a unidade foi instalada com a promessa de abrigar 50 presos, apenas da comarca.Porém, o número atual de aprisionados não é compatível com a capacidade. Ela citou vários problemas referentes a construções irregulares no local, sem projetos e comparou as cobranças e fiscalizações feitas aos moradores, mas que não foram cumpridas pelo Deap. Algumas questões são referentes ao lixo depositado no passeio e ao mau cheiro gerado por uma fossa. Os moradores admitem que querem mesmo o fechamento da UPA ou garantias reais de segurança.

Fuga de presos e possível transformação em presídio geram revolta da comunidade. Outros tema abordado no legislativo de SJCedro foi sobre a fuga de detentos como uma registrada a 15 dias. Segundo os moradores, houve informações de que 21 pessoas tentaram fugir da cadeia, mas teriam sidas contidas por agentes. Outra informação é que a Unidade Prisional será transformada em presídio, com capacidade de até 250 presos. Segundo MARIA IRENE existe pessoas que estão sendo abordadas em casa por presos que ganharam a liberdade e querem calçados e dinheiro para voltar as cidades de origem. Também questionaram se há projeto aprovado para instalação da fábrica de móveis na estrutura. ELIANE SIMONETTI disse que os vizinhos estão presos em casa. Eles citam a movimentação constante de abrigados no semiaberto fora da UPA, causando constrangimento. Também sobre assedio dos presos que trabalham foram e voltam “mexendo” com as mulheres.LÍRIA KRAEMMER disse que o bairro Jardim quer sossego. Ela sugeriu ainda a instalação de uma caixa para depositar o lixo e também que o setor público fiscalize a obra.

Comunidade sugere troca do local da cadeia para áreas distantes do centro. Uma das principais questões é relativa a localização da UPA de Cedro que fica ao lado de residências. PEDRINHO CASARIN sugeriu que a administração ceda um terreno para em parceria com Estado, construção de outra estrutura maior, mas longe do perímetro urbano. Ele entende que o espaço é necessário para abrigar presos, mas, questiona as frequentes ampliações que geram insegurança, dúvidas e especulações. Segundo ele, durante a audiência pública há 4 anos o juiz e promotor da época garantiram que a capacidade seria de 50 presos. Atualmente a quantidade é mais que o dobro, com 106 aprisionados. A ideia, em conjunto com os vereadores e gestor da UPA, SILVIO GUTZ, foi criar uma comissão para acompanhar as obras, projetos, regularização e segurança do espaço. Uma nova audiência pública deve acontecer em novembro para que toda comunidade cedrense possa dar sua opinião. A posição do gestor que também usou a palavra e fez as justificativas também será divulgada no globo em foco desta semana.

Homem é preso após agredir a esposa no Bairro Salete em Dionísio Cerqueira. Conforme as informações a equipe da Polícia Militar, foi acionada por volta das 14 horas para atender a uma ocorrência de violência doméstica. No local foi entrado em contato com a vítima, que disse que seu marido chegou em casa embriagado e lhe agrediu com “puxões de cabelo”, proferiu algumas ameaças e danificou o telhado de sua residência. Diante dos fatos, a guarnição PM deu voz de prisão ao autor, que foi conduzido até a Central de Flagrantes em São José do Cedro.

A Polícia Militar atendeu apenas seis ocorrências relacionadas a votação de segundo turno neste domingo. De acordo com o comandante do decimo primeiro batalhão, coronel MARCELO DE WALLAU, a redução foi de 40 por cento na comparação com as ocorrências do primeiro turno no dia sete de outubro. Entre os registros de destaque estão distribuição de material de campanha em Dionísio Cerqueira e transporte de eleitores. Depois das cinco da tarde, a PM recebeu algumas chamadas de perturbação do sossego em razão da comemoração dos vitoriosos. WALLAU disse que não houve nada grave e que o sistema de segurança funcionou bem no pleito de ontem.

Homem é preso com cigarros contrabandeados após perseguição em São José do Cedro. A ação ocorreu por volta das 11 horas da manhã de ontem na linha São Domingos. Em fiscalização de rotina pela BR-163, os agentes solicitaram a parada de um Vectra, mas seu condutor não obedeceu à ordem e fugiu em alta velocidade. A equipe acompanhou o carro, que acessou uma via rural e foi abandonado após dois quilômetros. O motorista, de 46 anos, saltou do carro ainda em movimento e fugiu em meio a uma plantação ao lado da estrada. Ele foi alcançado e detido. Dentro do automóvel, com placas de São Miguel do Oeste, foram encontrados 700 pacotes de cigarros, que ocupavam o porta-malas e os bancos de passageiros. O produto, que está avaliado em 40 mil reais, vinha de Santo Antônio do Sudoeste e seria levado para SMOeste. O motorista, a carga e o veículo foram encaminhados à Polícia Federal de Dionísio Cerqueira. Ele responderá por contrabando e direção perigosa.

Caminhoneiro morre em tombamento na SC-161 em Romelândia. A Polícia Militar Rodoviária Estadual registrou um acidente no Km 55 da rodovia SC-161, entre Romelândia e Anchieta. Foi uma saída de pista seguida de capotamento de uma carreta Scania, que tracionava um semirreboque com placas do Paraguai, conduzido por OZÓRIO BRUM, de 52 anos. O caminhoneiro foi socorrido pelos bombeiros de Anchieta, com apoio de uma guarnição de Maravilha e do Samu. A vítima estava inconsciente, apresentando corte na cabeça, fratura exposta na perna, lesões no tórax e escoriações diversas. Após remoção das ferragens ele recebeu os primeiros socorros e foi encaminhado para atendimento. Devido à gravidade, a vítima foi levada ao Hospital Regional, onde foi confirmada a morte. Este foi o terceiro acidente similar, com óbito, registrado no mesmo local neste ano. Desde a pavimentação da rodovia estadual foram mais de 20 ocorrências, a maioria delas, envolvendo caminhoneiros que tombaram na ribanceira.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.