ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 30/10/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 65 centavos para a compra e três reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

A Turquia exigiu nesta segunda-feira a conclusão o "quanto antes" da investigação sobre o assassinato do jornalista saudita JAMAL KHASHOGGI. O procurador-geral da monarquia petroleira foi recebido em Istambul durante mais de uma hora por seu contraparte turco e também deve ir ao consulado saudita, onde KHASHOGGI foi assassinado em dois de outubro. O procurador-geral da Arábia Saudita declarou na semana passada, pela primeira vez, que a morte do jornalista havia sido "premeditada".

O Pentágono vai enviar mais de cinco mil soldados à fronteira entre o México e os Estados Unidos para esperar a caravana com milhares de pessoas que se aproxima do país. Esta mobilização representa um aumento considerável com relação à projetada na semana passada, que constava com cerca de 800 efetivos enviados para dar assistência logística. O general KEVIN MCALEENAN afirmou que o Pentágono não vai permitir que um grupo grande de pessoas entre nos Estados Unidos de uma forma perigosa e ilegal.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou nesta segunda-feira que vai trabalhar com o presidente eleito do Brasil, JAIR BOLSONARO, nas áreas do comércio e das Forças Armadas. TRUMP declarou ainda que parabenizou BOLSONARO pela vitória e os dois tiveram uma "excelente" conversa telefônica. Vários líderes e governos estrangeiros se manifestaram sobre a vitória da candidato do PSL na eleição de domingo.

O Tesouro Nacional informou nesta segunda-feira que as empresas estatais geraram déficit de 13 bilhões e 600 milhões para a União no ano passado. Isso quer dizer que as receitas obtidas pela União foram menores do que os gastos para mantê-las. De acordo com o Boletim das Participações Societárias da União, foram gastos mais de 14 bilhões de reais em subvenções às estatais dependentes, que precisam de recursos para cobrir despesas de pessoal e de custeio ou ara investimentos. No ano passado, o governo federal tinha 148 empresas controladas de forma direta ou indireta.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO afirmou na noite desta segunda-feira, em entrevista ao vivo ao Jornal Nacional, que convidará o juiz federal SÉRGIO MORO para ser o futuro ministro da Justiça ou então o indicará para uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal. Na entrevista, além da questão sobre SÉRGIO MORO, o presidente eleito respondeu a perguntas sobre outros cinco temas e classificou a Constituição como uma "bíblia", afirmou que a acusação de homofobia é um "rótulo", se declarou "totalmente favorável" à liberdade de imprensa, disse que a fala sobre "marginais vermelhos" foi um "desabafo" e pediu "uma oportunidade" aos eleitores que não votaram nele.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO contrariou, em duas entrevistas exibidas na noite desta segunda-feira, declarações dadas mais cedo pelo deputado ONYX LORENZONI, para quem a tendência é apresentar um novo projeto da Reforma da Previdência no ano que vem. BOLSONARO disse na Rede TV que irá à capital do País na semana que vem tratar desse assunto. Em outra entrevista, exibida também no início desta noite pela TV Record, o presidente afirmou que vai buscar aprovar, "se não com todo, com parte do que está sendo proposto pelo governo do presidente MICHEL TEMER. Ele afirmou que aprovar a reforma da previdência neste ano evitaria problemas para o futuro governo.

O Ministério Público Federal instaurou nesta segunda-feira um inquérito civil para apurar a suposta intimidação feita pela deputada estadual eleita por Santa Catarina ANA CAROLINE CAMPAGNOLO do PSL de Itajaí, a professores do estado. A investigação deve ocorrer no âmbito de atuação da Procuradoria da República de Chapecó. A deputada fez uma publicação em redes sociais na noite de domingo oferecendo um contato telefônico para alunos enviarem vídeos de professores em sala de aula que estejam fazendo "manifestações político-partidárias ou ideológicas" O procurador da república em Chapecó CARLOS HUMBERTO PROLA JÚNIOR recomendou ainda que as universidades e gerências regionais de educação não permitam ações que possam violar o princípio constitucional da educação e do pluralismo de ideias.

O segundo turno das eleições em Santa Catarina consagrou JAIR BOLSONARO para a Presidência da República e CARLOS MOISÉS para o governo do Estado. O presidente eleito foi o mais votado em 90 por cento das cidades, ou seja, 90 por cento do total. Já o novo governador liderou a votação em 265 cidades, 89 vírgula oito por cento do município. Ambos avançaram em relação ao primeiro turno. BOLSONARO tinha liderado em 262 cidades na primeira etapa, agora obteve mais quatro. Já o crescimento de MOISÉS foi ainda mais expressivo. Ele liderou a votação em apenas 54 municípios, mas desta vez obteve um resultado quase cinco vezes maior.

O governador eleito, CARLOS MOISÉS esteve reunido por mais de quatro horas na tarde de ontem com o governador EDUARDO PINHO MOREIRA, na Casa da Agronômica, residência oficial do chefe do poder executivo catarinense. A portas fechadas, o emedebista e o pesselista deram início a transição do governo, em um encontro no qual não houve aprofundamento de temas, e sim uma apresentação geral do que Moisés encontrará a partir de primeiro de janeiro de 2019. O governador eleito não informou nomes, mas definiu que algumas pessoas de sua equipe de transição vão se instalar a partir de hoje no Centro Administrativo para receber informações e discutir setores essenciais do governo, como a Fazenda, Planejamento e Casa Civil.

Lions Clube faz entrega de cheque ao Pró Menor. GIONEI PEDOTT Presidente do Lions Clube de Campo Erê, salienta que o valor é de cinco mil 830 reais.O presidente informa que esse é o lucro adquirido durante um evento da entidade, no mês passado. A entrega ocorreu na manhã de hoje e contou com a participação dos colaboradores e participantes do Pró Menor. GIONEI salienta que objetivo do Lions é sempre fazer ações em prol de quem precisa. Agradece ao Pró Menor pela parceria durante o evento que culminou nessa arrecadação para a entidade.

Pro Menor recebe com muito carinho doação. DORIVAL ENGLER Presidente da entidade, afirma que o dinheiro será muito bem investido, porém ainda não está definido onde. O presidente salienta que a entidade precisa sobreviver, pois deve sempre ter comida, pagar água, luz e outros gastos. Hoje são atendidas 112 crianças e adolescentes, entre os dois turnos.DORIVAL ressalta que quase todos os dias recebem doações, que variam de alimentos e até quantias em dinheiros. Ele agradece a todos que contribuem com o Pro Menor.

Gerência de Educação reúne secretários municipais e Gestores Escolares. Segundo o gerente regional da Agência de Desenvolvimento de São Lourenço do Oeste, JOÃO PATINHO, o encontro teve por objetivo, apresentação do Calendário Escolar para 2019 e planejamento de ações para o próximo ano letivo, que terá início em 11 de fevereiro. O gerente, diz que o calendário prevê no mínimo 200 dias letivos e oitocentas horas trabalhadas.

Caso por força maior, o ano letivo da escola ou de alguma turma inicie mais tarde do que o previsto ou sofra qualquer interrupção, uma reorganização deve ser apresentada. Isso, explica, PATINHO, para cumprir com o que foi estabelecido pelo Estado. Acrescenta que os municípios e a rede privada têm autonomia na elaboração dos seus calendários, entretanto devem levar em consideração a legislação que determina o mínimo de 200 dias letivos.

Alinhamento dos calendários das redes estadual e municipal é importante. O comentário é do gerente da Gered de São Lourenço do Oeste JOÃO PATINHO. Segundo ele, é importante para que melhor se desenvolvam as ações relativas ao transporte escolar e à formação continuada dos profissionais da educação, principalmente daqueles que atuam nas escolas do Estado e também dos municípios.

Sincronia colabora na organização das atividades das famílias que têm filhos em ambas as redes de ensino. PATINHO, destaca que as atividades escolares referentes ao Conselho de Classe Participativo, Festa Junina, Mostra de Trabalhos Escolares, Feira de Ciências, Dia da Família na Escola, Sete de Setembro, poderão ser consideradas como letivas, desde que tenham comprovadamente a participação da comunidade escolar.

Cada dia civil trabalhado corresponde a apenas um dia letivo, mesmo que ultrapasse as quatro horas diárias. O gerente explica que, feriados municipais e regionais deverão constar no Calendário da Escola, prevendo o cumprimento dos mínimos legais para atender a duração da carga horária letiva. Além destas informações, a Gered repassa outros detalhes para o melhor desenvolvimento dos trabalhos no próximo ano.

Destaque para a importância da parceria entre Estado e Municípios para o pleno andamento do ano letivo. PATINHO, frisa que para que aja um bom andamento dos trabalhos, é importante que exista essa parceria, já que as ações na Rede Estadual e Municipal de Ensino na sua grande maioria acontecem de forma conjunta, como por exemplo, o transporte escolar.

Onze pacientes fazem cirurgia de catarata. A informação é de JANIR BACH Secretário de Saúde de Santa Terezinha do Progresso. De acordo com ele, foi realizado mais um mutirão de cirurgia de catarata em Iporã do Oeste. Do município de Santa Terezinha, quinze pessoas estavam marcadas para avaliação, mas desse número, alguns pacientes não foram liberados para fazer nesse momento, por diversos fatores de saúde.

Quatorze pessoas estão aguardando cirurgia. JANIR BACH afirma que haviam 29 pessoas na fila, foram atendidas com avaliação ou cirurgia, 15 pacientes. O secretário salienta que essas quatorze pessoas que faltam, podem ser atendidas ainda até o final do ano, através do Consórcio da Amerios. JANIR ressalta que não tem custo para os pacientes, e que trabalho para toda a região.

Diminui número de votos em branco em Campo Erê no segundo turno. Para presidente e governador do estado de Santa Catarina, o número de eleitores que votaram em branco foi de 115, sendo 38 a menos que no primeiro, onde 153 pessoas votaram em branco. Já com relação aos votos nulos, no segundo turno, teve aumento. Foram 229, e no primeiro 166, sendo 63 votos nulos a mais. Estavam aptos a votar em Campo Erê, seis mil seiscentas e nove pessoas, compareceram cinco mil seiscentas e trinta e cinco.

77 pessoas votam em branco em Saltinho. O número diminuiu no segundo turno. Comparado ao primeiro, foram 12 votos brancos a menos. 89 pessoas não optaram por nenhum candidato no primeiro turno, e no segundo 77. Por sua vez, os votos nulos foram 94 na primeira vez, e 117 na segunda, estavam aptos a votar três mil duzentos e sessenta e um eleitores, e as urnas registraram o comparecimento de 48 pessoas a menos que no primeiro turno. Já em Palma Sola, foram 103 brancos no primeiro turno e 94 no segundo. Os nulos, 144 e depois 190 no segundo. Apenas nove pessoas não optaram por nenhum dos candidatos. De cinco mil setecentas e trinta e duas pessoas que deveriam comparecer para votar, quatro mil 370 estiveram nas urnas. 67 a menos que no primeiro turno.

São Bernardino registra um vírgula 88 por cento de votos em branco no segundo turno. Essa porcentagem equivale a 43 eleitores. Comparado ao primeiro, que teve 37, houve um aumento de seis pessoas. Com relação aos votos nulos, também teve crescimento, dois eleitores tiveram o voto anulado. Na primeira foi 81, e na segunda vez, 83. Em São Bernardino, estavam aptos a votar são dois mil trezentos e cinquenta eleitores, e compareceram, mil 957, 12 a menos.

Em Santa Terezinha do Progresso cresce o número de votos brancos comparado ao primeiro turno. Neste domingo, foram 55 pessoas que não quiseram votar em nenhum dos candidatos, no primeiro turno, foram 48. Sobre os nulos, teve aumento também, sendo 62 no primeiro e 78 no segundo. As urnas registraram o comparecimento de mil novecentos e dezesseis eleitores, de dois trezentos e oitenta e um que estavam aptos a votar.

Anchieta tem baixa nos votos brancos e aumento nos nulos. No primeiro turno foram 91 brancos e 146 nulos. Já no segundo turno, foram 83 brancos e 169 nulos. Em Anchieta estavam aptos a votar, quatro mil seiscentos e oitenta e nove eleitores, destes, compareceram no segundo turno, quatro mil e oitenta. Já em São Lourenço do Oeste, houve baixa também nos números brancos. No primeiro turno, foram 435 votos brancos, e 636 nulos. No segundo, 344 brancos e 770 nulos. Dos 18 mil trezentos e noventa e cinco eleitores aptos a votar, teve comparecimento de 14 mil 813 pessoas.

Palma Sola foi o único município da Ameosc com vitória de votos dos dois candidatos derrotados neste segundo turno. Apesar de não ter sido eleito, o candidato do PSD GELSON MERÍSIO, fez mil 879 votos, contra mil 669 para o COMANDANTE MOISÉS. 210 é a diferença de votos entre os dois no município. Por sua vez a votação para presidente, em Palma Sola a diferença de votos é de 460 para o candidato à presidência pelo PT. Os números chamam atenção já que o Partido dos trabalhadores, apesar de ser da coligação que administra o município, não é da sigla do prefeito CLEOMAR MANTELLI nem do Vice, MOARCIR SANSIGLO. Mesmo assim, FERNANDO HADDAD somou dois mil 273, e BOLSONARO do PSL, mil 813 votos.

Caminhoneiro morre em tombamento na SC-161 em Romelândia. A Polícia Militar Rodoviária Estadual registrou um acidente no Km 55 da rodovia SC-161, entre Romelândia e Anchieta. Foi uma saída de pista seguida de capotamento de uma carreta Scania, que tracionava um semi-reboque com placas do Paraguai, conduzido por um homem de 52 anos. A identidade foi preservada porque a família não foi informada sobre a morte.

O caminhoneiro foi socorrido pelos bombeiros de Anchieta, com apoio de uma guarnição de Maravilha e do Samu. A vítima estava inconsciente, apresentando corte na cabeça, fratura exposta na perna, lesões no tórax e escoriações diversas. Após remoção das ferragens ele recebeu os primeiros socorros e foi encaminhado para atendimento. Devido à gravidade, a vítima foi levada ao Hospital Regional, onde foi confirmada a morte.

Após acidente, DEINFRA instalará três lombadas na SC-161. O superintendente do Deinfra, LEONARDO MIOLA, relata que o órgão concluiu que o principal fator de acidentes é a falta de conhecimento das rodovias pelos motoristas, que geralmente são de outras regiões e não respeitam o limite de velocidade e a sinalização. Foi feita uma análise das ocorrências e a conclusão é essa, diz o superintendente do Deinfra.

Superintendente relata que no mês de agosto um investimento alto foi feito, com a colocação de placas, tachões e pintura na pista. MIOLA, diz que mesmo assim, o Deinfra vai colocar, nos próximos dias, três lombadas físicas na SC-161 para forçar os veículos a reduzirem a velocidade, evitando novos acidentes.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.