ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - terça-feira - 30 09 2025

-LULA VETA TRECHO DE LEI QUE REDUZIA O TEMPO DE INELEGIBILIDADE DE POLÍTICOS

-SANTA CATARINA TEM O METRO QUADRADO DE CONSTRUÇÃO MAIS CARO DO BRASIL

-ALUNOS DA REGIÃO PARTICIPAM DE SIMULADO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

-CAMINHADA DA PRIMAVERA TERÁ PÚBLICO RECORDE NO PRÓXIMO DOMINGO

-SÃO MIGUEL TEM SALDO DE APENAS TRÊS EMPREGOS FORMAIS GERADOS EM AGOSTO

-RAPAZ É FLAGRADO COM MAIS DE TRÊS QUILOS DE MACONHA E É PRESO POR TRAFICO

-POLÍCIAS MILITAR E CIVIL PRENDEM HOMEM SUSPEITO DE MATAR MULHER NA REGIÃO

A previsão para as próximas horas é de tempo nublado com possibilidade de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 18 graus. A máxima pode chegar a 23 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar abriu o dia cotado em cinco reais e 31 centavos. O euro está valendo seis reais e 23 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0040 centavos.

Uma escola desabou na Indonésia e deixou três mortos, 80 feridos e 38 soterrados nesta terça-feira. Segundo autoridades locais, os estudantes estavam realizando orações da tarde em um prédio que passava por uma expansão não autorizada quando ele desabou sobre eles. Mais de 12 horas após o desabamento da Escola Islâmica Internato em Java Oriental, equipes de resgate ainda trabalham para resgatar as vítimas que estão presas nos escombros. Eles levaram oxigênio e água para os estudantes. Socorristas avistaram mais corpos, indicando que o número de mortos provavelmente aumentaria. As causas do colapso estão sendo investigadas.

Uma onda de protestos da Geração Z contra o governo do Peru tomou as ruas do país nos últimos dias. Na capital Lima, manifestantes entraram em confronto com a polícia e dezenas ficaram feridos. Os protestos começaram em 20 de setembro por conta de uma insatisfação com uma reforma no sistema de aposentadoria do país movida pelo governo de DINA BOLUARTE, que passaria a obrigar todos os peruanos acima de 18 anos a aderir a um provedor de pensão. As manifestações também foram impulsionadas por uma insatisfação da população contra BOLUARTE e o Congresso, além de um descontentamento de longa data com escândalos de corrupção, insegurança econômica e o aumento da criminalidade no país.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou nesta segunda-feira um plano de paz para encerrar o conflito na Faixa de Gaza. A iniciativa funciona como um ultimato ao Hamas, mas também pode abrir caminho para o reconhecimento do Estado da Palestina. A proposta tem 20 pontos e prevê a Faixa de Gaza como uma zona livre de grupos armados. Integrantes do grupo terrorista Hamas podem receber anistia, desde que entreguem suas armas e se comprometam com a convivência pacífica. Em coletiva de imprensa, Trump afirmou que, se o Hamas rejeitar a proposta, os Estados Unidos apoiarão medidas militares para eliminar o grupo terrorista de forma definitiva. Já BENJAMIN NETANYAHU declarou que concorda com o plano e que Israel avançará na ofensiva caso o acordo não seja fechado.

O ministro EDSON FACHIN tomou posse nesta segunda-feira como o novo presidente do Supremo Tribunal Federal. Em seu discurso, FACHIN defendeu a democracia e que o Judiciário não seja submisso a ninguém. Dentro dessa liberdade judicial, no entanto, pregou a autocontenção da magistratura, e não um ambiente de "espetáculo". FACHIN assume no lugar do ministro LUIS ROBERTO BARROSO, cujo mandato de dois anos à frente da Corte terminou nesta segunda. Ele também afirmou que o STF terá como prioridade a defesa da ordem democrática e da Constituição. FACHIN destacou que não aceitará emendas constitucionais que afrontem direitos fundamentais ou a ordem democrática e que o país precisa de previsibilidade nas relações jurídicas e confiança entre os Poderes.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS prendeu o presidente da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais, a Conafer, CARLOS ROBERTO FERREIRA LOPES no começo da madrugada desta terça-feira. LOPES depôs na CPMI nesta segunda-feira, em uma sessão que durou cerca de nove horas. O pedido de prisão foi dado pelo presidente da comissão, CARLOS VIANA após os membros da CPMI solicitarem por cinco vezes para que o presidente da associação fosse preso. LOPES foi preso acusado de mentir durante seu depoimento à comissão. Ele foi apontado pelo relator da CPMI como um dos articuladores da fraude que desviou recursos de aposentados e pensionistas. Ainda na madrugada desta terça-feira, LOPES pagou fiança e foi liberado.

O projeto com mudanças na Lei da Ficha Limpa foi sancionado pelo presidente LULA com veto ao trecho que reduzia o tempo de inelegibilidade de políticos. O presidente seguiu as recomendações da Advocacia-Geral da União e do Ministério da Justiça para vetar o trecho que permitia a retroatividade dos efeitos da mudança na lei para condenações que já aconteceram. O projeto havia sido aprovado pelo Senado no início de setembro. Atualmente, o prazo de inelegibilidade é de oito anos, com a contagem sendo feita, para políticos condenados que exercem algum cargo, a partir do fim do mandato e do cumprimento da pena. A mudança queria antecipar o começo dessa contagem, valendo a partir da condenação. Outro veto foi feito na alteração do início da contagem a partir de uma representação eleitoral por abuso de poder econômico ou político. Com as mudanças na Lei da Ficha Limpa, a contagem começaria a partir da eleição em que o crime foi registrado.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina terá, nesta semana, uma agenda marcada por debates e reflexões em diferentes áreas do conhecimento e de interesse público. Estão programados o “Seminário Formação de Professores para a Educação Bilíngue de Surdos no Brasil e em Santa Catarina: Desafios e Perspectivas”, o “Seminário de Atualização sobre a Atuação Fonoaudiológica no Sistema Único de Saúde”, o “Seminário Estadual sobre Horta e Compostagem em Ambientes Escolares” e a “Conferência Regional da COP30”. Os encontros, promovidos por comissões permanentes da Casa em parceria com instituições e especialistas, reforçam o papel do Parlamento como espaço de diálogo e construção de soluções para a sociedade catarinense.

Santa Catarina registrou em agosto o metro quadrado da construção mais caro do Brasil, segundo dados do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil, divulgados pelo IBGE. O custo médio no Estado chegou a dois mil 112,03, acima de todos os demais. O valor representa uma alta de zero vírgula 77 por cento em relação a julho, quando o metro quadrado estava em dois mil 95 reais. No acumulado do ano, os custos da construção em Santa Catarina já avançaram quatro virgula zero sete por cento enquanto a variação em 12 meses é de cinco por cento. Apesar da elevação, o desempenho mensal catarinense ficou abaixo do registrado em outros estados do Sul, como Paraná e Rio Grande do Sul.

A indústria de Santa Catarina fechou mil 647 vagas de trabalho em agosto, primeiro mês de vigência do tarifaço imposto pelos Estados Unidos – maior parceiro comercial do Estado no exterior – a produtos brasileiros. Foi a primeira vez em 2025 que o setor teve um resultado mensal negativo, com mais demissões do que contratações. Os números foram divulgados nesta segunda-feira pelo Caged, vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego. O setor de serviços teve abertura de três mil 397 vagas em agosto. Graças a esse segmento, o Estado manteve o saldo positivo de empregos no mês, mas com desaceleração: foram 315 novos postos de trabalho no geral. O resultado, no entanto, também foi o mais fraco para um mês em 2025.

A Expo Cedro terminou neste domingo com um saldo positivo. A avaliação é do prefeito FERNANDO WILL. De acordo com ele, a edição deste ano foi um sucesso, atraindo empresas da região e demonstrando o potencial para expansão. Ele disse que a feira atendeu às expectativas do comércio, indústria, entidades culturais e parceiros como a agricultura familiar, que teve um espaço bem ajustado para comercializar seus produtos. O evento também fomentou a cultura alvino e caprino, com investidores interessados e mais de 200 animais expostos, além de dar espaço ao gado de corte, um potencial a ser explorado em São José do Cedro. O prefeito ressaltou que a administração pretende adquirir um nova área para expandir a próxima edição da feira prevista para 2027.

A primeira edição da feira Movimenta Guaraciaba começa nesta quinta-feira, dia dois de outubro em Guaraciaba. O evento, organizado pela administração municipal, vai até domingo no espaço do CTG. A feira vai reunir 150 empresas expositoras, todas com sede em Guaraciaba. Segundo a secretária de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, CINTHIA BORSATTO, o objetivo da feira é fortalecer os negócios do município e criar um ambiente para ampliar vendas e oportunidades. Todos os estandes foram financiados pela prefeitura. De acordo com CINTHIA, a estrutura do CTG está preparada. Nos últimos dias, as equipes trabalham na montagem dos espaços, melhorias de acesso e até colocação de brita para garantir conforto para os visitantes.

Além da feira, a prefeitura também lançou a campanha "Nota Fiscal que Movimenta". Compras feitas em empresas locais podem ser trocadas por cupons que dão direito a concorrer a um carro zero quilômetro. Segundo a secretária de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, CINTHIA BORSATTO, a campanha já mostra impacto positivo na economia do município. O sorteio do carro zero quilômetros entre os consumidores será realizado durante a Movimenta Guaraciaba. A secretária também esclareceu que o evento não substitui a Facig, feira tradicional que deve voltar a ser realizada em 2027, com participação de empresas da cidade e da região.

As escolas estaduais de Santa Catarina realizam, nesta terça-feira, o terceiro simulado de avaliação da aprendizagem dos estudantes do quinto ao nono ano do ensino fundamental e da terceira série do ensino médio. Nas duas etapas anteriores, mais de 128 mil estudantes fizeram as avaliações nas mil e 38 escolas estaduais de Santa Catarina. As escolas estaduais de São Miguel do Oeste também participaram da avaliação na manhã de hoje. De acordo com a servidora da Coordenadoria Regional de Educação, NILMA LUTZ, a ação tem como objetivo principal qualificar o processo de ensino e aprendizagem, buscando uma educação mais eficiente, equitativa e de qualidade nas escolas da rede estadual.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Miguel do Oeste realizou, no último sábado, o primeiro evento da programação alusiva a campanha Outubro Rosa. Segundo a presidente da Rede, TEREZINHA BAROSI, neste ano, a campanha também faz parte da comemoração dos 40 anos de atuação da entidade no município. O evento de sábado passado foi uma palestra com o tema "Mulher que se cuida, vive mais", realizada na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste. O palestrante foi SANDRO LIBARDONI, conhecido nacional e internacionalmente por seu trabalho com motivação e comportamento humano.

O segundo evento da programação alusiva a campanha Outubro Rosa da Rede Feminina de Combate ao Câncer será realizado na próxima quinta-feira, dia dois de outubro. Trata-se do tradicional Jantar Rosa. De acordo com a presidente da entidade, TEREZINHA BAROSI, neste ano o Jantar será ainda mais especial por marcar os 40 anos da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Ela explicou que a celebração contará com um desfile de moda e será realizada no Clube Comercial a partir das sete e meia da noite. Os ingressos já estão à venda por 80 reais. O lucro será revertido para as ações que a Rede promove no atendimento das mulheres.

O terceiro Festival de Música de São Miguel do Oeste vai acontecer entre os dias oito e 11 de outubro, na Praça Central Walnir Bottaro Daniel. O evento será dividido em quatro categorias infantojuvenil, municipal adulto, nacional populargospel, e nacional sertanejonativista com uma premiação total de 43 mil 750 reais. Os melhores colocados em cada categoria receberão troféus e prêmios em dinheiro, que variam de 250 e quatro mil reais por colocação. A grande final será no dia 11 de outubro, e o encerramento contará com um show-baile da Banda APK. Segundo o secretário de Cultura, ANDERSON PELEGRINI, o festival já se consolidou como um dos maiores eventos culturais da região. O FEMUSMO é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e tem como objetivo valorizar os artistas locais e incentivar a participação da comunidade.

A Administração Municipal de São Miguel do Oeste realizou, nesta terça-feira, a Audiência Pública de Prestação de Contas do segundo quadrimestre de 2025. O evento atende a uma disposição legal prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal. A audiência começou por volta das nove horas da manhã, no Salão Nobre do Centro Administrativo. Durante o evento foram apresentados os dados financeiros e orçamentários referentes aos meses de maio, junho, julho e agosto deste ano. A audiência teve transmissão ao vivo pelo Instagram da Prefeitura e um pequeno público presente no salão nobre da prefeitura.

Cerca de 800 pessoas vão participar, na próxima sexta-feira, do Summit Empresarial 2025. O evento vai acontecer entre uma e meia da tarde e 10 da noite no Centro Cultural da Unoesc. Neste ano, o Summit vai reunir grandes nomes do cenário nacional, como o humorista DANILO GENTILI, a empresária NATÁLIA BEAUTY, o treinador da seleção brasileira de futsal MARQUINHOS XAVIER, e o especialista em inovação ARTHUR IGREJA. O humorista Chico Raiz também fará uma participação especial. Para o presidente da CDL São Miguel do Oeste, JUARES DOS SANTOS JUNIOR, o Summit representa a força do associativismo e o crescimento do empreendedorismo local. O evento, de acordo com ele, já virou tradição na cidade.

O número de inscritos para a Caminhada da Primavera deste ano será recorde. A informação é da coordenadora do evento, LEONILDA VILANI. Ela explicou que o prazo para as inscrições terminou na sexta-feira e o número de participantes chegou aos 500. Os inscritos precisaram doaram um quilo de alimento que será repassado para entidades da cidade. A tradicional Caminhada da Primavera será no próximo domingo, dia cinco de outubro, com trajeto passando pelas comunidades de Linha Nereu Ramos e São Domingos. O ponto de partida será no Latitude Eventos e o percurso será mais longo do que nas edições anteriores. A realização é da Epagri, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e diversas entidades.

O número de inscritos para a Caminhada da Primavera foi ampliada porque o evento está consolidado e tanto a equipe quanto os participantes sabem como o evento funciona. O comentário é da coordenadora do evento, LEONILDA VILANI. De acordo com ela, a procura pelas vagas aumenta a cada ano, mas o número precisa ser limitado. LEONILDA destacou que a Caminhada deste ano terá apenas uma parada e que não serão formados grupos com monitores como nas edições anteriores. A partir de agora, cada participante pode fazer o trajeto no seu ritmo, de modo individual ou em pequenos grupos. A Caminhada do próximo domingo terá um trajeto de oito quilômetros.

A primeira edição da Caminhada da Primavera foi realizada em 2017 na comunidade da Linha Canela Gaúcha. De acordo com a coordenadora do evento, LEONILDA VILANI, a iniciativa foi criada para valorizar as comunidades rurais e incentivar uma atividade prática que promova a saúde e o turismo rural. A segunda edição, em 2018 ocorreu na Linha Pinheirinho e em 2019 o evento foi na Linha Santa Catarina. Depois de anos sem acontecer em razão da pandemia do coronavírus, a terceira edição, em 2022, foi na Linha Jacutinga do Guamerim. Nos anos seguintes, a Caminhada da Primavera ocorreu nas Linhas Aparecida e Alto Guamerim. LEONILDA disse que essa rodizio entre as comunidades vai continuar nas próximas edições.

O município de São Miguel do Oeste fechou o mês de agosto com um saldo positivo de apenas três empregos com carteira assinada. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho, a cidade teve um total de 752 admissões e 749 desligamentos no mês passado. O resultado é muito menor do que o número de agosto do ano passado. Nesse mesmo mês em 2024 o saldo foi de 80 postos de trabalho na cidade. Em agosto de 2025, três setores tiveram mais demissões do que admissões. O comércio fechou 28 postos de trabalho, a indústria perdeu 13 empregos formais e o setor de serviços fechou sete vagas. O destaque ficou por conta da construção civil que teve 48 contratações a mais do que demissões e a agropecuária que teve saldo de três empregos gerados em agosto.

O saldo de empregos com carteira assinada nos oito primeiros meses do ano em São Miguel do Oeste foi de 460 postos. O volume é quase 40 por cento inferior ao mesmo período do ano passado quando foram abertos 735 empregos com carteira assinada. Entre janeiro e agosto deste ano, a indústria lidera geração de empregos na cidade com 190 vagas de saldo seguida pelo setor de serviços que abriu 143 postos de trabalho. A construção civil gerou 44 empregos formais e o comércio teve 44 contratações a mais do que total de demissões. Já o setor agropecuário teve saldo positivo de dois empregos neste ano.

Dois jovens ficaram feridos em um acidente de moto na tarde desta segunda-feira na Linha 7 de Setembro, interior de São Miguel do Oeste. O acidente ocorreu por volta das três e 15. Os dois desciam a estrada em direção à comunidade quando o condutor da motocicleta perdeu o controle em uma curva. A moto saiu da pista e bateu na proteção metálica. O condutor da motocicleta, uma Yamaha YBR, estava consciente e orientado. Já o passageiro sofreu fratura exposta em uma das pernas e apresentava quadro de inconsciência. O Corpo de Bombeiros e o SAMU foram acionados e prestaram atendimento às vítimas, que em seguida foram encaminhadas ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste.

Uma saída de pista seguida de capotamento na Estrada da Linha Alto Caçador, interior de Barra Bonita, deixou duas pessoas feridas. O acidente aconteceu por volta das oito e meia da manhã de hoje. A condutora de um Fox, uma mulher de 35 anos, perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou. Ela sofreu ferimentos nas pernas e foi conduzida, contra a própria vontade, ao Hospital São Lucas. O outro ocupante do veículo sofreu escoriações na testa e optou por ir para o hospital em veículo particular.

Um rapaz de 20 anos foi preso e um adolescente de 16 anos foi apreendido na tarde desta segunda-feira por suspeita de tráfico de drogas em São José do Cedro. Segundo a Polícia Militar, a dupla estava em uma motocicleta que trafegava pela contramão nas proximidades de um silo de grãos. Ao perceber a viatura, o passageiro dispensou uma mochila em um canteiro e tentou fugir. Os policiais abordaram os suspeitos nas proximidades do lago municipal e encontraram quatro tabletes de maconha, totalizando cerca de três quilos e 300 gramas da droga. O passageiro assumiu a propriedade da maconha afirmando que havia adquirido o entorpecente em Dionísio Cerqueira. O adolescente, que conduzia a motocicleta sem habilitação, dirigiu em alta velocidade e pela contramão, colocando em risco pedestres e motoristas. De acordo com a Polícia Militar, a droga, a moto e dois celulares foram apreendidos. O jovem de 20 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas, enquanto o menor foi levado como autor de ato infracional e ouvido como testemunha no crime.

Uma mulher de 35 anos foi morta a tiros nesta segunda-feira em Palmitos. O crime aconteceu após uma discussão entre casais. Segundo a Polícia Civil, o principal suspeito efetuou disparos contra a vítima e tentou atirar em um homem de 33 anos, mas a arma falhou. O sobrevivente conseguiu escapar e, mais tarde, prestou depoimento na delegacia. A vítima fatal deixa três filhos menores. De acordo com a Polícia Civil, o homem fugiu logo após o crime, mas se apresentou na delegacia com seu advogado. Já a companheira dele foi localizada e presa pela PM no local. Equipes da Delegacia de Palmitos e da DIC de Maravilha realizaram diligências por mais de nove horas para reunir provas e ouvir testemunhas. O procedimento policial foi finalizado e remetido à Justiça.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.